Mentoring

O Projeto Mentoring iniciou-se numa parceria desenvolvida entre o Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), estando desde 2022/2023 totalmente integrado no Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE).

Este projeto tem como visão principal a integração profícua dos novos estudantes da FMUL no ambiente académico e social, através de um acompanhamento psicopedagógico, minorando possíveis dificuldades de adaptação decorrentes da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.

Este projeto é uma ferramenta que pretende aproximar os novos estudantes da FMUL – Mentorandos – de estudantes de anos curriculares mais avançados da FMUL – Mentores – sendo baseado numa estrutura de mentoria por pares.

Os estudantes de anos curriculares mais avançados, os Mentores, que conhecem a FMUL, o seu funcionamento e as suas exigências, podem partilhar as suas experiências com os Mentorandos que chegam à Universidade invadidos por dúvidas e preocupações, perante um ambiente desconhecido.

O Projeto Mentoring foi ainda publicado na Acta Médica Portuguesa – Student.

 

Missão

O Projeto Mentoring tem como missão:

  • Promover a integração, adaptação e o sucesso académico dos estudantes na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior e ao longo do seu percurso na FMUL;
  • Complementar os mecanismos de integração e de acompanhamento já existentes e promover uma cultura de bem-estar e de sucesso académico, pessoal e social;
  • Apostar na formação e desenvolvimento de competências transversais, através de palestras, workshops, e outras sessões;
  • Potencializar o networking entre os participantes e promover o envolvimento dos novos estudantes nas diversas oportunidades (académicas, culturais, desportivas, de mobilidade, entre muitas outras) proporcionadas pela vida universitária.

 

Objetivos

O Projeto Mentoring tem como principais objetivos:

  • Proporcionar um conhecimento sobre o funcionamento da FMUL,  seus valores e princípios, exigências de formação e dificuldades;
  • Prestar apoio personalizado ao estudante que transita para o ensino superior, apoiando a sua integração e percurso académico;
  • Contribuir para a inclusão socio-académica do estudante;
  • Promover as relações interpessoais, num contexto informal de aprendizagem entre pares, contribuindo para um melhor desempenho e rentabilização do processo de ensino-aprendizagem do estudante;
  • Promover o desenvolvimento de competências transversais, num espírito de partilha de competências e saberes, de solidariedade e de cooperação.

 

Mentoring em Números

infografia Mentoring 2023/2024
* Clica na imagem para fazer zoom

 

Atividades Mentoring

O Projeto Mentoring desenvolve, ao longo de todo o ano letivo, atividades diversas, nomeadamente:

  1. Sessões de esclarecimento do projeto, de frequência obrigatória para mentores inscritos pela primeira vez, nas quais são explanados os principais objetivos do projeto, os direitos e deveres dos Mentores e Mentorandos e as várias atividades desenvolvidas no âmbito do mesmo;
  2. Workshops, dirigidos a todos os estudantes da FMUL e ministrados a um público não superior a 30 pessoas, que visam munir todos os seus participantes de um conjunto de competências transversais ao seu percurso académico, essenciais ao seu exercício profissional futuro;
  3. Atividades lúdicas, normalmente ao ar livre, dirigidas a todos os participantes inscritos no projeto, que visam fomentar uma boa relação entre Mentores e Mentorandos e estimular a comunicação entre ambos;
  4. Atividades de voluntariado, dirigidas a parelhas mentor-mentorando, que visam sensibilizar para a necessidade de fazer a diferença em várias vertentes da atualidade, bem como dinamizar encontros regulares entre ambos;
  5. Palestras e outras sessões.

 

O Projeto

 

Testemunhos

​​​​​​

​​​​​​

 

Atendimento Mentoring

No “Atendimento Mentoring” os estudantes poderão esclarecer quaisquer dúvidas, não só relacionadas com o Projeto, como também sobre qualquer assunto relacionado com a integração na FMUL.

 

Perguntas Frequentes

O Projeto Mentoring surgiu de uma parceria entre o Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), estando, desde 2022/2023, integrado no Núcleode Apoio ao Estudante (GAE).

 

Este projeto tem como visão principal a integração profícua dos novos estudantes da FMUL no ambiente académico e social, através de um acompanhamento psicopedagógico, minorando possíveis dificuldades de adaptação decorrentes da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.

 

Este projeto é uma ferramenta que pretende aproximar os novos estudantes da FMUL (Mentorandos) de colegas de outros anos curriculares (Mentores), sendo baseado numa estrutura de mentoria por pares.

 

Estes estudantes de anos curriculares mais avançados (Mentores), que conhecem a FMUL, o seu funcionamento e as suas exigências, podem partilhar as suas experiências com os novos alunos que chegam à Universidade invadidos por dúvidas e preocupações, perante um ambiente desconhecido.

Não, o Mentoring não está associado à praxe e a participação num não condiciona a participação no outro.

