Parcerias Institucionais

Ao longo dos últimos anos a FMUL procurou intensificar a comunicação e as suas relações institucionais, tanto a nível nacional como a nível internacional, com vista ao reforço da sua rede de parcerias institucionais.

Parcerias Institucionais
Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML)
aefml

Legítima representante dos estudantes e de importância reconhecida pela Direção da FMUL, pelo seu papel de interlocutor fundamental em todos os processos da nossa Escola, nas suas múltiplas atividades de carácter social, formativo, cultural e recreativo, bem como de promoção científica e clínica, a AEFML contou com o apoio da Faculdade em várias das suas iniciativas. Dada a importância do envolvimento dos estudantes ao nível da reestruturação do plano de estudos do MIM, a AEFML tem representação na Comissão de Implementação da Reforma do Ensino Clínico e na Comissão da Acompanhamento do Tronco Optativo.

Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa (AAAFML)
aaafml

A AAAFML é um importante parceiro na promoção e divulgação das iniciativas da Faculdade junto da comunidade de ex-estudantes, pelo que a Direção continuou a apoiar, logística e administrativamente, as iniciativas promovidas por esta Associação.

Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM)
aidfm

Desde a sua criação, em 1995, que a AIDFM tem tido um importante papel na vida da Faculdade, nomeadamente pela promoção de iniciativas de ligação entre as atividades da FMUL e a comunidade e no apoio que tem dado ao desenvolvimento da investigação na área da Medicina e das Ciências Biomédicas, designadamente através da gestão de projetos de investigação.

Casa de Pessoal da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (CPFMUL)
cpfmul

A CPFMUL é uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos, com estatutos próprios e com sede na própria Faculdade. Fundada a 23 de abril de 1985 e com um total de 221 associados. Tem como principais objetivos: a promoção cultural, recreativa e social dos seus associados, bem como a assistência moral, profissional e material aos seus associados e familiares. 

 

Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN)
CHLN

O CHLN é constituído pelo Hospital Santa Maria e pelo Hospital Pulido Valente, ambos hospitais universitários e instituições nucleares para o ensino da prática médica. A missão do CHLN é a prestação de cuidados de saúde na formação pré e pós graduada e treino de especialistas em diferentes áreas das Ciências da Saúde, sendo uma unidade essencial e de referência no Serviço Nacional de Saúde português.

Instituto de Medicina Molecular (iMM)
iMM

O iMM – Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes foi fundado em 2012 e é desde então considerado um dos principais institutos de investigação científica em Portugal. Privado e sem fins lucrativos, oferece um ambiente científico dinâmico e vibrante, onde o objetivo é promover a investigação biomédica básica, clínica, e de translação.

Universidade de Lisboa (UL)
logo UL

Atualmente a ULisboa é a maior Universidade de Portugal e uma das maiores da Europa, agrega 18 escolas que garantem o prestígio desta instituição. A colaboração entre a FMUL e a UL firma-se através da integração dos colégios ULisboa, que visa a cooperação de docentes e investigadores de diferentes escolas em iniciativas comuns ou transversais, bem como o seu envolvimento nas Redes Temáticas da ULisboa, cujo objetivo é promover as abordagens interdisciplinares, de transferência de conhecimento em áreas como: ensino, empreendedorismo, saúde, Tecnologia e Investigação.