Departamento de Educação Médica

 Direção

mulher e homem sorriem

João Parracho Costa
Professor Associado
Diretor DEM

 

Ana G. Almeida
Professora Associada com Agregação
Vice-diretora

 

O Departamento de Educação Médica (DEM) é uma unidade estrutural da FMUL que tem como missão a Formação de Docentes, a Avaliação dos Processos de Ensino- Aprendizagem, a Investigação em Educação Médica e o Acompanhamento do Ensino na Faculdade a nível Pré-graduado, Pós-graduado e na Formação Continua.

O DEM tem como objetivos:

  • Garantir e melhorar os processos de ensino-aprendizagem, apoiar a inovação no planeamento do currículo, dos métodos de ensino e avaliação
  • Promover métodos de ensino baseados na evidência científica
  • assegurar critérios de excelência em educação médica
  • Alinhar as prioridades em Educação com as da Saúde.
  • Assegurar a atualização e a formação continua dos docentes, em articulação com o Conselho Pedagógico
  • Promover a avaliação da qualidade e eficácia do Ensino em articulação com a AEFML
  • Criar uma bibliografia básica para formação em Educação Médica
  • Promover a investigação em Educação Médica
  • Promover interação com outras instituições universitárias nacionais e internacionais, com criação de redes de interação no desenvolvimento de práticas e de investigação
  • Contribuir para uma “nova visão” na FMUL, com uma maior globalização/internacionalização e procura da excelência.

 

Temos como desafios:

  • Nova visão e responsabilidade social da Escola Médica (social accountability)
  • Abordagem científica na educação
  • Globalização
  • Novas abordagens no ensino, aprendizagem e avaliação dos alunos
  • Necessidade de aliar prioridades em Educação com as da Saúde.

 

História:

Organização

O DEM organiza-se em 3 unidades orgânicas e funcionais: Formação, Avaliação e Investigação. As atividades desenvolvidas por e em cada uma destas áreas pretendem dar corpo à missão do DEM e cumprir com sucesso os objetivos comuns
 

Unidades Funcionais do DEM

organigrama do departamento de educação médica

Equipa

Docentes:

Prof.ª Doutora Isabel Pavão Martins - Coordenação da área da Formação

Prof. Doutor Thomas Hanscheid - Coordenação da área da Investigação

Prof. Doutor Ricardo Fernandes - Coordenação da área da Avaliação

Prof.ª Doutora Ana Catarina Fonseca

Prof.ª Doutora Ana G. Almeida

Prof. Doutor António Pais de Lacerda

Prof. Doutor Francisco Salvado

Prof. DoutorJoão Parracho Costa 

Prof. Doutor Luís Mendes Pedro

Prof.ª Doutora Maria do Carmo-Fonseca 

Prof.ª Doutora Maria José Diógenes

Prof. Doutor Patrício Aguiar 

Prof.ª Doutora Raquel Ascensão

Dr. Ruben Tomás Martins d'Elvas Leitão 

Dr. Rui Lourenço Teixeira

Prof. Doutor Rui Tato Marinho

Prof.ª Doutora Susana Mendes Fernandes

Prof.ª Doutora Teresa Carvalho

 

Discentes:

Ana Raquel Rodrigues (Presidente da AEFML)

 

Consultores Externos:

Prof.ª Doutora Madalena Patrício (Consultora Honorária)

Prof.ª Doutora Sofia Sá

 

ecrã de simulação body interact

 

Formação em colaboração com o Centro de Simulação Avançada

O DEM, em colaboração com o Centro de Simulação que integra o Centro de Tecnologia Médica Avançada, irá promover um conjunto de ações de formação para os Docentes da FMUL, sobre a utilização do Body Interact, entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro.

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escadas de ferro em forma de molécula ADN

 

Formação em colaboração com a Biblioteca

DEM, em colaboração com a Biblioteca da FMUL, vai promover no próximo dia 7 fevereiro, entre as 12h00 e 13h00, uma ação de formação sobre a plataforma AMBOSS, uma das melhores plataformas digitais de apoio ao ensino médico, amplamente utilizada pelos Alunos da nossa Escola.

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Teses MIM

A disponibilizar em breve

 

Avaliação ensino-aprendizagem

A disponibilizar em breve

 cartaz

O Journal Club do DEM, coordenado pela Professora Catarina Fonseca e pelo Dr. Tomás d´Elvas Leitão, centra-se na apresentação e discussão de artigos em Educação Médica.

A disponibilizar brevemente

A disponibilizar brevemente

Centro de Recursos do DEM

É quase impossível para o docente das profissões da saúde manter-se atualizado na área.  Várias iniciativas foram criadas pela AMEE, the Association for Medical Education in Europe, também designada por International Association of Medical Education (www.amee.org), a maior Associação a nível mundial na área de Educação Médica, com membros em mais de 90 países nos 5 continentes. O objetivo destas iniciativas é apoiar e fornecer aos docentes e outros stakeholders fontes de informação prontamente acessíveis sobre tópicos educacionais específicos

O estatuto de Membro Institucional Premium da AMEE, foi oferecido à FMUL sem qualquer custo. É neste contexto que o DEM partilha links em Educação Médica bem como diversas iniciativas da AMEE, disponibilizadas, com o objetivo de apoiar a prática docente, nomeadamente:

  • Medical Education Associations
  • Medical Education Journals
  • Useful databases and sites
  • AMEE Initiatives:
    • AMEE Annual Conferences
    • AMEE Resource Centre
    • AMEE Guides
    • BEME Guides
    • MedEdWorld
    • MedEdPublish
    • askAMEE
    • AMEE Webinars
    • AMEE Blogs

 

teclado

Consulte as orientações sobre estes recursos que preparámos para si. Clique na imagem!

