Consegue lembrar-se de como foi aprender a conduzir e/ou a andar bicicleta? Ou aprender a tocar um instrumento musical? Ou até mesmo a andar? O que é que o ajudou a persistir e ser bem-sucedido? Com o distanciamento face a cada uma destas aprendizagens, seguramente identifica o erro como tendo sido inevitável, porém, essencial à aprendizagem.
Quando nos confrontamos com um erro, um obstáculo, uma derrota, o mais provável é que sintamos uma boa dose de frustração/desilusão/desalento. Expressões como “Não consegui”, “Não sei”, “Não percebo nada disto”, “Os outros conseguem. Eu não consigo” (…) podem surgir nestes momentos. Mas o que acontece quando ousa acrescentar a cada uma destas expressões um “AINDA”? - “Não consegui AINDA!”, “Não percebo nada disto AINDA”?
Talvez estejamos de acordo quando dizemos que um “AINDA NÃO”, vem dar espaço para uma futura aprendizagem valiosa, desenvolvimento e/ou possibilidade de melhoria.
Tudo isto, leva-nos a uma outra questão: Com que atitude (mindset), tendencialmente, encara a vida e o fracasso? Tende a ter mais um fixed mindset (mentalidade fixa) ou um growth mindset (mentalidade de crescimento)?
- Tendo a acreditar que as minhas competências /habilidades/ atributos têm pouca possibilidade de mudança, ou seja, tenho ou não tenho as mesmas, sentindo a necessidade de provar a mim próprio e/ou aos outros que as tenho.
- Tendo a considerar o erro/insucesso como sinal da minha falta de competência.
- Desisto facilmente perante obstáculos e evito desafios que me possam levar a errar e a ser visto como incompetente.
- Ativo as minhas defesas perante um feedback negativo, atribuindo a culpa do insucesso a fatores externos (por ex.: exame mal formulado). Sinto-me ameaçado pelo sucesso de outros.
- Ao evitar o confronto com o erro, posso ser levado a não desenvolver o meu potencial e estagnar no processo de aprendizagem.
- Tendo a acreditar que as capacidades competências/ habilidades /atributos podem ser desenvolvidas ao longo da vida, sendo essencial o esforço e a prática.
- Tendo a considerar o erro como uma oportunidade para desenvolvimento pessoal e melhoria.
- Persisto face aos obstáculos. Uso a expressão “ainda vou ter de me esforçar mais um pouco”.
- Perante um novo desafio, ao invés de pensar “vou revelar as minhas fraquezas”, tendo a dizer “eis uma oportunidade para me desenvolver”, mesmo que tal não seja fácil. Aprendo com o feedback e com o sucesso de outras pessoas.
- Vejo o esforço como um caminho para alcançar a mestria.
Estas duas formas de encarar a vida começaram a ser estudadas por Carol Dweck, professora de psicologia na Universidade de Stanford, em 2012. Segundo a mesma, o tipo de mindset que usamos é crucial para o sucesso, sendo importante trabalhar no sentido de promover um mindset de crescimento.
Um growth mindset assume-se como essencial sobretudo em profissionais das áreas da saúde. Ora vejamos, se não reconheço que o erro faz parte da aprendizagem, posso ter a tendência de me fechar em mim mesmo, para salvaguardar o meu valor pessoal, não procurando respostas / formas de atuar que levem ao sucesso e assim a agir no melhor interesse da(s) pessoa(s) com quem estou a trabalhar.
Por isso, mais importante do que ter um resultado elevado na pauta académica, a forma como vê o desafio, encara o fracasso/erro e a abertura para aprendizagem são os elementos verdadeiramente essenciais tanto para o seu bem-estar como para a resiliência e, por conseguinte, elementos diferenciadores num mundo de trabalho em que a mudança e a incerteza são as únicas constantes.
Como posso desenvolver um growth mindset no dia a dia?
Takeaway message
Um excelente estudante e um futuro excelente profissional, seja médico, nutricionista ou outro, não será aquele que não comete erros - porque estes são inevitáveis - mas aquele que mostra abertura para aprender, que está disposto a assumir esses erros, a discutir e refletir sobre os mesmos e a ativar estratégias de resolução de problemas para os ultrapassar. Aí reside a verdadeira aprendizagem, que será sempre necessária ao longo de toda a vida.
Por isso, perante os obstáculos / erros / insucessos experimente dizer “AINDA NÃO” (not yet) e reflita sobre o que pode aprender e o que pode fazer diferente numa próxima vez.
Carla Vale Lucas e Ana Rita Sobral
Gabinete de Apoio ao Estudante
Referências
Chadha, N. (2020, março 1). Growth mindset and medical education: What is the connection? Harvard Macy Community Blog. https://www.harvardmacy.org/index.php/hmi/growth-mindset-and-medical-education
Davis, T. (2019, abril 11). 15 Ways to Build a Growth Mindset. Psychology Today. https://www.psychologytoday.com/us/blog/click-here-happiness/201904/15-ways-build-growth-mindset
Klein, J, Delany, C, Fischer, MD, Smallwood, D & Trumble, S. (2017). A growth mindset approach to preparing trainees for medical error. BMJ Quality & Safety, 26, 771-774. https://qualitysafety.bmj.com/content/26/9/771
Lyons, A. (2018, agosto 1). How doctors can benefit from developing a growth mindset. NewsGP. https://www1.racgp.org.au/newsgp/professional/how-doctors-can-benefit-from-developing-a-growth-m
Pode ter interesse…
- Carol Dweck: The power of believing that you can improve | TED Talk
- Mindset-Check-Up https://thelearnerlab.com/growth-mindset/#