SynerGIEs - Notícias de Inovação e Empreendedorismo

O Gabinete de Inovação e Empreendedorismo (GIE) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa apresenta a toda a comunidade um novo espaço de notícias da FMUL, a “SYNERGIES” totalmente dedicada às áreas de inovação e empreendedorismo, tanto a nível nacional como a nível internacional, com um foco especial na área da saúde.

O objetivo é informar toda a comunidade FMUL sobre os acontecimentos, novidades, tendências e dinâmicas a acontecerem nestas áreas.

Acreditamos que o acesso a esta informação será uma mais-valia para a comunidade e que a promoção destes conteúdos incentivará a um maior envolvimento e interesse por parte de todos nas atividades do Gabinete.
 

Subscreva aqui a SynerGIEs

* indicates required

Edições 2021

65/ 2020

Editorial

Horizonte Europa: um novo programa-quadro para um maior impacto económico  https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/48283c01-991a-4b89-829c-44389edb3240.jpeg
 

Está aí o Horizonte Europa! O novo programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia para os anos de 2021-2027 com um orçamento previsto de 95,5 mil milhões de euros.
Este programa-quadro foi concebido para implementar novas formas de crescimento económico na Europa através do reforço do conhecimento científico e do know-how, apoiando o desenvolvimento e a introdução de novas tecnologias, promovendo a inovação e enfrentando os principais desafios sociais com que a Europa se debate.
O Horizonte Europa é construído em três pilares: Pilar 1(Ciência de Excelência), Pilar 2 (Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia) e o Pilar 3 (Europa Inovadora). Assim, o Horizonte Europa irá maximizar o seu impacto nas áreas da transição verde e digital, fortalecer a excelência da ciência e tecnologia por aumento do investimento em pessoas altamente qualificadas e em investigação de ponta, promover a competitividade industrial da União Europeia e o seu desempenho de inovação. O Horizonte Europa inclui, também, um sistema de reforço do Espaço Europeu da Investigação com acções que se destinam, de entre outras, a promover a investigação nos países menos competitivos.
O Horizonte Europa apresenta uma nova abordagem à investigação e inovação. O Pilar 2 incorpora investigação baseada em 5 missões de investigação e inovação: 1. adaptação às mudanças climáticas, incluindo transformação social; 2. o cancro; 3. os oceanos, os mares, as águas costeiras e interiores saudáveis; 4. as cidades neutras e inteligentes para o clima e, 5. a saúde do solo e a alimentação. Os detalhes de cada missão serão revelados à medida que o programa progride. Cada uma das missões tem o seu próprio conselho de missão, composto por representantes da comunidade científica, empresas e sociedade civil que desempenhará um papel fundamental no planeamento de cada missão. As parcerias europeias continuarão, também, no âmbito do novo programa-quadro em 3 formatos e com formato mais simplificado: parcerias co-programadas, cofinanciadas e institucionalizadas. Para um maior apoio à inovação e como facilitador do empreendedorismo foi criado o European Innovation Council (EIC). Assim, os projetos de parceria relacionados com as tecnologias futuras e emergentes (FET) serão divididos no novo programa-quadro. Os FET Flagships passarão a ser baseados em clusters e serão abrangidos pelo Pilar 2. As acções FET Open e FET Proactive serão coordenadas pelo EIC como parte do terceiro pilar do programa-quadro.
A divulgação pública dos primeiros programas de trabalho é esperada para Abril de 2021. Veja mais
aqui.
 

Professora Isabel Rocha - Direcção GIE



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  inscreva-se aqui.

Destaques

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/e9ae7566-1174-4ca9-a49c-c45835cca6af.jpg

A Universidade de Lisboa (ULisboa) e a Agência para a Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) promovem uma sessão de esclarecimento para apresentação da estrutura de apoio do Cluster Saúde e das oportunidades de financiamento no âmbito do novo Programa Quadro da UE - Horizonte Europa 2021-2027, em diferentes áreas: desde a Medicina às Engenharias, das Ciências de Dados às Ciências Sociais, da Saúde Humana à Saúde Ambiental.
O webinar realizar-se-á no próximo dia 22 de fevereiro, pelas 15h00 e destina-se a toda a comunidade académica da Universidade de Lisboa.
Inscrições clicando na imagem, o vídeo promocional aqui e o programa aqui.

