A cidade

Famosa pela sua hospitalidade, a cidade de Lisboa oferece a quem nela reside ou visita um misto de tradição e modernidade. Se no Séc. XV foi o berço dos descobrimentos portugueses, hoje consiste num dos maiores polos tecnológicos da Europa, por acolher não só o maior evento tecnológico mundial: o Websummit, mas também por ser a casa de várias Hubs e Startups, promovendo assim, práticas de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia.

Capital do país, conta com 2,8 milhões de habitantes na Área Metropolitana de Lisboa (dos quais 505 mil na cidade), sendo a cidade mais populosa de Portugal. Encontra-se banhada pelo Rio Tejo e é constituída por 24 Freguesias.

Rica em património natural, histórico e cultural, oferece aos seus residentes e visitantes uma panóplia de atividades de lazer ao ar livre, por exemplo, o Parque Florestal de Monsanto e a zona ribeirinha. Conserva ainda grande parte dos seus monumentos seculares, muitos deles que podem ser visitados nos dias de hoje, nomeadamente, Castelo de São Jorge, Catedral da Sé, Torre de Belém, Mosteiros dos jerónimos, Panteão Nacional e muitos outros.

O facto de ser uma cidade litoral influencia a sua gastronomia, sendo o Peixe, o bacalhau e as sardinhas assadas - tão típicas durante as festas populares em Junho, o ex-libris gastronómico.

Está atualmente apetrechada por uma forte rede de transportes, permitindo a quem precise atravessar a cidade, de uma ponta à outra, em menos de 30 minutos. Foi considerada a 31ª cidade mais segura do mundo, pelo estudo Quality of Living da Mercer, ficando à frente de cidades como Madrid, Barcelona, Paris e Londres, relativamente às questões de segurança.

Nº de Habitantes na Área Metropolitana: 2,8 milhões

Estabelecimentos de ensino superior e politécnicos: 96 

Centros de investigação: 157 

Parques científicos e tecnológicos: 3

 

Para mais informações sobre a cidade: