Departamento de Educação Médica

O Departamento de Educação Médica (DEM) é uma unidade estrutural da FMUL que promoverá a Formação de Docentes, a Avaliação dos Processos de Ensino Aprendizagem, a Investigação em Educação Médica e o Acompanhamento do Ensino Clínico.

Tem como Desafios:

  • Globalização
  • Nova visão e responsabilidade social da Escola Médica (social accountability)
  • Abordagem científica na educação
  • Novas abordagens no ensino, aprendizagem e avaliação dos alunos
  • Necessidade de aliar prioridades em Educação com as da Saúde.

Quando e como surgimos (Despacho do Diretor)

OBJETIVOS

 1  MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM
       •  A nível dos docentes
       •  A nível dos discentes

2 PROMOVER A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MÉDICA 
       •  Criar uma cultura de investigação em EM
       •  Publicações em EM a nível nacional e internacional
       •  Criar parcerias a nível nacional/ internacional para desenvolver investigação educacional 
       •  Criar mecanismos que permitam a atualização permanente de docentes em Educação Médica
       •  Apoiar e desenvolver o GAPIC e o Dia da Investigação da Faculdade.

3  PRESTAR SERVIÇOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO À COMUNIDADE ACADÉMICA 
       •  Avaliação curricular e/ou de outros cursos específicos 
       •  Avaliação de alunos nas diferentes áreas de ensino
       •  Avaliação do ensino 
       •  Metodologia de ensino (desenvolver e avaliar novos métodos) 
       •  Criação, desenvolvimento e avaliação de laboratórios de skills 
       •  Seleção de alunos 
       •  Reforma curricular 

 4 PROJETAR E DESENVOLVER A CARREIRA DOCENTE
        •  Implementar uma “nova visão” institucional na FMUL
        •  Internacionalização e globalização
        •  Procura de excelência.

PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO / PRINCIPAIS DESAFIOS DO  DEM
        •  Globalização
        • Nova visão e responsabilidade social da Escola Médica (social accountability)
        • Abordagem científica na educação
        • Novas abordagens no ensino, aprendizagem e avaliação dos alunos
        • Necessidade de aliar prioridades em Educação com as da Saúde.

DIREÇÃO
Prof.ª Doutora Isabel Pavão Martin – Diretora do DEM
Prof. Doutor Luís Soares de Almeida – Subdiretor do DEM


COLABORADORES
Mestre António Pais de Lacerda
Dr. Válter da Fonseca
Dr. Helena Filipe
Dr. Inês Leal
Dr. Diogo Sousa
Prof.ª Ana Almeida
Prof. Miguel Barbosa
Prof.ª Helena Fonseca
Prof.ª Ana Isabel Lopes
Prof. António Vaz Carneiro
Prof. Tomaz Hansheid

2018/19

(em desenvolvimento)

2016/18

ORGANIZAÇÃO DE CONFERÊNCIAS OU OUTROS EVENTOS

  • 2º Encontro de Comunicação em Saúde: Como comunicar o risco e a inovação em saúde.Reitoria UL Novembro 18, 2016
  • 1ª Jornada de Inovação em Educação Médica. Educação Médica para o Séc. XXI. Maio 18, 2016
  • Workshop ‘Medical Education in Practice’ para Coordenadores e Regentes das Unidades Curriculares. FMUL Maio 18, 2016
  • 1ª Jornada de Inovação em Educação Médica. Educação Médica para o Séc. XXI. FMUL, Maio 18, 2016
  • Conferência BEYOND MEd Organização do Conselho Pedagógico, DEM e Associação de Estudantes, FMUL 2017 Novembro 23. Lisboa

FORMAÇÃO DE FORMADORES

Ações de Formação de curta duração para docentes e discentes da FMUL abordando os seguintes temas:

  • Entrevista Profissional: Preparação e Desempenho (Apoio Bayer);
  • Como construir um CV Profissional (Apoio Bayer);
  • Como estruturar e avaliar as Aulas Teóricas;
  • Como definir objetivos;
  • Como construir e avaliar os diapositivos;
  • Como dar feedback;
  • Como construir um workshop de sucesso;
  • O desafio da atualização em Educação Médica e pesquisa Bibliográfica;
  • Como dar Feedback;
  • Como fazer uma Revisão Sistemática em Educação em Saúde;
  • Educação e Formação em Cuidados Paliativos;

