Espaço S

Numa iniciativa conjunta da Direção da AEFML com a Direção da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e com o apoio do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte - HSM, foi criado o Espaço S com o objetivo de prestar apoio psicológico ao Estudante da FMUL e intervir na promoção da Saúde Mental na Faculdade.

Depois de alguns anos a funcionar no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte - HSM, com Profissionais (Psiquiatras, Psicólogos, etc.) do próprio serviço, em setembro de 2017, o Espaço passa a contar com recursos humanos próprios, sob a supervisão do Prof. Doutor Daniel Sampaio, e um local de atendimento no Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública.

O apoio do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte - HSM mantém-se, continuando a ser um serviço-referência em articulação com o Espaço S, estando integrado no espaço de apoio ao estudante.

 

O que é o Espaço S?

É um local onde poderás abordar os assuntos que são essenciais para o teu bem-estar, onde poderás compreender-te e compreenderes os teus problemas. Um Espaço onde poderás ser tu, sem barreiras, onde o que tu achas ser importante é o que realmente é importante.

 

A quem se destina?

Destinam-se aos estudantes da FMUL, pré e pós-graduado. 

Nota: Todos os contactos efetuados com o Espaço S deverão ser feitos através do email institucional.

 

Quem faz o apoio do Espaço S?

O Espaço S conta com Psicólogos Clínicos sem ligação de docência à FMUL. Pretende-se desta forma que o espaço seja um local independente e com autonomia que permita salvaguardar a confidencialidade de todos os que pretenderem ser recebidos.

 

Onde será dado o apoio?

O atendimento presencial é dado no Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública (ao lado do Edifício Egas Moniz), sendo necessário marcação prévia.

 

Como podes marcar o teu lugar?

Através do formulário "Pedido de Avaliação Inicial".

 

És estudante deslocado? 

Se és um estudante deslocado descobre mais sobre o grupo "Moving in".

 

Tens ainda outras questões?

Descobre mais nas Questões Frequentes (ver infra) ou envia-nos um email: espacos@medicina.ulisboa.pt.

A este email apenas terá acesso a equipa do Espaço S, sendo completamente sigiloso e interdito a qualquer outra pessoa externa ao Grupo de Trabalho.

 

gráfico
* Clica na imagem para fazer zoom

 

Nem sempre conseguimos dar uma resposta imediata, consulta outros apoios disponíveis aqui

 

Consulta as Regras de utilização do Espaço S aqui

 

Destaques

Workshop Gerir a ansiedade em época de exames

Pedido de marcação de Avaliação Inicial

Questões Frequentes (FAQS)

Não precisas de estar com um problema para recorreres às consultas, estas podem ser um espaço de crescimento pessoal e autoconhecimento.

Sabemos, contudo, que são muitos os desafios que enfrentas ao longo da tua jornada académica. Em determinados momentos do teu percurso, podes sentir a necessidade de procurar ajuda de um técnico para melhor conseguires articular a vida académica com outras dimensões da vida, para melhor conseguires lidar com algumas situações problema, para desenvolveres as tuas estratégias de gestão emocional e académica, promoveres competências sociais e de vida (ex.: tomada de decisão), desenvolveres estratégias de autocuidado, incrementares o teu autoconhecimento, entre outros. A procura de ajuda não é sinal de vergonha, mas sim de coragem.

No Espaço S podes ter acompanhamento psicológico individual e acompanhamento psicológico de grupo (grupos psicoterapêuticos / grupo de estudantes deslocados “Moving in”).

O Espaço S pode ajudar-te a encontrar outros apoios/atividades que sejam úteis para o teu bem-estar.

Sim, na sessão de avaliação inicial deves demonstrar esse interesse e abordar a hipótese com o psicólogo(a).

O atendimento presencial é dado no Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública (ao lado do Edifício Egas Moniz), sendo necessário marcação prévia.

Sim, sendo que tal deverá ser analisado junto à equipa do Espaço S / psicólogo(a) que te acompanha.  Tanto nas consultas presenciais como nas consultas à distância, os princípios são os mesmos, no que diz respeito à salvaguarda da confidencialidade.  Contudo, importa salientar que, nos meios online, pelas suas caraterísticas, torna-se difícil assegurar a privacidade absoluta da informação. Assim se optares por esta via, assegura-te que tens um espaço onde possas falar à vontade e sem interrupções, bem como que tens contigo auriculares, de modo a salvaguardar a privacidade daquilo que é comunicado e que só a ti diz respeito.

Os beneficiários do Espaço S são estudantes da FMUL independentemente do ciclo estudos, ou seja, é para os estudantes pré e pós-graduados inscritos.

Caso sejas estudante da Universidade de Lisboa podes informar-te e/ou contactar o Centro Médico da Universidade de Lisboa, https://www.estadio.ulisboa.pt/atividade/psicologia. Neste Centro Médico existem várias especialidades médicas sabe mais aqui: https://www.estadio.ulisboa.pt/info/especialidades.

Caso não sejas estudante da ULisboa podes ainda consultar, https://www.medicina.ulisboa.pt/onde-posso-obter-ajuda, para saberes mais informações.

Entra em contacto connosco através do email espacos@medicina.ulisboa.pt, de modo a podermos avaliar a situação e/ou ver que tipo de apoio podemos providenciar.

