SynerGIEs - Notícias de Inovação e Empreendedorismo

O Gabinete de Inovação e Empreendedorismo (GIE) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa apresenta a toda a comunidade um novo espaço de notícias da FMUL, a “SYNERGIES” totalmente dedicada às áreas de inovação e empreendedorismo, tanto a nível nacional como a nível internacional, com um foco especial na área da saúde.

O objetivo é informar toda a comunidade FMUL sobre os acontecimentos, novidades, tendências e dinâmicas a acontecerem nestas áreas.

Acreditamos que o acesso a esta informação será uma mais-valia para a comunidade e que a promoção destes conteúdos incentivará a um maior envolvimento e interesse por parte de todos nas atividades do Gabinete.
 

Subscreva aqui a SynerGIEs

* indicates required

Edições 2021

74/ 2020

Editorial

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/48283c01-991a-4b89-829c-44389edb3240.jpegA propósito de Design Thinking                                     

Já ouviu falar de Design Thinking? Hum... não é nada exclusivo dos designers pois todos os grandes inovadores na literatura, na arte, na música, na ciência, na engenharia e nos negócios o praticam. Algumas das marcas líderes mundiais como a Apple ou a Google adoptaram a abordagem do Design Thinking nos seus departamentos de inovação e desenvolvimento. As principais universidades do mundo como Stanford, Harvard ou o MIT, também, já o fizeram. Mas, o que é o Design Thinking? E, por que é tão popular?

O Design Thinking é um processo interactivo no qual se pretende entender um utilizador, uma situação, desafiar suposições ou redefinir problemas na tentativa de identificar estratégias e soluções alternativas que podem não ser imediatamente aparentes no nosso nível comum de compreensão. Ao mesmo tempo, o Design Thinking fornece uma abordagem baseada em soluções para resolver problemas. Ou seja, é uma maneira de pensar e trabalhar, dita fora da caixa, que está alicerçada a uma metodologia de processos.

 

Podemos, então, dizer que o Design Thinking se baseia firmemente na geração de uma compreensão holística e empática dos problemas que as pessoas enfrentam e envolve conceitos inerentemente subjetivos (por exemplo, emoções, necessidades, motivações e impulsionadores de comportamentos) combinada com a pesquisa racional e analítica com o objetivo de criar soluções inovadoras. Deste modo, contrasta com uma abordagem exclusivamente científica, onde há mais distância no processo de compreensão e teste das necessidades e emoções do utilizador final.

A Faculdade de Medicina de Universidade de Lisboa (FMUL), através do seu Gabinete de Inovação e Empreendedorismo, tem utilizado o Design Thinking no delineamento e desenvolvimento de alguns módulos dos seus workshops “Tools for Innovation” que se criaram há já 4 anos. Com eles, os participantes sentem como o pensar fora da caixa, pode ser um verdadeiro desafio, pois o ser humano desenvolve naturalmente padrões de pensamento que são modelados por actividades repetitivas e no conhecimento daquilo que o cerca. A partir de Setembro de 2021, vamos iniciar outra acção – o Laboratório de Inovação- um programa de Design Thinking na área da saúde com desafios em 3 áreas médicas: Pediatria, Urologia e Oftalmologia. As inscrições abrem em setembro e todos, de dentro ou de fora da FMUL e de dentro ou fora da Universidade de Lisboa, estão convidados a participar. Vamos empatizar com o utilizador, definir as suas necessidades, criar ideias novas desafiando suposições para emersão de soluções inovadoras nestas 3 áreas médicas, prototipar a criação da melhor solução e preparar o seu teste. As informações relacionadas com o Laboratório de Inovação irão sendo disponibilizadas no website da FMUL e nas suas redes sociais.

Esteja atento durante o Verão!


*A autora não segue o actual acordo ortográfico


Isabel Rocha – Direcção GIE



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  subscreva aqui.

Notícias

Aplicação War on Cancer tem novas funcionalidades para apoiar os doentes oncológicos
Nasceu como uma rede social de partilha de experiências, mas evoluiu, e neste momento é possível consultar ensaios clínicos a decorrer em vários países do mundo., podendo o doente, inclusivamente candidatar-se. 

Pólo de Inovação que pretende apoiar na digitalização das organizações
Em Leiria, este polo foi reconhecido como polo de inovação digital para integração na rede nacional. 

Observatório de Emprego Científico e Docente foi lançado este mês em Portugal 
Este observatório, que vai de encontro a diretrizes europeias, vai permitir a existência de maior transparência, permitindo identificar mecanismos e perceber que medidas têm efeitos benéficos.  

Projeto H2020 ROSIA tem quase 4 milhões para financiar projetos de reabilitação 
Empresas interessadas em parcerias podem inscrever-se neste formulário.

Implante cerebral permite a pessoas com mobilidade reduzida escrever. 
Este sistema já foi testado por investigadores e tem precisão superior a 90%. 

[Reflexão] Inovação está a mudar a forma como nos alimentamos

 

Concursos

25 JUL 21

eAwards Portugal 2021

26 JUL 21

4º edition Blue Bio Value Acceleration

29 JUL 21

European Innovation Procurement Award 2021

31 JUL 21

Fraunofer Portugal | Challenge 2021

31 JUL 21

Prémios AICIB 2021

31 AGO 21

Merk 2021 Research Grants

31 AG0 21

Eureka: Projetos de I&D industrial à escala europeia 

12 SET 21

Prémio Investir em Saúde 2021(Janssen)

13 SET 21

Prémios Santa Casa Neurociências

15 SET 21

Call for Short-Term Advanced Term proposals

23 SET 21

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

30 SET 21

Eurogia 2030 - Call 18

6 OUT 21

EIC Accelerator

27 OUT 21

EIC Patchfinder

Aberto

Altice Innovation Award

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Aberto

Horizon Europe - Work Programme 2021-2022 (4.Health)

Agenda

1-30 SET 21

3ª edição StartHealth@ULISBOA 

23-24 SET 21

Back to the future: Nutrition last decades

24 SET 21

Noite Europeia dos Investigadores - Ciência para o clima

3-4 NOV 21

Hosa - Envelhecimento e Nutrição (conferência on-line)

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/e487fcf8-943d-d1d6-5057-e307952ae431.jpg
New York Times Best Seller


 
BUY.OLOGY
Este livro é uma viagem à mente do consumidor baseado em estudos de neuromarketing, recomendado por Phillip Kotler e Seth Godin, dois especialistas do marketing de renome mundial.

DESIGN THINKING

 



É UMA METODOLOGIA DE PENSAMENTO QUE DEPENDE DA ANÁLISE DE TODOS OS LADOS DE UMA QUESTÃO, TANTO DE UMA PERSPECTIVA PRÁTICA COMO CRIATIVA ANTES DE SEGUIR UM CAMINHO PARA ATINGIR O OBJECTIVO DESEJADO

. 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

73/ 2020

Editorial

Inovação em saúde - Que facilitadores ajudam à sua implementação?
1
  O objetivo fundamental da inovação em saúde é aumentar a qualidade dos cuidado de saúde prestados aos pacientes, de modo a estes terem menos doenças, encurtadas no tempo, menores taxas de mortalidade e melhor qualidade de vida.
Quando existem inovações, de qualquer tipo, de produto, serviço, mais tecnológicas ou mais comportamentais é necessário proceder à sua implementação nos serviços de saúde. Como sabemos, o ser humano é naturalmente resistente à mudança, por isso, é necessário procurar os facilitadores que permitam o processo de implementação e uma integração mais célere e eficaz das inovações. Os facilitadores de mudança ajudam indivíduos e grupos a perceber o que precisam para mudar e como fazer com que a mudança se torne mais fácil.

