SynerGIEs - Notícias de Inovação e Empreendedorismo

O Gabinete de Inovação e Empreendedorismo (GIE) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa apresenta a toda a comunidade um novo espaço de notícias da FMUL, a “SYNERGIES” totalmente dedicada às áreas de inovação e empreendedorismo, tanto a nível nacional como a nível internacional, com um foco especial na área da saúde.

O objetivo é informar toda a comunidade FMUL sobre os acontecimentos, novidades, tendências e dinâmicas a acontecerem nestas áreas.

Acreditamos que o acesso a esta informação será uma mais-valia para a comunidade e que a promoção destes conteúdos incentivará a um maior envolvimento e interesse por parte de todos nas atividades do Gabinete.
 

Subscreva aqui a SynerGIEs

* indicates required

Edições 2021

cid:image004.jpg@01D3CCDF.11CA72D0

69/ 2020

Editorial

O EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO

Hoje, é crucial demonstrar como o que é abordado em sala de aula pode ser colocado em prática.
Um dos princípios da educação empreendedora é o de aprimorar habilidades para que o jovem aluno possa ter mais confiança para ultrapassar dificuldades. Trabalhar com empreendedorismo e inovação no ambiente educacional coloca o aluno como a peça-chave no processo de aprendizagem já que ele passa a pesquisar dados, analisar cenários e a planear ações para estruturas e/ou projetos que podem ser desenvolvidos na sua instituição de ensino e, também, futuramente na sua vida pessoal.
Por todo o mundo surgem programas educacionais de empreendedorismo promovendo o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, o que é confirmado pelo crescente número de Start-ups que estão, cada vez mais, presentes no mercado. São em torno de 3000, as Start Ups apoiadas pela Rede Nacional de Incubadoras que conta com 135 entidades certificadas, segundo o relatório do Observatório DayOne de Start-ups na Ibéria elaborado pelo Caixa Bank em colaboração da Escola de Negócios IESE. Por isso, a urgência de empreendermos, também, no processo de ensino-aprendizagem, adotando metodologias que estimulem o sentido crítico e o desenvolvimento de habilidades e competências para a solução de problemas, ou seja, learning by doing. Desta forma, os alunos podem estarem mais engajados com a proposta pedagógica e assimilarem melhor os ensinamentos. Um exemplo de metodologia ativa é o Desing Thinking, que tem como principal meta fazer com que o aluno seja orientado a visualizar alternativas para vencer problemas, com uma abordagem criativa e analisando diversos cenários. Este método auxilia na criação de protótipos da solução a ser implementada de forma coletiva, mobilizando a interdisciplinaridade. Mas, a metodologia que vem sendo mais utilizada por universidades como New Technology High School, de Napa, Califórnia, é a metodologia PBL- Aprendizagem baseada em problemas. Ela aposta na aprendizagem por meio da resolução de necessidade ou desafios práticos. O PBL destaca-se por favorecer o trabalho em equipa, estimular o pensamento crítico, fomentar o raciocínio lógico e priorizar o diálogo.
Os benefícios gerados pelo empreendedorismo na educação são inquestionáveis e vitais para o desenvolvimento de novas competências pois
- promovem a independência ao favorecer o desenvolvimento da autonomia para enfrentar novos cenários e desafios;
- possibilitam o conhecimento de potencialidades individuais  para um desempenho mais expressivo;
- despertam o sentido de responsabilidade para o desenvolvimento de uma postura mais comprometida, o que é fundamental para amadurecer e assumir riscos;
- estimulam ideias criativas para encontrar soluções para os problemas, que em muitas ocasiões determinam uma saída da zona de conforto do individuo;
- desenvolvem a capacidade de liderança já que o trabalho em grupo é uma excelente maneira de identificar novos líderes que podem conduzir uma equipa a resultados acima das expectativas;
- aumentam a autoconfiança pois sentir-se capaz de superar adversidades e de encontrar soluções para os problemas são fatores primordiais para o aumento da autoestima;
- fomentam o comprometimento do individuo com a sociedade já que ajudar a construir um mundo melhor é um ótimo motivo para um aluno ser mais comprometido com os valores sociais;
- favorecem a compreensão do papel da tecnologia, o que pode ser útil para reforçar nos alunos a necessidade de inovar para superar as expectativas.
Assim, o empreendedorismo na educação constitui-se como um dos grandes pilares para uma aprendizagem mais consistente, pois contribui para aquisição de novas habilidades e de conhecimentos vitais para uma formação pessoal e profissional diferenciada para este novo mercado do século XXI.


Doutora Michele Gomes da Rosa
Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa -CCUL






Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  subscreva
aqui.

Destaques


Projeto CoLab Sessions - Estágios de Verão:

O Projeto CoLab Sessions pertence ao IEEE-IST EMBS (Engineering in Medicine and Biology Society) – Student Chapter, e visa organizar um conjunto de estágios não curriculares na área de bioengenharia. Estes estágios pretendem seguir uma base de "job shadowing", para que os alunos possam experienciar o que constitui um verdadeiro projeto de investigação. O objetivo é que os alunos possam "pôr as mãos na massa" e passar do conhecimento teórico à prática.
Deste modo, vimos propor, aos investigadores interessados, a abrir uma ou mais vagas para um estágio de Verão para alunos do IST dedicados e interessados a seguir esta área. É de notar que este projeto conta já com 7 edições, sendo que esta será a 1ª edição de Verão, e que temos recebido um feedback muito positivo, tanto da parte dos alunos como dos investigadores. Os estágios realizam-se durante o mês de julho e de agosto a uma carga semanal ao critério de cada investigador. A escolha dos candidatos é efetuada pelos investigadores após o envio de CV e Carta de Motivação por parte dos alunos.

Para obter mais informações em relação a este projeto, não hesite em contactar os organizadores pelo e-mail
embs.colab@ieee-ist.org .

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/d9b23958-e54d-4487-a092-6c5a118a6617.png
 
O
Projeto TRANSFORMA PORTUGAL, iniciativa recentemente criada,  visa mobilizar os estudantes do ensino superior para ações de voluntariado e de empreendedorismo cívico, complementando dessa forma o currículo académico com soft skills.
Ao mesmo tempo, através de diversas iniciativas para o desenvolvimento e apoio social, irá contribuir para promover, desenvolver, diversificar e enriquecer percursos que constarão de um sistema de certificação social implementado para o efeito, constituindo-se como o primeiro barómetro de trabalho voluntário universitário na Europa.

