Lembra-se daquela viagem em que depositou na mala um conjunto de planos / objetivos / expetativas e em que o caminho percorrido acabou por não ser linear e seguir o planeado?
Bem que poderíamos estar a falar da viagem que fez “naquele” verão, ou aquela que fez numa qualquer manhã… Como podíamos estar a falar da vida no seu todo, nas suas diferentes jornadas, ou mesmo da viagem que foi este ano académico que agora termina.
No percurso, encontramos umas tantas peripécias, imprevistos, conquistas, obstáculos, momentos bons e menos bons… enfim, emoções e acontecimentos tão diversos que se foram acumulando, entre o ter que acomodar os diferentes papéis que ocupamos e dar respostas às inúmeras incumbências; entre o ter que estar continuamente atento à envolvente, para ajustar o passo, para correr, abrandar, redirecionar o caminho; entre o ter que se articular com outros, já que não viajamos sozinhos, e que, tal como nós, guardam expetativas, receios, e caminham mais ou menos confiantes…
Na bagagem de mão, levamos forças (recursos pessoais para fazer frente aos desafios), aprendizagens passadas, mas também um receio presente de perder o próximo voo / a próxima viagem que nos leve a cumprir os objetivos (académicos e/ou outros).
Com o término desta jornada académica e como forma de preparação para uma nova etapa, importa que consigamos aprender com as experiências tidas, as boas e as menos boas. Contudo, para que tal aconteça a reflexão é essencial. Tal como dizia John Dewey “We do not learn from experience… we learn from reflecting on experience”.
Sugerimos, por isso, que realize o seguinte exercício e que o faça recorrendo à escrita, porque Verba volant, scripta manent (as palavras faladas voam, as palavras escritas permanecem).
Esperamos que possa encontrar neste exercício uma ferramenta para aumentar o seu conhecimento enquanto “viajante” e ao mesmo tempo se preparar para a próxima jornada.
Fazemos votos que na sua mala não se esqueça de incluir elementos essenciais ao bem-estar psicológico, alguns dos quais abordámos em artigos desta rubrica: (1) A prática do autocuidado, (2) o desenvolvimento contínuo da resiliência, (3) o combate à procrastinação para o alcance dos objetivos, (4) o se permitir descansar, (5) o gerir emoções como a ansiedade, (6) o aprender a lidar com os erros e o insucesso, mantendo sempre uma postura de viajante que, curioso, parte à descoberta e que perante eventuais becos sem saída, tenta redirecionar o caminho, não esquecendo que mais importante do que o destino final, são as aprendizagens feitas ao longo de toda a caminhada.
Considerando que, nesta viagem, não partimos ou caminhamos sozinhos, crescendo precisamente com o feedback de outros, gostaríamos de obter as suas considerações sobre este projeto “Rubrica SimplesMENTE”, iniciado em janeiro de 2021, e construído com o propósito de trazer para reflexão, de forma simples, temas do quotidiano e do bem-estar. Pedimos por isso 2 minutos do seu tempo no preenchimento deste questionário.
Certos da sua colaboração, agradecemos e desejamos boas reflexões e boas viagens!
Carla Vale Lucas e Ana Rita Sobral
Gabinete de Apoio ao Estudante