Existem muitas estratégias de facilitação mas aqui identificaremos as que tendem a ter resultados mais positivos em contexto de saúde:

1) Definição de objectivos: Ao definir e clarificar os objetivos individuais e também os objetivos de melhoria prática há um aumento da adesão à inovação;
2) Avaliação do progresso e resultados: A avaliação de desempenho, a realização periódica de auditorias e feedback, a avaliação da satisfação dos pacientes através de inquéritos ou falando directamente com eles, tem resultados muito positivos na adesão.
3) Fornecimento de ferramentas e recursos: Ao fornecer tanto aos pacientes como aos colaboradores ferramentas e recursos que explicam e apoiam a nova inovação, a adesão será maior. Exemplos de materiais e recursos são webinars e fóruns de discussão, manuais e check-lists.

Podemos concluir que para a implementação de  inovações é importante existir um acompanhamento da comunidade onde se quer implementar este novo recurso, Ouvir as pessoas, perceber as suas questões, explicar o que efetivamente será feito e com que objetivos e resultados esperados, estando disponível para fornecer os materiais necessários para que as pessoas se adaptem da melhor maneira possível. Estabelecer relações de confiança é fundamental para uma implementação com sucesso.

Sónia Teixeira
Técnica Superior no GIE-FMUL



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  subscreva
aqui.

Destaques

1

Mais informação sobre este webinar onde estarão presentes vários docentes e colaboradores FMUL aqui e inscrições aqui.

Notícias

Impressora 3D para impressão de tecido ósseo
Impressão de tecido semelhante aos constituintes do osso humano com o objetivo de serem usadas em sala de operações.


Startup portuguesa levanta mais 85 milhões de euros
Esta healthtech portuguesa desenvolve tecnologia para patologias músculo-esqueléticas.


Q-BIO, monitorização regular de pacientes
Uma plataforma que cruz os dados clínicos com fatores genéticos  os checkups dos pacientes, o que lhe vai permitir alertar automaticamente em caso de situação anormal.


Zumub, empresa portuguesa de suplementos alimentares recebe financiamento
Esta empresa tem como objetivo apoiar os clientes num estilo de vida mais fit e saudável.


[Entrevista] Mário Sá Carneiro, Country Manager da Beckman Coulter em Portugal
Soluções Inovadoras na área da saúde reprodutiva


[Webcast] Vamos ter cada vez mais inovação ao serviço da saúde?

 

Concursos

26 JUL 21

4º edition Blue Bio Value Acceleration

29 JUL 21

European Innovation Procurement Award 2021

31 JUL 21

Fraunofer Portugal | Challenge 2021

31 AGO 21

Merk 2021 Research Grants

13 SET 21

Prémios Santa Casa Neurociências

15 SET 21

Call for Short-Term Advanced Term proposals

23 SET 21

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

Altice Innovation Award

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

8/15/22/29 JUL 21

Crypto Thursdays (Católica - Lisbon)

9 JUL 21

Transformação Digital: o financiamento e a proteção de PI

9 JUL 21

Pandemia: Efeitos Secundários da Comunicação

9 JUL 21

Vamos falar de gestão em ciência?  9h30-10h30

20 JUL 21

Back to the future: Nutrition last decades

23-24 SET 21

Back to the future: Nutrition last decades

3-4 NOV 21

Hosa - Envelhecimento e Nutrição (conferência on-line)

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/0ba27667-48fb-1e5d-a293-68555f76942a.jpg
Um dos 100 melhores livros de gestão de sempre


  INFLUÊNCIA - PSICOLOGIA DA PERSUASÃO
Escrito por um dos mais reconhecidos psicólogos sociais, Robert Cialdini, explica os 6 principais fatores que permitem influenciar pessoas e baseado em estudos científicos mostra-nos como aplicar no dia-a-dia.
 

BREAK EVEN POINT

 



É O MOMENTO NO TEMPO EM QUE NO BALANÇO FINANCEIRO DE UMA ORGANIZAÇÃO, O VALOR DA RECEIRA TORNA-SE MAIOR QUE OS CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS

. 


1

GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisbo

           

72/ 2020

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/5ef6090f-28f7-4eba-a766-e4d765374702.jpegEditorial

Cidades Inteligentes e acessibilidade

O advento das tecnologias “inteligentes” transformou a vida urbana, com impactos importantes no bem-estar físico, mental e social. As digitalizações nas nossas cidades, no entanto, vão muito além de arquivos digitalizados e computadores nos hospitais.
A forma como interagimos com o meio ambiente, em especial em áreas urbanas, está mais interconectada com o uso de tecnologias para beneficiar os seus cidadãos, empresas e organizações de serviços e para desenvolver o crescimento económico, benefícios sociais e sustentabilidade ambiental.
Em tempos de pandemia, mais do que nunca, o conceito de Cidade Inteligente (Smart Cities), tão discutido nos últimos anos, vem nos questionar onde queremos viver no século XXI.
De facto, uma smart city deixou de ser apenas um conceito e passou a ser uma realidade de muitas cidades. O termo embrionário, na sua origem, era Smart Community, e foi utilizado em Sillicon Valley, Califórnia, pela primeira vez durante a recessão de 1993. Recentemente, o conceito smart city convergiu para uma suposta conectividade entre diferentes domínios de ação, tais como mobilidade e a gestão inteligente de informação.
Nesse sentido de procurar soluções para mitigar e aprimorar os critérios para uma Cidade Inteligente, questões ligadas à acessibilidade surgem de forma proeminente, principalmente considerando o aumento da consciencialização pela igualdade de direitos das pessoas.
A Internet das Coisas (IOT) está a chegar a um ponto crítico que a tornará um paradigma sustentável para aplicações práticas e que podem mudar o futuro de indivíduos, empresas e do setor público.
Posso citar alguns exemplos de recursos e aplicações que promovem a acessibilidade e tornam a cidade mais inteligente, como os temporizadores sonoros que dão informação sobre o tráfego e auxiliam a travessia de pedestres com deficiência visual; aplicações de mobilidade colaborativas (crowdsourcing) como o Guia de Rodas para ajudar a planear os seus destinos e conferir as condições de acessibilidade dos estabelecimentos. Recursos de texto alternativo para traduzir elementos visuais, como mapas, gráficos e imagens em todos os meios de transporte.
As cidades inteligentes inclusivas representam uma escala imensa, segundo estimativas atuais, o mercado de cidades inteligentes deve crescer de US$ 308 mil milhões em 2018 para US$ 717 mil milhões em 2023.
A Cidade Inteligente não é aquela cidade futurística que se vê em  publicidade de tecnologia, com construções monocromáticas de metal, repleta de robôs a interagirem com seres humanos. Pelo contrário, são espaços urbanos humanizados e eficientes para todo


Doutora Michele Gomes da Rosa
Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa -CCUL



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  subscreva aqui.

Notícias

Duas startups portuguesas de saúde nas meias-finais do EitHealth InnoStarts Awards 2021
As duas startups são a RuPharma que cria novos fármacos na área da oncologia e Endobios que implementa cadeias de valor a partir de bioprodutos.