Na nossa Faculdade, o Projeto é coordenado pelo Gabinete de Apoio ao Estudante, em colaboração com a Associação de Estudantes (AEFML) e a iniciativa Faculdade de Ajudar.

Dentro das várias ações do Projeto, destaca-se a área para a promoção e apoio de iniciativas e a inovação social dos estudantes de ensino superior, para que possam desenvolver ações de serviço à Comunidade em modelo de “Microempreendorismo Cívico”.
Neste âmbito, com prioridade às respostas ao Covid 19, de acordo com o Regulamento, as Ações a ser propostas podem assumir duas tipologias, nomeadamente:

  •  Projetos de sensibilização para proteção da saúde pública, tendo em atenção a prevenção da disseminação do Covid 19.
  •  Ações solidárias de apoio à comunidade no quadro das consequências da pandemia.
  • Estas candidaturas, apresentadas em formulário próprio e disponível na Plataforma “Transforma Portugal”, poderão ter microfinanciamento até 400 euros e decorrem até 30 de maio.
  • Para a atribuição de microfinanciamento são elegíveis ações nas seguintes áreas:
  • Ações de sensibilização e mobilização para redução dos contágios, quer em iniciativas que visem os estudantes, quer em iniciativas para a comunidade.
  •  Ações de apoio a estudantes em situação de confinamento.
  •  Ações de serviço na comunidade através de trabalho socialmente útil.
  •  Ações de promoção de saúde mental, reduzindo os impactos negativos da pandemia.
  • Relativamente, aos mecanismos de funcionamento destacam-se os seguintes:
  •  Podem ser apresentadas candidaturas de todo o território nacional, sendo privilegiadas a que se referirem a ações no âmbito territorial das instituições de ensino superior e associações de estudantes aderentes.
  •  Podem participar neste projeto estudantes do ensino superior, público e privado, de qualquer ciclo de estudos.
  •  Para apresentar uma candidatura é necessário constituir uma equipa de, pelo menos, três estudantes de uma ou mais instituições de ensino superior. Inscrição e proposta de ação.


No entanto, antes de qualquer formalização deverá ser consultado o Regulamento para que possa ter um melhor enquadramento e entendimento das áreas de ação, procedimentos e período de formalização das mesmas, bem como o Manual de Candidatura

O GIE (Gabinete de Inovação e Empreendedorismo) da FMUL encontra-se disponível para realizar aconselhamento e acompanhamento dos projetos a serem submetidos no âmbito deste programa, podendo ser contactado na sua página ou através do email
inovaçãofmul@fm.ul.pt.

Apresenta o teu Projeto e parte para a Ação!


https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/e5d387cf-dffd-4546-9ca8-543b62bdb36b.jpghttps://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/8af5f647-7a98-4c05-8713-c465869db9f3.jpg

        
Os links indicados ao longo do texto são os seguintes:
  
Plataforma Transforma Portugal:
  
Regulamento
 
  Formulário de Candidatura

Notícias

- Apoiar inovação nas ciências da vida: apenas dinheiro não chega
O Expresso com o apoio da APifarma quer divulgar mais a inovação em saúde e o papel da investigação fundamental para essa inovação. 


- Start-up espanhola de ortodontia expande-se para Portugal
Aliando tecnologia e saúde a empresa Impress conseguiu recentemente 5 milhões de euros de investidores, entre os quais os portugueses Bynd Venture Capital.


- O futuro da saúde digital: pacientes em 1ª lugar?
Vejam o relatório completo sobre estes dados no link.


- PeekMed apoia o planeamento de cirurgias de ortopedia
Esta startup portuguesa, fundada em 2014 permite planear com mais rapidez e eficiência as cirurgias e antever resultados


- Startup de engenharia do Porto reinventa o modo de colocação de próteses
Desenvolveu solução que optimiza a colocação de próteses dos membros inferiores



 

Concursos

30 ABR 21

Inventor on board (an MSD trainee Program)

6 MAI 21

Hera Incubator - Cohort united against COVID-19 variants of concern

6 MAI 21

Hera Incubator - Vaccines & therapeutic clinical trials to boost COVID-19 prevention and treatment

6 MAI 21

Hera Incubator - FAIR and open data sharing im support to European preparedness for COVID-19 and other infectious diseases

6 MAI 21

Hera Incubator - Research infrastructure services for rapid research responses to COVID-19 and other  infectious diseases epidemics

6 MAI 21

Zayed Sustainability Prize

10 MAI 21

5ª Edição Prémio Ecotrophelia

13 MAI 21

4TH Data Partner Call

14 MAI 21

Prémio Alfredo da Silva e o Empreendedorismo

14 MAI 21

Prémio Inovação Tecnológica, mobilidade e indústria

14 MAI 21

Prémio Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

21 MAI 21

AAL Call 2021 - Advancing inclusive health & care solutions for ageing

1 JUN 21

Programa Gilead | Génese 2021

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

26 ABR 21

Green and Digital Transition in the Recovery Plans: The sovereighty of tecnhology and innovation

ABR/OUT 21

Scale up (formação) IE business School

28-30 ABR 21

EU – Start-ups Summit 2021 (Barcelona)

5-6 MAI

EuroNanoForum 2021

13 MAI 21

(R)evolução Industrial: Oportunidades para nutricionistas

18-20 MAI 21

Global Innovation Summit 2021

23-24 JUN 21

European Research & Innovation Days

23-24 SET 21

Back to the future: Nutrition last decades

3-4 NOV 21

Hosa - Envelhecimento e Nutrição (conferência on-line)

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/28958edd-1409-4fd6-9f68-72b5f77e03d2.jpg

Mais de 50 milhões de livros vendidos em todo o mundo
 

A ARTE DE COMUNICAR COM SUCESSO

 

Dale Carnegie, escritor famoso pelo livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas" traz-nos este livro onde mostra como a comunicação eficaz pode ser a diferença entre o sucesso e o insucesso.

