O Centro Académico de Medicina de Lisboa foi criado pela Portaria n.º 1371/2009 de 27 de Outubro. O CAML é um consórcio composto pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e o Centro Hospitalar Lisboa Norte EPE, que visa promover o desenvolvimento da dimensão académica e da qualificação da prática clínica, a modernização e o desenvolvimento da investigação, da educação médica e inovação das ciências da saúde na pré e pós -graduação, bem como a racionalização dos meios humanos e materiais dos seus membros, maximizando as sinergias decorrentes da sua integração geográfica e da elevada diferenciação dos seus recursos humanos.
A Faculdade de Medicina da Universidade Lisboa foi homenageada com a atribuição de uma Medalha de Ouro por parte do Ministério da Saúde, pelas mãos do Ministro Paulo Macedo. Uma distinção que ocorreu no dia 14 de setembro de 2015, na Cerimónia de Comemoração do Dia da Faculdade. A Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro do Ministério da Saúde visa distinguir o papel da Faculdade na formação e na investigação na área da saúde.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, de forma pioneira, apresentou para o ano letivo de 2018/2019 a oferta formativa de licenciatura em Ciências da Nutrição, cujo plano de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Esta oferta formativa resulta da ação conjunta de três faculdades da Universidade de Lisboa: A Faculdade de Medicina (promotora do projeto), a Faculdade de Motricidade Humana e a Faculdade de Farmácia, instituições de referência na área das Ciências da Saúde.