O Projeto “Mapping your way” visa ajudar-te a pensar e orientar estrategicamente o teu percurso académico e profissional desde cedo, para que sejas bem-sucedido na transição para o mercado de trabalho, sobretudo face a uma envolvente altamente competitiva e incerta.
A quem se destina?
O “Mapping your way” destina-se a estudantes do Mestrado Integrado em Medicina, da Licenciatura em Ciências da Nutrição e de outros Mestrados da FMUL.
Why it matters… Pensar o Futuro e a Carreira?
“Quem não sabe o que procura, não reconhece quando o encontra!”, o mesmo se aplicando quem não sabe que recursos tem, não sabe até onde pode ir, e como alocar estes recursos e desenvolver outros que possam constituir uma vantagem competitiva na transição para o mercado de trabalho.
A construção de um plano de carreira é um projeto contínuo, feito ao longo de toda a tua vida, uma vez que tanto tu como a envolvente estão em contínua mudança e transformação. A construção deste projeto de carreira alinhado com quem és, com os teus interesses, valores… irá ajudar-te a atribuíres significado ao que fazes, o que contribui para o teu bem-estar e para seres bem-sucedido no mercado de trabalho.
No “Mapping your way” terás a oportunidade de trabalhar em equipa com o técnico nesta construção do teu projeto de vida / carreira. O mesmo irá ajudar-te a te conheceres melhor, de modo a seres mais capaz de traçar uma visão do futuro, investir nas tuas capacidades e aptidões e direcionares esforços neste sentido, de modo a te sentires mais preparado para esta transição para o mercado de trabalho.
Por isso, no Mapping your way iremos:
…promover o desenvolvimento das tuas ferramentas de empregabilidade e de procura ativa de trabalho;
… ajudar-te a pensar e a desenhar a tua carreira, tomando decisões mais informadas, assentes no autoconhecimento, no desenvolvimento contínuo de competências essenciais para o mercado de trabalho, na procura de informação adequada e na exploração de possibilidades de carreira, em articulação com o Mentoring 2.0;
… ajudar na construção da tua marca pessoal e proposta de valor para o mercado de trabalho.

Que apoios poderás ter?
Consultoria / Apoio ao Desenvolvimento de Carreira
Em que consiste?
• Sessões no âmbito de tomada de decisão vocacional e de carreira e/ou gestão de carreia;
• Apoio na redação de cartas motivacionais, discussão do CV, busca e seleção de oportunidades de formação complementar durante o curso e de formação continuada após a graduação
Estas sessões podem ser para ti se procuras…
• Repensar e reavaliar os seus percursos académicos e/ou profissionais;
• (Re)descobrir novas oportunidades formativas e/ou de carreira;
• Trabalhar na construção do teu projeto de vida / carreira;
• Potenciar os teus recursos e competências essenciais para o mercado de trabalho;
• Desenvolver as tuas ferramentas de empregabilidade
Como decorre o processo?
NOTA IMPORTANTE:
As sessões são desenhadas à tua medida. Podemos, por isso, ter apenas uma sessão mais pontual de consultadoria ou iniciar um processo de gestão pessoal de carreira. Tal será avaliado/definido na sessão inicial.
As sessões têm a duração aproximada de 60 minutos, podendo nas situações em que se apliquem questionários de personalidade e/ou outros chegar aos 90 minutos.
A sessão inicial tem por objetivo ficar-te a conhecer melhor, aos teus interesses, às tuas caraterísticas, competências e percurso desenvolvido até ao momento, bem como perspetivas futuras.
De forma transversal, as sessões de consultadoria/gestão de carreira visam constituir um espaço seguro no qual possas, com o psicólogo enquanto facilitador e membro da equipa, *refletir sobre o conteúdo das tuas decisões, receios, dúvidas a este nível; *aumentar o conhecimento que tens acerca de ti, ao nível das tuas preferências, valores, objetivos; *tomar uma decisão autodeterminada; *desenvolver competências de adaptabilidade de carreira e *ter apoio na articulação com outros projetos da academia que ajudem a dar resposta às tuas necessidades (ex.: mentoring 2.0, job talks.)
Quem faz o apoio?