 

STARTUPS

 



EMPRESAS NUMA FASE INICIAL, CONCEBIDAS PARA TEREM UM CRESCIMENTO RÁPIDO, QUE PROCURAM INVESTIDORES PARA SE ESTABELECEREM O MAIS RAPIDAMENTE NO MERCADO, ATRAVÉS DAS SUAS IDEIAS DE NEGÓCIO DIFERENCIADAS

. 


cid:image005.png@01D3CCDF.11CA72D0

GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

           

logo

68/ 2020

Editorial

SUSTENTABILIDADE
Bom para as empresas e para todos
https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/814374a6-7695-4b52-9351-582e698a2bf4.jpg
Provavelmente quando pensamos em sustentabilidade das empresas, pensamos automaticamente na parte financeira: que têm que ser rentáveis, gerar lucros, manter o emprego dos seus funcionários. Ou seja, pensamos em eficiência económica.
Contudo, é mais que isso. A sustentabilidade assenta num círculo virtuoso com 3 dimensões: a vertente económica, a vertente ambiental e ainda a vertente de impacto social, denominado “tripé da Sustentabilidade” (Elkington, 1987), em que há um reforço mútuo entre as dimensões e uma interdependência.  
Assim, esta é uma realidade importante para a maioria das organizações por vários motivos: 
1) tem uma correlação com uma imagem corporativa mais positiva;
2) a longo prazo, permite vantagens competitivas face às empresas que não seguem este tipo de lógica assente nestes três princípios;
3) é uma resposta estratégica às preocupações e pressões da sociedade, dos consumidores e dos stakeholders;
4) há um uso mais sustentável e eficiente dos recursos;
5) aumenta a credibilidade e reputação organizacionais;
6) aumenta o envolvimento dos funcionários com a empresa e também o seu desempenho;

Acreditar na sustentabilidade e usar sistemas que tenham sempre em conta o tripé da sustentabilidade cria melhores empresas, melhores seres humanos e claro, melhor ambiente e proteção do nosso mundo.

Para quem quer inovar, fazer a diferença, na saúde, no mundo, a sustentabilidade não é apenas o futuro, é o presente. Vejam os
17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e inspirem-se.
O futuro é agora.

Sónia Teixeira
Técnica Superior GIE

 



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  subscreva aqui.

Destaques


Projeto CoLab Sessions - Estágios de Verão:

O Projeto CoLab Sessions pertence ao IEEE-IST EMBS (Engineering in Medicine and Biology Society) – Student Chapter, e visa organizar um conjunto de estágios não curriculares na área de bioengenharia. Estes estágios pretendem seguir uma base de "job shadowing", para que os alunos possam experienciar o que constitui um verdadeiro projeto de investigação. O objetivo é que os alunos possam "pôr as mãos na massa" e passar do conhecimento teórico à prática.
Deste modo, vimos propor, aos investigadores interessados, a abrir uma ou mais vagas para um estágio de Verão para alunos do IST dedicados e interessados a seguir esta área. É de notar que este projeto conta já com 7 edições, sendo que esta será a 1ª edição de Verão, e que temos recebido um feedback muito positivo, tanto da parte dos alunos como dos investigadores. Os estágios realizam-se durante o mês de julho e de agosto a uma carga semanal ao critério de cada investigador. A escolha dos candidatos é efetuada pelos investigadores após o envio de CV e Carta de Motivação por parte dos alunos.

Para obter mais informações em relação a este projeto, não hesite em contactar os organizadores pelo e-mail
embs.colab@ieee-ist.org .

Notícias

- Tecnhopage, empresa portuguesa investiga medicamento para diabéticos
Esta biofarmacêutica já iniciou o terceiro ensaio do medicamento destinado a tratar infeções do pé diabético.

- Pensar também nos doentes não COVID. Um prémio de Inovação.
O Bi Award este ano arranca num formato mais colaborativo e com mentores para apoiar as equipas em competição.

- A start-up Primaa desenvolveu software para deteção de cancros em fase muito precoce
Este software é um apoio no estudo dos tecidos e para já é um suporte para a deteção de cancro de mama, mas pretendem passar para outras doenças cancerígenas.

- Portugal Ventures tem mais 43 start-ups no portfólio
Apesar da pandemia há um esforço de investir em empresas. Muitas delas na área da saúde como por exemplo a start-up BestHealth4U.

- Relatório Nacional de Inovação - ANI



 

Concursos

16 ABR 21

Bi-Award for Innovation in Healthcare

18 ABR 21

Banco Montepio Acredita Portugal 11ª edição

6 MAI 21

Hera Incubator - Cohort united against COVID-19 variants of concern

6 MAI 21

Hera Incubator - Vaccines & therapeutic clinical trials to boost COVID-19 prevention and treatment

6 MAI 21

Hera Incubator - FAIR and open data sharing im support to European preparedness for COVID-19 and other infectious diseases

6 MAI 21

Hera Incubator - Research infrastructure services for rapid research responses to COVID-19 and other  infectious diseases epidemics

6 MAI 21

Zayed Sustainability Prize

10 MAI 21

5ª Edição Prémio Ecotrophelia

13 MAI 21

4TH Data Partner Call

14 MAI 21

Prémio Alfredo da Silva e o Empreendedorismo

14 MAI 21

Prémio Inovação Tecnológica, mobilidade e indústria

14 MAI 21

Prémio Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

21 MAI 21

AAL Call 2021 - Advancing inclusive health & care solutions for ageing

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

14 ABR 21

Meeting with Health Innovation

14-16 ABR 21

B2B Health Innovation Market 2021

22 ABR 21

3º Webinar - Rede Saúde (ULisboa)

28-30 ABR 21

EU – Start-ups Summit 2021 (Barcelona)

ABR/OUT 21

Scale up (formação) IE business School

5-6 MAI

EuroNanoForum 2021

23-24 SET 21

Back to the future: Nutrition last decades

3-4 NOV 21

Hosa - Envelhecimento e Nutrição (conferência on-line)

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/3e054f39-7d50-4710-8eeb-b7b726f92350.jpg

AMAZON BEST SELLER IN SYSTEMS & PLANNING

AMAZON BEST SELLER IN PLANNING & FORECASTING

AMAZON BEST SELLER IN ORGANIZATIONAL CHANGE

 

THE INNOVATION BIOME

 

Escrito por Kumar Mehta, especialista em estratégia e inovação com mais de 30 de carreira, este livro mostra-nos como aumentar o valor do negócio, aumentando o seu valor social, mostrando que a sustentabilidade está muitas vezes do lado de um desempenho de sucesso. 

SUSTENTABILIDADE

(dos negócios)

 



Longevidade e manutenção dos princípios e valores centrais do negócio estando simultaneamente atentos às necessidades do meio externo e interno. 

