Solvin’ It

Solvin’ It é um projeto de peer-teaching desenvolvido pela parceria Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Este surgiu com o objetivo de complementar conteúdos lecionados em várias disciplinas que existem na nossa faculdade.

Este é um projeto que cresceu nos últimos anos e que, atualmente, se destaca a nível nacional, com a sua publicação na Ata Médica Portuguesa Student.

Neste projeto, os participantes têm a possibilidade de aprender num ambiente onde podem fazer questões, resolver as suas dúvidas e desenvolver o seu conhecimento de uma forma mais relaxada/informal.

As sessões formativas são preparadas e dinamizadas pelos Monitores Solvin’ It, estudantes que frequentam anos curriculares mais avançados relativamente aos do público-alvo da sessão, devidamente validadas pelos Tutores.

Na atual edição do projeto, ocorrerá à semelhança dos anos anteriores, nos dois semestres e abordará diversas disciplinas como Anatomia, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia, Neuroanatomia e pequenos grupos em diferentes áreas disciplinares.

Na 4.ª edição do Projeto Solvin’ It (ano letivo 2018-2019), reconhecida a grande importância e benefícios do peer-teaching, foi estabelecida uma parceria entre a AEFML e a FMUL. Esta parceria permitiu a atribuição de uma bolsa a um estudante e a existência de um novo espaço de atendimento presencial, que permite o esclarecimento de dúvidas e resolução de questões relacionadas com o Projeto.

Nesta 5.ª Edição continuamos a inovar e criou-se uma Sessão (0) de Nivelamento de Bioquímica, na qual foram revistas e lecionadas as bases de Química necessárias para a melhor compreensão dos conteúdos de Bioquímica, de modo a integrar melhor os estudantes que não tiveram os conteúdos completos de química no ensino secundário ou abordaram os conteúdos respetivos à Química do 12º ano.

 

Principais Objetivos

  • Acrescentar ferramentas pedagógicas no ensino da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), num ambiente didático e informal;
  • Melhorar a compreensão das temáticas abordadas;
  • Motivar os estudantes a atingir patamares de conhecimento cada vez mais elevados;
  • Promover a dinâmica de ensino-aprendizagem entre pares – peer-teaching;
  • Fomentar uma cultura pedagógica entre pares;
  • Proporcionar aos estudantes um primeiro contacto com a realidade da docência;
  • Promover o espírito crítico e uma reflexão sobre ferramentas pedagógicas na promoção do ensino;
  • Consolidar o conhecimento, simplificação e organização do mesmo, facilitando a compreensão entre os colegas mais novos;
  • Aprofundar conhecimentos e promover a sua aplicação em novos contextos;
  • Desenvolver competências de trabalho de grupo e apresentação oral.

 

Na infografia abaixo é possível verificar a evolução do Projeto.

 

 

Questões Frequentes

Sim, todos os estudantes com interesse em participar nas sessões Solvin’ It, com ou sem a pré-inscrição são bem-vindos. No entanto, recomendamos fortemente a pré-inscrição, uma vez que facilita e agiliza a tua inscrição e a facultação de dados à entrada.

O período de pré-inscrições termina cerca de 1 hora antes da sessão em causa. Contudo, se não foste a tempo de te pré-inscrever, chega mais cedo à sessão e inscreve-te presencialmente com um dos membros da COSI que estão ao teu dispor.

Não, uma vez que é contra a política do projeto a COSI facultar materiais de da sessão aos estudantes que não participaram na sessão.

Todas as dúvidas ou sugestões podem ser submetidos aos monitores antes da sessão, através do preenchimento do formulário de pré-inscrição, onde disponibilizamos uma área para tal, ou através de um email para solvinit@aefml.pt

Todos os materiais utilizados pelos monitores e devidamente revistos pelos Tutores, são enviados a todos os participantes presentes pelo email facultado no formulário de pré-inscrição ou na inscrição presencial.

Se foste o único de entre os participantes da sessão, que não recebeu os materiais da sessão, pode ter havido um engano a transcrever o teu email e para tal envia um mail à COSI expondo a situação através de solvinit@aefml.pt e receberás os materiais com a maior brevidade. Caso os teus colegas também não tenham recebido, pode existir um atraso na revisão dos conteúdos, afim de garantir que os participantes apenas recebem o material com a melhor qualidade e excelência. Fica atento, que em breve deverás receber os materiais da sessão.

Não, uma vez que os Monitores Solvin’ It são obrigatoriamente estudantes de anos curriculares superiores, que já passaram pela mesma cadeira. Se tens interesse em ser Monitor e ajudar colegas mais novos, envia-nos a tua candidatura no próximo ano letivo!

[Testemunhos do Solvin’ It]

 

 

“O Projeto tem definitivamente futuro; acho que tem futuro, quer seja a continuar o que está a fazer, a expandir-se para outras áreas disciplinares, quer seja com parcerias oficiais com a Faculdade através da valorização do trabalho dos monitores que se dedicam verdadeiramente ao Projeto.”

Duarte Siquenique – Estudante

 

 

“A maior proximidade entre o monitor que está a dar a aula e as pessoas que estão a assistir, faz com que seja mais fácil, por exemplo, para tirarmos dúvidas e para dizermos que não compreendemos algo. Ou seja, essa proximidade permite, por um lado, perceber a matéria e, por outro lado, deixa-nos mais à vontade para colocarmos as nossas questões."​​​​​

Emília Carvalho – Estudante

 

 

“É excelente ver um dinamismo diferente, um gosto por Bioquímica, neste caso em concreto... [Os Monitores Solvin' It] Acabam por ser alunos muito interessados e com um gosto real por compreender a Bioquímica nos seus diferentes moldes, tendo a vontade de transmitir esse conhecimento aos colegas de uma forma diferente daquela que encontramos nas aulas teóricas e/ou teórico-práticas, é o revisitar das diferentes temáticas numa perspetiva diferente, com a visão de colegas que estudaram anos antes e que acabam por dar uma abordagem distinta e, muitas vezes, criativa.”

Nuno Santos - Tutor de Bioquímica

 

 

“Como monitor, na altura, fui mais motivado pelo gosto pela matéria e pelo desafio, tendo sido gratificante, por um lado, ajudar os meus colegas e, por outro lado, conhecer melhor a matéria abordada e aprofundar muito mais temas que não conhecia tanto.
Enquanto tutor, foi muito bom ver os monitores entusiasmados e com novas ideias para o Projeto, o que mostra que esta iniciativa tem tudo para manter este excelente rumo."

João Borralho - Monitor e Atual Tutor de Microbiologia
​​​​​​

 

Contactos

Instituto de Medicina Preventiva (ao lado do Edifício Egas Moniz), Sala 71

Telefone
+351 217 999 423 (apenas no horário de atendimento presencial)
47 066 (Extensão Interna)

 


 

Horário de Atendimento

2ª   16h30 - 19h30 
 16h00 - 18h00