- Este ano o GIE junta-se novamente à AEFML com o projeto Social Builders Academy, anteriormente denominado Change Makers e este ano em parceria com a AEISEG  e convidamos todos os alunos a inscreverem-se nesta fantástica ideia focada no empreendedorismo social.  Se queres criar um projeto nesta área, habilita-te a ganhar um financiamento de 500€ e a ter a formação adequada para desenvolveres as tuas capacidades! Mais informações e inscrições clicando na imagem.

 

Notícias

- Primeiro ventilador português certificado
O equipamento chama-se Sysvent OM1 e foi criado em parceria com a Ordem dos Médicos eteve uma certificação em tempo recorde.

- Vacina portuguesa da Immunethep está em desenvolvimento
Procuram financiamento para ensaios clínicos já para este ano.

- Start-up portuguesa usa desperdício energético para produzir legumes
A Start-up Bios quer garantir um futuro em que é possível ter alimentos fresco com os menores recursos. 

- Skizo, start-up portuguesa que faz máscaras de protecção com plástico retirado do mar
Para além do calçado e das bolsas ecológicas a Skizo faz máscaras de uso profissional e comunitárias certiificadas.

- Tendências para o sector da saúde em 2025
Segundo o estudo "Life Sciences & Healthcare"  da Deloitte são estás as áreas na saúde que vão ter prioridade.

Concursos

28 FEV 21

Bolsas Fulbright para a investigação 

2 MAR 21

JPCOFUND2

9 MAR 21

ERA-NET NEURON COfund2

10 MAR 21

Concursos de Projectos em todos os domínios científicos

17 MAR 21

EIT-Health CATAPULT: fast tracking Europe's best star-ups 

17 MAR 21

EIT-Health: Wild Card 

31 MAR 21

International open idea competition

6 MAI 21

Zayed Sustainability Prize

14 MAI 21

Prémio Alfredo da Silva e o Empreendedorismo

14 MAI 21

Prémio Inovação Tecnológica, mobilidade e indústria

14 MAI 21

Prémio Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

21 MAI 21

AAL Call 2021 - Advancing inclusive health & care solutions for ageing

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

17 FEV 21

Rede Saúde - Inteligência artificial e ciência de dados para tratamento de cormobilidades

17 FEV 21

Inauguração do "Portal da Inovação"

22 FEV 21

Webinar: Sessão Horizonte Europa - A Universidade de Lisboa  rumo à Saúde no Horizonte Europa

29-30 ABR 21

EU – Start-ups Summit 2021 (Barcelona)

ABR/OUT 21

Scale up (formação) IE business School

5-6 MAI

EuroNanoForum 2021

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras



Vencedor do Prémio Financial TImes 2020


DEEP MEDICINE

Este livro escrito por um cardiologista e cientista, pretende mostrar como a inteligência artificial pode ajudar disruptivamente no tratamento dos pacientes. 

TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO

 



TODAS AS ATIVIDADES RELACIONADAS COM A GERAÇÃO, USO, APLICAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE CONHECIMENTOS CRIADOS NA UNIVERSIDADE, FORA DO AMBIENTE ACADÉMICO

. 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

64/ 2020

Editorial

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/814374a6-7695-4b52-9351-582e698a2bf4.jpgTele-trabalho: como fazer melhor e ser mais felizes
 

Muitos de nós, da comunidade FMUL, devido à pandemia COVID-19, estamos a trabalhar e/ou a estudar a partir de casa: A ter aulas on-line, a leccioná-las, a investigar, a executar todas as funções anteriormente realizadas dentro das portas da  Faculdade, para ela funcionar da melhor maneira, mas agora nas nossas habitações.

