Mentoring 2.0

Mentoring 2.0, integrado no Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), visa ser um projeto de acompanhamento, interação e discussão entre estudantes de anos curriculares mais avançados da FMUL e profissionais da área, através da promoção de diversas ações entre os quais se destacam as Job Talks, grupos de discussão que permitem fornecer um maior insight sobre temas essenciais ao desenvolvimento de uma carreira profissional.

 

Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
O emparelhamento é realizado entre estudantes dos anos clínicos (4.º a 6.º anos) e Internos do Ano Comum, Internos de Formação Específica, Médicos Especialistas ou Investigadores, sendo que cada Mentor poderá no máximo acompanhar 3 estudantes .

 

Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
O emparelhamento é realizado entre estudantes de anos curriculares mais avançados e Nutricionistas ou Investigadores na área, sendo que cada Mentor poderá no máximo acompanhar 3 estudantes .

 

Objetivos Gerais do Projeto

a) Promover a interação entre estudantes de anos curriculares mais avançados da FMUL e profissionais da área;

b) Prestar apoio personalizado aos estudantes, permitindo um maior esclarecimento de dúvidas e maior sucesso académico, sempre com uma perspetiva de futuro;

c) Permitir discussões alargadas e de elevada abrangência entre mentores e mentorandos;

d) Promover o contacto entre os Alumni, outros profissionais de saúde ou investigadores na área e a FMUL, procurando estabelecer uma sinergia para colaborações futuras;

e) Aumentar o envolvimento da FMUL relativamente ao acompanhamento de estudantes em anos curriculares mais avançados e fornecer instrumentos de preparação para a etapa subsequente da sua formação;

f) Proporcionar um espaço de partilha de experiências, de troca de ideias e de desenvolvimento de novas aptidões;

g) Desenvolver competências transversais associadas a percursos profissionais​ através de uma experiência complementar à formação académica.

 

Pode encontrar os Critérios de Seleção na área “Documentos”.

Questões Frequentes - Mentores

 

Esta é uma decisão que se deverá basear naquilo que a parelha mentor/mentorando decidir, consoante aquilo que melhor os apraz. Contudo esta é uma expectativa frequente na maioria dos mentorandos e dependerá da disponibilidade e proatividade de ambos.

 

 

Aquando da inscrição no projeto, cada mentorando tem um espaço disponível para completar com as suas expectativas, pelo que quando ocorre o primeiro encontro as mesmas devem ser discutidas. Deve ser concomitantemente perguntado, consoante a especialidade em questão, se há mais alguma coisa que os mentorandos gostariam de ver correspondido, para que assim seja mais fácil ajudá-los. Para além disso, ao longo do período de mentoria deve ser partilhado algum feedback de ambas as partes afim de que, se existir algum conflito, o mesmo seja resolvido e a experiência possa ser o mais proveitosa possível.

 

 

Caso o/a seu/sua mentorando/a não te responda, deverá contactar o projeto Mentoring através do email (mentoring2.0@medicina.ulisboa.pt ou mentoring@aefml.pt) onde expõe a situação. A Parceria do Projeto tentará posteriormente contactar o/a seu/sua mentorando/a, de forma a perceber o que se passa e ajudar na situação, incentivando e promovendo um encontro/comunicação entre ambos os envolvidos.

 

 

As visitas podem ser acordadas conforme mais conveniente para o Mentor e os seus Mentorandos, pelo que o Projeto dá total liberdade para estabelecer os objetivos, datas, entre outros relativamente à realização de visitas.

No que respeita o seguro, como estas visitas estão enquadradas num Projeto da Faculdade e numa perspetiva de ensino-aprendizagem, encontram-se cobertas pelo seguro escolar. Todavia, é necessário saber as datas em que os mentorandos realizam as referidas deslocações para notificar a seguradora. Mais se informa que o seguro não cobre visitas no contexto de Viatura de Emergência Médica - VMER.

 

Questões Frequentes – Mentorandos

 

O primeiro contacto deve ser realizado pelos mentorandos para agendar o primeiro encontro afim de ser assinado o acordo mentor-mentorando.

 

 

Cada mentor pode ter no máximo 3 mentorandos contudo cada mentorando apenas pode ter um mentor.

 

 

Ao realizar a inscrição é possível mencionar 3 especialidades consoante a ordem de preferência, sendo que aquando do match estas vão ser consideradas. Uma vez que estamos limitados ao pool de especialistas que se inscrevem no projeto, não é possível garantir a correspondência à especialidade pedida, contudo o Projecto envidará esforços nesse sentido.

 

 

Caso o/a teu/tua mentor/a não te responda, deves continuar a tentar contactá-lo durante um curto período de tempo (uma semana após o emparelhamento). Caso não obtenhas sucesso, deves contactar o Projeto Mentoring através do email (mentoring2.0@medicina.ulisboa.pt ou mentoring@aefml.pt) onde expões a situação ou pessoalmente, durante o período de atendimento do projeto nas instalações da Faculdade. A parceria tentará posteriormente contactar o/a teu/tua mentor/a, perceber o que se passa e ajudar na situação, incentivando e promovendo um encontro/comunicação entre ambos.

 

 

Caso sejas um/a aluno/a do 4ºano com mentor/a e queiras trocar de mentor/a no 5ºano, é possível. Para proceder a esta troca, basta te submeteres novamente a nova inscrição no projeto no início do ano letivo do 5.ºano, tal como fizeste no 4.ºano. Quanto mais avançado curricularmente estiveres, maior prioridade tens no sorteio da escolha da especialidade do teu mentor/a.

Caso queiras mudar a meio do ano, ficas sujeito ao leque de especialidades e mentores/as disponíveis. Para proceder a esta troca a meio do ano letivo, basta mandares um email para o projeto Mentoring (mentoring2.0@medicina.ulisboa.pt ou mentoring@aefml.pt) a expor a situação e o motivo da troca e nós entraremos em contacto contigo. A regra da prioridade também se aplica a trocas a meio do ano letivo.

 

 

Não, o Mentoring não promove estágios extracurriculares. Apenas visitas, reuniões e observações em contexto de trabalho.

 

Contactos

Instituto de Medicina Preventiva (ao lado do Edifício Egas Moniz), Sala 71

Telefone
+351 217 985 149
47 066 (Extensão Interna)

 

  
 

Horário de Atendimento

2ª    09h00 - 10h30 
4ª    18h00 - 19h00