Espaço S

Numa iniciativa conjunta da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa foi criado o Espaço S com o objetivo de prestar apoio psicológico ao Estudante da FMUL e intervir na promoção da Saúde Mental na Faculdade.

O Espaço S conta com o apoio  do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria, tendo funcionado até 2017 no referido serviço com o apoio dos seus profissionais.

Em setembro de 2017, o Espaço S é integrado na Área de Apoio ao Aluno, atual Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), contando com recursos humanos próprios, com a Coordenação do GAE e com consultadoria do Prof. Doutor Daniel Sampaio (2013-2023), e um local de atendimento próprio.

O apoio do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do HSM mantém-se, continuando a ser um serviço-referência em articulação com o Espaço S.

 

O que é o Espaço S?

É um local onde poderás abordar os assuntos que são essenciais para o teu bem-estar, onde poderás compreender-te e compreenderes os teus problemas. Um Espaço onde poderás ser tu, sem barreiras, onde o que tu achas ser importante é o que realmente é importante.

 

Que apoios são dados no Espaço S?

  • Acompanhamento Terapêutico individual
  • Acompanhamento Terapêutico em grupo
    • Grupo terapêutico Gestão da Ansiedade [flyer]
    • Grupo "Moving in" - Estudantes deslocados 
  • Articulação com o Projeto "Prescrição Cultural" [sabe mais] em articulação com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa 
  • Outras iniciativas preventivas / promocionais do bem-estar psicológico [ex.: consulta infra os recursos / materiais psicoeducativos sobre temas variados].  

 

A quem se destinam?

Os apoios do Espaço S destinam-se aos estudantes da FMUL, pré e pós-graduado. 

Nota: Todos os contactos efetuados com o Espaço S deverão ser feitos através do email institucional.

 

Quem faz o apoio do Espaço S?

O Espaço S conta com Psicólogos Clínicos sem ligação de docência à FMUL. Pretende-se desta forma que o espaço seja um local independente e com autonomia que permita salvaguardar a confidencialidade de todos os que pretenderem ser recebidos.

 

Onde será dado o apoio?

O atendimento presencial é dado no Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública (ao lado do Edifício Egas Moniz), sendo necessário marcação prévia.

 

Como podes marcar o teu lugar?

Deverás efetuar a marcação da tua sessão de avaliação, através do preenchimento do formulário "Pedido de Avaliação Inicial".

O apoio dado pelo Espaço S é feito tendo em conta uma abordagem stepped care, o que significa que a sessão de avaliação terá como objetivo analisar que tipo de apoios podemos ativar para promover o teu bem-estar psicológico. 

Como funcionamos? Abordagem Stepped care
* Clica na imagem para fazer zoom

 

Infografia  

Ao longo do tempo o Espaço S tem chegado progressivamente a mais estudantes. Fica a conhecer o número de consultas dadas / estudantes que usufruíram do apoio dado pela nossa equipa, ao longo dos anos.  

 

Infografia Espaço S 2022/2023
* Clica na imagem para fazer zoom

 

DESTAQUES

10 anos espaço S

O Espaço S celebra o seu 10.º aniversário!

 

CONTACTOS DE EMERGÊNCIA

Fique a conhecer linhas de apoio psicológico e contactos de emergência aqui. 

 

PARCERIAS / OUTROS APOIOS PSICOLÓGICOS

Nem sempre conseguimos dar uma resposta imediata a todos os pedidos. Consulta outros apoios disponíveis aqui.

 

REGRAS DE FUNCIONAMENTO

Consulta as Regras de utilização do Espaço S aqui


 

ACONTECE 

Masterclass - Gestão da Ansiedade

8 de Jan | Masterclass "Gerir ansiedade em época de exames"

O caminho para o sucesso académico

Tendo em conta que se aproxima mais uma época de exames o Gabinete de Apoio ao Estudante teve a iniciativa de desenvolver alguns materiais psicoeducativos que pudessem oferecer respostas às questões que normalmente surgem nesta altura - Como gerir a ansiedade, combater a procrastinação, gerir o tempo, potenciar o estudo, desenvolver a resiliência face a mais este desafio.