PUBLICAÇÕES

  • Pavão I. Patricio M. 2016. Avaliação estruturada das competências clínicas: Exame Clínico Objetivo e Estruturado (Objective Structured Clinical Examination – OSCE) em Manual de Pedagogia. Conselho Pedagógico. FMUL, Lisboa
  • Vaz-Carneiro A, Patrício M, 2016 Formação Médica Contínua em Portugal: Uma Nova Era?Acta med Port dec;29(12) http://dx.doi.org/10.20344/amp.8540
  • Patricio M. 2016. The ASPIRE initiative: Excellence in student engagement in the school.Educación Médica Volume 17: 3 109-114

DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NA FMUL

Apoio aos seguintes grupos de trabalho:

  • Dia do Candidato (Coordenação)
  • Semana de Introdução
  • Metodologias de ensino /Conselho Pedagógico
  • Reformulação do Ensino Clínico
  • Reformulação do Ensino Pré-Clínico
  • Apoio a discentes relativamente ao TFC trabalho Final de Curso
  • Apoio a várias áreas curriculares
  • Psiquiatria, Dermatologia, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Genética, Anatomia, Introdução à Clínica

PRESENÇAS EM REUNIÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS POR CONVITE

  • The civic and socially responsible teacher. ‘The Excellent Medical Teacher’. AMEE Conference 2017. Helsínquia, Agosto 27, 2017.
  • Using the ASPIRE Initiative. AMEE Conference 2017. Helsínquia, Agosto 27, 2017.
  • Investigação em Educação em Saúde Um ingrediente chave para um Ensino de Excelência. Congresso Internacional de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem. Porto, Julho 7, 2017.
  • Sistemas Internacionais de Acreditação Médica. VIII Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa. Brasília Maio 4-7, 2017.
  • Integração de Conteúdos de Investigação no Curriculum Académico do MIM. 1º Congresso de Investigação em Medicina das Escolas Médicas Portuguesas. Coimbra, Abril 28, 2017.
  • Opening speech of the Signing ceremony of partnerships in medical Education between the Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa and the Faculty of Health Sciences, Macau Uni­versity of Science & Technology. Macau, China, Abril 2, 2017.
  • How can present medical education ‘touch the future’? The changes we need. 36th Sino-Luso International Medical Forum in Macau, ‘Best Practice in Medical Education and Surgical Skills’. Macau, China, Abril 2, 2017.
  • How can present medical education ‘touch the future’? The changes we need. Ceremony of the 70Th Anniversary of the Saints Cyril and Methodius University of Skopje. Skopje, Macedónia, Março 16-19,
  • Welcome to AMEE. Ceremony of the 70Th Anniversary of the Saints Cyril and Methodius University of Skopje. Skopje, Macedónia, Março 16-19,
  • Excelência em Simulação nas Áreas da Saúde. Congresso da SPSim 2017 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Coimbra, Fevereiro 23,
  • Profissionalismo Docente para um Ensino de Excelência. O ingrediente chave para uma Escola Médica de sucesso. São Paulo, Brasil, Novembro 16-17,2016.
  • Não basta formar peritos e profissionais. Profissionalização e mérito acadêmico na docência em Saúde. São Paulo, Brasil, Novembro 16-17,2016.
  • Skills Lecture. The 1st International Council of Ophthalmology Residency Program Directors Course. Lisboa, Novembro 11,
  • Não basta formar peritos e profissionais. Educar para uma dimensão transformativa na FMUL. 20 Anos de Ensino na Comunidade. Faculdade de Letras da ULisboa, Novembro 3, 2016.
  • How to assess student autonomy? Bogota, Colômbia, Outubro 5-7, 2016.
  • Leadership skills in medical training: its relationship with self-regulation and autonomy.Bogotá, Colômbia, Outubro 5-7, 2016.
  • Assessment of Autonomy during the teaching and learning. ASCOFAME,Bogotá, Colômbia, Outubro 5-7, 2016.
  • ASCOFAME. Bogotá, Colômbia, Outubro 5-7, 2016.
  • Feedback on OSCE implementation. Universidad de La Sabana. Cundinamarca, Chia, Colômbia Outubro 4, 2016.
  • Desafio da Atualização em Educação Médica. UFCSPA, Porto Alegre, Brasil. Julho 1-2, 2016.
  • Investigação em Educação Médica. Acreditação das Escolas Médicas UFCSPA, Porto Alegre, Brasil. Julho 1-2, 2016.
  • Currículo e formação do profissional de saúde. UFCSPA, Porto Alegre, Brasil. Julho 1-2, 2016.
  • Desafios na Pesquisa em Educação Médica – Do principiante ao perito.FAMEMA, Marília, Brasil, Maio 12- 14, 2016.
  • Acreditação das Escolas Médicas. FAMEMA, Marília, Brasil, Maio 12- 14, 2016.
  • Aprender Medicina Hoje. FAMEMA, Marília, Brasil, Maio 12- 14, 2016.
  • Leadership in Medical Education. IX National Medical Education Congress TEGED Medical Faculty of Dokuz Eylul University. Izmir, Turquia, Março 21-23, 2016.