. 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

67/ 2020

Editorial

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O FUTURO DA MEDICINA DO SONO?
Uma pista para a inovação a propósito do Dia Mundial do Sono

Uma central de processamento, números e bytes, equações e fórmulas complexas, com luzes coloridas e flashes... podia ser esta a descrição da dinâmica computacional que, hoje mesmo, nos permite avançar em diversas questões médicas através de algoritmos complexos que se traduzem em decisões, muitas delas que várias cabeças pensantes não conseguiriam tomar. A medicina aproveita assim a tecnologia e a engenharia para construir sistemas de auto-alimentação na senda do crescimento, como se de um corpo se tratasse. E trata. Um corpo inerte em vida tal como a concebemos, mas cuja matéria cinzenta faria invejar Ramon y Cajal. É, na verdadeira aceção da palavra, inteligente o conceito que escreve o futuro da ciência clínica.
Ao longo das duas últimas décadas, algoritmos de inteligência artificial e de “machine learning” demonstraram um enorme potencial na descoberta de padrões importantes no contexto do diagnóstico e do tratamento. O conjunto de dados disponíveis em registos eletrogéneos, por exemplo, é uma verdadeira fonte de inspiração para cientistas contemporâneos e para as máquinas sedentas de articular, com uma velocidade inigualável, as falas de uma matemática moderna que as fazem crescer e tornar-se autónomas. Desta autonomia consolidada, pode resultar a otimização de processos morosos e vulneráveis.

O Sono Neural e do EEG ao diagnóstico

Quando Berger abriu o livro do cérebro elétrico à comunidade científica, ficaram mais claros os conceitos de comunicação neuronal e a forma como algumas substâncias químicas modulavam essa comunicação. A existência de potenciais elétricos passiveis de serem medidos e integrados com moduladores químicos permitiu que fossem testados comportamentos a que se viriam atribuir padrões. Um desses padrões complexos, o sono humano, apesar de relativamente monótono, é, pela constância desejável digna de qualquer homeostase, altamente influenciável. Este aspeto, que aparenta ser um reflexo da seleção natural, deixa muitas dúvidas à interpretação de desvios normais ou patológicos perante condições clínicas como a epilepsia e algumas parassónias.  O respirar noturno de um paciente com aumento na resistência das vias aéreas pode, neste mesmo contexto, representar um desafio importante ante a necessidade de se escrever um relatório conclusivo para iniciar um processo terapêutico.

A revolução e a aplicabilidade na Medicina do Sono

A análise humana é falível e a dos computadores, também. Contudo, o princípio que os mecanismos de feedback suportados pela inteligência artificial tentam defender, encontra na repetição uma vantagem ao encontro da anulação do erro. E, neste sentido, com estratégias preditivas, um rumo certo ao sucesso.
Na área clínica do sono, o estadiamento com a multiplicidade de variáveis associadas é um alvo apetecível. Para além do inevitável desconforto e fadiga, que a soma de horas com olhos fixos ao ecrã provoca, existe uma considerável probabilidade de erro e de “contaminação” diagnóstica. Por outro lado, é impossível para um ser humano fazer interagir em tempo real, as variáveis dinâmicas da Polissonografia, por exemplo, com aquelas que a avaliação clínica permite obter. Comparar e fenotipar de acordo com a análise continua de padrões de sinais ou conjugar riscos pela evidência de mútuos sincronismos, também eles numa dinâmica variável, está com certeza além da capacidade de um mortal, mesmo que muito bem-ensinado. Mas a “máquina” que aprende a reconhecer o REM, e o comportamento que dele não possa decorrer, bem como o padrão respiratório com o qual a manutenção de níveis de oxigénio estáveis e compatíveis com as diversas funções é impossível, pode, em jeito também de feedback, ter um papel fundamental no prognóstico.
Para alem da eficácia, a celeridade, a rentabilidade, o custo e a previsibilidade podem ser, e serão com certeza, trunfos para a inovação e implementação de uma maior inteligência, que tem as portas abertas para o futuro.



Miguel Meira e Cruz
Diretor da Unidade do Sono
Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa

 



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  subscreva aqui.

Destaques

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/6cc3bdef-39df-4e1e-8d79-c12812c1571a.png

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/0723f179-f921-4600-b5d7-2ca544a0e364.png

 

Temos o prazer de divulgar que o ChangeMinds - Conferência de Empreendedorismo Social inserido no projeto Social Builders Academy,  organizado pelo GIE-FMUL, AEFML E AEISEG  que ocorreu no último sábado (13 de Março)  reuniu mais de 110 participantes  com a presença de 9 oradores muito inspiracionais das mais variadas áreas do empreendedorismo social em Portugal.

Obrigada a todos pela presença e pelo excelente feedback!

Notícias

- Start-up portuguesa cria app para nutricionistas
Nutrium lança uma plataforma digital que permite criação de planos alimentares e acompanhamento

- Zeroln, novo método para gerir filas de espera na saúde
Através desta aplicação os médicos chamam os pacientes sem estes necessitarem de estar na sala de espera

- Comissão Europeia irá lançar apoios de 1,5 mil milhões de euros
Mais oportunidades de investimento para empreendedores e cientistas.

- Nariz que detecta Parkinson vence prémio de empreendedorismo
Para além deste incrível projeto também os 2º e 3º lugares foram da área da saúde

 

Concursos

25 MAR 21

Concurso Projetos Inovadores  de intervenção em cuidados paliativos - La Caixa  

31 MAR 21

International open idea competition

31 MAR 21

Procura + | AWARDS

18 ABR 21

Banco Montepio Acredita Portugal 11ª edição

6 MAI 21

Zayed Sustainability Prize

10 MAI 21

5ª Edição Prémio Ecotrophelia

14 MAI 21

Prémio Alfredo da Silva e o Empreendedorismo

14 MAI 21

Prémio Inovação Tecnológica, mobilidade e indústria

14 MAI 21

Prémio Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

21 MAI 21

AAL Call 2021 - Advancing inclusive health & care solutions for ageing

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

24 MAR 21

How to prepare a sucessful proposal in Horizonte Europe

29 MAR 21

Saúde: Da investigação fundamental à aplicada

1 ABR 21

Sessão Horizonte Europa: Alimentação, Nutrição e Ambiente Saudável

14-16 ABR 21

B2B Health Innovation Market 2021

22 ABR 21

3º Webinar - Rede Saúde (ULisboa)

29-30 ABR 21

EU – Start-ups Summit 2021 (Barcelona)

ABR/OUT 21

Scale up (formação) IE business School

5-6 MAI

EuroNanoForum 2021

23-24 SET 21

Back to the future: Nutrition last decades

3-4 NOV 21

Hosa - Envelhecimento e Nutrição (conferência on-line)

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/c29aefab-9bdd-41e7-8969-00d4190738cc.jpg

NUNCA ALMOCE SOZINHO

Escrito por um editor de um jornal de gestão e por um empresário, este livro rapidamente se tornou um bestseller do mundo da gestão e dos relacionamentos interpessoais profissionais. Este livro mostra como se pode construir relações duradouras e sustentadas que nos ajudam no nosso progresso profissional.