E, nem sempre é fácil conciliar o ambiente familiar com as nossas obrigações e desafios profissionais, podendo, por isso, dar azo a alguma falta de produtividade e também a insatisfação pessoal. Dawis and Lofquist’s num artigo de 1984 sugerem que é importante existir um ajustamento equilibrado do trabalho e isso pode ser conseguido através da satisfação de 6 necessidades: Conquistas, Independência, Reconhecimento, Relacionamento, Suporte e Condições de Trabalho. Sim, não é fácil todas estas necessidades estarem totalmente satisfeitas... Todos temos contextos familiares diferentes, assim como diferentes desafios laborais, e, obviamente, todo o ambiente que se vive têm um grande impacto na nossa concentração e agilidade mental e por isso obviamente, na forma como executamos o trabalho. Então, como podemos tentar ultrapassar algumas destas dificuldades?
Skowronski and Mirowska em 2013  escreveram um guia com sugestões para melhorar esse equilíbrio e extraí duas, que aqui deixo, esperando que vos possa ser útil:
1) Reconhecer o que se passa: Identificar as atitudes, comportamentos e sentimentos que podem levar a uma situação de procrastinação, como por exemplo, a tendência para esperar demasiado tempo pela validação de uma tarefa simples ou demorar mais tempo a pensar numa tarefa do que a começar a realiza-la. .
2) Intervir:  Que pode ser feito a três níveis: treinar a nossa gestão do tempo, ou seja ter a percepção do modo como organizamos o tempo através de listas tarefas, priorizando as mais importantes e criando estratégias para quando acontece algo que não esperamos (ter bolsas de tempo por exemplo), sendo mais autónomos, já que a autonomia aumenta a sensação de agradabilidade das tarefas e diminui o tédio, e por fim, melhorando o ambiente de trabalho com o reforço e a recompensa do trabalho feito adequadamente e nos tempos certos, e, também, mantermo-nos ligados uns aos outros, em equipa, para melhor a nossa motivação.

Sem dúvida vivemos tempos desafiantes, mas com o apoio de todos, e todos juntos, e com melhores estratégias vamos conseguir superaremos os desafios, concretizaremos novas ideias e viver melhor estes tempos "diferentes".

SóniaTeixeira 
Técnica Superior do Gabinete de Inovação e Empreendedorismo FMUL



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  inscreva-se aqui.

Destaques

- Este ano o GIE junta-se novamente à AEFML com o projeto Social Builders Academy, anteriormente denominado Change Makers e este ano em parceria com a AEISEG  e convidamos todos os alunos a inscreverem-se nesta fantástica ideia focada no empreendedorismo social.  Se queres criar um projeto nesta área, habilita-te a ganhar um financiamento de 500€ e a ter a formação adequada para desenvolveres as tuas capacidades! Mais informações e inscrições clicando na imagem.

 

Notícias

 - O nosso director Professor Doutor Fausto Pinto, foi o último convidado do podcast Cruzamento
Neste podcast, que cruza o digital e a saúde, o Professor Doutor Fausto Pinto falou da educação dos futuros médicos, do impacto da tecnologia na área da cardiologia e do Edifício Reynaldo dos Santos. 

- Start-up Portuguesa HeartGenetics desenvolveu novo teste genético
Através de uma amostra de saúde que pode ser enviada por correio, este teste pode ajudar a escolher o  medicamento mais adequado para cada doente.

- Octopus Ventures lança fundo de 112,5 milhões de euros na área de health tech
Com o aumento da revolução digital em saúde e com o desenvolvimento resultante da pandemia preparam este fundo para estas áreas. 

- "Da ideia à realidade" é a nova rubrica da Agência Nacional da Inovação 
Esta rubrica destaca projetos que converteram ideias em soluções tecnológicas  

Concursos

31 JAN 21

Horizon 2020 Framework (CLIMATE)

3 FEV 21

Digi-B-Cube Projects

4 FEV 21

Programa Eurostars

28 FEV 21

Bolsas Fulbright para a investigação 

2 MAR 21

JPCOFUND2

9 MAR 21

ERA-NET NEURON COfund2

10 MAR 21

Concursos de Projectos em todos os domínios científicos

31 MAR 21

International open idea competition

6 MAI 21

Zayed Sustainability Prize

14 MAI 21

Prémio Alfredo da Silva e o Empreendedorismo

14 MAI 21

Prémio Inovação Tecnológica, mobilidade e indústria

14 MAI 21

Prémio Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Innovator Awards

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

2 FEV 21

Perin Strategy - 2021-2027

17 FEV 21

Rede Saúde - Inteligência artificial e ciência de dados para tratamento de cormobilidades