MyCareForce é uma startup portuguesa que liga enfermeiros a instituições
Esta plataforma permiti às empresas  perceber as disponibilidades de enfermeiros e recruta-los.

Smart Asthma permite monitorizar a respiração para identificar crises de asma
Na aplicação consegue-se ver as análises e mostra maneiras de proceder consoantes os registos.

A tecnologia e a medicina, juntas.
Neste artigo de opinião, Daniel Ibri, confundador e managing partner da Mindset Ventures mostra exemplos como a medicina pode tirar muitas vantagens das novas tecnologias.

[Entrevista] Maria Villas-Boas, fundadora da Urban Food

 

Concursos

28 JUN 21

Eureka - Innovation beyond borders

30 JUN 21

Bolsas de Investigação para doutoramento Maria de Sousa 2021

31 JUN 21

Sifide

26 JUL 21

4º edition Blue Bio Value Acceleration

29 JUL 21

European Innovation Procurement Award 2021

31 JUL 21

Fraunofer Portugal | Challenge 2021

31 AGO 21

Merk 2021 Research Grants

13 SET 21

Prémios Santa Casa Neurociências

23 SET 21

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

23-24 JUN 21

European Research & Innovation Days

29 JUN 21

Future Steps to tackle obesity: Innovations into policy and actions

2 JUL 21

Info Day Cluster Saúde

23-24 SET 21

Back to the future: Nutrition last decades

3-4 NOV 21

Hosa - Envelhecimento e Nutrição (conferência on-line)

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/e159147d-bbe5-69df-25bd-6eec70ed88c2.jpg

Bestseller Mundial
 

BUSINESS MODEL GENERATION

 

Um dos livros mais reconhecidos e disruptivos na área da gestão e que pretende ajudar os empreendedores a melhorar os seus modelos de negócio de modo mais apelativo e consistente.

BUSINESS ANGEL

 



PRIMEIROS INVESTIDORES INDIVIDUAIS DE UM NEGÓCIO QUE ESTÃO INTERESSADOS NOS ESTÁGIOS INICIAIS DE DESENVOLVIMENTO DA STARTUP

. 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

71/ 2020

Editorial


https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/48283c01-991a-4b89-829c-44389edb3240.jpegA propósito da relação entre empreendedorismo e  liderança

Não vos quero maçar muito hoje. Neste primeiro SynergGIEs de Junho, com um dia de Sol radioso lá fora,  deixo-vos apenas umas breves palavras.
Fala-se muito, hoje, em empreendedorismo e em como as lideranças são importantes para o seu sucesso. Sempre assim foi. Não é um conceito contemporâneo. Desde o inicio da vida na Terra que há líderes. Mas, de facto, para si, que está a ler estas palavras: o que é um líder? Já pensou nisso? Hum... lembra-se daquela pessoa com visão, paixão, pensamento estratégico, capacidade de comunicação, auto-motivação, capacidade de unir pessoas, resiliente, disciplinada, resolutiva, que busca constantemente a excelência, que tem sensibilidade e é justa nas suas decisões?... então, talvez esteja a reconhecer um líder.... Pessoalmente, para além disso tudo, e porque não se é líder sozinho, o líder não pode ser um microgestor, precisa sempre de uma boa equipa, que o impulsione para a frente e que não o empurre para trás, na qual acredite e onde as pessoas discordem sem ter medo. Um líder deve ouvir e deve saber quando quebrar as regras porque é líder e não é um seguidor; deve ser conduzido pelo seu coração, pelo seu talento e pelo seu instinto pois se começar a questionar muito à sua volta vai perder a clareza do seu pensamento. Um líder deve estar informado mas, também, ser genuíno e não ter medo de se apropriar daquilo que é seu, sem desculpas.
Já encontrou alguém assim? Já se reviu nestas palavras?

Desejo-lhe um grande fim de semana.


Isabel Rocha - Direcção GIE
( a autora não segue o actual acordo ortográfico)



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  subscreva aqui.

Destaques

WORKSHOPS TOOLS FOR INNOVATION 4ªEdição

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/7bbef738-44db-3c27-df5a-8cfa0ecec891.png


No fim do mês de maio os Workshops Tools for Innovation aconteceram num formato diferente, mas sempre com boa disposição e e ideias de projeto. Leiam os testemunhos e como correu na newsFMUL
 

Notícias

Diapositivo que mede mais de 10 parâmetros de saúde em casa
Chama-se MouthLab e permite uma monitorização rápida e diária através da simples respiração.

Startup portuguesa de comida saudável cresceu na pandemia
Wild Brain fabrica produtos alimentares saudáveis e adaptou-se ao contexto de pandemia.

Startup portuguesa cria app para nos orientar-mos em hospitais
Em parceria com a CUF esta aplicação permite identificar a localização de elevadores, escadas e outros referenciais.

Pillcam - cápsulas consumíveis para rastreio de cancro
Este comprimido tem uma micro câmara que capta imagens pelo interior do corpo humano e é uma alternativa mais barata às atuais endoscopias.

iPlexMed foi a vencedora do prémio Empreender@Braga
Criada por 6 investigadores da Universidade do Minho, é uma plataforma de diagnóstico rápido para doenças infeciosas.

 

Concursos

18 JUN 21

Bolsa Santander Tecnologia | MIT Liderar a revolução industrial

28 JUN 21

Eureka - Innovation beyond borders

30 JUN 21

Bolsas de Investigação para doutoramento Maria de Sousa 2021

31 JUN 21

Sifide

26 JUL 21

4º edition Blue Bio Value Acceleration

29 JUL 21

European Innovation Procurement Award 2021

31 AGO 21

Merk 2021 Research Grants

13 SET 21

Prémios Santa Casa Neurociências

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

23-24 JUN 21

European Research & Innovation Days

29 JUN 21

Future Steps to tackle obesity: Innovations into policy and actions

2 JUL 21

Info Day Cluster Saúde

23-24 SET 21

Back to the future: Nutrition last decades

3-4 NOV 21

Hosa - Envelhecimento e Nutrição (conferência on-line)

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/514a21d1-22b3-ed09-3677-ba7fb4e065ef.jpg

Bestseller Internacional
 

STRATEGY SAFARI

 

Henry Mintzberg, um dos mais proeminentes cientistas e investigadores em gestão e estratégia da atualidade, escreveu em conjunto com mais dois colegas, um livro já considerado um clássico da área: as várias visões da estratégia ao longo do tempo

VENTURE CAPITAL

 



Fundo de investimento com o objetivo de alavancar empresas de média dimensão, que já têm clientes e receitas,  mas ainda com potencial de crescimento

. 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

70/ 2020

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/814374a6-7695-4b52-9351-582e698a2bf4.jpgEditorial

O envolvimento da Universidade com a Indústria
Benefícios e barreiras percecionados como relevantes para os investigadores  

Existe muito interesse na crescente colaboração entre universidades e empresas, e os governos, organizações e a academia entendem que para existir mais desenvolvimento, inovação e crescimento há que apostar cada vez mais numa boa relação indústria-academia.
Também ao longo dos anos tem sido realizada investigação científica nesta área, e um dos pontos interessantes que tem vindo a ser estudado são as perceções dos investigadores em relação aos benefícios, barreiras da colaboração com a indústria:

Benefícios:
Benefícios Intelectuais: quando os investigadores reconhecem que a colaboração com a indústria compreende um conjunto de vantagens: mais ideias para novos projetos colaborativos, novas ideias para projetos de investigação, partilha de conhecimento, criação de rede de contatos, aumento de reputação, tendem a colaborar mais com a indústria.
Resultados comerciais: os investigadores que reconhecem a importância dos resultados comerciais e dos produtos novos ou melhorados tendem a ter mais colaborações com a indústria; e esta maior colaboração com a indústria pode permitir mais licenciamentos, patentes ou spin-offs.
Benefícios económicos: curiosamente os investigadores que valorizam mais estes benefícios não são os que têm mais colaborações com as empresas; isto poderá significar que os investigadores que conseguem ter projetos economicamente vantajosos com uma empresa focam-se neles, não procurando mais projetos distintos.

