Apoios para a Investigação

A Faculdade de Medicina promove a investigação desde os primeiros anos da formação em Medicina.

Ao constituirmos e integrarmos o Centro Académico de Medicina de Lisboa, (CAML), proporcionamos, com as duas instituições parceiras – Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULS Santa Maria) e Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM), uma crescente participação em projetos de investigação nacionais e internacionais com resultados de excelência.

Temos iniciativas próprias e direcionadas, sob a coordenação do GAPIC (Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação), para que a vivência da ciência e a experiência da investigação façam parte integrante da trajetória académica dos nossos estudantes

 

Iniciativas financiadas de apoio à investigação:

educação pela ciência

Estimular a prática da investigação científica junto dos alunos da pré-graduação, permitindo que participem diretamente no delineamento e execução de projetos de investigação, integrando uma equipa de uma unidade de investigação da FMUL, do GIMM ou da ULS Santa Maria, sob orientação de um tutor.

 

prémio GAPIC David Ferreira

Distinguir os melhores Trabalhos Finais / Teses do Mestrado Integrado em Medicina, estimulando a prática da investigação científica pelos estudantes em fase pré-graduada.

 

​​​​​​investigação para jovens médicos

Financiar projetos na área da saúde, com o objetivo de apoiar os médicos em fases precoces das suas carreiras e incentivar o envolvimento futuro em atividades de investigação.

 

 

Outras atividades de apoio à investigação:

Fomentar e estreitar o contacto entre os estudantes e os investigadores, e entre investigadores.

Capacitar e colmatar algumas dificuldades sentidas, tanto por alunos como por médicos internos, fornecendo conhecimentos e ferramentas úteis para o desenvolvimento dos seus trabalhos académicos e científicos.

Temos, nos últimos anos, estabelecido protocolos e acordos nacionais e internacionais que, entre outros valiosos intercâmbios, permitem uma constante partilha de conhecimento. E participamos, através dos nossos docentes, na atribuição de Prémios e Bolsas que distinguem o que de melhor se faz na investigação básica e clínica, a nível nacional.