Muitas vezes, por estarmos demasiado concentrados e/ou preocupados a otimizar o nosso tempo de estudo podemos ter a tendência a nos isolarmos, sem nos darmos conta, e é aí que podemos iniciar um ciclo não muito produtivo… Podem surgir pensamentos como “isto é muita matéria para pouco tempo”, “antes de ir estudar vou só fazer mais uma coisa”, “estive a estudar horas e horas e ainda não sei nada”. Assim que nos apercebemos do caos e do ciclo repetido destes pensamentos podemos ter dificuldade em ver uma saída, quase com a perceção de que estamos presos numa ilha e não existe forma de sair…

Por isso, que tal espreitares as ilhas que te podem levar ao sucesso académico nesta época de exames? É exatamente isso que estás a pensar, o GAE preparou para ti um trilho que te leva a sair dessa ilha onde te sentes preso. Agora é a tua vez de agarrares esta oportunidade e potenciares o teu sucesso académico!

 

Não te isoles! Ativa as tuas estratégias! Potencia o teu estudo!

[poderá descarregar o ficheiro aqui ou consultar nas fotos em seguida]

Recursos / materiais de auto-ajuda [Em construção]

  • Checklist "Gerir a Ansiedade antes, durante e após o exame" (integrado no artigo escrito por Lucas & Sobral (abril, 2021), publicado na Rubrica SimplesMENTE, 111, FMUL)
  • Estratégias “Relaxamento muscular” e “respiração diafragmática” [aqui];
  • Treinando a respiração [vídeo explicativo];
  • Estratégias para vencer a procrastinação (artigo da Rubrica SimplesMENTE)

 

Métodos de Estudo

Booklet [dicas práticas para o teu estudo, com checklists que te permitem identificar competências de estudo que poderás continuar a potenciar]  

simplesMENTE 12 - Como Sobreviver e se, possível, Viver: Como Estudar (Marafuz, 2022)

Vídeo "Como otimizar o meu estudo em 5 passos?"  

Otimiza Estudo em 5 passos

 

Gerir o tempo 

simplesMENTE 9 - Sem máquinas do tempo (Lucas & Sobral, 2021) 

 

A importância do fazer pausas entre as sessões de estudo  

simplesMENTE 5 - Take a break (Lucas & Sobral, 2021) 

 

Prática de Autocuidado 

simplesMENTE 8 - Autocuidados psicológicos (Martins, 2021) 

simplesMENTE 1 - Como tem cuidado da sua Saúde Psicológica? (Lucas & Sobral, 2021) [check-list]

 

Sinais de alerta 

simplesMENTE 16 - Vamos pensar sobre drogas (Martins, 2022)

 

Promover a resiliência 

simplesMENTE - Resiliência - uma pérola nascida da adversidade (Lucas & Sobral, 2021)

 

Aprender com o erro 

simplesMENTE - "Not Yet" - Como posso desenvolver um growth mindset no dia a dia? (Lucas & Sobral, 2021)

Adaptação e integração 

simplesMENTE 11 - O curso não se faz sozinho (Martins, 2022)

 

Comunicação mais eficaz

simplesMENTE 13 - Comunicação e corporalidade (Narciso, 2022)

A Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibiliza algumas informações relevantes. Consulta alguns dos portais aqui.

  • Um psicólogo pode ajudar” – Saiba como e onde pode obter apoio psicológico 
  • eu sinto.me é um portal que reúne um conjunto de informação e recursos sobre Saúde Psicológica e Bem-estar.

Questões Frequentes

Selecionamos em seguida algumas questões chave, para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do Espaço S.

Caso não encontres resposta à tua questão, envia-nos email para espacos@medicina.ulisboa.pt.

Poderás consultar uma súmula das Regras de utilização do Espaço S aqui

A procura de ajuda psicológica

O Espaço S é um serviço destinado aos estudantes FMUL. Não precisas de estar com um problema para recorreres às consultas, estas podem ser um espaço de crescimento pessoal e autoconhecimento. Sabemos, contudo, que são muitos os desafios que enfrentas ao longo da tua jornada académica. Em determinados momentos do teu percurso, podes sentir a necessidade de procurar ajuda de um técnico para melhor conseguires articular a vida académica com outras dimensões da vida, para melhor conseguires lidar com algumas situações problema, para desenvolveres as tuas estratégias de gestão emocional e académica, promoveres competências sociais e de vida (ex.: tomada de decisão), desenvolveres estratégias de autocuidado, incrementares o teu autoconhecimento, entre outros. A procura de ajuda não é sinal de vergonha, mas sim de coragem.

Que apoios posso ter no Espaço S?

No Espaço S podes ter 1) acompanhamento psicológico individual, 2) acompanhamento psicológico em grupo e/ou 3) outras iniciativas que visam apostar na prevenção e promoção do teu bem-estar psicológico.