Barreiras:
Barreiras transacionais: os investigadores que dão mais importância a este tipo de barreiras (ex: burocracias, propriedade intelectual, custos contratuais) tendem a ter mais reservas em realizar colaborações com a indústria.

Existem vários outros benefícios e barreiras possíveis e identificadas, mas da literatura parece que estas são as com mais evidência. Assim, parece importante refletir sobre estas questões, como potenciar os benefícios e reduzir ou anular as barreiras para potenciarmos uma maior colaboração entre a academia e a empresa.


Sónia Teixeira
Técnica Superior no GIE-FMUL



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  subscreva aqui.

Destaques



Destaques

 

OS WORKSHOPS TOOLS FOR INNOVATION VOLTAM PARA A SUA 4ª EDIÇÃO!

De 17 a 24 de Maio em formato on-line. Inscrições até 14 de Maio!

Para aprender mais como inovar e desenvolver ideias de negócio inscreva-se nos workshops à sua escolha clicando na imagem.

Público Alvo- Estudantes ULisboa, Comunidade FMUL e todos os que se interessam por inovação!

 

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/1a6f1e0a-aadd-a25b-9b16-6afac74b1515.png

No dia 15 de maio o GIE-FMUL irá estar presente na conferência iMED Summit, através da Dra. Sónia Teixeira, que irá apresentar o workshop "Entrepreneurship - I have an idea, what's next?". Saibam mais clicando na imagem.

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/961e388b-08d3-8b24-d47a-8681bfbce64a.jpg
 

Notícias

- Investigadoras da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa lideram spin-off financiada
A Portugal Ventures financiou em 100 mil euros a spin-off  A Something in Hands - Investigação Cientifica Lta, que visa desenvolver novos medicamentos para o combate a cancros metastáticos, em particular no caso do cancro de mama triplo negativo

-Dois cientistas portugueses são embaixadores da Revista Científica Science
Ana Paula Pêgo, investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto e Henrique Veiga-Fernandes, investigador e diretor do Champalimaud Research são os primeiros portugueses no Conselho de Editores de Revisão da Science.

- Portugal vai receber uma das maiores competições anuais de startups
O concurso mundial "Get in the Ring" vai ocorrer em 4 cidades portuguesas: Fundão, Abrantes, Braga e Angra do Heroísmo.

-Startup Upfeel cria plataforma par dar apoio psicológico aos trabalhadores
Esta plataforma permite, de forma anónima a marcação de consultas, tanto de psicologia como de nutrição, ajudando a reduzir níveis de stress e ansiedade.

 

- C2i Genomics cria plataforma para diagnóstico precoce de cancro
A solução baseia-se numa biópsia que requer pouca quantidade de sangue e os resultados são colocados na plataforma.

- Plano de recuperação e resiliência com mais de 36 milhões para apoiar a ciência
Uma parte deste valor será para apoiar a contratação de mais de 350 profissionais qualificados.

- Equipa do i3S do Porto identifica um novo biomarcador importante para o tratamento do cancro gástrico
Os investigadores identificaram um mecanismo molecular que pode estar a impedir a resposta ao tratamento

 

Concursos

13 MAI 21

4TH Data Partner Call

14 MAI 21

Prémio Alfredo da Silva e o Empreendedorismo

14 MAI 21

Prémio Inovação Tecnológica, mobilidade e indústria

14 MAI 21

Prémio Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

21 MAI 21

AAL Call 2021 - Advancing inclusive health & care solutions for ageing

31 MAI 21

Prémio Maria de Sousa 2021

1 JUN 21

Programa Gilead | Génese 2021

18 JUN 21

Bolsa Santander Tecnologia | MIT Liderar a revolução industrial

28 JUN 21

Eureka - Innovation beyond borders

31 JUN 21

Sifide

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

13 MAI 21

(R)evolução Industrial: Oportunidades para nutricionistas

13/17/20 MAI 21

Ciclo de Workshops: Boas práticas de Transferência de Tecnologia e  Conhecimento

18-20 MAI 21

Global Innovation Summit 2021

20 MAI 21

Futuro da Alimentação: Perspectivas, tendências, caminhos

20/21, 27/28 E ½ JUN 21

Ações de Formação - Portal da Inovação

27 MAI 21

The funding & tenders Portal for beginners

31 MAI 1/2/3 JUN  21

23ª Congresso Ordem dos Médicos: A ciência em tempo de pandemia

1-2 JUN 21

eHealthSummit.pt

23-24 JUN 21

European Research & Innovation Days

23-24 SET 21

Back to the future: Nutrition last decades

3-4 NOV 21

Hosa - Envelhecimento e Nutrição (conferência on-line)

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/f4e530a2-883c-763a-3ce6-3369218b9fbf.jpg

Melhor livro do ano Financial Times
 

A FORÇA DO HÁBITO

 

Este livro mostra a ciência por detrás da mudança e da criação de hábitos e como podemos usar os nossos desejos de recompensa a nosso favor para conseguir melhores hábitos na vida e nos negócios 

PITCH

 



APRESENTAÇÃO CURTA E OBJECTIVA DE UMA IDEIA DE VALOR A STAKEHOLDERS COM O OBJETIVO DE CAPTAR A SUA ATENÇÃO E INTERESSE.

