Segurança, Saúde e Sustentabilidade

As boas condições de trabalho, nas suas componentes físicas, organizacionais e psicossociais, são essenciais para a satisfação dos trabalhadores e para a promoção da segurança e bem-estar no trabalho, influenciando de forma inequívoca os seus desempenhos.

Pretende-se promover a sua eficiência e sustentabilidade, proporcionando condições de trabalho dignas para os membros da Comunidade FMUL.

Primeiros socorros

Caixas de primeiros socorros

Qualquer membro da comunidade FMUL pode utilizar a caixa de primeiros socorros. As caixas, têm apenas material para socorrer uma pessoa que necessite de pequenos cuidados, como pequenos cortes, queimaduras ligeiras, uma entorse ligeira, contusões ligeiras, etc. Caso seja necessário, poderá solicitar a ajuda à equipa de primeiros socorros, para isso, deve contactar a extensão.

 

No caso da ocorrência de acidentes que sejam considerados graves (mas sem perda de consciência), o acidentado, ou qualquer pessoa que esteja na sua presença, deve:

  1. Contactar o Número Europeu de Emergência – 112. 
  2. Posteriormente deverá efetuar o contacto com os vigilantes, para informar do acidente, localização e da chegada da ambulância.
  3. Os vigilantes em serviço, assim que tomam conhecimento da ocorrência solicitam a presença de um dos socorristas e encaminham os serviços externos de emergência para o local.

Após a utilização da caixa de primeiros socorros, deve ser enviado e-mail (unidade3s@mediciba.ulisboa.pt) a informar da sua utilização.

 

Utilização e Gestão dos equipamentos de DAE

A utilização dos equipamentos de DAE deve ser da responsabilidade dos Operadores DAE que tiveram formação para a utilização destes equipamentos e de como atuar em caso de uma emergência médica.

Em caso de necessidade de utilização dos DAE (sempre que se verificar que a vítima tem perda de consciência), deve ser solicitado imediatamente a presença de um Operador DAE através dos contactos de segurança da FMUL e posteriormente acionar o 112 (Número de Emergência Europeu).

 

FMUL

Ext./N.º telef.

Central de Segurança

49112

217 985 112

 

Acidente em serviço

O Acidente de Serviço encontra-se definido no D.L. 503/99 de 20 de novembro. Tem o prazo de 2 dias úteis para a sua comunicação.

Numa situação de acidente de serviço deverá:

  1. Dirigir-se aos serviços de urgência e referir que teve um acidente de serviço;
  2. Descarregar o formulário Anexo II, que deve ser preenchido pelo médico assistente e pode ser descarregado no link: https://www.medicina.ulisboa.pt/sites/default/files/documentos/rhparticipacaoacidenteservico.pdf
  3. Participar o acontecimento aos Recursos Humanos da FMUL, entregando o anexo I e II (descarregados no link anterior) e o comprovativo da admissão no serviço de urgência.

 

Os Recursos Humanos informarão a unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade da FMUL que agendará entrevista para caracterização do acidente de serviço e acompanhamento pela equipa de saúde ocupacional.

A pandemia da COVID-19 veio demonstrar que a intervenção dos serviços de SST tem de ser feita de forma regular e próxima, diferente do que era prática em muitas instituições e empresas, onde se verificava um “acompanhamento” pontual e distante.

Para além do risco de infeção pelo novo coronavírus, os trabalhadores de todos os sectores enfrentaram outros perigos que surgiram durante a pandemia, incluindo o aumento dos níveis de stress e assédio. Por outro lado, as novas práticas e procedimentos, de trabalho, adotados para mitigar a disseminação do vírus

Pausa Ativa

O programa Pausa Ativa pretende proporcionar aos colaboradores da FMUL a oportunidade de praticar exercício físico.

Será retomado brevemente.

Saúde e Bem estar na Ulisboa

A FMUL promove a participação no Programa de Saúde e Bem-Estar da ULisboa.

https://www.ulisboa.pt/info/saude-e-bem-estar-na-ulisboa

Agendamento de consultas de medicina no trabalho

De momento não se encontram abertas operativas para agendamento de consultas. Os colaboradores elegíveis serão contatos diretamente, com link para inscrição e agendamento da consulta. Para esclarecimento de dúvidas deverá enviar e-mail para: unidade3s@mediciba.ulisboa.pt.

A iniciativa das Nações Unidas para que o planeta atinja até 2030 um modelo de Desenvolvimento Sustentável suportado em 17 Objetivos deve ser adotado por todas as entidades e indivíduos nas suas atividades e escalas de intervenção.

infografia sobre segurança, saúde e sustentabilidade

https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/os-17-ods

O desafio que está colocado a todas as Instituições de Ensino e Formação é o de passar das ações pontuais associadas à sustentabilidade, para uma estratégia de SUSTENTABILIDADE, com verdadeiras políticas de resposta aos 17 ODS. Mais ambiciosa é a ideia de integrar a Sustentabilidade com a Qualidade e com a Responsabilidade Social, colocando este triângulo no centro da gestão das organizações no quadro de uma preocupação crescente com a igualdade e equidade na educação.