MODELO DE NEGÓCIO

 



REPRESENTAÇÃO LÓGICA, SIMPLES E MUITAS VEZES VISUAL, DE COMO UMA ORGANIZAÇÃO OU EMPREENDEDOR PRETENDE CHEGAR AO CONSUMIDOR ATRAVÉS DA SUA PROPOSTA, CRIANDO VALOR PARA SI E PARA O PÚBLICO-ALVO. 

. 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

66/ 2020

Editorial

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/814374a6-7695-4b52-9351-582e698a2bf4.jpgPela existência e paridade das mulheres empreendedoras

Neste dia 8 de março, desde há mais de 100 anos comemoramos a Mulher.  Comemoramos a sua condição e também conquistas. Sabemos que as mulheres ainda hoje sofrem de várias desigualdades, algumas muito gritantes em determinados pontos do globo. Em termos profissionais existem desigualdades salariais em iguais funções, maiores dificuldades em singrar no mercado de trabalho, e, apesar de estarem em maioria em determinados grupos profissionais (na saúde, por exemplo) não estão, proporcionalmente, em lugares de destaque, liderança ou chefia. Podemos pensar, legitimamente, que este tipo de posições pede determinadas características que as mulheres poderiam ter em menor número, mas não: em 2014, uma investigadora, Kornélia Lazányi publica um artigo denominado “Os empreendedores do futuro”, onde através de algumas escalas apropriadas, compara as competências de estudantes universitários e de empresários de sucesso. Uma das suas conclusões é que, independentemente de serem empresárias ou estudantes, as mulheres têm em média, resultados superiores aos homens.  Assim, não sendo questões de competência ou características será importante continuar a explorar e a refletir sobre o porquê destas desigualdades para que, sejam mitigadas num futuro cada vez mais próximo.
Como contribuição para esta mitigação são necessárias mais informações, isentas, sobre a posição da mulher na sociedade e, em particular, no mundo do trabalho como mostra uma revisão sistemática de 2019. realizada por 4 investigadoras, 3 delas portuguesas, sobre o empreendedorismo feminino. Neste trabalho, conclui-se que, apesar do recente interesse na área, ainda não há investigação robusta sobre o contributo das mulheres para o empreendedorismo e as autoras realçam a importância desta pesquisa, tendo em conta questões culturais, politicas e sociais. Sabemos que, como noutras áreas, no empreendedorismo feminino, também nada é simples e terá uma complexidade sempre presente.  

Tenho a certeza que nesta área, como noutras as mulheres dão cartas, pela sua perspetiva única, pelas suas características e que, lado a lado, e não atrás, traremos desenvolvimento, inovação e maior qualidade de vida para todos. Apenas queremos o espaço, a oportunidade  e manter a memória de quantas (mas, também quantos) lutaram e lutam para que se isso cumpra.

Um Feliz dia 8 de março, dia da Mulher.

Sónia Teixeira - Técnica Superior GIE



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  inscreva-se aqui.

Destaques

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/cdd8dd15-79b4-44d8-9a09-d5e6e6448083.jpeg

 

No próximo sábado teremos aberto a todos que queiram participar a Conferência de Empreendedorismo Social, "ChangeMinds" no âmbito do projeto Social Builders Academy, onde o GIE é parceiro. Inscrevam-se e conheçam o que é feito nesta área tanto nacional como internacionalmente.

Notícias

- Jovem Biofísica do Ano: Ana Rita Araújo
Compostos da cortiça podem ser relevantes no tratamento da doença de Alzheimer e esta investigadora trabalha a utilização destes compostos.

- Engenharia biomédica e informática ao serviço da saúde
Desde aplicações para o combate ao Covid-19 ou que medem a saturação de oxigénio, ou criação de redes semelhantes ao cérebro humano, estes dois irmãos portugueses dão cartas na investigação.

- Investigadores portugueses estão a desenvolver tecnologia bactérias que causam infeções secundárias decorrentes do COVID-19
Este estudo tem como principal objetivo perceber o impacto destas bactérias e assim permitir um diagnóstico mais rápido e uma adequação mais célere à terapia.

- Exportações de saúde em Portugal duplicaram em 10 anos.
A saúde pode ser um motor de recuperação para Portugal.

- Cientistas de Universidade de Tóquio criam nariz artificial para detetar doenças 
Um dos exemplos é a deteção precoce do cancro, que provoca alterações dos odores corporais.

-Robot de start-up portuguesa usado para impedir infeções 
A empresa Follow Inspiration refere que tem uma eficácia de desinfeção de 99%

 

Concursos

9 MAR 21

ERA-NET NEURON COfund2

10 MAR 21

Concursos de Projectos em todos os domínios científicos

17 MAR 21

EIT-Health CATAPULT: fast tracking Europe's best star-ups 

17 MAR 21

EIT-Health: Wild Card 

31 MAR 21

International open idea competition

6 MAI 21

Zayed Sustainability Prize

14 MAI 21

Prémio Alfredo da Silva e o Empreendedorismo

14 MAI 21

Prémio Inovação Tecnológica, mobilidade e indústria

14 MAI 21

Prémio Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

21 MAI 21

AAL Call 2021 - Advancing inclusive health & care solutions for ageing

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

10 MAR 21

OpenAIRE-NEXUS

13-14 MAR 21

Clinhacks: Medical-themed Hackathon

18 MAR 21

Conference on medical training

5 ABR 21

UNITE! - Sustainability in teaching

29-30 ABR 21

EU – Start-ups Summit 2021 (Barcelona)

ABR/OUT 21

Scale up (formação) IE business School

5-6 MAI

EuroNanoForum 2021

23-24 SET 21

Back to the future: Nutrition last decades

3-4 NOV 21

Hosa - Envelhecimento e Nutrição (conferência on-line)

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/4357c196-1a91-4b4d-af14-5a23b3fc3b9b.jpg

Business Book of the year 2019

INVISIBLE WOMEN

Neste livro, a jornalista e defensora dos direitos das mulheres, Carolina Criado Perez conta-nos como muitos aspectos da sociedade estão orientados do ponto de vista masculino, seja saúde, políticos, ou simples produtos do dia a dia. De uma forma informal e divertida faz-nos reflectir sobre estas questões, as suas consequências e o que poderemos fazer para existir mudança.

