Espaço S

Numa iniciativa conjunta da Direção da AEFML com a Direção da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e com o apoio do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte - HSM, foi criado o Espaço S com o objetivo de prestar apoio psicológico ao Estudante da FMUL e intervir na promoção da Saúde Mental na Faculdade.

Depois de alguns anos a funcionar no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte - HSM, com Profissionais (Psiquiatras, Psicólogos, etc.) do próprio serviço, em setembro de 2017, o Espaço passa a contar com recursos humanos próprios, sob a coordenação do Prof. Doutor Daniel Sampaio, e um local de atendimento no Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública.

O apoio do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte - HSM mantém-se, continuando a ser um serviço-referência em articulação com o Espaço S.

 

O que é o Espaço S?

É um local onde poderás abordar os assuntos que são essenciais para o teu bem-estar, onde poderás compreender-te e compreenderes os teus problemas. Um Espaço onde poderás ser tu, sem barreiras, onde o que tu achas ser importante é o que realmente é importante.

 

Quem faz o apoio do Espaço S?

O Espaço S conta com Psicólogos Clínicos sem ligação de docência à FMUL. Pretende-se desta forma que o espaço seja um local independente e com autonomia que permita salvaguardar a confidencialidade de todos os que pretenderem ser recebidos.

 

Onde será dado o apoio?

O atendimento presencial é dado no Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública (ao lado do Edifício Egas Moniz), Sala 72, sendo necessário marcação prévia.

 

Que apoios tens disponíveis?

  • Acompanhamento Individual: Após a avaliação inicial, os estudantes serão integrados numa lista e serão contactados para acompanhamento.
  • Grupos Psicoterapêuticos (nova valência): A terapia de grupo, é uma forma de tratamento psicológico, de auto-conhecimento e promoção do bem-estar de cada indivíduo através do grupo.  A Psicoterapia Analítica de Grupo é um tratamento psicológico que tem como principais objetivos a realização da psicoterapia pessoal de cada indivíduo no setting grupal, tendo em conta as potencialidades da dinâmica de grupo; a promoção da autonomia de cada elemento do grupo; diminuição da sintomatologia e sofrimento psíquico e o desenvolvimento saudável da personalidade de cada um. Todos os interessados em realizar apoio psicológico em grupo, serão sujeitos a uma avaliação inicial (triagem) e a pelo menos três sessões em psicoterapia dual com o psicoterapeuta de grupo.

 

Como podes marcar o teu lugar?

1ª Etapa: Pedido de Avaliação Inicial

Para marcares lugar nesta Avaliação, deverás preencher o formulário de pedido de avaliação disponível AQUI

2ª Etapa: Marcação e Realização da Avaliação

A sessão de avaliação tem o objetivo de te ficar a conhecer um pouco mais, o motivo que te fez marcar a sessão e avaliar o grau de urgência em termos de acompanhamento psicológico. Esta sessão tem a duração aproximada de 50 a 60 minutos.

3ª Etapa: Acompanhamento Psicológico 

Após a avaliação inicial, poder-te-á ser atribuído um Psicólogo do Espaço S, de modo a iniciares o teu acompanhamento psicológico. Sempre que aplicável, poderão ser tomadas diligências no sentido de proceder a encaminhamento para outras valências que melhor deem resposta às tuas necessidades (ex.: acompanhamento médico psiquiátrico, ou outros).

 

Notas Importantes:

  • Sabemos que imprevistos acontecem. Por isso, caso não possas comparecer à sessão agendada, pedimos que nos avises com dois úteis de antecedência através do email espacos@medicina.ulisboa.pt.
    A tua vaga pode ser fundamental para outra pessoa que está à espera de marcação.
     
  • Caso faltes a 2 sessões, sem avisar previamente, e/ou não dês resposta aos nossos emails (no espaço temporal de 3 semanas), o teu processo poderá vir a ser encerrado, sendo necessário fazeres nova inscrição para continuares a obter o acompanhamento no Espaço S.
    Lembra-te: As consultas de psicologia implicam acima de tudo um trabalho de equipa, entre ti e o técnico de psicologia, pelo que o teu compromisso e responsabilidade para com o processo terapêutico é essencial.
     
  • A qualquer altura podes decidir interromper o acompanhamento psicológico, seja porque sentes que já alcançaste os teus objetivos ou por outros motivos. Neste caso, pedimos que comuniques tal ao teu psicólogo, na sessão, ou através de email (espacos@medicina.ulisboa.pt). Poderás, futuramente, voltar a pedir novo acompanhamento.

 

Tens alguma questão que queiras ver respondida?

Contacta-nos através do email espacos@medicina.ulisboa.pt.

A este email apenas terá acesso a equipa do Espaço S, sendo completamente sigiloso e interdito a qualquer outra pessoa externa ao Grupo de Trabalho.

 

Dados espaço S
Clique na imagem para Zoom

 

 

Contactos

Instituto de Medicina Preventiva (ao lado do Edifício Egas Moniz), Sala 72.

Edificio e pin a indicar onde fica o Espaço S

Telefone
217999427

 

Horários

 

Avaliações iniciais:

Online: 2.ª das 9.30 às 12.30

Presencial: 3.ª das 13 às 15h

 

Consultas de acompanhamento:

2.ª - 8h às 17h (videoconferência)

3.ª – 10.00 às 12h30 (videoconferência)

4ª  –  8h30 às 12h30 (videoconferência)​

5.ª  – 11h às 15h e das 16h às 19h (sessões presenciais)