Moving in - Grupo de Estudantes Deslocados
Apoiando a adaptação ao Ensino Superior

 

A entrada no ensino superior constitui um desafio para todos os estudantes.

Estudantes deslocados veem acrescidos os desafios nesta adaptação ao ensino superior.

Criar e reforçar redes de suporte que facilitem esta adaptação é, por isso, fundamental.

Ilustração

GRUPO PSICOEDUCATIVO PARA ESTUDANTES DESLOCADOS:


O porquê da sua criação e os seus objetivos

O Espaço S, enquanto serviço do Gabinete de Apoio ao Estudante da FMUL orientado para o bem-estar psicológico dos alunos e respetiva promoção, tem constatado que uma grande parte dos estudantes que recorrem às consultas de psicologia são estudantes deslocados, isto é, estudantes que deixaram de residir com os seus pais na casa de família e, normalmente, a centenas de quilómetros de distância das suas casas, das suas ligações familiares e da sua rede social.

Alguns estudantes que enfrentam desafios desde o momento em que começam o seu primeiro ano, só recorrem a ajuda vários semestres depois, muitas vezes em situações que podiam ter sido evitadas se a ajuda tivesse chegado mais cedo, se algumas das dificuldades e desafios tivessem sido antecipados, se os estudantes que perderam recursos por se afastarem do seu contexto familiar e/ou cultural tivessem encontrado alternativas no novo contexto onde chegaram.

Procurando dar uma resposta preventiva a estas situações, o Espaço S propõe-se a criar um grupo que incorpore uma abordagem psicoeducativa de promoção de competências, de apoio entre pares e de grupo terapêutico, tendo sido dinamizado um grupo-piloto no ano letivo 2021/2022.

O objetivo geral deste grupo de estudantes deslocados é prestar apoio às dificuldades específicas dos estudantes deslocados na adaptação à vida fora de casa dos pais e do novo contexto académico. Paralelamente, o grupo pretende constituir um espaço que estimule a interação espontânea entre os participantes, sem julgamentos e que promova a socialização e o relacionamento dos mesmos, dentro e fora do grupo.

O grupo terá, de forma geral, três fases distintas:

Infografia

No ano letivo de 2022/2023, o Espaço S irá dinamizar dois grupos: um pretende ser um grupo de continuidade, com os elementos que participaram no ano anterior, outro será um grupo para novos elementos, preferencialmente do 1º e do 2º ano dos cursos de medicina e nutrição.

Sabe mais sobre as sessões do grupo do ano letivo passado, aqui.

Queres saber mais sobre este grupo?

ESPREITA EM SEGUIDA…

 

Este grupo é para ti se...

ÉS ESTUDANTE DESLOCADO de 1.º e 2.º ano dos cursos de medicina e ciências da nutrição (ou seja, durante a semana de aulas não resides em casa da família de origem).

Caraterísticas do grupo:

  • Grupo semi-aberto (é permitida a entrada de novos elementos ao longo do tempo) | Abordagem psicoeducativa de promoção de competências, de apoio entre pares e de grupo terapêutico;
  • Sessões Presenciais;
  • Periodicidade: quinzenal;
  • Duração da sessão: 90 minutos;
  • Horário: 5.ª feiras das 18h30 às 20h;
  • Facilitador: Psicólogo do Espaço S, Rui Martins.

Início do grupo de continuidade: 6 de outubro 
O grupo de continuidade será constituído por sessões que versarão temas como gestão de tempo e estudo, gestão da ansiedade e stress, resolução de problemas.

Início do novo Grupo: 13 de outubro 
Inscrições até 11 de outubro (1.ª fase de inscrições) aqui.

O que podes esperar do grupo?

  • Um ambiente descontraído, no qual poderás comunicar de forma livre e sem julgamentos;
  • Um espaço para ouvir as experiências de outros colegas e quem sabe aprender com elas;
  • Um espaço que poderá ajudar a sedimentar algumas relações, que de outra forma poderiam não se desenvolver; 
  • Um espaço para levar algumas estratégias para te possam ajudar neste processo de adaptação e a tirar o máximo partido da experiência académica.

grupo moving in datas atualizadas

 

Ainda não estás convencido?

 

O que podes ganhar com a tua participação no grupo?

  1. Um espaço de partilha, autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal;
  2. Um espaço facilitador da resolução de problemas concretos do dia-a-dia dos estudantes deslocado e de gestão emocional face à mudança de contexto e papéis sociais e familiares;
  3. Reforçar a tua rede social de suporte;
  4. Desenvolver competências de autocuidado e promoção do bem-estar psicológico.

 

Para participar o que precisas de fazer?

  1. Preencher o formulário de inscrição;
  2. Participar no grupo com abertura e disponibilidade para partilhar, receber e aprender com a experiência; bem como mostrar compromisso com o grupo e com os teus colegas em sessão. Caso não possas participar numa sessão deverás avisar com a máxima antecedência.

Junta-te a nós!

Tens alguma questão sobre o grupo, envia-nos email para espacos@medicina.ulisboa.pt