 

Links e Recursos em Educação Médica

  • O Manual de Pedagogia 
  • Swanwick T, Forrest K, O´Brien B, editors: Understanding Medical Education: Evidence, theory and practice. 3rd ed. New York: John Wiley & Sons Inc; 2019.
  • Cantillon P, Wood D, Yardley S. ABC of learning and teaching medicine. 3rd ed. New York: John Wiley & Sons Inc; 2017.
  • Harden R, Hunt D, editors. A practical guide for medical teachers. 5th ed. London: Elsevier; 2017.
  • Harden R, Laidlaw JM. Essential skills for a medical teacher: An introduction to teaching and learning in Medicine. 2th ed. London: Elsevier Health Sciences; 2016.

 

  • Martins IP, Fonseca AC, Pires L, Ferro JM. Undergraduate neurology teaching: Comparison of an inpatient versus outpatient clinical setting. Eur J Neurol. 2020 Dec 13. doi: 10.1111/ene.14677 
  • Frenk J, et al. (2010). The Lancet Report: Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet,  376(9756); 1923-1958.
  • Norcini J, Anderson B, Bollela V, Burch V, Costa MJ, Duvivier R, Galbraith R, Hays R, Kent A, Perrott V,  Roberts T. (2011). Criteria for good assessment: Consensus statement and recommendations from the Ottawa 2010 Conference. Medical Teacher, 2011; 33(3): 206–214.
  • Mulvany, M. J., Deckert, J., Gordon, D., Karle, H., Lackovic, Z., & Lindgren, S. Standards for PhD. Education in Biomedicine and Health Sciences in Europe. 2012. For ORPHEUS, Association for Medical Schools in Europe (AMSE), World Federation for Medical Education (WFME). 2012. Aarhus University Press, Aarhus, Denmark. ISBN, 978(87), 7934. 
  • A Reforma Curricular na FMUL. Relatório de Concretização do Processo de Bolonha 2008-2009. FMUL dezembro de 2009.
  • Harden, RM. (1999). AMEE Guide No. 14: Outcome-based education: An introduction to outcome-based education. Medical Teacher 21.1: 7-14.
  • Harden RM, Crosby JR, Davis MH, Friedman M. (1999). AMEE Guide No. 14: Outcome-based education:  From competency to meta-competency: a model for the specification of learning outcomes. Medical Teacher, 21(6): 546-552.
  • Holmboe ES, Sherbino J, Englander R, Snell L, Frank JR on behalf of the ICBME Collaborators. A call to action: The controversy of and rationale for competency-based medical education. Medical Teacher 2017; 39:6, 574-581.
  • M. Harden, Janet Grant, Graham Buckley, IR Hart, R. "BEME Guide No. 1: Best evidence medical education." Medical Teacher 1999: 21: 553-562.
  • High Level Group report on the new modes of learning and teaching in universities 2014. ec.europa.eu/dgs/education_culture/.../reports/modernisation-universities_en.pdf
  • Tuschling, A., & Engemann, C. (2006). From education to lifelong learning: The emerging regime of learning in the European Union. Educational philosophy and theory, 38(4), 451-469.
  • Ruiz, J. G., Mintzer, M. J., & Leipzig, R. M. The impact of e-learning in medical education. Academic medicine 2006; 81: 207-212.
  • Khogali, S. E. O., Davies, D. A., Donnan, P. T., Gray, A., Harden, R. M., McDonald, J & Yu, N. Integration of e-learning resources into a medical school curriculum. Medical teacher, 2011; 33:311-318.
  • Loewen, P., Legal, M., Gamble, A., Shah, K., Tkachuk, S., & Zed, P. Learner: preceptor ratios for practice‐based learning across health disciplines: a systematic review. Medical education, 2017; 51: 146-157.
  • Evans, N. R., Warne, B., & Wood, D. F. Developing a pragmatic medical curriculum for the 21st century. Medical Education, 50(12), 1192-1194.
  • http://www.gmc-uk.org/education/undergraduate/undergraduate_policy.asp
  • Association of American Medical Colleges Liaison Committee on Medical Education (2011). Functions and Structure of a Medical School. Standards for Accreditation of Medical Education Programs Leading to the Md degree (umsc.org.uic.edu/documents/LCME_standards.pdf). Tomorrow's doctors. General Medical Council. Education Committee
  • Word Federation of Medical education (2012). WFME global standards for quality improvement (http://www.wfme.org/standards).
  • Van Zanten, M., Norcini, J. J., Boulet, J. R., & Simon, F. (2008). Overview of accreditation of undergraduate medical education programmes worldwide. Medical education, 2008; 42: 930-937.

 

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O nosso gabinete está situado, no Edifício Central do Hospital de Santa Maria, piso 6 elevador 8 e 16.

 

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Secretariado por Ana Tavares
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