. 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

cid:image004.jpg@01D3CCDF.11CA72D0

69/ 2020

Editorial

O EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO

Hoje, é crucial demonstrar como o que é abordado em sala de aula pode ser colocado em prática.
Um dos princípios da educação empreendedora é o de aprimorar habilidades para que o jovem aluno possa ter mais confiança para ultrapassar dificuldades. Trabalhar com empreendedorismo e inovação no ambiente educacional coloca o aluno como a peça-chave no processo de aprendizagem já que ele passa a pesquisar dados, analisar cenários e a planear ações para estruturas e/ou projetos que podem ser desenvolvidos na sua instituição de ensino e, também, futuramente na sua vida pessoal.
Por todo o mundo surgem programas educacionais de empreendedorismo promovendo o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, o que é confirmado pelo crescente número de Start-ups que estão, cada vez mais, presentes no mercado. São em torno de 3000, as Start Ups apoiadas pela Rede Nacional de Incubadoras que conta com 135 entidades certificadas, segundo o relatório do Observatório DayOne de Start-ups na Ibéria elaborado pelo Caixa Bank em colaboração da Escola de Negócios IESE. Por isso, a urgência de empreendermos, também, no processo de ensino-aprendizagem, adotando metodologias que estimulem o sentido crítico e o desenvolvimento de habilidades e competências para a solução de problemas, ou seja, learning by doing. Desta forma, os alunos podem estarem mais engajados com a proposta pedagógica e assimilarem melhor os ensinamentos. Um exemplo de metodologia ativa é o Desing Thinking, que tem como principal meta fazer com que o aluno seja orientado a visualizar alternativas para vencer problemas, com uma abordagem criativa e analisando diversos cenários. Este método auxilia na criação de protótipos da solução a ser implementada de forma coletiva, mobilizando a interdisciplinaridade. Mas, a metodologia que vem sendo mais utilizada por universidades como New Technology High School, de Napa, Califórnia, é a metodologia PBL- Aprendizagem baseada em problemas. Ela aposta na aprendizagem por meio da resolução de necessidade ou desafios práticos. O PBL destaca-se por favorecer o trabalho em equipa, estimular o pensamento crítico, fomentar o raciocínio lógico e priorizar o diálogo.
Os benefícios gerados pelo empreendedorismo na educação são inquestionáveis e vitais para o desenvolvimento de novas competências pois
- promovem a independência ao favorecer o desenvolvimento da autonomia para enfrentar novos cenários e desafios;
- possibilitam o conhecimento de potencialidades individuais  para um desempenho mais expressivo;
- despertam o sentido de responsabilidade para o desenvolvimento de uma postura mais comprometida, o que é fundamental para amadurecer e assumir riscos;
- estimulam ideias criativas para encontrar soluções para os problemas, que em muitas ocasiões determinam uma saída da zona de conforto do individuo;
- desenvolvem a capacidade de liderança já que o trabalho em grupo é uma excelente maneira de identificar novos líderes que podem conduzir uma equipa a resultados acima das expectativas;
- aumentam a autoconfiança pois sentir-se capaz de superar adversidades e de encontrar soluções para os problemas são fatores primordiais para o aumento da autoestima;
- fomentam o comprometimento do individuo com a sociedade já que ajudar a construir um mundo melhor é um ótimo motivo para um aluno ser mais comprometido com os valores sociais;
- favorecem a compreensão do papel da tecnologia, o que pode ser útil para reforçar nos alunos a necessidade de inovar para superar as expectativas.
Assim, o empreendedorismo na educação constitui-se como um dos grandes pilares para uma aprendizagem mais consistente, pois contribui para aquisição de novas habilidades e de conhecimentos vitais para uma formação pessoal e profissional diferenciada para este novo mercado do século XXI.


Doutora Michele Gomes da Rosa
Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa -CCUL






Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  subscreva
aqui.

Destaques


Projeto CoLab Sessions - Estágios de Verão:

O Projeto CoLab Sessions pertence ao IEEE-IST EMBS (Engineering in Medicine and Biology Society) – Student Chapter, e visa organizar um conjunto de estágios não curriculares na área de bioengenharia. Estes estágios pretendem seguir uma base de "job shadowing", para que os alunos possam experienciar o que constitui um verdadeiro projeto de investigação. O objetivo é que os alunos possam "pôr as mãos na massa" e passar do conhecimento teórico à prática.
Deste modo, vimos propor, aos investigadores interessados, a abrir uma ou mais vagas para um estágio de Verão para alunos do IST dedicados e interessados a seguir esta área. É de notar que este projeto conta já com 7 edições, sendo que esta será a 1ª edição de Verão, e que temos recebido um feedback muito positivo, tanto da parte dos alunos como dos investigadores. Os estágios realizam-se durante o mês de julho e de agosto a uma carga semanal ao critério de cada investigador. A escolha dos candidatos é efetuada pelos investigadores após o envio de CV e Carta de Motivação por parte dos alunos.

Para obter mais informações em relação a este projeto, não hesite em contactar os organizadores pelo e-mail
embs.colab@ieee-ist.org .

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/d9b23958-e54d-4487-a092-6c5a118a6617.png
 
O
Projeto TRANSFORMA PORTUGAL, iniciativa recentemente criada,  visa mobilizar os estudantes do ensino superior para ações de voluntariado e de empreendedorismo cívico, complementando dessa forma o currículo académico com soft skills.
Ao mesmo tempo, através de diversas iniciativas para o desenvolvimento e apoio social, irá contribuir para promover, desenvolver, diversificar e enriquecer percursos que constarão de um sistema de certificação social implementado para o efeito, constituindo-se como o primeiro barómetro de trabalho voluntário universitário na Europa.

Na nossa Faculdade, o Projeto é coordenado pelo Gabinete de Apoio ao Estudante, em colaboração com a Associação de Estudantes (AEFML) e a iniciativa Faculdade de Ajudar.

Dentro das várias ações do Projeto, destaca-se a área para a promoção e apoio de iniciativas e a inovação social dos estudantes de ensino superior, para que possam desenvolver ações de serviço à Comunidade em modelo de “Microempreendorismo Cívico”.
Neste âmbito, com prioridade às respostas ao Covid 19, de acordo com o Regulamento, as Ações a ser propostas podem assumir duas tipologias, nomeadamente:

  •  Projetos de sensibilização para proteção da saúde pública, tendo em atenção a prevenção da disseminação do Covid 19.
  •  Ações solidárias de apoio à comunidade no quadro das consequências da pandemia.
  • Estas candidaturas, apresentadas em formulário próprio e disponível na Plataforma “Transforma Portugal”, poderão ter microfinanciamento até 400 euros e decorrem até 30 de maio.
  • Para a atribuição de microfinanciamento são elegíveis ações nas seguintes áreas:
  • Ações de sensibilização e mobilização para redução dos contágios, quer em iniciativas que visem os estudantes, quer em iniciativas para a comunidade.
  •  Ações de apoio a estudantes em situação de confinamento.
  •  Ações de serviço na comunidade através de trabalho socialmente útil.
  •  Ações de promoção de saúde mental, reduzindo os impactos negativos da pandemia.
  • Relativamente, aos mecanismos de funcionamento destacam-se os seguintes:
  •  Podem ser apresentadas candidaturas de todo o território nacional, sendo privilegiadas a que se referirem a ações no âmbito territorial das instituições de ensino superior e associações de estudantes aderentes.
  •  Podem participar neste projeto estudantes do ensino superior, público e privado, de qualquer ciclo de estudos.
  •  Para apresentar uma candidatura é necessário constituir uma equipa de, pelo menos, três estudantes de uma ou mais instituições de ensino superior. Inscrição e proposta de ação.


No entanto, antes de qualquer formalização deverá ser consultado o Regulamento para que possa ter um melhor enquadramento e entendimento das áreas de ação, procedimentos e período de formalização das mesmas, bem como o Manual de Candidatura

O GIE (Gabinete de Inovação e Empreendedorismo) da FMUL encontra-se disponível para realizar aconselhamento e acompanhamento dos projetos a serem submetidos no âmbito deste programa, podendo ser contactado na sua página ou através do email
inovaçãofmul@fm.ul.pt.

Apresenta o teu Projeto e parte para a Ação!


https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/e5d387cf-dffd-4546-9ca8-543b62bdb36b.jpghttps://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/8af5f647-7a98-4c05-8713-c465869db9f3.jpg

        
Os links indicados ao longo do texto são os seguintes:
  
Plataforma Transforma Portugal:
  
Regulamento
 
  Formulário de Candidatura

Notícias

- Apoiar inovação nas ciências da vida: apenas dinheiro não chega
O Expresso com o apoio da APifarma quer divulgar mais a inovação em saúde e o papel da investigação fundamental para essa inovação. 


