Investigação na FMUL

A investigação científica é parte integrante da Educação Médica. Promovemos e incentivamos por isso uma cultura científica que irá influenciar positivamente a qualidade da prática clínica e o avanço científico em Medicina, que depois se repercutem na sociedade.

Acreditando que é fundamental para a formação médica a experimentação da investigação científica em etapas precoces da trajetória académica, possibilitamos aos jovens estudantes da pré-graduação o desenvolvimento de projetos de investigação em unidades do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), através do Programa “Educação pela Ciência”.

A investigação científica é desenvolvida nas nossas Unidades Estruturais, no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM-JLA) e nos Centros de Investigação formalmente reconhecidos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A atividade científica dos docentes, investigadores e médicos que trabalham nas instituições que integram o CAML pode ser apreciada através da qualidade e quantidade da sua produção científica.

Quer ao nível da atividade científica, como da pedagógica e da clínica, a ação desenvolvida pelas nossas Unidades Estruturais assume grande relevância, no sentido do cumprimento e prossecução da missão da Faculdade. O trabalho desenvolvido pelos docentes e investigadores é reconhecido interna e exteriormente, reconhecimento este expresso nas várias nomeações, distinções e prémios atribuídos em várias áreas e vertentes.

Destacamos ainda a plataforma Find the Investigator you are looking for que facilita e promove o contato entre investigadores, estagiários e estudantes, criando uma rede extensível a todo o CAML que estreita as relações dentro da nossa comunidade científica.