Conselho Científico

O Conselho Científico é o órgão de gestão científica e cultural da FMUL que assegura a representação dos Docentes e Investigadores da FMUL. Reúne, ordinariamente, pelo menos uma vez por mês e, extraordinariamente, a convocação do Presidente, por sua iniciativa ou de um terço dos seus membros.

O mandato dos membros do Conselho Científico é de quatro (4) anos.

1 — Compete ao Conselho Científico:
a) Eleger o seu Presidente entre os professores catedráticos em regime de tempo integral, e elaborar o seu regimento;
b) Elaborar o plano de todas as atividades científicas e culturais da FMUL;
c) Pronunciar -se sobre a criação, alteração, extinção de ciclos de estudos e aprovar os respetivos planos de estudo;
d) Organizar e deliberar sobre a distribuição do serviço docente, para homologação pelo Diretor;
e) Deliberar sobre equivalências de disciplinas e graus académicos, nos termos da lei;
f) Impulsionar, orientar e coordenar as atividades de investigação científica no âmbito da FMUL;
g) Propor ou pronunciar -se sobre a concessão de títulos ou distinções honoríficas, designadamente sobre a concessão do grau de Doutor Honoris Causa em Medicina pela Universidade de Lisboa;
h) Propor ou pronunciar -se sobre a instituição de prémios escolares;
i) Promover a realização de cursos não conferentes de grau;
j) Propor ou pronunciar -se sobre a realização de acordos e de parcerias nacionais ou internacionais;
k) Propor a criação de Unidades Estruturais, Áreas Pedagógicas, Centros de Estudos ou de outras unidades que se mostrem convenientes para o desenvolvimento do ensino ou da investigação realizada na FMUL, bem como aprovar a sua orgânica, funcionamento e articulação com as restantes estruturas da Faculdade, de modo a assegurar o seu desenvolvimento harmónico;
l) Propor a nomeação dos Diretores das Unidades Estruturais e Coordenadores de Áreas Pedagógicas;
m) Deliberar sobre a organização e conteúdo dos planos de estudo, ouvido o Conselho Pedagógico;
n) Nomear os regentes das cadeiras por períodos de três anos, tendo como base os seus relatórios periódicos, e propor, para homologação pelo Diretor, a distribuição de serviço docente;
o) Emitir parecer sobre a atribuição do estatuto reforçado de estabilidade no emprego aos professores catedráticos e associados, nos termos da legislação e regulamentos em vigor;
p) Propor alterações ao mapa de pessoal docente e investigador, quer em matéria de número de lugares, quer de áreas científicas;
q) Exercer as demais competências que lhe sejam conferidas pela lei, pelos Estatutos ou pelos regulamentos da Universidade.

2 — Relativamente a provas académicas e pessoal docente e de investigação, compete ao Conselho Científico:
a) Designar os orientadores das dissertações de mestrado e de teses de doutoramento;
b) Propor a constituição dos júris de mestrado;
c) Propor a constituição dos júris de doutoramento e das provas para obtenção do título de agregado;
d) Praticar os outros atos previstos na lei relativos à carreira docente e de investigação e ao recrutamento de pessoal docente e de investigação, incluindo a proposta de composição de júris de provas e concursos académicos.

(extrato dos Estatutos)

MANDATO 2022 – 2026

Atribuição da classificação final e outras normas regulamentares de doutoramento da FMUL (Reuniões de 20 de dezembro de 2022 e 17 de janeiro de 2023) Deliberação n.º429/2023, em Diário da República, 2.ª série, de 20 de abril (abrir)

MANDATO 2018 – 2022

Comissão de Acompanhamento das Unidades do Núcleo Curricular Optativo do MIM (reunião de 21 de maio de 2019)
Criação e constituição da Comissão de Acompanhamento das Unidades do Núcleo Curricular Optativo do Mestrado Integrado em Medicina, composta pelos seguintes membros: Prof.ª Doutora Maria do Carmo-Fonseca (Coordenadora), Prof.ª Doutora Isabel Pavão Martins, Prof. Doutor Joaquim Ferreira, Prof.ª Doutora Madalena Patrício, Prof.ª Doutora Helena Fonseca, Prof. Doutor João Eurico da Fonseca, Aluno João Afonso e Aluno José Rodrigues.