Psicólogo com especialização avançada em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira, integrado no Gabinete de Apoio ao Estudante.
Onde será dado o apoio?
Sessões poderão decorrer no formato online, presencial ou misto.
As sessões presenciais decorrem no Gab. 72, Instituto de Medicina Preventiva.
Como podes marcar o teu lugar?
Preenche o Formulário de inscrição para “Consultadoria – Gestão de carreira”.
Tens alguma questão que gostarias de ver respondida?
Contacta-nos através do email yourway@medicina.ulisboa.pt
Grupo Balint
Grupo de discussão de casos com o objetivo de promover uma melhor relação entre médico-paciente
Destinatários:
Estudantes dos anos clínicos do Mestrado integrado em Medicina da FMUL (4.º ao 6.º ano)
A tua participação no grupo implica:
- Realização de entrevista individual prévia ao início do grupo.
- Serão ao todo 10 sessões ao longo do ano académico, com periodicidade média quinzenal (início no 2.º semestre)
- A atribuição de certificado implica uma assiduidade não inferior a 75% do tempo de duração do grupo.
Datas Importantes:
- Pré-inscrições: 24 de outubro a 24 de novembro de 2022
- Entrevistas individuais (30 min): a ser agendada entre os meses de dezembro e janeiro
- Início do grupo: 2.º semestre [data da 1.ª sessão a anunciar]
- Data/Horário: 5.ªs feiras, das 16h às 18h | Periodicidade quinzenal | Grupo semi-aberto
- Modalidade: 1.ª e última sessão em regime presencial | Restantes sessões: em regime híbrido e acordadas entre o grupo
Faz a tua pré-inscrição aqui.
Fica a conhecer mais acerca do Grupo Balint
O que é um Grupo Balint?
O Grupo Balint é um espaço de aprendizagem e treino sobre a relação médico-doente, baseado na discussão de casos clínicos dos próprios membros do grupo. Além de um ou dois facilitadores, cada grupo inclui 8-12 membros e reúne a cada 2 semanas.
Como surgiram os Grupos Balint?
Na década de 1950, em Londres, o psiquiatra e psicanalista Michael Balint deu início a seminários de treino em psicologia para médicos de clínica geral. O seu trabalho continuou ao longo de vários anos, com formação também de facilitadores e abertura de mais grupos, incluindo em Faculdades de Medicina. Desde então, foram criadas sociedades Balint para acreditação de facilitadores, primeiro no Reino Unido e depois um pouco por todo o mundo.
Quais as vantagens de pertencer a um GB?
Permitir-te-á refletir, com a ajuda do Grupo, sobre a relação com os doentes com que vais contactando nos vários estágios. Este trabalho permite uma compreensão mais profunda dos doentes, de ti próprio, da tua capacidade empática e do manejo terapêutico da relação com os teus doentes.
Como funciona uma sessão?
Em cada sessão, são apresentados dois casos, cada um seguido de discussão pelos membros do grupo.
Quais são as regras?
Para que o Grupo funcione, os membros comprometem-se a garantir confidencialidade sobre o que for discutido e o respeito pela privacidade dos colegas, bem como a serem pontuais e assíduos ao Grupo. A formação em Grupo Balint é certificada mediante presença em pelo menos 75% das sessões e apresentação dum caso.
Qual é o horário e frequência? Quem pode inscrever-se?
O Grupo Balint vai reunir a partir de fevereiro, a cada 2 semanas, à quinta-feira, das 16:30 às 18:30, durante 10 sessões consecutivas. Neste momento, podem inscrever-se alunos de Medicina nos anos clínicos, do 4º ao 6º ano.
Quem são os facilitadores?
● Nuno Florêncio é médico especialista em MGF desde 2014, psicoterapeuta de orientação psicodinâmica pela Sociedade Portuguesa de Grupanálise e membro da The Balint Society (UK).
● Margarida Sousa Silva está a terminar o Internato da Especialidade de MGF e é membro dum Grupo Balint desde 2020.
Ambos são membros do Grupo de Estudos de Saúde Mental da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e farão supervisão do grupo com um membro da The Balint Society.