Não, as consultas são apenas em português.  No entanto, caso tenhas alguma dúvida envia-nos email, de modo a analisarmos melhor o teu pedido, e estudarmos em conjunto que apoios poder-te-ão ser úteis. 

Sim, os estudantes internacionais inscritos na FMUL que falem português podem beneficiar dos serviços fornecidos pelo Espaço S.

A comunicação entre o Espaço S e o estudante deve ser realizada pelo email institucional porque é enquanto estudante da FMUL que podes usufruir dos serviços do Espaço S.

Usualmente, em dias úteis, a primeira resposta do Espaço S não excede as 48h. Contudo, poderá existir um espaçamento maior aquando o período de férias da equipa clínica, mas que não deverá ser superior a uma semana. Se passado este tempo, ainda não recebeste resposta, envia-nos email, pois o teu contacto poderá ter ficado perdido na caixa de lixo eletrónico.

Esta informação é agora necessária à luz do disposto no Regulamento Geral de Proteção de Dados e Lei nº 58/2019, de 8 de agosto, devendo o documento ser entregue até à data da primeira consulta (seja ela online ou presencial).

A sessão de avaliação tem o objetivo de te ficar a conhecer um pouco mais, o motivo que te fez marcar a sessão e avaliar o grau de urgência em termos de acompanhamento psicológico. Esta sessão tem a duração aproximada de 50 a 60 minutos.

Após a avaliação inicial, poder-te-á ser atribuído um Psicólogo(a) do Espaço S, de modo a iniciares o teu acompanhamento psicológico ou poderás ter que aguardar em lista de espera.

Sempre que aplicável, poderão ser tomadas diligências no sentido de proceder a encaminhamento para outras valências que melhor deem resposta às tuas necessidades (ex.: acompanhamento médico psiquiátrico, ou outros).

Se ficaste em lista de espera serás contactado(a) pelo Espaço S para um follow-up especificamente pensado para te acompanhar até que seja marcada a sessão individual de acompanhamento. Estamos sempre disponíveis pelo que podes entrar em contacto com o Espaço S sempre que precises. Podes consultar outro tipo de apoios aqui: https://www.medicina.ulisboa.pt/onde-posso-obter-ajuda

A qualquer altura podes decidir interromper o acompanhamento psicológico, seja porque sentes que já alcançaste os teus objetivos ou por outros motivos. Neste caso, pedimos que comuniques tal ao teu psicólogo(a), na sessão, ou através de email (espacos@medicina.ulisboa.pt). Poderás, futuramente, voltar a pedir novo acompanhamento preenchendo o formulário de sessão inicial novamente.

Caso faltes a 2 sessões, sem avisar previamente, e/ou não dês resposta aos nossos emails (no espaço temporal de 3 semanas), o teu processo poderá vir a ser encerrado, sendo necessário fazeres nova inscrição para continuares a obter o acompanhamento no Espaço S.
Lembra-te: As consultas de psicologia implicam acima de tudo um trabalho de equipa, entre ti e o técnico de psicologia, pelo que o teu compromisso e responsabilidade para com o processo terapêutico é essencial.

Sabemos que imprevistos acontecem. Por isso, caso não possas comparecer à sessão agendada, pedimos que nos avises com dois úteis de antecedência através do email espacos@medicina.ulisboa.pt; A tua vaga pode ser fundamental para outra pessoa que está à espera de marcação.
 

Sim. A intervenção do psicólogo(a) rege-se pelo princípio de confidencialidade. 
Toda a informação é confidencial, salvo em situações que podem representar risco de vida/perigo para ti e/ou para outros, de modo a salvaguardar o teu bem-estar e/ou de outros. Em algumas situações, o psicólogo(a) pode sugerir partilhar alguma informação com outras pessoas (por ex.: pais, técnicos de saúde...), apenas quando considera que tal pode ajudar no processo de intervenção e te beneficiar. No entanto, apenas o fará com o teu conhecimento. 
A intervenção do psicólogo(a) é alicerçada em princípios éticos, valores e normas, tal como definidos no Código Deontológico dos Psicólogos portugueses.

Não. O psicólogo não pode facultar qualquer informação sobre um acompanhamento psicológico, a não ser que lhe seja dada permissão pelo estudante em acompanhamento.

Podes consultar a rubrica simplesMENTE  da FMUL ou o portal EU SINTO.ME que reúne um conjunto de informação e recursos sobre Saúde Psicológica e Bem-Estar. É totalmente gratuito e dirige-se a jovens, adultos ou idosos; a pais e cuidadores, estudantes, professores e educadores, profissionais de saúde e decisores, e psicólogas/os.

Podes contactar o Gabinete de Apoio ao Estudante através destes contactos (+351 217 985 149/+351 9260 480 753) dentro do período de atendimento (9h30 às 15h) . Fora deste período podes encontrar outros contactos aqui: https://www.medicina.ulisboa.pt/onde-posso-obter-ajuda.

Contactos

Instituto de Medicina Preventiva (ao lado do Edifício Egas Moniz), Sala 72.

Entrada de Edifício

 

Horário de Atendimento

2.ª a 6.ª Feira, das 9.30h às 16h