O BMT é a formação obrigatória que a Comissão Organizadora do Projeto Mentoring (CO-MENT) e o Núcleode Apoio ao Estudante (NAE) planeiam de modo que todos os mentores tenham ferramentas adequadas para ajudar na integração do novo estudante FMUL, contribuindo para a sinergia entre Mentores, conforme a Missão e os Objetivos do Projeto Mentoring. Inclui ainda Sessões de Esclarecimento do Projeto Mentoring, que são uma alternativa à participação nas formações, que também conferem garantia de participação no Projeto.

 

O BMT tem a validade de 2 anos (o ano em que realizas a formação e /ou sessão de esclarecimentos e mais 1).

Apenas a participação em formações específicas confere um certificado, sendo que as sessões de esclarecimento não se incluem em atividades formativas, pelo que não conferem certificado.

Mais informamos que a requisição de qualquer declaração e/ou certificado relativos à participação em algumas das nossas formações deverá ser submetida com, pelo menos, 7 dias úteis de antecedência.

O Kit de Sobrevivência é um documento que pretende complementar o trabalho dos mentores e as informações por eles fornecidas. Neste, são aconselhados os melhores materiais de estudo para cada unidade curricular, havendo o cuidado de separar estes mesmos materiais por categorias, dos mais completos aos mais simplificados.

Este é-te enviado por email no momento de emparelhamento com o teu Mentor.

É o ponto de partida para o desenvolvimento duma boa relação Mentor-Mentorando. Pretende fomentar a convivência, contribuindo para prevenir e combater o isolamento do Mentorando. Além de promover a Relação Mentor-Mentorando pretende, ainda, de ajudar os novos estudantes a conhecerem os seus novos colegas e outros Mentores.

Por considerarmos que o grande objetivo do Projeto Mentoring inclui todo e qualquer novo estudante que ingressa na FMUL, também poderás participar no projeto. Para isso, basta enviares um email para mentoringfmul@medicina.ulisboa.pt a   expressar o teu interesse em que te seja atribuído um Mentor.

Os workshops de Soft Skills são dirigidos a todos os estudantes da FMUL e têm como principal objetivo capacitar os estudantes em diferentes competências transversais que incluem aspetos importantes para o seu percurso académico, essenciais ao seu exercício profissional futuro, e também visam o seu desenvolvimento pessoal e social.

O Embaixador FMUL é uma iniciativa organizada pelo Projeto Mentoring, em coordenação com o GAE e, que tem como objetivo fazer com que os estudantes Embaixadores regressem às suas escolas Básicas e/ou Secundárias para demonstrar a realidade académica da FMUL.

Visa ainda o esclarecimento de dúvidas aos alunos alvo (ensino secundário), bem como, o auxílio na decisão de candidatura, ou fornecer uma imagem do que é o ingresso no ensino superior a alunos do ensino básico.

Podes enviar um email para mentoringfmul@medicina.ulisboa.pt ou marcar uma hora no horário de atendimento presencial.

Notícias Mentoring

Grupo Moving In

Dia dos Deslocado

 

 Alerta mentores 24/25

Queres acolher e acompanhar os novos estudantes da FMUL?

Queres partilhar dicas e segredos que gostavas de ter sabido desde o 1º dia?

 

Junta-te a nós e torna-te MENTOR! Sabe mais AQUI.

 

10 anos de Projeto Mentoring

O Projeto Mentoring celebra este ano o seu 10.º aniversário!

 

Projeto Mentoring - Uma década a fazer a diferença na vida dos estudantes

Candidaturas CO-MENT 2024/2025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Junta-te às Equipas das Comissões Organizadoras dos Projetos do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) – projetos feitos de estudantes para estudantes.

 

Candidaturas às Bolsas de Coordenação de Projetos do GAE - alargamento do prazo

 

bolsa coordenação Mentoring 24/25

 

 

 

 

 

 

Abertura de Inscrições  para as Bolsas de Coordenação de Projetos | Apoio ao Estudante 

Queres ter um mentor para te guiar na tua chegada à FMUL? Então inscreve-te!

 

Queres ajudar os novos colegas a adaptarem-se à FMUL? Podes inscrever-te aqui.

 

Comissões Organizadoras 2023/2024 | Prolongamento do prazo de inscrição

Comissão Organizadora Projeto Mentoring 2023/2024 Inscrições Abertas

Vai começar um novo ano e já decidiste que queres ter um papel mais ativo na nossa faculdade?

Que tal fazeres parte de uma equipa que é fundamental na adaptação, inclusão e união dos novos estudantes?

 

Inscreve-te na Comissão Organizadora (CO-MENT) do Projeto Mentoring até 11 de agosto através do preenchimento do formulário e ajuda-nos a melhorar esta X Edição do Projeto Mentoring!

 

Candidaturas às Bolsas de Coordenação de Projetos do GAE