IDEAÇÃO

 



É O PROCESSO DE DESCOBERTA, FORMAÇÃO OU DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CONCEITOS PARA POTENCIAIS NOVAS SOLUÇÕES DE NEGÓCIO OU LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

. 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

65/ 2020

Editorial

Horizonte Europa: um novo programa-quadro para um maior impacto económico  https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/48283c01-991a-4b89-829c-44389edb3240.jpeg
 

Está aí o Horizonte Europa! O novo programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia para os anos de 2021-2027 com um orçamento previsto de 95,5 mil milhões de euros.
Este programa-quadro foi concebido para implementar novas formas de crescimento económico na Europa através do reforço do conhecimento científico e do know-how, apoiando o desenvolvimento e a introdução de novas tecnologias, promovendo a inovação e enfrentando os principais desafios sociais com que a Europa se debate.
O Horizonte Europa é construído em três pilares: Pilar 1(Ciência de Excelência), Pilar 2 (Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia) e o Pilar 3 (Europa Inovadora). Assim, o Horizonte Europa irá maximizar o seu impacto nas áreas da transição verde e digital, fortalecer a excelência da ciência e tecnologia por aumento do investimento em pessoas altamente qualificadas e em investigação de ponta, promover a competitividade industrial da União Europeia e o seu desempenho de inovação. O Horizonte Europa inclui, também, um sistema de reforço do Espaço Europeu da Investigação com acções que se destinam, de entre outras, a promover a investigação nos países menos competitivos.
O Horizonte Europa apresenta uma nova abordagem à investigação e inovação. O Pilar 2 incorpora investigação baseada em 5 missões de investigação e inovação: 1. adaptação às mudanças climáticas, incluindo transformação social; 2. o cancro; 3. os oceanos, os mares, as águas costeiras e interiores saudáveis; 4. as cidades neutras e inteligentes para o clima e, 5. a saúde do solo e a alimentação. Os detalhes de cada missão serão revelados à medida que o programa progride. Cada uma das missões tem o seu próprio conselho de missão, composto por representantes da comunidade científica, empresas e sociedade civil que desempenhará um papel fundamental no planeamento de cada missão. As parcerias europeias continuarão, também, no âmbito do novo programa-quadro em 3 formatos e com formato mais simplificado: parcerias co-programadas, cofinanciadas e institucionalizadas. Para um maior apoio à inovação e como facilitador do empreendedorismo foi criado o European Innovation Council (EIC). Assim, os projetos de parceria relacionados com as tecnologias futuras e emergentes (FET) serão divididos no novo programa-quadro. Os FET Flagships passarão a ser baseados em clusters e serão abrangidos pelo Pilar 2. As acções FET Open e FET Proactive serão coordenadas pelo EIC como parte do terceiro pilar do programa-quadro.
A divulgação pública dos primeiros programas de trabalho é esperada para Abril de 2021. Veja mais
aqui.
 

Professora Isabel Rocha - Direcção GIE



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  inscreva-se aqui.

Destaques

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/e9ae7566-1174-4ca9-a49c-c45835cca6af.jpg

A Universidade de Lisboa (ULisboa) e a Agência para a Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) promovem uma sessão de esclarecimento para apresentação da estrutura de apoio do Cluster Saúde e das oportunidades de financiamento no âmbito do novo Programa Quadro da UE - Horizonte Europa 2021-2027, em diferentes áreas: desde a Medicina às Engenharias, das Ciências de Dados às Ciências Sociais, da Saúde Humana à Saúde Ambiental.
O webinar realizar-se-á no próximo dia 22 de fevereiro, pelas 15h00 e destina-se a toda a comunidade académica da Universidade de Lisboa.
Inscrições clicando na imagem, o vídeo promocional aqui e o programa aqui.

- Este ano o GIE junta-se novamente à AEFML com o projeto Social Builders Academy, anteriormente denominado Change Makers e este ano em parceria com a AEISEG  e convidamos todos os alunos a inscreverem-se nesta fantástica ideia focada no empreendedorismo social.  Se queres criar um projeto nesta área, habilita-te a ganhar um financiamento de 500€ e a ter a formação adequada para desenvolveres as tuas capacidades! Mais informações e inscrições clicando na imagem.

 

Notícias

- Primeiro ventilador português certificado
O equipamento chama-se Sysvent OM1 e foi criado em parceria com a Ordem dos Médicos eteve uma certificação em tempo recorde.

- Vacina portuguesa da Immunethep está em desenvolvimento
Procuram financiamento para ensaios clínicos já para este ano.

- Start-up portuguesa usa desperdício energético para produzir legumes
A Start-up Bios quer garantir um futuro em que é possível ter alimentos fresco com os menores recursos. 

- Skizo, start-up portuguesa que faz máscaras de protecção com plástico retirado do mar
Para além do calçado e das bolsas ecológicas a Skizo faz máscaras de uso profissional e comunitárias certiificadas.

- Tendências para o sector da saúde em 2025
Segundo o estudo "Life Sciences & Healthcare"  da Deloitte são estás as áreas na saúde que vão ter prioridade.

Concursos

28 FEV 21

Bolsas Fulbright para a investigação 

2 MAR 21

JPCOFUND2

9 MAR 21

ERA-NET NEURON COfund2

10 MAR 21

Concursos de Projectos em todos os domínios científicos

17 MAR 21

EIT-Health CATAPULT: fast tracking Europe's best star-ups 

17 MAR 21

EIT-Health: Wild Card 

31 MAR 21

International open idea competition

6 MAI 21

Zayed Sustainability Prize

14 MAI 21

Prémio Alfredo da Silva e o Empreendedorismo

14 MAI 21

Prémio Inovação Tecnológica, mobilidade e indústria

14 MAI 21

Prémio Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

21 MAI 21

AAL Call 2021 - Advancing inclusive health & care solutions for ageing

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

17 FEV 21

Rede Saúde - Inteligência artificial e ciência de dados para tratamento de cormobilidades

17 FEV 21

Inauguração do "Portal da Inovação"

22 FEV 21

Webinar: Sessão Horizonte Europa - A Universidade de Lisboa  rumo à Saúde no Horizonte Europa

29-30 ABR 21

EU – Start-ups Summit 2021 (Barcelona)

ABR/OUT 21

Scale up (formação) IE business School

5-6 MAI

EuroNanoForum 2021

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras



Vencedor do Prémio Financial TImes 2020


DEEP MEDICINE

Este livro escrito por um cardiologista e cientista, pretende mostrar como a inteligência artificial pode ajudar disruptivamente no tratamento dos pacientes. 

TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO

 



TODAS AS ATIVIDADES RELACIONADAS COM A GERAÇÃO, USO, APLICAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE CONHECIMENTOS CRIADOS NA UNIVERSIDADE, FORA DO AMBIENTE ACADÉMICO

. 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

64/ 2020

Editorial

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/814374a6-7695-4b52-9351-582e698a2bf4.jpgTele-trabalho: como fazer melhor e ser mais felizes
 

Muitos de nós, da comunidade FMUL, devido à pandemia COVID-19, estamos a trabalhar e/ou a estudar a partir de casa: A ter aulas on-line, a leccioná-las, a investigar, a executar todas as funções anteriormente realizadas dentro das portas da  Faculdade, para ela funcionar da melhor maneira, mas agora nas nossas habitações.

E, nem sempre é fácil conciliar o ambiente familiar com as nossas obrigações e desafios profissionais, podendo, por isso, dar azo a alguma falta de produtividade e também a insatisfação pessoal. Dawis and Lofquist’s num artigo de 1984 sugerem que é importante existir um ajustamento equilibrado do trabalho e isso pode ser conseguido através da satisfação de 6 necessidades: Conquistas, Independência, Reconhecimento, Relacionamento, Suporte e Condições de Trabalho. Sim, não é fácil todas estas necessidades estarem totalmente satisfeitas... Todos temos contextos familiares diferentes, assim como diferentes desafios laborais, e, obviamente, todo o ambiente que se vive têm um grande impacto na nossa concentração e agilidade mental e por isso obviamente, na forma como executamos o trabalho. Então, como podemos tentar ultrapassar algumas destas dificuldades?
Skowronski and Mirowska em 2013  escreveram um guia com sugestões para melhorar esse equilíbrio e extraí duas, que aqui deixo, esperando que vos possa ser útil:
1) Reconhecer o que se passa: Identificar as atitudes, comportamentos e sentimentos que podem levar a uma situação de procrastinação, como por exemplo, a tendência para esperar demasiado tempo pela validação de uma tarefa simples ou demorar mais tempo a pensar numa tarefa do que a começar a realiza-la. .
2) Intervir:  Que pode ser feito a três níveis: treinar a nossa gestão do tempo, ou seja ter a percepção do modo como organizamos o tempo através de listas tarefas, priorizando as mais importantes e criando estratégias para quando acontece algo que não esperamos (ter bolsas de tempo por exemplo), sendo mais autónomos, já que a autonomia aumenta a sensação de agradabilidade das tarefas e diminui o tédio, e por fim, melhorando o ambiente de trabalho com o reforço e a recompensa do trabalho feito adequadamente e nos tempos certos, e, também, mantermo-nos ligados uns aos outros, em equipa, para melhor a nossa motivação.

Sem dúvida vivemos tempos desafiantes, mas com o apoio de todos, e todos juntos, e com melhores estratégias vamos conseguir superaremos os desafios, concretizaremos novas ideias e viver melhor estes tempos "diferentes".

SóniaTeixeira 
Técnica Superior do Gabinete de Inovação e Empreendedorismo FMUL



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  inscreva-se aqui.

Destaques

- Este ano o GIE junta-se novamente à AEFML com o projeto Social Builders Academy, anteriormente denominado Change Makers e este ano em parceria com a AEISEG  e convidamos todos os alunos a inscreverem-se nesta fantástica ideia focada no empreendedorismo social.  Se queres criar um projeto nesta área, habilita-te a ganhar um financiamento de 500€ e a ter a formação adequada para desenvolveres as tuas capacidades! Mais informações e inscrições clicando na imagem.

 

Notícias

 - O nosso director Professor Doutor Fausto Pinto, foi o último convidado do podcast Cruzamento
Neste podcast, que cruza o digital e a saúde, o Professor Doutor Fausto Pinto falou da educação dos futuros médicos, do impacto da tecnologia na área da cardiologia e do Edifício Reynaldo dos Santos. 

- Start-up Portuguesa HeartGenetics desenvolveu novo teste genético
Através de uma amostra de saúde que pode ser enviada por correio, este teste pode ajudar a escolher o  medicamento mais adequado para cada doente.

- Octopus Ventures lança fundo de 112,5 milhões de euros na área de health tech
Com o aumento da revolução digital em saúde e com o desenvolvimento resultante da pandemia preparam este fundo para estas áreas. 

- "Da ideia à realidade" é a nova rubrica da Agência Nacional da Inovação 
Esta rubrica destaca projetos que converteram ideias em soluções tecnológicas  

Concursos

31 JAN 21

Horizon 2020 Framework (CLIMATE)

3 FEV 21

Digi-B-Cube Projects

4 FEV 21

Programa Eurostars

28 FEV 21

Bolsas Fulbright para a investigação 

2 MAR 21

JPCOFUND2

9 MAR 21

ERA-NET NEURON COfund2

10 MAR 21

Concursos de Projectos em todos os domínios científicos

31 MAR 21

International open idea competition

6 MAI 21

Zayed Sustainability Prize

14 MAI 21

Prémio Alfredo da Silva e o Empreendedorismo

14 MAI 21

Prémio Inovação Tecnológica, mobilidade e indústria

14 MAI 21

Prémio Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Innovator Awards

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

2 FEV 21

Perin Strategy - 2021-2027

17 FEV 21

Rede Saúde - Inteligência artificial e ciência de dados para tratamento de cormobilidades

29-30 ABR 21

EU – Start-ups Summit 2021 (Barcelona)

ABR/OUT 21

Scale up (formação) IE business School

5-6 MAI

EuroNanoForum 2021

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

No Filter: The inside story of how Instagram transformed business,  celebrity and our culture - Sarah Frier; | Foyles Bookstore

Vencedor do Prémio Financial TImes 2020


NO FILTER

Em apenas 10 anos o Instagram tornou-se a app mais valorizada e usada. Descubram o que tornou uma simples app de fotos numa companhia de milhões: tecnologia, inovação disruptiva e claro, muito investimento.

