Solvin’ It

O Solvin’ It é um projeto de peer-teaching desenvolvido pela parceria entre a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) através do Gabinete de Apoio ao Estudante. Este surgiu com o objetivo de complementar conteúdos lecionados em várias disciplinas que existem na nossa faculdade.

Este é um projeto que cresceu nos últimos anos e que, atualmente, se destaca a nível nacional, com a sua publicação na Ata Médica Portuguesa Student.

Neste projeto, os participantes têm a possibilidade de aprender num ambiente onde podem fazer questões, resolver as suas dúvidas e desenvolver o seu conhecimento de uma forma mais relaxada/informal.

As sessões formativas são preparadas e dinamizadas pelos Monitores Solvin’ It, estudantes que frequentam anos curriculares mais avançados relativamente aos do público-alvo da sessão, devidamente validadas pelos Tutores.

Na atual edição do projeto, ocorrerá à semelhança dos anos anteriores, nos dois semestres e abordará diversas áreas disciplinares, quer do Mestrado Integrado de Medicina quer da Licenciatura em Ciências da Nutrição:

áreas disciplinares do Solvin'It

 

Principais Objetivos

  • Acrescentar ferramentas pedagógicas no ensino da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), num ambiente didático e informal;
  • Melhorar a compreensão das temáticas abordadas;
  • Motivar os estudantes a atingir patamares de conhecimento cada vez mais elevados;
  • Promover a dinâmica de ensino-aprendizagem entre pares – peer-teaching;
  • Fomentar uma cultura pedagógica entre pares;
  • Proporcionar aos estudantes um primeiro contacto com a realidade da docência;
  • Promover o espírito crítico e uma reflexão sobre ferramentas pedagógicas na promoção do ensino;
  • Consolidar o conhecimento, simplificação e organização do mesmo, facilitando a compreensão entre os colegas mais novos;
  • Aprofundar conhecimentos e promover a sua aplicação em novos contextos;
  • Desenvolver competências de trabalho de grupo e apresentação oral.

 

Nas diferentes edições do Projeto destacamos:

  • Na 4.ª edição do Projeto Solvin’ It (ano letivo 2018/2019), reconhecida a grande importância e benefícios do peer-teaching, foi estabelecida uma parceria entre a AEFML e a FMUL. Esta parceria permitiu a atribuição de uma bolsa a um estudante e a existência de um novo espaço de atendimento presencial, que permite o esclarecimento de dúvidas e resolução de questões relacionadas com o Projeto;
  • Na 5.ª Edição (ano letivo 2019/2020) criou-se uma Sessão de Nivelamento de Bioquímica, na qual foram revistas e lecionadas as bases de Química necessárias para a melhor compreensão dos conteúdos de Bioquímica, de modo a integrar melhor os estudantes que não tiveram os conteúdos completos de química no ensino secundário ou abordaram os conteúdos respetivos à Química do 12º ano;
  • Na 6.ª Edição (ano letivo 2020/2021) foram criadas novas áreas disciplinares, tais como Infecciologia para o MIM e Patologia para a LCN;
  • Na 7.ª Edição (ano letivo 2021/2022) foi abordado o regresso ao ensino presencial, estreando o método híbrido de sessões, tendo uma componente presencial e online, de modo a acomodar as preferências dos alunos
  • Na 8ª Edição (ano letivo 2022/2023) foi criada a nova área disciplinar de Biologia Molecular e Celular para o MIM;
  • Na infografia abaixo é possível verificar a evolução do Projeto.
Infografia Solvin'it
* Clica na imagem para fazer zoom

 

Testemunhos

Rapaz a olhar para o lado esquerdo com óculos e barba

“O Projeto tem definitivamente futuro; acho que tem futuro, quer seja a continuar o que está a fazer, a expandir-se para outras áreas disciplinares, quer seja com parcerias oficiais com a Faculdade através da valorização do trabalho dos monitores que se dedicam verdadeiramente ao Projeto.”

Duarte Siquenique – Estudante

 

 

“A maior proximidade entre o monitor que está a dar a aula e as pessoas que estão a assistir, faz com que seja mais fácil, por exemplo, para tirarmos dúvidas e para dizermos que não compreendemos algo. Ou seja, essa proximidade permite, por um lado, perceber a matéria e, por outro lado, deixa-nos mais à vontade para colocarmos as nossas questões."​​​​​

Emília Carvalho – Estudante

Rapariga a sorrir com óculos e tshirt

 

Homem de cabelo castanho

“É excelente ver um dinamismo diferente, um gosto por Bioquímica, neste caso em concreto... [Os Monitores Solvin' It] Acabam por ser alunos muito interessados e com um gosto real por compreender a Bioquímica nos seus diferentes moldes, tendo a vontade de transmitir esse conhecimento aos colegas de uma forma diferente daquela que encontramos nas aulas teóricas e/ou teórico-práticas, é o revisitar das diferentes temáticas numa perspetiva diferente, com a visão de colegas que estudaram anos antes e que acabam por dar uma abordagem distinta e, muitas vezes, criativa.”

Nuno Santos - Tutor de Bioquímica

 

 

“Como monitor, na altura, fui mais motivado pelo gosto pela matéria e pelo desafio, tendo sido gratificante, por um lado, ajudar os meus colegas e, por outro lado, conhecer melhor a matéria abordada e aprofundar muito mais temas que não conhecia tanto.
Enquanto tutor, foi muito bom ver os monitores entusiasmados e com novas ideias para o Projeto, o que mostra que esta iniciativa tem tudo para manter este excelente rumo."