Comissão para a Avaliação do Ensino Pós-Graduado (reunião de 19 de março de 2019)
Constituição de uma Comissão para a Avaliação do Ensino Pós-Graduado (Cursos não conducentes a grau académico e Mestrados), tendo para tal sido indicados os Senhores Professores Doutores João Eurico Cortez Cabral da Fonseca (Coordenador, na qualidade de Vice-Presidente do CC); José Manuel Morão Cabral Ferro; António Cândido Vaz Carneiro; Luís Ricardo Simões da Silva Graça e Catarina Ferreira Murinello de Sousa Guerreiro Fragoso Mendes.

Distribuição de Serviço Docente (reunião de 19 de fevereiro de 2019)
O Conselho Científico apreciou favoravelmente a ficha de distribuição de serviço docente, que deverá ser devidamente preenchida e entregue em anexo a futuras propostas de contratação/recondução de docentes. O procedimento possibilita o Conselho Científico de avaliar a atividade a desenvolver por quem está a ser proposto, bem como o contexto onde a atividade se desenvolverá, ou seja, a carga letiva e científica e correspondente corpo docente já associado à Unidade Estrutural que faz a proposta, e sobre tal pronunciar-se. A ficha deve ser acompanhada do relatório de atividades do ano transato da Unidade Estrutural que propõe a contratação.
Ficha .pdf | .xlsx

Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML (reunião de 16 de outubro de 2018)
Alteração da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML, passando esta a ter a seguinte composição: Prof. Doutor Rui Victorino (Coordenador), Prof. Doutor J. Eurico da Fonseca, Prof. Doutor Alexandre Mendonça, Prof.ª Doutora Ana Espada de Sousa, Prof. Doutor João Ferreira e Prof. Doutor Mário Ramirez.

MANDATO 2015 – 2018

Recomendações relativas à apreciação dos candidatos a provas de Habilitação para o exercício de funções de coordenação científica na FMUL (reunião de 20 de Fevereiro de 2018) (abrir)

Critérios de aprovação em Mérito Absoluto para recrutamento de Docentes e Investigadores na FMUL
(reunião de 21 de Março de 2017) (abrir)

Recomendações relativas à apreciação de Candidatos a provas de Agregação na FMUL
(reunião de 20 de Setembro de 2016)
O título académico de agregado visa atestar, num determinado ramo do conhecimento ou sua especialidade, a qualidade do currículo académico, profissional, científico e pedagógico, a capacidade de investigação e a aptidão para dirigir e realizar trabalho científico independente. (extracto do Decreto-Lei 239/2007, de 19 de Junho) (abrir)

Novo Coordenador do Mestrado em Psicopatologia
(reunião de 20 de Setembro de 2016)
Nomeação do Professor António José Feliciano Barbosa para a coordenação do Mestrado em Psicopatologia.

Novo Coordenador do Mestrado em Doenças Metabólicas e do Comportamento Alimentar
(reunião de 20 de Setembro de 2016)
Nomeação do Professor Manuel Diamantino Pires Bicho para a coordenação do Mestrado em Doenças Metabólicas e do Comportamento Alimentar.

Centros de lnovação e Empreendedorismo na FMUL
(reunião de 16 de Fevereiro de 2016)
Documento no qual se salienta a importância de inventariar as necessidades, promover a transferência de tecnologia, regulamentar a propriedade intelectual na FMUL e criação de um Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo para apoio e incentivo à inovação e transferência de tecnologia. (abrir)

Deliberação sobre a realização de provas académicas em regime de confidencialidade
(reunião de 19 de Janeiro de 2016)
Regras relativas à aplicação do regime de confidencialidade nos processos de mestrado e doutoramento e respectivas provas públicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa a aplicar nas situações em que, pela sua natureza ou por serem desenvolvidos em colaboração com entidades empresariais, seja necessário garantir alguma confidencialidade nos documentos produzidos e nas provas públicas. (abrir)

Regulamento para o Núcleo Curricular Optativo do MIM – Mestrado Integrado em Medicina da FMUL
(reunião de 19 de Janeiro de 2016)
Elaborado por um grupo de trabalho em sede de Conselho Científico, a proposta regulamenta e optimiza o funcionamento da oferta formativa do Núcleo Curricular Optativo do Mestrado Integrado em Medicina da FMUL.