Se quiseres saber mais sobre os Grupos Balint, podes consultar:
● The Balint Society (website)
● Balint, M. ( 1957) The doctor, his patient and the illness. London. Pitman Medical. 2nd edition (1964, reprinted 1986) Edinburgh. Churchill Livingstone
Faz a tua pré-inscrição aqui.
Qualquer questão que tenhas contacta-nos através do endereço eletrónico yourway@medicina.ulisboa.pt.
Recursos
Checklist Carta de Apresentação
A carta de apresentação / motivação é muitas vezes subestimada e, por vezes, esquecida.
Através do que está lá escrito, o avaliador apreende alguns aspetos acerca de ti!
Checklist CV
Andas às voltas com o teu CV? Deixamos-te aqui uma checklist para que garantas que o teu CV está a comunicar a tua diferença.
Se és estudante do MIM e LCN da FMUL, contacta-nos caso queiras ter uma 2.ª opinião acerca do teu CV.
Outras Atividades & Notícias
O Mapping Your Way juntou-se à Bayer, para providenciar uma tarde única aos estudantes da FMUL a 12 de outubro.
Para além de ficares a conhecer mais sobre a empresa, conhecer os seus valores, terás a possibilidade de ouvir as experiências das equipas que fazem a instituição, nomeadamente, a equipa médica, e fortalecer o teu networking.
Não podes perder esta oportunidade!
Inscrições estão abertas até dia 5 de outubro
Inscreve-te aqui.
“Off Tracks": porque não há só um caminho
18 a 29 de abril de 2022
“Sentes-te perdido relativamente a que escolhas de carreira fazer? Gostas de tantas áreas, que é difícil imaginares-te num único caminho? Queres perceber mais sobre o bom e o menos bom de cada uma das especialidades? Ficas nervoso de cada vez que tens uma entrevista de trabalho e queres saber o que fazer e o que não fazer, e acima de tudo como mostrar o teu potencial?”
Com estas perguntas lançamos o convite aos estudantes da Faculdade de Medicina para se juntarem a este evento, parceiro oficial do European Vocational Skills Week.
O Off tracks é uma iniciativa conjunta do Projeto Mapping Mentoring 2.0 e do Mapping Your Way, do Gabinete de Apoio ao Estudante da FMUL, que visa capacitar os futuros profissionais de saúde, para fazerem face a uma envolvente incerta, complexa e em constante mudança, pensando e orientando estrategicamente o seu percurso académico e profissional e desenvolvendo competências chave como a adaptabilidade.
Entre 18 e 29 e abril decorreram as seguintes atividades:
Job shadowing (os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar um mentor, no exercício da sua atividade profissional) e Mentoria Pontual à Distância (esclarecimento de questões relativas às especialidades através de reunião Zoom), nas especialidades:
- Cirurgia Geral | Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética | Dermatologia e Venereologia | Doenças Infecciosas | Gastrenterologia | Imunohemoterapia | Medicina Geral e Familiar | Medicina Intensiva | Medicina Interna | Oftalmologia | Patologia Clínica
Estão previstos para outubro novos workshops temáticos, subordinados à entrevista de emprego e identidade profissional.
Saiba mais em European Vocational Skills Week
“Pensar o futuro e a carreira…” | Lançamento do Projeto “Mapping your way”
9 de dezembro de 2021
“Pensar o futuro e a carreira… porque não há apenas um caminho e a adaptabilidade é a chave”, foi o mote deste evento.
Sob diferentes olhares, reforçou-se a importância de refletir sobre as questões de futuro e carreira, apostar na construção de uma carreira que alie competências, interesses, valores pessoais, feita à medida, mas sem pressas, aproveitando as oportunidades e apostando numa abertura contínua ao desenvolvimento e aprendizagem, sedimentando a nossa marca pessoal e identidade profissional.
No programa poderás ficar a conhecer cada um dos oradores.
