Esta iniciativa constitui uma enorme mais-valia como complemento à formação dos monitores, pois permite-lhes ter um primeiro contacto com temas e conceitos da pedagogia e oferece-lhes uma valiosa orientação e preparação para uma experiência que para muitos é inédita, a de ser aluno-monitor.
Até ao ano letivo de 2018/2019, o WIP era organizado pelo Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da AEFML. Com a integração do Projeto Solvin’ It no seio da parceria AEFML-FMUL, este passou a integrar a participação dos monitores Solvin’ It (com um grau de obrigatoriedade específico), pelo que a que a organização do WIP recaiu sobre a Comissão Organizadora do Projeto Solvin’ It (COSI) e o Gabinete de Apoio ao Estudante, em colaboração com o DPEM.
Relativamente aos facilitadores, estes têm sido sugeridos pelo Departamento de Educação Médica (DEM) da FMUL, sob a forma de docentes reconhecidos pela sua formação e excelência em educação médica, bem como tem existido uma procura por formadores de outras áreas que complementem as práticas pedagógicas.
Constituem os objetivos da atividade:
- Acrescentar ferramentas pedagógicas para estudantes que frequentam Estágios de Iniciação Pedagógica e que participam no Projeto Solvin’ It;
- Sensibilizar a FMUL e a Coordenação dos Estágios de Iniciação Pedagógica para a necessidade de formação pedagógica;
- Envolver o DEM da FMUL, procurando criar formações mais adequadas para os estudantes que frequentam Estágios de Iniciação Pedagógica;
- Contribuir para a qualificação educativa de potenciais futuros docentes ou assistentes da FMUL.
Até à data já foram realizados os seguintes Workshops Teóricos:
- Como fazer uma boa Avaliação
- Como dar Feedback
- Como fazer Questões de Escolha Múltipla
- Comunicação
- Como ser um bom Monitor
- Como programar uma boa aula teórica
- Como fazer bons diapositivos
Paralelamente, foram realizados Workshops Práticos nas seguintes áreas disciplinares:
- Anatomia
- Bioquímica
- Introdução à Clínica
- Microbiologia
Mais novidades estão para breve…