Mensagem do Diretor

Fausto J. Pinto


Diretor da FMUL


A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) é uma Escola centenária, integrada na Universidade de Lisboa e cuja excelência e prestígio são reconhecidos a nível nacional e internacional, tendo sido distinguida em 2015 com a medalha de Serviços Distintos “Grau Ouro” do Ministério da Saúde.

Promotora de um currículo académico centrado no estudante, na sua capacidade de auto-aprendizagem e na responsabilização individual, como elementos estruturantes para uma vida profissional de aprendizagem permanente, a FMUL aposta fortemente numa maior exposição à realidade prática da Medicina contemporânea, ambulatória e hospitalar, logo desde o início do Curso.

Inserida num Campus onde coexistem um Hospital de referência (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte) e um setor de investigação fundamental relevante (Instituto de Medicina Molecular), a Faculdade integra – juntamente com estas duas instituições – desde 2009, o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), um conceito pioneiro a nível nacional, com vantagens competitivas óbvias ao nível da organização dos centros de ensino, investigação e prática médica diferenciada.

Na FMUL estamos empenhados em promover o ensino das bases científicas da Medicina e o Desenvolvimento da dimensão humanista da Medicina e dos seus valores, fatores indispensáveis à Boa Prática e que integram a competência médica: dedicação, altruísmo, carácter, integridade moral e espírito de serviço.

As Ciências da Nutrição representam igualmente uma área fundamental e de grande atualidade. Também aqui a nossa Escola está fortemente empenhada em promover um ensino de base científica, enaltecendo os valores que defendemos: dedicação, altruísmo, carácter, integridade moral e espírito de serviço.

Escolher a FMUL é apostar numa formação sólida, exigente, de reconhecida qualidade e prestígio, sempre orientada numa perspetiva integradora do conhecimento, fatores essenciais ao desenvolvimento pessoal e académico e ao exercício profissional.

Acreditamos que com o entusiamo e empenho de todos, estudantes, investigadores, colaboradores docentes e não docentes, continuaremos a construir uma Escola que honra o passado e constrói o futuro!