Principais mensagens a reter:
- O autoconhecimento, a marca pessoal e a identidade profissional são elementos fundamentais, e que importa desenvolver;
- Para além do know-how, a capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares e a adaptabilidade são altamente valorizada pelas empresas e pelos avaliadores no momento de recrutamento;
- O percurso profissional pode ser construído à medida, alinhado com os nossos interesses, mas este caminho não é isento de dúvidas. Importa por isso, experimentar várias atividades / contactar com diferentes experiências... O ter uma mente inquieta / curiosa, o “querer saber diferente” são forças motrizes para superar os obstáculos, tal como o ter uma postura proactiva;
- É essencial aprender a lidar com o erro e o insucesso, e desenvolver as nossas estratégias de resolução de problema, de forma criativa, encontrando soluções para as situações que sistematicamente nos serão colocadas;
- Falar de carreira, é falar de caminho… e neste trajeto importa não perdermos o foco do que realmente é importante, desfrutando da caminhada e das aprendizagens colhidas, em boa companhia.
Seleção de Candidatos ao Projeto Medicina + Perto – Moçambique 2022
novembro e dezembro de 2021
À semelhança do que aconteceu na edição anterior, colaboramos na 2.ª fase de seleção dos 35 candidatos ao Projeto “Medicina + Perto – Moçambique 2022” (MMP: Mz), constituída por entrevistas individuais e dinâmicas de grupo, que decorreram ao longo do mês de novembro e dezembro de 2021. Ao todo foram selecionados 22 candidatos, que passaram para outras fases de formação / seleção, até seguirem para trabalho de campo.
O MMP: Mz é um projeto de voluntariado internacional da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), que visa a formação, capacitação, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população-alvo em Moçambique, atuando sobretudo na área da saúde.
Considerando os objetivos do GAE, do Mapping your way e do mote do MMP: Mz, que assenta na ideia fundamental de que profissionais de saúde mais humanos e conhecedores de diferentes realidades do mundo, serão também mais capazes de responder de forma adequada aos desafios clínicos e sociais com que se depararão durante toda a sua vida profissional, foi um gosto ter-se, uma vez mais, colaborado com este projeto.
Conhece o projeto https://www.aefml.pt/mmpmz
“Em busca de uma bússola e/ou mapa…”
A Rubrica “SimplesMENTE” de novembro de 2021 (n.º 10) versou a temática “Em busca de uma bússola e/ou mapa… PENSAR O FUTURO E A CARREIRA” Podes ler o artigo aqui.
Focus group: conhecer para melhor intervir
julho a setembro de 2021
Com o objetivo de conhecer para melhor intervir no âmbito da nova área – Mapping your way, que visa capacitar os estudantes para serem bem-sucedidos na transição para o mercado de trabalho, realizou-se, entre os meses de julho e setembro de 2021, 3 focus group que reuniram diferentes profissionais da medicina e nutrição, bem como estudantes finalistas, num total de 22 participantes.
Estes focus group visaram auscultar dificuldades percecionadas pelos participantes na transição para o mercado de trabalho, bem como competências essenciais a serem trabalhadas ao longo do percurso universitário, por serem adjuvantes do sucesso profissional futuro e de um profissional de excelência. As considerações aqui reunidas foram fundamentais para ajustar as intervenções / ações previstas no âmbito do Mapping your way.
No focus group destinado à área da nutrição, que decorreu a 26 de junho, contámos com a participação da Doutora Joana Sousa (FMUL), do Dr. João Vasques (FMUL), a Doutora Gabriela Ribeiro (Champalimaud Foundation); da Dr.ª Sofia Charneca e Beatriz Ferreira (FMUL), a concluir o estágio profissional, e das estudantes finalistas: Catarina Domingues e Sara Lopes.
Nos focus group destinados à área da medicina e que decorreram nos dias 29 de junho e 15 de setembro, podemos contar com a participação dos médicos e/ou docentes: Dr. Diogo Medina, Dr. Afonso Oliveira, Dr.ª Sofia Barreira, Dr.ª Teresa Valido, Dr.ª Catarina Correia, Dr. Nuno Gaibino, Dr.ª Filipa Lança, Dr. Miguel Bigotte Vieira; Dr.ª Catarina Reis, Dr.ª Cláudia Faria, Dr.ª Margarida Borges, Dr. Rui Tato Marinho. Contamos ainda com a participação do José Rodrigues, João Lopes e Estela Flambó e com contributos indiretos de outros estudantes pertencentes ao Conselho Pedagógico.
Edifício Reynaldo dos Santos , gabinete 1.20