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News nº
109
Fevereiro 2021
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
simplesMENTE - Resiliência
Resiliência: uma pérola nascida da adversidade

Ilustração que mostra uma pessoa com linhas sobre a cabeça, enquanto uma mão ajuda a desembaraçar esta linha

 

Pérola dentro de concha

 

Certamente já se confrontou vezes sem conta com a expressão “RESILIÊNCIA”.

Mais do que nunca, e face a todos os desafios que enfrentamos, individualmente e enquanto comunidade, a aposta na “Resiliência” assume-se como fundamental. É o que o nos ajudará a superar os obstáculos e sair deles transformados.

E sim… Não é uma caraterística só destinada a alguns!

Certamente concordará connosco quando dizemos que não seria nada mau ter uma ou mais pérolas entre os seus “bens”. Sabe como é que se forma a pérola? Ela é também resultado do confronto com a adversidade. A ostra, para se proteger do grão de areia que fere, segrega à volta deste, o nácar, o que vai permitir arredondar as suas asperezas e dará assim origem à joia tão apreciada.

Tal como a ostra, assim somos nós, que no contacto com a adversidade vemos ser construída a nossa capacidade de resiliência. Com isto não estamos a dizer, que este confronto com a adversidade se assume como algo fácil, mas sim que a resiliência envolve comportamentos, pensamentos e ações que qualquer pessoa pode aprender e desenvolver. A resiliência é um combustível essencial à vida, que importa promover continuamente e ter entre os nossos “bens”.

Descubra aqui como pode continuar a desenvolver a sua Resiliência.

Diagrama sobre Resiliência

  • Conecte-se. Fortaleça as suas conexões

Aprendemos a nos tornar mais resilientes com o apoio de amigos, familiares e colegas, seja quando nos relacionamos com os mesmos, quando recebemos a sua ajuda e/ou quando ajudamos.

 

  • Promova o seu bem-estar

Tem ativado estratégias de autocuidado?

Preste atenção às suas necessidades e sentimentos. Desenvolva as suas estratégias de coping para lidar com o stress, evitando recorrer a estratégias que apenas servem para mascarar o que está a sentir (ex.: álcool, drogas…). Envolva-se em atividades que lhe deem prazer e o relaxem. Exercite-se regularmente. Cultive uma visão positiva de si. Aposte no seu autoconhecimento e autoaceitação. Procure oportunidades para continuar a se descobrir e se desenvolver, promovendo as suas habilidades de resolução de problemas, criatividade, comunicação…, que atuam em conjunto para nos permitir viver uma vida mais resiliente.

 

  • Preste atenção aos seus pensamentos

Quando os pensamentos são “difíceis”, as coisas tornam-se mais difíceis. Por isso, antes de mais, aceite que a mudança faz parte da vida. Admita que existem situações que não estão sob o nosso controlo, mas que face às mesmas, podemos mudar a forma como as interpretamos e respondemos (posso, por exemplo, escolher ver determinada situação como uma ameaça ou como um desafio a ser enfrentado, sendo que a forma como encaro a situação irá se repercutir na forma como endereço a mesma). Mantenha as coisas em perspetiva, e aposte numa visão otimista, sobre o ser bem-sucedido agora ou no futuro. Esteja disposto a refletir e aprender com o erro e com as coisas que correram menos bem. Pergunte-se “o que posso retirar de aprendizagem desta experiência?”. Tenha em atenção ao seu discurso interno, que por vezes se torna demasiado crítico, e não se esqueça: seja gentil consigo!

 

  • Descubra o seu propósito / o que o guia.

“Quem tem um porquê enfrenta qualquer como”, já dizia Friedrich Nietzsche. O propósito impulsiona-nos. Seja proativo, pergunte-se “o que posso fazer para lidar com o problema na minha vida?”. Se os problemas parecem demasiado grandes, divida-os em pequenas partes. Defina objetivos realistas e dê, de forma regular, pequenos passos na direção dos mesmos. Ao invés de se focar em tarefas que pareçam inalcançáveis, pergunte-se – “qual é a tarefa que consigo completar hoje e que me ajudará a caminhar na direção daquilo que quero?”

 

  • Procure ajuda

Não tenha receio em pedir ajuda, sempre que esteja a ser mais difícil se adaptar a determinada situação. Pedir ajuda é sinal de coragem, e um passo a dar no sentido da resolução da situação problema e, consequentemente, de uma melhor adaptação.

Caso precise de ajuda profissional, relembramos as linhas de apoio disponíveis: •Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS24 - 808 24 24 24; •Linha de Apoio Psicológico em Crise para colaboradores e estudantes da Universidade de Lisboa - 210 443 599 (2.ª a sábado das 10:00 às 18:00). •Se é estudante da FMUL, pode ainda recorrer ao Espaço S [email: espacos@medicina.ulisboa.pt].

 

Referências:
American Psychological Association (APA). (2012). Building your resilience. https://www.apa.org/topics/resilience
Cyrulnik, B. (2001). Resiliência. Essa inaudita capacidade de construção humana. Instituto Piaget.

 

 


Explorar mais sobre o tema

 

  1. Checklist – Como anda a sua resiliência? 

Os resultados desta Checklist servem apenas para nos ajudar a tomar consciência e pensar sobre os nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos de resiliência

 

  1. O lado B dos obstáculos

Tente ver o lado útil dos obstáculos. Questione-se: Porque é que isto está a acontecer? O que posso aprender com esta experiência? Como posso tornar esta experiência útil para mim e/ou para outros?

 

  1. Podcast com Ann Masten, PhD “The role of resilience in the face of COVID-19” (O papel da resiliência para fazer face à COVID-19) 

Neste podcast Ann Masten, cuja carreira tem sido dedicada a estudar a resiliência, aborda diferente aspetos da resiliência, como promovê-la face à pandemia, como promovê-la nas crianças, bem como a importância dos tutores de resiliência.   

 

  1. Vídeos motivacionais e explicativos para os profissionais de saúde, utentes e suas famílias, da Unidade Psicologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central (CHULC)

  • Vídeo 1 promover a resiliência  
  • Vídeo 2 regulação emocional

 

  1. TEDTALK “Boost Resilience: Take Charge of the Inner Critic and Inner Worrier”

Aborda como promover a resiliência, tendo em atenção ao discurso interno.

 

 

Ana Rita Sobral
Carla Lucas

Gabinete de Apoio ao Estudante

 

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