“SimplesMENTE” é o nome da Rubrica desenvolvida pelo Gabinete de Apoio ao Estudante e publicada, desde janeiro de 2021, na Newsletter da FMUL, na secção “Mais e Melhor”. Esta rubrica destina-se a toda a comunidade FMUL e assume-se como um veículo para instigar a reflexão sobre temas subordinados ao bem-estar. O seu objetivo último é promover uma maior literacia em saúde psicológica.
Para tal trazemos à reflexão temas do quotidiano, sugerimos algumas estratégias práticas a ter em conta na gestão dos desafios da vida pessoal / académica e laboral, e convidamos a aprofundar as reflexões consultando outros materiais.
Artigos
simplesMENTe 17 - Um caminho: Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior
“A Educação Especial decorre agora pelas mesmas vias que a Educação Regular. A escola da discriminação deu lugar à escola da Integração; a escola da homogeneidade deu lugar à escola da diversidade”. (Jiménez, 1997)
Fazendo uma viagem pela história até ao ano 1978, deparamo-nos com o surgimento do conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEES) no Warnock Report (1978), considerando a necessidade de que o estudante com dificuldades de aprendizagem ou com alguma incapacidade para utilização dos recursos e/ou instalações da instituição de ensino tivesse ao seu dispor medidas diferenciadas que o permitissem aceder às aprendizagens, sem prejuízo pelo seu perfil de funcionamento.
Em 1994, a Declaração de Salamanca veio elaborar a ideia de inclusão, promovendo a igualdade de oportunidades para TODOS. Foi considerado que cada estudante apresenta características particulares que consistem numa diversidade de capacidades e necessidades. O sistema educativo fica assim responsável por se ajustar em termos pedagógicos, fazendo um caminho até ao estudante, tornando a sociedade mais inclusiva.
> Ler aqui
simplesMENTE 16 - Vamos pensar sobre drogas!
Acreditamos muitas vezes que se vive numa sociedade sem tabus, onde podemos falar, pensar e refletir sobre tudo. Achamos muitas vezes que temos acesso fácil a toda a informação e que conhecemos todos os prós e contras das inúmeras atividades e experiências às quais temos acesso.
Drogas, substâncias psicoativas... temas muito falados e estudados, mas por vezes pouco refletidos com a população mais jovem.
> Ler aqui
simplesMENTE 15 - "O Elefante Acorrentado": a construção da sua impressão digital
A construção da sua impressão digital
“O Elefante acorrentado” é um dos contos do Livro “Deixa-me que te conte” (2010), de Jorge Bucay, médico psiquiatra e psicoterapeuta. Tal como Bucay, quisemos utilizar esta história para instigar a reflexão sobre aspetos essenciais ao bem-estar pessoal e profissional, nomeadamente, a importância do autoconhecimento e a construção e comunicação de uma marca pessoal/profissional coesa e autêntica.
> Ler aqui
simplesMENTE 14 - Muito mais é o que nos une
Como anda a sua competência intercultural?
Considera que uma sociedade se torna mais rica por incluir e reconhecer pessoas de diferentes origens culturais, linguísticas e religiosas?
Gosta de estar e/ou trabalhar com pessoas com diferentes perspetivas, visões, práticas?
Se respondeu tendencialmente “sim” às questões anteriores, está a dar importantes passos para continuar a desenvolver as suas competências interculturais.
> Ler aqui
simplesMENTE 13 - Comunicação e Corporalidade
Gostarias de ter um melhor domínio na forma como comunicas?
Se respondeste positivamente à pergunta, começo por te dizer que o corpo tem um papel crucial nos processos comunicacionais. A comunicação é a base de todo o relacionamento humano, e ao mesmo tempo, um dos nossos maiores desafios, pois a comunicação entre seres humanos ocorre num espaço de intersubjetividade.
> Ler aqui
simplesMENTE 12 - Como Sobreviver e se, possível, Viver: Como Estudar
“Estudei, estudei e só estudei, mal vivi nos últimos tempos”; “Já não sei o que quero, já não sei quem sou, o que me define”. “Não sei estudar, como cheguei até aqui?”
Existe um misto de emoções, de pensamentos: Continuar e desistir coexistem. Precisamos parar, precisamos rever métodos, precisamos organizar, priorizar e…viver.
> Ler aqui
simplesMENTE 11 - O curso não se faz sozinho
Esta ideia soou no início de mais um ano letivo num auditório cheio de novos estudantes de Medicina e de Ciências da Nutrição. Jovens que, na sua maioria, tinham acabado o secundário há pouco, com notas elevadas e um sonho que os trouxe até ao Edifício Egas Moniz, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FML), no Hospital de Santa Maria (HSM).
Quem a proferiu conhece bem a faculdade, o curso e a medicina. Médico Oncologista, Diretor do serviço no HSM e professor da casa, o Professor Luís Costa fez uma pausa depois de a dizer:
“O Curso de Medicina não se faz sozinho...”
> Ler aqui
simplesMENTE 10 - Em busca de uma bússola e/ou mapa…
Costumas pensar no teu futuro profissional e no que é necessário para seres bem-sucedido? Ou, por outro lado, costumas adiar a reflexão sobre estas questões, por achares que as mesmas não valem o teu tempo e energia, considerando a incerteza da envolvente?.
> Ler aqui
simplesMENTE 9 - Sem máquinas do tempo
Enquanto estudante universitário que és, com todas as demandas que se te colocam, sabemos que esta gestão de tempo para além de ser uma necessidade, constitui um desafio: Como ter tempo para estudar, participar em atividades, gerir as tarefas de casa, estar com amigos, estar com a família…?
> Ler aqui
simplesMENTE 8 - Autocuidados Psicológicos
A proposta do Espaço S para todos os estudantes é exatamente o que sugerimos no título desta newsletter, “cuidar da minha cabeça para ter cabeça para os estudos”. E cuidar da nossa cabeça é cuidar de nós.
> Ler aqui
simplesMENTE 7 - A viagem
A reflexão é chave para que haja verdadeira aprendizagem.
Num ano de desafios, mais do que nunca é importante esta reflexão e este balanço. Neste artigo convidamos a fazer uma viagem pelas aprendizagens do ano e ao mesmo tempo se preparar para a próxima jornada.
> Ler aqui
simplesMENTE 6 - NOT YET: Como posso desenvolver um growth mindset no dia a dia?
Lidar com o erro / o insucesso ou até mesmo com os obstáculos que surgem na vida pessoal / académica / prática profissional (…) nem sempre é fácil. Como é que tendencialmente lida com o erro? Que impacto tem no seu bem-estar e sucesso? Neste artigo convidámos à reflexão sobre estas questões e sobre como podemos desenvolver um growth mindset.
> Ler aqui
simplesMENTE 5 - TAKE A BREAK: Autorize-se a fazer uma pausa
Autoriza-se a fazer pausas no trabalho/estudo? As pausas têm contributos importante para a produtividade. Descubra mais sobre os seus benefícios e como as implementar no dia a dia.
> Ler aqui
simplesMENTE 4 - A Ansiedade em Momentos de Avaliação
Compreender a ansiedade, as suas manifestações e as formas de a gerir assume-se como essencial. Neste número, para além de abordarmos a ansiedade, de uma forma mais geral, disponibilizamos uma checklist sobre como gerir a ansiedade antes, durante e após os exames.
> Ler aqui
simplesMENTE 3 - Desenovelar o nó da Procrastinação
Tem a tendência a adiar sistematicamente determinadas tarefas? Neste artigo pode ficar a conhecer um pouco mais acerca da procrastinação e descobrir algumas estratégias para combater a mesma.
> Ler aqui
simplesMENTE 2 - Resiliência: uma pérola nascida da adversidade
Em tempos de incerteza, mais do que nunca importa promover a resiliência. Neste 2.º número, abordamos o que é possível fazer no nosso dia a dia para continuar a desenvolver este recurso essencial à superação da adversidade.
> Ler aqui
simplesMENTE 1 - Como tem cuidado da sua saúde psicológica?
As práticas de autocuidado assumem-se como essenciais ao bem-estar. Neste 1.º número, trazemos várias questões para reflexão pessoal sob o mote “Estarei a cuidar da minha saúde psicológica?”.