Áreas Disciplinares Autónomas
Direção
Unidade responsável pelo ensino da Bioestatística aos estudantes da Faculdade de Medicina a todos os níveis, desde a disciplina introdutória do 1º Ano do Mestrado Integrado em Medicina, inserida no módulo III.II, até aos módulos de Bioestatística de diversos programas de doutoramento e de cursos pós-graduados do CAML.
LabBiomat

 

Objetivos

  • Aquisição de conhecimentos nucleares sobre agentes atiológicos e seus efeitos, factores de susceptibilidade, respostas do organismo, vias patogénicas, fisiopatologia da insuficiência dos principais sistemas e de doenças paradigmáticas.
  • Informação e participação em (...)
Dado o envelhecimento populacional nos países ocidentais e o número crescente de pessoas idosas assistidas nos sistemas de saúde (cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados), é necessário preparar os futuros médicos para as especificidades das pessoas idosas, saudáveis ou doentes, e para a abordagem médica especializada que merecem, quer os cuidados de saúde sejam preventivos, curativos, de manutenção / reabilitação ou paliativos.

A unidade estrutural de Imuno-Oncologia pretende contribuir para a formação de melhores profissionais em Medicina no Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), tendo traçados como objetivos específicos:

1º Identificar a componente imunológica do microambiente tumoral;

2º Compreender as (...)

A Área Disciplinar Autónoma de Introdução à Medicina tem a finalidade de sensibilizar o aluno para a prática de uma medicina mais humanizada e para uma compreensão global das diversas vertentes da profissão médica a partir de um modelo relacional.

A área disciplinar autónoma de Medicina Laboratorial está integrada nas Unidades Curriculares de Medicina-Cirurgia do 4º e 5º ano do MIM, estando a sua estrutura lectiva organizada em aulas teóricas e teórico-práticas.

 

Objetivos

Consciencializar os futuros médicos não Especialistas em Medicina Legal, nem tão pouco Peritos Médicos, quanto às implicações dos procedimentos a observar no exercício profissional quotidiano, nomeadamente a importância fundamental da observação clínica e registo, atendendo aos (...)

Direção

 

Objetivos:

Compreensão da doença oncológica numa perspectiva integrativa, relacionando a biologia da célula cancerosa com os métodos de diagnóstico, avaliação prognóstica e actuação terapêutica. Conhecer a importância da investigação na caracterização molecular dos tumores e da interacção do (...)