As intervenções do Espaço S seguem uma abordagem stepped care (podes consultar o nosso modelo de intervenção aqui).

São tendencialmente intervenções breves, que visam promover a tua capacitação, autodeterminação e autonomização na ativação de estratégias úteis ao teu bem-estar.

Na sessão de avaliação, serão avaliados os recursos que melhor te poderão ser úteis, para o alcance dos teus objetivos. Em situações que requeiram intervenção de maior duração, o Espaço S poderá ajudar-te a encontrar/encaminhar para outros apoios / serviços de ajuda.

Até quando posso ser acompanhado no Espaço S?

Enquanto Estudante da FMUL, pré e pós-graduado, poderás usufruir dos serviços do Espaço S, ao longo do teu percurso académico.

A possibilidade de poderes ser acompanhado pelo Espaço S começa no primeiro dia do 1.º ano e termina a 31 de julho do teu último ano académico.  

Podes contactar o Gabinete de Apoio ao Estudante através destes contactos (+351 217 985 149 / +351 960 480 753) dentro do período de atendimento (9h30 às 15h).

Fora deste período podes encontrar outros contactos de urgência aqui: https://www.medicina.ulisboa.pt/onde-posso-obter-ajuda.

Podes consultar a rubrica simplesMENTE da FMUL ou o portal EU SINTO.ME que reúne um conjunto de informação e recursos sobre Saúde Psicológica e Bem-Estar. É totalmente gratuito e dirige-se a jovens, adultos ou idosos; a pais e cuidadores, estudantes, professores e educadores, profissionais de saúde e decisores, e psicólogas/os.

Destinatários

Os beneficiários do Espaço S são estudantes da FMUL independentemente do ciclo estudos, ou seja, é para os estudantes pré e pós-graduados inscritos.

Caso sejas estudante da Universidade de Lisboa podes informar-te e/ou contactar o Centro Médico da Universidade de Lisboa [sabe mais]. Neste Centro Médico existem várias especialidades médicas.

Caso não sejas estudante da ULisboa podes consultar aqui, para saberes mais informações sobre apoios disponíveis.

Entra em contacto connosco através do email espacos@medicina.ulisboa.pt, de modo a podermos avaliar a situação e/ou ver que tipo de apoio podemos providenciar.

Não, as consultas são apenas em português. 

No entanto, caso tenhas alguma dúvida envia-nos email, de modo a analisarmos melhor o teu pedido, e estudarmos em conjunto que apoios poder-te-ão ser úteis.

Pedidos de Marcação de Sessão de avaliação

Usualmente, em horário laboral, a primeira resposta do Espaço S não excede as 48h. Contudo, devido ao elevado número de pedidos, poderemos levar mais tempo a dar resposta aos mesmos.  Se passado uma semana, ainda não recebeste resposta, envia-nos email, pois o teu contacto poderá ter ficado perdido na caixa de lixo eletrónico.

O questionário de avaliação sintomatológica é um dos primeiros passos do nosso modelo stepped care. É cotado por membro da equipa de psicólogos, ajudando-nos a ter uma melhor perceção sobre a gravidade da sintomatologia apresentada, informação útil aquando da marcação da sessão de avaliação, tendo em conta o elevado número de pedidos que nos chega.

A comunicação entre o Espaço S e o estudante deve ser realizada pelo email institucional (@campus.ulisboa.pt / @edu.ulisboa.pt, @medicina.ulisboa.pt) porque é enquanto estudante da FMUL que podes usufruir dos serviços do Espaço S, de forma gratuita.

Sessão de avaliação, lista de espera e acompanhamentos

A sessão de avaliação tem o objetivo de te ficar a conhecer um pouco mais, o motivo que te fez marcar a sessão, avaliar o grau de urgência em termos de acompanhamento psicológico e que estratégias / apoios poderão ser ativados face aos objetivos definidos, nomeadamente, apoios disponibilizados pela faculdade, intervenção psicoeducativa, intervenção em grupo, intervenção individual e/ou encaminhamento para o exterior, que deem resposta às tuas necessidades (vide modelo stepped care).
Esta sessão tem a duração média de 50 a 60 minutos.

Situações que requeiram intervenção específica e/ou ambíguas serão discutidas em equipa, sendo que serás posteriormente informado relativamente à nossa capacidade de resposta ao teu pedido.

Nas situações em que seja identificado a necessidade de um acompanhamento psicológico individual (breve ou continuado), poderás ter que aguardar em lista de espera.

