Mensagem do Diretor

homem de bata branca

Escolher a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) para estudar ou trabalhar é uma aposta num projeto de inovação, internacionalização, crescimento e modernidade.

A FMUL é a maior escola médica portuguesa, sendo uma das 18 instituições de ensino superior integradas na Universidade de Lisboa, a maior Universidade portuguesa e a instituição universitária nacional melhor posicionada no Ranking internacional de Xangai.

A origem da FMUL está relacionada com a Real Escola de Cirurgia, criada em 1825 no Hospital de São José, posteriormente designada Escola Médico‑Cirúrgica de Lisboa (1836). A FMUL foi formalmente criada em 1911, inicialmente localizada no edifício do Campo de Sant’Ana e transferida, em 1956, para o edifício do Hospital de Santa Maria. As instalações foram ampliadas em 2004 (Edifício Egas Moniz) e em 2020, (Edifício Reynaldo dos Santos). A FMUL integra, em conjunto com o Instituto de Medicina Molecular-João Lobo Antunes (IMM), um instituto de investigação biomédica internacional de excelência, e com o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), o principal centro hospitalar universitário do país, o primeiro centro clínico académico criado em Portugal, o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), fundado em 2009. No campus do CAML estudam e ensinam mais de 2200 alunos e 600 docentes, em colaboração com uma equipa de gestão e administrativa de mais de 150 pessoas. 

É aqui também que investigam mais de 500 cientistas, apoiados por um staff de 150 profissionais. E em todo o campus circulam mais de 1500 médicos e 2000 enfermeiros, que gerem por ano mais de 30000 internamentos, 25000 cirurgias, 8700 tratamentos em hospitais de dia, 700000 consultas e 180000 episódios de urgência. Mais de 3000 doentes e familiares recorrem diariamente a este campus. É neste ambiente Académico e Clínico vibrante que mais de 1600 artigos científicos anuais são publicados, contribuindo para o progresso da medicina.

A FMUL tem por missão a promoção da inovação e excelência na educação pré-graduada, formação pós-graduada e investigação, para o progresso da qualidade dos cuidados médicos e a melhoria da saúde da população, em estreita colaboração com os parceiros do CAML. Com a visão de ser reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade dos profissionais que forma e pelo seu contributo para o desenvolvimento da educação e investigação médica e para a promoção da competência clínica, contribuindo para que o CAML seja considerado um dos melhores centros académicos médicos.

valores fundamentais que preconizamos na FMUL com destaque para o profissionalismo, definido neste contexto por um conjunto de atributos:  honestidade, integridade, compaixão, altruísmo, empatia, respeito pelos outros, confiabilidade, responsabilidade, compromisso com a excelência. Consideramos também que a credibilidade, independência, diversidade, inclusão, cooperação e transparência são valores que devem enquadrar as atividades da FMUL.

Como princípios de atuação consideramos que os estudantes da FMUL são educados para virem a ser profissionais pluripotenciais, competentes, solidários e comprometidos com uma prática clínica de excelência. No final do processo de ensino estarão também capacitados para colaborar em projetos de investigação e a iniciarem carreiras de investigação, assim como para exercer atividade profissional em empresas afins à área da medicina (e.g. indústria farmacêutica) ou desenvolverem percursos profissionais ligados à gestão da saúde. Os docentes da FMUL estão dedicados à excelência na educação e investigação nas suas áreas de especialização. Todos os elementos do processo educativo (equipa docente, equipa não docente, discentes e doentes) ensinam e aprendem e são agentes facilitadores da investigação.

A FMUL tem 3 pilares estratégicos fundamentais: 1) A Educação; 2) A investigação; 3) O Impacto na sociedade.

A FMUL pretende que o seu programa de educação pré e pós-graduado seja reconhecido nacional e internacionalmente pela sua excelência. A FMUL está fortemente empenhada no ensino da Medicina, Nutrição e Engenharia Biomédica (na colaboração que presta ao Instituto Superior Técnico). Em todas estas área promovemos o contacto clínico precoce, privilegiando o ensino em pequenos grupos, focados em problemas concretos, mantendo um forte cunho de formação científica. Neste contexto valorizamos muito a colaboração com os Hospitais afiliados ao ensino, com destaque para o CHULN.

O ensino pós-graduado tem como eixo principal o programa doutoral do CAML, mas a FMUL promove também uma ampla oferta de formação pós-graduada (associada ou não a grau académico).

A investigação floresce numa rede de grupos de investigação que se interpenetra entre as várias áreas do CAML, elevando assim a quantidade e qualidade da produção científica, com forte pendor na organização da investigação clínica.

A FMUL projeta o seu impacto na sociedade através da integração da educação, investigação e clínica, transferindo o potencial de mais valias clínicas da FMUL e do CAML para uma prática médica de excelência e para a promoção da literacia em saúde.

Estes pilares são suportados por uma equipa de gestão e administrativa em contínua valorização e diferenciação, capaz de efetuar com eficácia tarefas muito complexas, num contexto de modernização, rentabilização e otimização de todos os espaços da FMUL.

A FMUL trabalha diariamente, em conjunto com o CHULN e o IMM, para projetar o CAML como um centro académico clínico de referência internacional, um campus que ofereça aos doentes as melhores estratégias terapêuticas, num ambiente de respeito e dignidade humana, e onde estudantes pré-graduados e pós-graduados, docentes, investigadores, profissionais de saúde, gestores e administrativos encontrem um espaço de bem estar, para um desenvolvimento académico e profissional, inspirador e motivador, em harmonia com a vida familiar.

 

Professor Doutor João Eurico Cabral da Fonseca