Espaço S

Numa iniciativa conjunta da Direção da AEFML com a Direção da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e com o apoio do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte - HSM, foi criado o Espaço S com o objetivo de prestar apoio psicológico ao Estudante da FMUL e intervir na promoção da Saúde Mental na Faculdade.

Depois de alguns anos a funcionar no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte - HSM, com Profissionais (Psiquiatras, Psicólogos, etc.) do próprio serviço, em setembro de 2017, o Espaço passa a contar com recursos humanos próprios, sob a coordenação do Prof. Doutor Daniel Sampaio, e um local de atendimento no Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública.

O apoio do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte - HSM mantém-se, continuando a ser um serviço-referência em articulação com o Espaço S.

 

O que é o Espaço S?

É um local onde poderás abordar os assuntos que são essenciais para o teu bem-estar, onde poderás compreender-te e compreenderes os teus problemas. Um Espaço onde poderás ser tu, sem barreiras, onde o que tu achas ser importante é o que realmente é importante.

 

Quem faz o apoio do Espaço S?

O Espaço S conta com dois Psicólogos Clínicos sem ligação de docência à FMUL. Pretende-se desta forma que o espaço seja um local independente e com autonomia que permita salvaguardar a confidencialidade de todos os que pretenderem ser recebidos.

 

Onde será dado o apoio?

O atendimento presencial é dado no Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública (ao lado do Edifício Egas Moniz), Sala 71.

As avaliações decorrem no horário indicado infra, pelo que poderás no pedido indicar a tua disponibilidade:

 

Avaliação inicial online:

Segundas-feiras: das 9.30 às 11.30 (última marcação)

 

Avaliação inicial presencial:

Terças-Feiras: das 13 às 14h (última marcação)

 

Formatos para o acompanhamento:

  • Acompanhamento Individual: Após a avaliação os estudantes serão integrados numa lista e serão contactados para acompanhamento.
  • Grupos Psicoterapêuticos (nova valência): A terapia de grupo, é uma forma de tratamento psicológico, de auto-conhecimento e promoção do bem-estar de cada indivíduo através do grupo.  A Psicoterapia Analítica de Grupo é um tratamento psicológico que tem como principais objetivos a realização da psicoterapia pessoal de cada indivíduo no setting grupal, tendo em conta as potencialidades da dinâmica de grupo; a promoção da autonomia de cada elemento do grupo; diminuição da sintomatologia e sofrimento psíquico e o desenvolvimento saudável da personalidade de cada um. Todos os interessados em realizar apoio psicológico em grupo, serão sujeitos a uma avaliação inicial (triagem) e a pelo menos três sessões em psicoterapia dual com o psicoterapeuta de grupo.

N.B: Devido à situação pandémica que vivemos, estes grupos terapêuticos decorrerão no formato online, através da plataforma Zoom.

 

Como podes marcar o teu lugar?

1ª Etapa: Pedido de Avaliação Inicial

Para marcares lugar nesta Avaliação, deverás preencher o formulário de pedido de avaliação disponível AQUI

2ª Etapa: Marcação e Realização da Avaliação

3ª Etapa: Acompanhamento Psicológico e/ou Psiquiátrico

ATENÇÃO: A este e-mail (espacos@medicina.ulisboa.pt) apenas terá acesso a equipa do Espaço S, sendo completamente sigiloso e interdito a qualquer outra pessoa externa ao Grupo de Trabalho.

 

 

símbolo de atenção

INFORMAÇÃO:

De acordo com Despacho do Diretor da FMUL n.º 7-2021, no âmbito das medidas extraordinárias do estado de emergência de 21 de janeiro de 2021, e enquanto não estiverem reunidas as considerações de segurança, todas as sessões de triagem e acompanhamento psicológico serão realizadas online, nos horários estabelecidos para o funcionamento do Espaço S.

Caso tenha alguma questão sobre este assunto, não hesite em colocá-la através do email espacos@medicina.ulisboa.pt.

Com os melhores cumprimentos,
A equipa do Espaço S

Dados espaço S

 

 

Contactos

Instituto de Medicina Preventiva (ao lado do Edifício Egas Moniz), Sala 71.

Edificio e pin a indicar onde fica o Espaço S

 

Horários

 

Avaliações iniciais:

Online: 2.ª das 9.30 às 12.30

Presencial: 3.ª das 13 às 15h

 

Consultas de acompanhamento:

2.ª - 8h às 17h (videoconferência)

3.ª – 10.00 às 12h30 (videoconferência)

4ª  –  8h30 às 12h30 (videoconferência)​

5.ª  – 11h às 15h e das 16h às 19h (sessões presenciais)