- Start-up espanhola de ortodontia expande-se para Portugal
Aliando tecnologia e saúde a empresa Impress conseguiu recentemente 5 milhões de euros de investidores, entre os quais os portugueses Bynd Venture Capital.


- O futuro da saúde digital: pacientes em 1ª lugar?
Vejam o relatório completo sobre estes dados no link.


- PeekMed apoia o planeamento de cirurgias de ortopedia
Esta startup portuguesa, fundada em 2014 permite planear com mais rapidez e eficiência as cirurgias e antever resultados


- Startup de engenharia do Porto reinventa o modo de colocação de próteses
Desenvolveu solução que optimiza a colocação de próteses dos membros inferiores



 

Concursos

30 ABR 21

Inventor on board (an MSD trainee Program)

6 MAI 21

Hera Incubator - Cohort united against COVID-19 variants of concern

6 MAI 21

Hera Incubator - Vaccines & therapeutic clinical trials to boost COVID-19 prevention and treatment

6 MAI 21

Hera Incubator - FAIR and open data sharing im support to European preparedness for COVID-19 and other infectious diseases

6 MAI 21

Hera Incubator - Research infrastructure services for rapid research responses to COVID-19 and other  infectious diseases epidemics

6 MAI 21

Zayed Sustainability Prize

10 MAI 21

5ª Edição Prémio Ecotrophelia

13 MAI 21

4TH Data Partner Call

14 MAI 21

Prémio Alfredo da Silva e o Empreendedorismo

14 MAI 21

Prémio Inovação Tecnológica, mobilidade e indústria

14 MAI 21

Prémio Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

21 MAI 21

AAL Call 2021 - Advancing inclusive health & care solutions for ageing

1 JUN 21

Programa Gilead | Génese 2021

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

26 ABR 21

Green and Digital Transition in the Recovery Plans: The sovereighty of tecnhology and innovation

ABR/OUT 21

Scale up (formação) IE business School

28-30 ABR 21

EU – Start-ups Summit 2021 (Barcelona)

5-6 MAI

EuroNanoForum 2021

13 MAI 21

(R)evolução Industrial: Oportunidades para nutricionistas

18-20 MAI 21

Global Innovation Summit 2021

23-24 JUN 21

European Research & Innovation Days

23-24 SET 21

Back to the future: Nutrition last decades

3-4 NOV 21

Hosa - Envelhecimento e Nutrição (conferência on-line)

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/28958edd-1409-4fd6-9f68-72b5f77e03d2.jpg

Mais de 50 milhões de livros vendidos em todo o mundo
 

A ARTE DE COMUNICAR COM SUCESSO

 

Dale Carnegie, escritor famoso pelo livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas" traz-nos este livro onde mostra como a comunicação eficaz pode ser a diferença entre o sucesso e o insucesso.

 

STARTUPS

 



EMPRESAS NUMA FASE INICIAL, CONCEBIDAS PARA TEREM UM CRESCIMENTO RÁPIDO, QUE PROCURAM INVESTIDORES PARA SE ESTABELECEREM O MAIS RAPIDAMENTE NO MERCADO, ATRAVÉS DAS SUAS IDEIAS DE NEGÓCIO DIFERENCIADAS

. 


cid:image005.png@01D3CCDF.11CA72D0

GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

           

logo

68/ 2020

Editorial

SUSTENTABILIDADE
Bom para as empresas e para todos
https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/814374a6-7695-4b52-9351-582e698a2bf4.jpg
Provavelmente quando pensamos em sustentabilidade das empresas, pensamos automaticamente na parte financeira: que têm que ser rentáveis, gerar lucros, manter o emprego dos seus funcionários. Ou seja, pensamos em eficiência económica.
Contudo, é mais que isso. A sustentabilidade assenta num círculo virtuoso com 3 dimensões: a vertente económica, a vertente ambiental e ainda a vertente de impacto social, denominado “tripé da Sustentabilidade” (Elkington, 1987), em que há um reforço mútuo entre as dimensões e uma interdependência.  
Assim, esta é uma realidade importante para a maioria das organizações por vários motivos: 
1) tem uma correlação com uma imagem corporativa mais positiva;
2) a longo prazo, permite vantagens competitivas face às empresas que não seguem este tipo de lógica assente nestes três princípios;
3) é uma resposta estratégica às preocupações e pressões da sociedade, dos consumidores e dos stakeholders;
4) há um uso mais sustentável e eficiente dos recursos;
5) aumenta a credibilidade e reputação organizacionais;
6) aumenta o envolvimento dos funcionários com a empresa e também o seu desempenho;

Acreditar na sustentabilidade e usar sistemas que tenham sempre em conta o tripé da sustentabilidade cria melhores empresas, melhores seres humanos e claro, melhor ambiente e proteção do nosso mundo.

Para quem quer inovar, fazer a diferença, na saúde, no mundo, a sustentabilidade não é apenas o futuro, é o presente. Vejam os
17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e inspirem-se.
O futuro é agora.

Sónia Teixeira
Técnica Superior GIE

 



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  subscreva aqui.

Destaques


Projeto CoLab Sessions - Estágios de Verão:

O Projeto CoLab Sessions pertence ao IEEE-IST EMBS (Engineering in Medicine and Biology Society) – Student Chapter, e visa organizar um conjunto de estágios não curriculares na área de bioengenharia. Estes estágios pretendem seguir uma base de "job shadowing", para que os alunos possam experienciar o que constitui um verdadeiro projeto de investigação. O objetivo é que os alunos possam "pôr as mãos na massa" e passar do conhecimento teórico à prática.
Deste modo, vimos propor, aos investigadores interessados, a abrir uma ou mais vagas para um estágio de Verão para alunos do IST dedicados e interessados a seguir esta área. É de notar que este projeto conta já com 7 edições, sendo que esta será a 1ª edição de Verão, e que temos recebido um feedback muito positivo, tanto da parte dos alunos como dos investigadores. Os estágios realizam-se durante o mês de julho e de agosto a uma carga semanal ao critério de cada investigador. A escolha dos candidatos é efetuada pelos investigadores após o envio de CV e Carta de Motivação por parte dos alunos.

Para obter mais informações em relação a este projeto, não hesite em contactar os organizadores pelo e-mail
embs.colab@ieee-ist.org .

Notícias

- Tecnhopage, empresa portuguesa investiga medicamento para diabéticos
Esta biofarmacêutica já iniciou o terceiro ensaio do medicamento destinado a tratar infeções do pé diabético.

- Pensar também nos doentes não COVID. Um prémio de Inovação.
O Bi Award este ano arranca num formato mais colaborativo e com mentores para apoiar as equipas em competição.

- A start-up Primaa desenvolveu software para deteção de cancros em fase muito precoce
Este software é um apoio no estudo dos tecidos e para já é um suporte para a deteção de cancro de mama, mas pretendem passar para outras doenças cancerígenas.

- Portugal Ventures tem mais 43 start-ups no portfólio
Apesar da pandemia há um esforço de investir em empresas. Muitas delas na área da saúde como por exemplo a start-up BestHealth4U.