29-30 ABR 21

EU – Start-ups Summit 2021 (Barcelona)

ABR/OUT 21

Scale up (formação) IE business School

5-6 MAI

EuroNanoForum 2021

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

No Filter: The inside story of how Instagram transformed business,  celebrity and our culture - Sarah Frier; | Foyles Bookstore

Vencedor do Prémio Financial TImes 2020


NO FILTER

Em apenas 10 anos o Instagram tornou-se a app mais valorizada e usada. Descubram o que tornou uma simples app de fotos numa companhia de milhões: tecnologia, inovação disruptiva e claro, muito investimento.

EMPREENDEDORISMO

 



NA SUA ESSÊNCIA UM EMPREENDEDOR É UM CRIADOR DE VALOR.
A NOÇÃO COMPORTAMENTAL DE EMPREENDEDORISMO ENFATIZA O ATO DE RECONHECER E APROVEITAR OPORTUNIDADES ECONÓMICAS LIGANDO-AS A PRÁTICAS INOVADORAS ASSUMINDO RISCOS: ENTRANDO EM MERCADOS INEXPLORADOS, DESENVOLVENDO PRODUTOS INOVADORES, ENTRE OUTROS.
 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

63/ 2020

Editorial

 Iniciamos, hoje, um novo período de confinamento parcial em Portugal como medida terapêutica e preventiva no âmbito da pandemia COVID-19.

Desde o ano passado que, como parte das suas respostas a esta situação crítica, os cidadãos, as instituições e demais entidades públicas ou privadas necessariamente improvisam na sua vida diária.  Algumas destas improvisações têm o potencial de contribuir para o desenvolvimento de novas competências e novas capacidades individuais e para a inovação, de natureza incremental, nas organizações. Nestas, a existência de uma cultura organizacional que apoie novas experiências, que exponha os indivíduos a situações com as quais não estão familiarizados, que estabeleça relações entre membros de diferentes comunidades e a indisponibilidade de recursos suficientes (tempo, pessoas, orçamento) pode motivar os membros da organização a improvisar e a inovar. Ainda que realizada a diferentes ritmos em diferentes sectores e originada, muitas vezes, em esforços de improvisação relativamente ocultos e não decorrentes de decisões estratégicas, a implementação desta inovação ao longo do tempo, pode levar a melhorias substanciais no desempenho geral da organização. É, por isso, necessária atenção para identificar e compartilhar as inovações úteis. Isso será crucial à medida que iremos recuperando da pandemia COVID-19 e em que a pressão económica forçará as organizações a resistir a uma maior escassez de recursos num mundo que continuará impulsionado pela tecnologia, ultra competitivo e em rápida mudança.

Neste primeiro SynerGIEs de 2021 trazemos-lhe já algumas alterações com a introdução de novas secções -  Mediateca do Empreendedor e o Por outras palavras - com as quais pretendemos esclarecer alguns conceitos e léxico usados em inovação. Também teremos brevemente uma sessão denominada: Em duas linhas.

 Em breve, seguir-se-á o Synergies Live, o webcasting to GIE onde periodicamente teremos uma conversa informal e inspiracional com inovadores e empreendedores. A Montra Virtual de Inovação e Empreendedorismo, onde serão compartilhadas com  público as inovações úteis da comunidade FMUL, e os Workshops “Tools for Innovation in Health” serão outras das nossas actividades programadas para este ano de 2021.

A todos os que estão connosco no SynerGIEs desejamos um Bom Ano 2021 e que este seja o lugar de novas ideias!

Professora Isabel Rocha - Direcção GIE

 



Não deixem de consultar as CALLS e a AGENDA de eventos, sempre atualizadas e direcionadas para a área de saúde e nutrição.

Qualquer questão sobre os temas ou calls referidos, estamos ao dispor em inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt


Para receber o SynerGIEs no seu email  inscreva-se aqui.