João Borralho - Monitor e Atual Tutor de Microbiologia
​​​​​

Rapaz a sorrir

 

Questões Frequentes

Sessões presenciais: Sim, todos os estudantes com interesse em participar nas sessões Solvin’ It, com ou sem a pré-inscrição são bem-vindos. No entanto, recomendamos fortemente a pré-inscrição, uma vez que facilita e agiliza a tua inscrição e a cedência de dados à entrada. Os estudantes não inscritos serão admitidos por ordem de chegada respeitando a lotação do espaço pedagógico.

Tendo em conta o progresso favorável da situação pandémica, este ano voltámos ao modelo exclusivamente presencial, de modo a permitir um contacto mais próximo entre os participantes e os monitores.

O período de pré-inscrições termina cerca de 1 hora antes da sessão em causa.

Sessões presenciais: Contudo, se não foste a tempo de te pré-inscrever, chega mais cedo à sessão e inscreve-te presencialmente com um dos membros da COSI que estão ao teu dispor.

Os materiais da sessão serão facultados a todos os estudantes que assistirem à sessão e preencherem o formulário de feedback da mesma.

Todas as dúvidas ou sugestões podem ser submetidos aos monitores, antes da sessão, através do preenchimento do formulário de pré-inscrição onde disponibilizamos uma área para tal ou através de um email a enviar para solvinit@aefml.pt.

Todos os materiais utilizados pelos monitores, e devidamente revistos pelos Tutores, são enviados a todos os participantes presentes através do email facultado no formulário de pré-inscrição e após preenchimento do formulário de avaliação da sessão.

Se foste o único, entre os participantes da sessão, que não recebeu os materiais da sessão, pode ter havido um engano a transcrever o teu email. Assim, sugerimos o envio de um email à COSI expondo a situação, através de solvinit@aefml.pt a fim de receberes os materiais com a maior brevidade. Caso os teus colegas também não tenham recebido, pode ter existido um atraso na revisão dos conteúdos, como objetivo de garantir que os participantes apenas recebem o material com a melhor qualidade. Fica atento, que em breve deverás receber os materiais da sessão.

Não, uma vez que os Monitores Solvin’ It são obrigatoriamente estudantes de anos curriculares superiores, que já passaram pela mesma disciplina. Se tens interesse em ser Monitor e ajudar colegas mais novos, envia-nos a tua candidatura no próximo ano letivo!

Enquanto monitor tens a responsabilidade de…

  • preparar uma sessão, ou mais, juntamente com outro(s) monitor(es) e com ajuda de tutores (o seu papel é detalhado na pergunta seguinte);
  • formular uma ficha de auto-avaliação para os participantes usarem depois da sessão;
  • responder a potenciais dúvidas que estudantes enviem para o mail do Solvin’ It relativamente à sessão que apresentaste.

Por fim, espera-se que participes em alguns Workshops de Iniciação Pedagógica (WIPs) organizados pelo Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), em colaboração com outras entidades, como a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), o Departamento de Educação Médica (DEM) ou convidados externos. 

Os tutores são docentes das diferentes Áreas Disciplinares, especialistas nos temas das sessões e encarregues de acompanhar e auxiliar a preparação das sessões por parte dos monitores. Há sempre, no mínimo, uma reunião entre estes e os monitores antes da sessão podendo ser em regime presencial ou online consoante as preferências das duas partes.
É também da responsabilidade dos tutores a revisão dos materiais da sessão antes de estes serem apresentados aos alunos (Powerpoint da sessão e ficha de auto-avaliação) e o esclarecimento de todas as dúvidas que os monitores possam ter no decorrer da preparação da sessão. Eventualmente, os tutores também poderão esclarecer dúvidas mais complexas no momento pós-sessão.

Sim.

Sim, desde que esteja de acordo com os pressupostos publicados no Regulamento de Creditação. (ver documento atual publicado no site da FMUL). 

A divisão dos monitores pelas diferentes sessões é feita pela Comissão Organizadora do Solvin’ It tendo em conta as preferências dos vários monitores da Área Disciplinar.

Não. Os monitores têm liberdade intelectual para organizarem as sessões de acordo com os seus gostos e preferências, privilegiando um modelo mais interativo. Nas reuniões de preparação com os tutores estes podem fazer sugestões mas a última decisão cabe sempre aos monitores.

A área de Pequenos Grupos de Anatomia almeja organizar sessões mais pessoais, com menos participantes e um maior rácio monitor/participante, permitindo um ensino muito mais prático e interativo e uma maior proximidade com os estudantes. Consulta o regulamento AQUI.

A organização da sessão é, em parte, maleável consoante a preferência dos monitores. Contudo, em passos simples e de forma resumida, esta consiste em:

preparação inicial dos monitores sobre que temas querem abordar na sessão que lhes foi atribuída;
reunião obrigatória com os tutores, de forma a debater a estratégia que se irá empregar na sessão, sugestões e /ou esclarecimento de dúvidas que possam haver. Reuniões adicionais são frequentemente realizadas caso os monitores sintam necessidade.
Construção dos materiais da sessão pelos monitores;
Envio dos materiais  aos tutores, que os revêem e garantem o rigor científico.
Por fim, cabe aos monitores apresentar a sessão com recurso aos materiais aprovados pelos tutores.

Noticias Solvin'It

Comissão Organizadora Solvin'It - Inscrições Abertas

 

Projeto Solvin’It está de volta para uma IX Edição, pronto para descomplicar tudo aquilo que parece complicado e, para isso, precisamos de ti!

As inscrições para a Comissão Organizadora do Solvin’It (COSI) estão abertas entre os dias 31 de julho e 11 de agosto até às 23h59, através deste formulário. Agarra esta oportunidade para ficares a conhecer mais sobre o peer-teaching e para que este projeto continue a ajudar os estudantes da nossa faculdade!