- Relatório Nacional de Inovação - ANI



 

Concursos

16 ABR 21

Bi-Award for Innovation in Healthcare

18 ABR 21

Banco Montepio Acredita Portugal 11ª edição

6 MAI 21

Hera Incubator - Cohort united against COVID-19 variants of concern

6 MAI 21

Hera Incubator - Vaccines & therapeutic clinical trials to boost COVID-19 prevention and treatment

6 MAI 21

Hera Incubator - FAIR and open data sharing im support to European preparedness for COVID-19 and other infectious diseases

6 MAI 21

Hera Incubator - Research infrastructure services for rapid research responses to COVID-19 and other  infectious diseases epidemics

6 MAI 21

Zayed Sustainability Prize

10 MAI 21

5ª Edição Prémio Ecotrophelia

13 MAI 21

4TH Data Partner Call

14 MAI 21

Prémio Alfredo da Silva e o Empreendedorismo

14 MAI 21

Prémio Inovação Tecnológica, mobilidade e indústria

14 MAI 21

Prémio Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

21 MAI 21

AAL Call 2021 - Advancing inclusive health & care solutions for ageing

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

14 ABR 21

Meeting with Health Innovation

14-16 ABR 21

B2B Health Innovation Market 2021

22 ABR 21

3º Webinar - Rede Saúde (ULisboa)

28-30 ABR 21

EU – Start-ups Summit 2021 (Barcelona)

ABR/OUT 21

Scale up (formação) IE business School

5-6 MAI

EuroNanoForum 2021

23-24 SET 21

Back to the future: Nutrition last decades

3-4 NOV 21

Hosa - Envelhecimento e Nutrição (conferência on-line)

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/3e054f39-7d50-4710-8eeb-b7b726f92350.jpg

AMAZON BEST SELLER IN SYSTEMS & PLANNING

AMAZON BEST SELLER IN PLANNING & FORECASTING

AMAZON BEST SELLER IN ORGANIZATIONAL CHANGE

 

THE INNOVATION BIOME

 

Escrito por Kumar Mehta, especialista em estratégia e inovação com mais de 30 de carreira, este livro mostra-nos como aumentar o valor do negócio, aumentando o seu valor social, mostrando que a sustentabilidade está muitas vezes do lado de um desempenho de sucesso. 

SUSTENTABILIDADE

(dos negócios)

 



Longevidade e manutenção dos princípios e valores centrais do negócio estando simultaneamente atentos às necessidades do meio externo e interno. 

. 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

67/ 2020

Editorial

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O FUTURO DA MEDICINA DO SONO?
Uma pista para a inovação a propósito do Dia Mundial do Sono

Uma central de processamento, números e bytes, equações e fórmulas complexas, com luzes coloridas e flashes... podia ser esta a descrição da dinâmica computacional que, hoje mesmo, nos permite avançar em diversas questões médicas através de algoritmos complexos que se traduzem em decisões, muitas delas que várias cabeças pensantes não conseguiriam tomar. A medicina aproveita assim a tecnologia e a engenharia para construir sistemas de auto-alimentação na senda do crescimento, como se de um corpo se tratasse. E trata. Um corpo inerte em vida tal como a concebemos, mas cuja matéria cinzenta faria invejar Ramon y Cajal. É, na verdadeira aceção da palavra, inteligente o conceito que escreve o futuro da ciência clínica.
Ao longo das duas últimas décadas, algoritmos de inteligência artificial e de “machine learning” demonstraram um enorme potencial na descoberta de padrões importantes no contexto do diagnóstico e do tratamento. O conjunto de dados disponíveis em registos eletrogéneos, por exemplo, é uma verdadeira fonte de inspiração para cientistas contemporâneos e para as máquinas sedentas de articular, com uma velocidade inigualável, as falas de uma matemática moderna que as fazem crescer e tornar-se autónomas. Desta autonomia consolidada, pode resultar a otimização de processos morosos e vulneráveis.

O Sono Neural e do EEG ao diagnóstico

Quando Berger abriu o livro do cérebro elétrico à comunidade científica, ficaram mais claros os conceitos de comunicação neuronal e a forma como algumas substâncias químicas modulavam essa comunicação. A existência de potenciais elétricos passiveis de serem medidos e integrados com moduladores químicos permitiu que fossem testados comportamentos a que se viriam atribuir padrões. Um desses padrões complexos, o sono humano, apesar de relativamente monótono, é, pela constância desejável digna de qualquer homeostase, altamente influenciável. Este aspeto, que aparenta ser um reflexo da seleção natural, deixa muitas dúvidas à interpretação de desvios normais ou patológicos perante condições clínicas como a epilepsia e algumas parassónias.  O respirar noturno de um paciente com aumento na resistência das vias aéreas pode, neste mesmo contexto, representar um desafio importante ante a necessidade de se escrever um relatório conclusivo para iniciar um processo terapêutico.

A revolução e a aplicabilidade na Medicina do Sono

A análise humana é falível e a dos computadores, também. Contudo, o princípio que os mecanismos de feedback suportados pela inteligência artificial tentam defender, encontra na repetição uma vantagem ao encontro da anulação do erro. E, neste sentido, com estratégias preditivas, um rumo certo ao sucesso.
Na área clínica do sono, o estadiamento com a multiplicidade de variáveis associadas é um alvo apetecível. Para além do inevitável desconforto e fadiga, que a soma de horas com olhos fixos ao ecrã provoca, existe uma considerável probabilidade de erro e de “contaminação” diagnóstica. Por outro lado, é impossível para um ser humano fazer interagir em tempo real, as variáveis dinâmicas da Polissonografia, por exemplo, com aquelas que a avaliação clínica permite obter. Comparar e fenotipar de acordo com a análise continua de padrões de sinais ou conjugar riscos pela evidência de mútuos sincronismos, também eles numa dinâmica variável, está com certeza além da capacidade de um mortal, mesmo que muito bem-ensinado. Mas a “máquina” que aprende a reconhecer o REM, e o comportamento que dele não possa decorrer, bem como o padrão respiratório com o qual a manutenção de níveis de oxigénio estáveis e compatíveis com as diversas funções é impossível, pode, em jeito também de feedback, ter um papel fundamental no prognóstico.
Para alem da eficácia, a celeridade, a rentabilidade, o custo e a previsibilidade podem ser, e serão com certeza, trunfos para a inovação e implementação de uma maior inteligência, que tem as portas abertas para o futuro.



Miguel Meira e Cruz
Diretor da Unidade do Sono
Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa

 



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  subscreva aqui.

Destaques

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/6cc3bdef-39df-4e1e-8d79-c12812c1571a.png

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/0723f179-f921-4600-b5d7-2ca544a0e364.png

 

Temos o prazer de divulgar que o ChangeMinds - Conferência de Empreendedorismo Social inserido no projeto Social Builders Academy,  organizado pelo GIE-FMUL, AEFML E AEISEG  que ocorreu no último sábado (13 de Março)  reuniu mais de 110 participantes  com a presença de 9 oradores muito inspiracionais das mais variadas áreas do empreendedorismo social em Portugal.

Obrigada a todos pela presença e pelo excelente feedback!

Notícias

- Start-up portuguesa cria app para nutricionistas
Nutrium lança uma plataforma digital que permite criação de planos alimentares e acompanhamento

- Zeroln, novo método para gerir filas de espera na saúde
Através desta aplicação os médicos chamam os pacientes sem estes necessitarem de estar na sala de espera

- Comissão Europeia irá lançar apoios de 1,5 mil milhões de euros
Mais oportunidades de investimento para empreendedores e cientistas.

