Apoios para a Investigação

A Faculdade de Medicina promove a investigação desde os primeiros anos da formação em Medicina.

Ao constituirmos e integrarmos o Centro Académico de Medicina de Lisboa, (CAML), proporcionamos, com as duas instituições parceiras – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, uma crescente participação em projetos de investigação nacionais e internacionais com resultados de excelência.

Temos iniciativas próprias e direcionadas, para que a vivência da ciência e a experiência da investigação façam parte integrante da trajetória académica dos nossos estudantes.

Iniciativas financiadas de apoio à investigação:

. Programa “Educação pela Ciência” / Bolsas CHULN/FMUL

Estimular a prática da investigação científica junto dos alunos da pré-graduação, permitindo que participem diretamente no delineamento e execução de projetos de investigação, integrando uma equipa de uma unidade de investigação da FMUL, do iMM-JLA ou do HSM, sob orientação de um tutor.

. Prémio GAPIC David-Ferreira

Distinguir os melhores Trabalhos Finais / Teses do Mestrado Integrado em Medicina, estimulando a prática da investigação científica pelos estudantes em fase pré-graduada.

. Bolsas para Jovens Médicos

Financiar projetos na área da saúde, com o objetivo de apoiar os médicos em fases precoces das suas carreiras e incentivar o envolvimento futuro em atividades de investigação.

Outras atividades de apoio à investigação:

. Find the Investigator you are looking for

Fomentar e estreitar o contacto entre os estudantes e os investigadores, e entre investigadores.

. Cursos de Apoio à Investigação

Capacitar e colmatar algumas dificuldades sentidas, tanto por alunos como por médicos internos, fornecendo conhecimentos e ferramentas úteis para o desenvolvimento dos seus trabalhos académicos e científicos.

Temos, nos últimos anos, estabelecido protocolos e acordos nacionais e internacionais que, entre outros valiosos intercâmbios, permitem uma constante partilha de conhecimento. E participamos, através dos nossos docentes, na atribuição de Prémios e Bolsas que distinguem o que de melhor se faz na investigação básica e clínica, a nível nacional.