Institutos
O Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina de Lisboa tem como missão o ensino e a investigação em Anatomia Fundamental e de Translação, em especial na área das Neurociências, da Estomatologia do crescimento e desenvolvimento orofacial e Anatomia Clínica, transversal a todas as áreas da Medicina.
O IAP é responsável pelo tempo lectivo do Módulo IV.I (Biopatologia) e por aulas teóricas, teórico-práticas e seminários nas disciplinas de Gastroenterologia, Cirurgias I e II e História da Medicina. É também responsável pela prática clínica tutorial de Anatomia Patológica, que decorre no IPOFG-Lisboa.Desenvolve actividade de investigação científica na área da Anatomia Patológica.
IAP
O Instituto de Biologia Molecular foi criado a 7 de Setembro de 2004, pela subdivisão do Instituto de Histologia e Embriologia em duas unidades distintas (Biologia Molecular e Histologia e Biologia do Desenvolvimento), reflectindo o desenvolvimento e importância desta área científica no ensino básico e pós-graduado e na investigação científica desenvolvida na Faculdade de Medicina de Lisboa.
IBM
O objectivo principal do Instituto de Bioquímica é contribuir positivamente e activamente para a missão da FMUL de atingir um ensino e investigação de excelência. Neste sentido, o Instituto de Bioquímica ministra um ensino de Bioquímica Médica modernizado nos seus conteúdos e didática, na fronteira do saber.
Direção
O Instituto de Farmacologia e Neurociências pretende contribuir para consolidar um ensino de excelência alicerçado em actividade de investigação científica continuada e de reconhecido prestígio internacional. A junção, numa única Unidade Orgânica, de docentes e investigadores com capacidade de intervenção em Farmacologia e em Neurociências é frutuosa.
IFN
O Instituto de Fisiologia objectiva o ensino moderno, teórico e prático, a nível pré e pós-graduado, que incorpore métodos avançados, para a preparação dos estudantes e dá particular atenção à integração do ensino desta área disciplinar com as restantes. A par desta acção, e por ser dela indissociável, promovemos a investigação em várias áreas próprias da fisiologia (...)
O Instituto de Histologia e Biologia do Desenvolvimento oferece um ensino pré-graduado de grande qualidade, perseguindo os novos conceitos da biologia tecidual, de órgãos e sistemas. Desenvolve programas multidisciplinares de investigação em biologia tecidual e do desenvolvimento em áreas fundamentais e de aplicação clínica, e disponibiliza tecnologia avançada de análise tecidual, molecular e morfológica a toda a comunidade científica, através do Laboratório de Morfologia Tecidual.
IHBD

Objetivos

Atividade Pedagógica:

  • Disciplina de Medicina Nuclear (3º ano do Mestrado Integrado em Medicina)
  • Física das Radiações (4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica – Instituto Superior Técnico/Faculdade de Medicina da ULisboa)
  • Mestrado de Proteção e Segurança Radiológica (...)
IMN
O Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública (IMP&SP) é uma unidade estrutural da Faculdade de Medicina de Lisboa com a missão de apoiar e desenvolver o ensino pré e pós- graduado, a investigação e a prestação de serviços à comunidade, quer no âmbito de promoção de saúde, quer na prevenção da doença.
IMP&SP
O Instituto de Microbiologia dedica-se ao estudo  da  dinâmica  de  populações  de  bactérias  patogénicas  e  de  como estas  respondem  a  forças  selectivas  como  antibióticos,  vacinas  e  diversidade  de  hospedeiros.
O Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) é uma Unidade Estrutural da Faculdade de Medicina, bem como uma Unidade de Investigação da FCT, que se dedica ao estudo do ambiente nas suas várias vertentes.
ISAMB
O ensino de Introdução à Clínica constitui a principal atividade do Instituto de Semiótica Clínica e teve um componente pioneiro que foi a introdução do Laboratório de Aprendizagem Clínica (LAC) com recurso a modelos e simuladores sobre as diferentes etapas dum exame clínico completo.