- Nariz que detecta Parkinson vence prémio de empreendedorismo
Para além deste incrível projeto também os 2º e 3º lugares foram da área da saúde

 

Concursos

25 MAR 21

Concurso Projetos Inovadores  de intervenção em cuidados paliativos - La Caixa  

31 MAR 21

International open idea competition

31 MAR 21

Procura + | AWARDS

18 ABR 21

Banco Montepio Acredita Portugal 11ª edição

6 MAI 21

Zayed Sustainability Prize

10 MAI 21

5ª Edição Prémio Ecotrophelia

14 MAI 21

Prémio Alfredo da Silva e o Empreendedorismo

14 MAI 21

Prémio Inovação Tecnológica, mobilidade e indústria

14 MAI 21

Prémio Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

21 MAI 21

AAL Call 2021 - Advancing inclusive health & care solutions for ageing

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

24 MAR 21

How to prepare a sucessful proposal in Horizonte Europe

29 MAR 21

Saúde: Da investigação fundamental à aplicada

1 ABR 21

Sessão Horizonte Europa: Alimentação, Nutrição e Ambiente Saudável

14-16 ABR 21

B2B Health Innovation Market 2021

22 ABR 21

3º Webinar - Rede Saúde (ULisboa)

29-30 ABR 21

EU – Start-ups Summit 2021 (Barcelona)

ABR/OUT 21

Scale up (formação) IE business School

5-6 MAI

EuroNanoForum 2021

23-24 SET 21

Back to the future: Nutrition last decades

3-4 NOV 21

Hosa - Envelhecimento e Nutrição (conferência on-line)

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/c29aefab-9bdd-41e7-8969-00d4190738cc.jpg

NUNCA ALMOCE SOZINHO

Escrito por um editor de um jornal de gestão e por um empresário, este livro rapidamente se tornou um bestseller do mundo da gestão e dos relacionamentos interpessoais profissionais. Este livro mostra como se pode construir relações duradouras e sustentadas que nos ajudam no nosso progresso profissional.

MODELO DE NEGÓCIO

 



REPRESENTAÇÃO LÓGICA, SIMPLES E MUITAS VEZES VISUAL, DE COMO UMA ORGANIZAÇÃO OU EMPREENDEDOR PRETENDE CHEGAR AO CONSUMIDOR ATRAVÉS DA SUA PROPOSTA, CRIANDO VALOR PARA SI E PARA O PÚBLICO-ALVO. 

. 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

66/ 2020

Editorial

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/814374a6-7695-4b52-9351-582e698a2bf4.jpgPela existência e paridade das mulheres empreendedoras

Neste dia 8 de março, desde há mais de 100 anos comemoramos a Mulher.  Comemoramos a sua condição e também conquistas. Sabemos que as mulheres ainda hoje sofrem de várias desigualdades, algumas muito gritantes em determinados pontos do globo. Em termos profissionais existem desigualdades salariais em iguais funções, maiores dificuldades em singrar no mercado de trabalho, e, apesar de estarem em maioria em determinados grupos profissionais (na saúde, por exemplo) não estão, proporcionalmente, em lugares de destaque, liderança ou chefia. Podemos pensar, legitimamente, que este tipo de posições pede determinadas características que as mulheres poderiam ter em menor número, mas não: em 2014, uma investigadora, Kornélia Lazányi publica um artigo denominado “Os empreendedores do futuro”, onde através de algumas escalas apropriadas, compara as competências de estudantes universitários e de empresários de sucesso. Uma das suas conclusões é que, independentemente de serem empresárias ou estudantes, as mulheres têm em média, resultados superiores aos homens.  Assim, não sendo questões de competência ou características será importante continuar a explorar e a refletir sobre o porquê destas desigualdades para que, sejam mitigadas num futuro cada vez mais próximo.
Como contribuição para esta mitigação são necessárias mais informações, isentas, sobre a posição da mulher na sociedade e, em particular, no mundo do trabalho como mostra uma revisão sistemática de 2019. realizada por 4 investigadoras, 3 delas portuguesas, sobre o empreendedorismo feminino. Neste trabalho, conclui-se que, apesar do recente interesse na área, ainda não há investigação robusta sobre o contributo das mulheres para o empreendedorismo e as autoras realçam a importância desta pesquisa, tendo em conta questões culturais, politicas e sociais. Sabemos que, como noutras áreas, no empreendedorismo feminino, também nada é simples e terá uma complexidade sempre presente.  

Tenho a certeza que nesta área, como noutras as mulheres dão cartas, pela sua perspetiva única, pelas suas características e que, lado a lado, e não atrás, traremos desenvolvimento, inovação e maior qualidade de vida para todos. Apenas queremos o espaço, a oportunidade  e manter a memória de quantas (mas, também quantos) lutaram e lutam para que se isso cumpra.

Um Feliz dia 8 de março, dia da Mulher.

Sónia Teixeira - Técnica Superior GIE



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  inscreva-se aqui.

Destaques

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/cdd8dd15-79b4-44d8-9a09-d5e6e6448083.jpeg

 

No próximo sábado teremos aberto a todos que queiram participar a Conferência de Empreendedorismo Social, "ChangeMinds" no âmbito do projeto Social Builders Academy, onde o GIE é parceiro. Inscrevam-se e conheçam o que é feito nesta área tanto nacional como internacionalmente.

Notícias

- Jovem Biofísica do Ano: Ana Rita Araújo
Compostos da cortiça podem ser relevantes no tratamento da doença de Alzheimer e esta investigadora trabalha a utilização destes compostos.

- Engenharia biomédica e informática ao serviço da saúde
Desde aplicações para o combate ao Covid-19 ou que medem a saturação de oxigénio, ou criação de redes semelhantes ao cérebro humano, estes dois irmãos portugueses dão cartas na investigação.

- Investigadores portugueses estão a desenvolver tecnologia bactérias que causam infeções secundárias decorrentes do COVID-19
Este estudo tem como principal objetivo perceber o impacto destas bactérias e assim permitir um diagnóstico mais rápido e uma adequação mais célere à terapia.

- Exportações de saúde em Portugal duplicaram em 10 anos.
A saúde pode ser um motor de recuperação para Portugal.

- Cientistas de Universidade de Tóquio criam nariz artificial para detetar doenças 
Um dos exemplos é a deteção precoce do cancro, que provoca alterações dos odores corporais.

-Robot de start-up portuguesa usado para impedir infeções 
A empresa Follow Inspiration refere que tem uma eficácia de desinfeção de 99%

 

Concursos

9 MAR 21

ERA-NET NEURON COfund2

10 MAR 21

Concursos de Projectos em todos os domínios científicos

17 MAR 21

EIT-Health CATAPULT: fast tracking Europe's best star-ups 

17 MAR 21

EIT-Health: Wild Card 

31 MAR 21

International open idea competition

6 MAI 21

Zayed Sustainability Prize

14 MAI 21

Prémio Alfredo da Silva e o Empreendedorismo

14 MAI 21

Prémio Inovação Tecnológica, mobilidade e indústria

14 MAI 21

Prémio Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

21 MAI 21

AAL Call 2021 - Advancing inclusive health & care solutions for ageing

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

10 MAR 21

OpenAIRE-NEXUS

13-14 MAR 21

Clinhacks: Medical-themed Hackathon

18 MAR 21

Conference on medical training

5 ABR 21

UNITE! - Sustainability in teaching

29-30 ABR 21

EU – Start-ups Summit 2021 (Barcelona)

ABR/OUT 21

Scale up (formação) IE business School

5-6 MAI

EuroNanoForum 2021

23-24 SET 21