Sempre que aplicável, poderão ser tomadas diligências no sentido de proceder a encaminhamento para outras valências que melhor deem resposta às tuas necessidades (ex.: acompanhamento médico psiquiátrico, ou outros).

Em situação de lista de espera, a atribuição dos casos é feita tendo em conta a gravidade, urgência, ano académico, prognóstico e recursos económicos.

Se ficaste em lista de espera serás contactado(a) pelo Espaço S para um follow-up especificamente pensado para te acompanhar até que seja marcada a sessão individual de acompanhamento.

Estamos sempre disponíveis pelo que podes entrar em contacto com o Espaço S caso precises.

Podes consultar outro tipo de apoios aqui: https://www.medicina.ulisboa.pt/onde-posso-obter-ajuda.

Grupos terapêuticos

A intervenção em grupo pode ser útil na formação de uma nova rede de apoio às tuas necessidades específicas e no desenvolvimento e reflexão relativamente a estratégias que dão resposta aos teus problemas.

Estas sessões são conduzidas por um psicólogo com formação especializada, que procuram ajudar os membros do grupo através de estratégias comprovadas para gerir problemas específicos.

A confidencialidade é um dos aspetos importantes das regras básicas da terapia de grupo, sendo um dos fatores discutidos com os membros na primeira sessão de modo a estarem todos em sintonia.

Poderá ler mais sobre a intervenção em grupo e os estudos que mostram a sua eficácia, comparativamente à intervenção individual aqui

Na sessão de avaliação inicial deves demonstrar esse interesse e abordar a hipótese com o psicólogo(a).

Emissão de relatórios ou outros documentos

O pedido de emissão de documentação (relatórios ou outros) deverá ser feito diretamente ao psicólogo/a que te acompanha com a antecedência mínima de 10 dias úteis. O psicólogo/a irá então analisar a viabilidade de emissão desta documentação.

Nota: Os psicólogos do Espaço S não realizam avaliação no âmbito das Necessidades Educativas especiais.

Cancelamento / Interrupção de processo

Sabemos que imprevistos acontecem. Por isso, caso não possas comparecer à sessão agendada, pedimos que nos avises com dois úteis de antecedência através do email espacos@medicina.ulisboa.pt. 

A tua vaga pode ser fundamental para outra pessoa que está à espera de marcação.

A qualquer altura podes decidir interromper o acompanhamento psicológico, seja porque sentes que já alcançaste os teus objetivos ou por outros motivos. Neste caso, pedimos que comuniques tal ao teu psicólogo(a), na sessão ou através de email (espacos@medicina.ulisboa.pt). Poderás, futuramente, voltar a pedir novo acompanhamento preenchendo o formulário de sessão inicial novamente.

Caso faltes a 2 sessões, sem avisar previamente, e/ou não dês resposta aos nossos emails (no espaço temporal de 3 semanas), o teu processo poderá vir a ser encerrado, sendo necessário fazeres nova inscrição para continuares a obter o acompanhamento no Espaço S.


Lembra-te: As consultas de psicologia implicam acima de tudo um trabalho de equipa, entre ti e o técnico de psicologia, pelo que o teu compromisso e responsabilidade para com o processo terapêutico é essencial.

Confidencialidade

Esta informação é agora necessária à luz do disposto no Regulamento Geral de Proteção de Dados e Lei nº 58/2019, de 8 de agosto, devendo o documento ser entregue até à data da primeira consulta (seja ela online ou presencial).

Sim. A intervenção do psicólogo(a) rege-se pelo princípio de confidencialidade.

Toda a informação é confidencial, salvo em situações que podem representar risco de vida/perigo para ti e/ou para outros, de modo a salvaguardar o teu bem-estar e/ou de outros.

Em algumas situações, o psicólogo(a) pode sugerir partilhar alguma informação com outras pessoas (por ex.: pais, técnicos de saúde...), apenas quando considera que tal pode ajudar no processo de intervenção e te beneficiar. No entanto, apenas o fará com o teu conhecimento.

A intervenção do psicólogo(a) é alicerçada em princípios éticos, valores e normas, tal como definidos no Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses.

Não. O psicólogo não pode facultar qualquer informação sobre um acompanhamento psicológico, a não ser que lhe seja dada permissão pelo estudante acompanhado.

Contactos

Edifício Egas Moniz, P0 Ala C (Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública)

Gabinete 71 ou 72

IMP_GAE

 

Horário de Atendimento

2.ª a 6.ª Feira | mediante marcação