Novo Coordenador do Mestrado em Ciências em Medicina Legal e Ciências Forenses
(reunião de 17 de Novembro de 2015)
Nomeação do Professor António Gonçalves Ferreira para a coordenação do Mestrado em Ciências em Medicina Legal e Ciências Forenses.

Composição da Comissão Científica do Programa Doutoral do CAML – Centro Académico de Medicina de Lisboa
(reunião de 22 de Setembro de 2015)
Nomeação dos 6 membros que integram a Comissão Cientifica do Programa Doutoral do CAML, a saber: Professores Doutores Rui Victorino (Coordenador), João Ferreira, José Luís Ducla Soares, Alexandre Mendonça, Ana Espada de Sousa e Mário Ramirez.

Composição da Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Mestrados da FMUL
(reunião de 22 de Setembro de 2015)
Criação de comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Mestrados da FMUL e com a seguinte composição: Professores Doutores António Vaz Carneiro (Coordenador), Paulo Costa e Luís Silva Graça.

Composição da Comissão de Equivalência ao MIM – Mestrado Integrado em Medicina da FMUL
(reunião de 22 de Setembro de 2015)
Proposta da nomeação dos Professores Doutores Paulo Costa (presidente), Manuel Barbosa (vogal) e Fernando do Vale (vogal), dando lugar a subsequente nomeação pelo Director da FMUL, pelo Despacho 49-2015.

grupo de pessoas sorri

 

Presidente: Prof.ª Doutora Helena Maria Ramos Marques Coelho Cortez Pinto

 

Docentes e Investigadores Efetivos:

Prof. Doutor José Augusto Gamito Melo Cristino

Prof. Doutor Mamede Alves de Carvalho 

Prof.ª Doutora Ana Isabel Gouveia Costa da Fonseca Lopes 

Prof. Doutor Luís Ricardo Simões da Silva Graça 

Prof. Doutor João Mascarenhas Forjaz de Lacerda

Prof.ª Doutora Ana Maria Ferreira de Sousa Sebastião 

Prof. Doutor Bruno Miguel de Carvalho e Silva Santos

Prof.ª Doutora Maria Isabel Segurado Pavão Martins Catarino Petiz 

Prof.ª Doutora Maria Isabel Silvério da Fonseca Soares 

Prof. Doutor Alexandre Valério de Mendonça

Prof. Doutor Paulo Sérgio de Matos Figueira da Costa 

Prof.ª Doutora Ana Cristina Gomes Espada de Sousa 

Prof. Doutor Luís Alberto da Cunha Mendes Pedro 

Prof.ª Doutora Catarina Ferreira Murinello de Sousa Guerreiro Fragoso Mendes 

Prof. Doutor Miguel Augusto Rico Botas Castanho 

Prof. Doutor Mário Nuno Ramos d’ Almeida Ramirez 

Prof.ª Doutora Maria José de Oliveira Diógenes Nogueira 

Prof. Doutor António Diogo de Albuquerque Almeida Leite Telles Correia

Prof.ª Doutora Ana Maria Ferreira das Neves de Abreu

Prof.ª Doutora Maria Manuel Dias da Mota

Prof.ª Doutora Luísa Maria Vaqueiro Lopes

Os representantes designados pelas unidades de investigação são:

Representante das Unidades de Investigação da Faculdade: Prof.ª Doutora Ana Maria Ferreira das Neves de Abreu

Representantes das Unidades de Investigação do iMM: Prof.ª Doutora Maria Manuel Dias da Mota e Prof.ª Doutora Luísa Maria Vaqueiro Lopes 

 

 

Equipa

mulher sorri

 

 

Presidente
Professora Doutora Helena Cortez-Pinto
MD, PhD
Professora Catedrática de Gastrenterologia
Diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia da FMUL
Diretora do Laboratório de Nutrição da FMUL

 

homem sorri

 

 

Vice-Presidente

Professor Doutor Luís Mendes Pedro
MD, PhD
Professor Catedrático de Cirurgia Vascular
Diretor da Clínica Universitária de Cirurgia Vascular da FMUL

 

homem sorri

 

 

Vice-Presidente

Professor Doutor Mário Ramirez
PhD
Professor Associado (com Agregação) de Microbiologia

 

 

Contactos

Hospital de Santa Maria, piso 3 (elevadores 8, 16)

Telefone
217 985 113

Secretariado:

Ana Salgueiro
Extensão: 44 004