Destaques

- Este ano o GIE junta-se novamente à AEFML com o projeto Social Builders Academy, anteriormente denominado Change Makers e este ano em parceria com a AEISEG  e convidamos todos os alunos a inscreverem-se nesta fantástica ideia focada no empreendedorismo social.  Se queres criar um projeto nesta área, habilita-te a ganhar um financiamento de 500€ e a ter a formação adequada para desenvolveres as tuas capacidades! Mais informações e inscrições clicando na imagem.

 

- Convidamos todos os estudantes da ULisboa, e em particular, os da sua Faculdade de Medicina, que estando matriculados no programa doutoral na área da saúde a inscreverem-se no programa do EIT Health, "EITH Health Ageing PhD School", onde a FMUL é parceira. Cliquem na imagem para submissão. – a 1ª fase é até hoje!

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/_compresseds/f1ef4109-c2e4-4c5d-afff-ab7c9dd90715.jpg

Notícias

 - Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolve ferramenta de diagnóstico e terapêutica para tumores ósseos 
Segundo investigadores é importante um diagnostico mais precoce e novas estratégicas terapêuticas.

- iLof, start-up portuguesa considerada pelo Financial Times um dos 7 negócios mais transformadores da saúde em 2020
Esta start-up usa inteligência artificial para construir plataformas de bases de dados baseadas em biomarcadores de doenças e perfis biológicos que têm várias potencialidades. .

- Tonic app lança vídeo de agradecimento aos profissionais de saúde portugueses 
Esta plataforma de apoio à comunidade médica tem nos últimos meses adaptado as suas ferramentas ao contexto de pandemia. E na última semana do ano de 2020 enviaram um vídeo de agradecimento a todos os seus subscritores.

-Kinetikos a start-up portuguesa que quer transformar o tratamento de doenças do movimento
Kinetikos desenvolveu um software que analisa os movimentos do corpo para fornecer informação relevante para decisões clínicas.

-[Infográfico] Digital Health and Care (Comissão Europeia)

- [Entrevistas] Gonçalo Luís : Manager no Hospital Luz Learning

Concursos

15 JAN 21

Projetos de I&DT em copromoção

21 JAN 21

Projetos Demonstradores Individuais

26 JAN 21

Prémio Melhor Ideia de Negócio

31 JAN 21

Horizon 2020 Framework (CLIMATE)

3 FEV 21

Digi-B-Cube Projects

4 FEV 21

Programa Eurostars

31 MAR 21

International open idea competition

6 MAI 21

Zayed Sustainability Prize

21 MAI 21

Innovator Awards - Healthcare Innovation

Aberto

PRACE Support to mitigate impact of COVID-19 pandemic

Aberto

StartUP VISA

Aberto

Fundo 200 M

Aberto

Innovator Awards

Aberto

Let's Start - CTT

Aberto

Bolsas de doutoramento INPhINIT (La Caixa)

Agenda

 15 JAN 21

Inovar na Interseção

29-30 ABR 21

EU – Start-ups Summit 2021 (Barcelona)

ABR/OUT 21

Scale up (formação) IE business School

ON-LINE

EDP INNOVATION séries

ON-LINE

Compras Públicas de Inovação em Saúde (formação)

 Mediateca do Empreendedor

Por outras palavras

https://mcusercontent.com/32782069ffc7caad4f6b72993/images/ff1e3197-e0cc-49e3-a569-dfcf184ecfba.jpg

Finalista dos Prémios Financial TImes


CRIATIVIDADE
Como vencer as forças que
bloqueiama inspiração

 

Ed Catmill, um dos fundadores da Pixar, conta neste livro como criou uma das empresas de animação mais criativas e rentáveis dos últimos anos, diferenciando-se de tudo o que existia no mercado e como aplicar as técnicas usadas a diferentes áreas e setores.

INOVAÇÃO

 




É O PROCESSO DE DESENVOLVER E TRAZER PARA O MERCADO NOVOS PRODUTOS, SERVIÇOS OU SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS OU NECESSIDADES E QUE GERAM VALOR ACRESCIDO PARA A SOCIEDADE.
 


GABINETE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

T: +351 217 985 125  //  E: 44040  //  inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt

https://www.medicina.ulisboa.pt/gabinete-de-inovacao-e-empreendedorismo

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Edições 2020

62/ 2020

Editorial