INICIAÇÃO DE ESTUDANTES À INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MÉDICA

TRABALHOS APRESENTADOS EM CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS

AMEE 2017 Conference. Messukeskus Helsinki Expo and Convention Centre.  Agosto 28-29. Helsínquia, Finlândia  /posters

  • Miranda M, Vaz AC, Patrício M, Barbosa M. 2017Dealing with stress and competitiveness in medical schools: Is cognitive doping a reality? *
  • Simões P, Manso N, Cabete S, Brito I, Vaz AC, Patricio M. Mind the gap between Med School curriculum and residency: Senior students’ perceptions to guide curricular changes.
  • Lucas M, Freitas C, Miranda M, Pais-de-Lacerda A, Vaz AC, Patrício M. 2017. Student’s Engagement at FMUL as a road to Excellence. Students’ and teachers views according to ASPIRE criteria.

AMEE 2016 Conference, Centre de Convenciones Internacional de Barcelona. Agosto 27-31, Barcelona, Espanha / posters

  • Lucas Manuel, Miranda Miguel, Pais-de-Lacerda António, Patricio Madalena, Vaz Carneiro António. Student Engagement at the FMUL according. ASPIRE criteria. A move to excellence driven by the students.
  • Valido T, Silva AC, Leal I, Sousa DC, Silva MO. Handling ethical issues. a challenge for medical students and for medical schools.

XXIII CONGRESO DE LA SOCIEDAD ESPANOLA DE EDUCACIÓN MÉDICA, CÁDIZ 25-27 2017 / Comunicações orais

  • Freitas C, Miranda M, Lucas M, Pais-de-Lacerda A, Vaz Carneiro A, Patricio M. Participación de los estudiantes en la FMUL como forma de Excelencia: La perspectiva de alumnos y profesores según los criterios
  • Miranda M. Dealing with stress and competitiveness in medical schools: is cognitive doping a reality?
  • Simões, P; Cabete, S; Manso, N; Brito, I; Patrício, M; Vaz-Carneiro A.Mind the gap between Med School curriculum and residency: Senior students’ perceptions to guide curricular change

TRABALHOS APRESENTADOS EM CONFERÊNCIAS NACIONAIS

BEYOND MEd Conferênciam, FMUL, Novembro 15, 2017 / Comunicações orais

  •  Freitas C, Miranda M, Lucas M, Pais-de-Lacerda A, Vaz Carneiro A, Patricio M Student Engagement at the Faculty of Medicine of the University of Lisbon (FMUL). The Road to Excellence
  • Miranda M. DOPING COGNITIVO NOS ESTUDANTES DE MEDICINA PORTUGUESES: REALIDADE OU FICÇÃO?
  • Simões, P; Cabete, S; Manso, N; Brito, I; Patrício, M; Vaz-Carneiro A. Mind the gap between Med School curriculum and residency: Senior students’ perceptions to guide curricular changes

III Dia da Pedagogia e Educação Médica da FMUL. FMUL, Novembro 23, 2016 /Poster

  • Miranda M, Lucas M, Freitas C, Pais-de-Lacerda A, Vaz Carneiro A, Patricio M. 2016. Envolvimento dos alunos na FMUL com base nos critérios ASPIRE. A procura da Excelência conduzida pelos alunos.

2º Congresso Nacional de Investigação em Educação Médica. CNIEM.Faculdade de Ciências da Saúde. Covilhã. , Novembro 19, 2016 /Comunicação Oral

  • Miranda M, Lucas M, Freitas C, Lacerda A, Carneiro A, Patrício M. 2016. O Envolvimento dos alunos na FMUL – O caminho para a excelência.

______

*O Trabalho apresentado pelo Miguel Miranda no BEYONDMEd em 2017 foi distinguido com o Prémio DEM para a melhor Comunicação Oral.

(FMUL enquanto membro institucional da AMEE)

Medical Teacher Highlights

AMEE WEBINARS

AMEE MedEdWorld

AMEE MedEdPublish

Contactos

Piso 3 – junto ao Suporte Informático – FMUL
(escadas de acesso à entrada superior da Aula Magna)
E:  44290 / 91 
M: 966 049 676

Secretariado
Carinne Pires
E:  44 082
Piso 3 –  Serviços Administrativos – FMUL