EMPREENDEDORISMO

 



NA SUA ESSÊNCIA UM EMPREENDEDOR É UM CRIADOR DE VALOR.
A NOÇÃO COMPORTAMENTAL DE EMPREENDEDORISMO ENFATIZA O ATO DE RECONHECER E APROVEITAR OPORTUNIDADES ECONÓMICAS LIGANDO-AS A PRÁTICAS INOVADORAS ASSUMINDO RISCOS: ENTRANDO EM MERCADOS INEXPLORADOS, DESENVOLVENDO PRODUTOS INOVADORES, ENTRE OUTROS.
 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

63/ 2020

Editorial

 Iniciamos, hoje, um novo período de confinamento parcial em Portugal como medida terapêutica e preventiva no âmbito da pandemia COVID-19.

Desde o ano passado que, como parte das suas respostas a esta situação crítica, os cidadãos, as instituições e demais entidades públicas ou privadas necessariamente improvisam na sua vida diária.  Algumas destas improvisações têm o potencial de contribuir para o desenvolvimento de novas competências e novas capacidades individuais e para a inovação, de natureza incremental, nas organizações. Nestas, a existência de uma cultura organizacional que apoie novas experiências, que exponha os indivíduos a situações com as quais não estão familiarizados, que estabeleça relações entre membros de diferentes comunidades e a indisponibilidade de recursos suficientes (tempo, pessoas, orçamento) pode motivar os membros da organização a improvisar e a inovar. Ainda que realizada a diferentes ritmos em diferentes sectores e originada, muitas vezes, em esforços de improvisação relativamente ocultos e não decorrentes de decisões estratégicas, a implementação desta inovação ao longo do tempo, pode levar a melhorias substanciais no desempenho geral da organização. É, por isso, necessária atenção para identificar e compartilhar as inovações úteis. Isso será crucial à medida que iremos recuperando da pandemia COVID-19 e em que a pressão económica forçará as organizações a resistir a uma maior escassez de recursos num mundo que continuará impulsionado pela tecnologia, ultra competitivo e em rápida mudança.

Neste primeiro SynerGIEs de 2021 trazemos-lhe já algumas alterações com a introdução de novas secções -  Mediateca do Empreendedor e o Por outras palavras - com as quais pretendemos esclarecer alguns conceitos e léxico usados em inovação. Também teremos brevemente uma sessão denominada: Em duas linhas.

 Em breve, seguir-se-á o Synergies Live, o webcasting to GIE onde periodicamente teremos uma conversa informal e inspiracional com inovadores e empreendedores. A Montra Virtual de Inovação e Empreendedorismo, onde serão compartilhadas com  público as inovações úteis da comunidade FMUL, e os Workshops “Tools for Innovation in Health” serão outras das nossas actividades programadas para este ano de 2021.

A todos os que estão connosco no SynerGIEs desejamos um Bom Ano 2021 e que este seja o lugar de novas ideias!

Professora Isabel Rocha - Direcção GIE

 



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  inscreva-se aqui.

Destaques

- Este ano o GIE junta-se novamente à AEFML com o projeto Social Builders Academy, anteriormente denominado Change Makers e este ano em parceria com a AEISEG  e convidamos todos os alunos a inscreverem-se nesta fantástica ideia focada no empreendedorismo social.  Se queres criar um projeto nesta área, habilita-te a ganhar um financiamento de 500€ e a ter a formação adequada para desenvolveres as tuas capacidades! Mais informações e inscrições clicando na imagem.

 

- Convidamos todos os estudantes da ULisboa, e em particular, os da sua Faculdade de Medicina, que estando matriculados no programa doutoral na área da saúde a inscreverem-se no programa do EIT Health, "EITH Health Ageing PhD School", onde a FMUL é parceira. Cliquem na imagem para submissão. – a 1ª fase é até hoje!

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/_compresseds/f1ef4109-c2e4-4c5d-afff-ab7c9dd90715.jpg

Notícias

 - Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolve ferramenta de diagnóstico e terapêutica para tumores ósseos 
Segundo investigadores é importante um diagnostico mais precoce e novas estratégicas terapêuticas.

- iLof, start-up portuguesa considerada pelo Financial Times um dos 7 negócios mais transformadores da saúde em 2020
Esta start-up usa inteligência artificial para construir plataformas de bases de dados baseadas em biomarcadores de doenças e perfis biológicos que têm várias potencialidades. .

- Tonic app lança vídeo de agradecimento aos profissionais de saúde portugueses 
Esta plataforma de apoio à comunidade médica tem nos últimos meses adaptado as suas ferramentas ao contexto de pandemia. E na última semana do ano de 2020 enviaram um vídeo de agradecimento a todos os seus subscritores.

-Kinetikos a start-up portuguesa que quer transformar o tratamento de doenças do movimento
Kinetikos desenvolveu um software que analisa os movimentos do corpo para fornecer informação relevante para decisões clínicas.

-[Infográfico] Digital Health and Care (Comissão Europeia)

- [Entrevistas] Gonçalo Luís : Manager no Hospital Luz Learning

Concursos

15 JAN 21

Projetos de I&DT em copromoção

21 JAN 21

Projetos Demonstradores Individuais

26 JAN 21

Prémio Melhor Ideia de Negócio

31 JAN 21

Horizon 2020 Framework (CLIMATE)

3 FEV 21

Digi-B-Cube Projects

4 FEV 21

Programa Eurostars

31 MAR 21

International open idea competition

6 MAI 21

Zayed Sustainability Prize

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Innovator Awards

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

 15 JAN 21

Inovar na Interseção

29-30 ABR 21

EU – Start-ups Summit 2021 (Barcelona)

ABR/OUT 21

Scale up (formação) IE business School

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/ff1e3197-e0cc-49e3-a569-dfcf184ecfba.jpg

Finalista dos Prémios Financial TImes


CRIATIVIDADE
Como vencer as forças que
bloqueiama inspiração

 

Ed Catmill, um dos fundadores da Pixar, conta neste livro como criou uma das empresas de animação mais criativas e rentáveis dos últimos anos, diferenciando-se de tudo o que existia no mercado e como aplicar as técnicas usadas a diferentes áreas e setores.

INOVAÇÃO

 




É O PROCESSO DE DESENVOLVER E TRAZER PARA O MERCADO NOVOS PRODUTOS, SERVIÇOS OU SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS OU NECESSIDADES E QUE GERAM VALOR ACRESCIDO PARA A SOCIEDADE.
 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Edições 2020