De acordo com um despacho do governo sobre eficiência energética e hídrica, a FMUL arranca hoje com uma campanha de sensibilização junto de toda a Comunidade Académica, no sentido de promover boas práticas que visem a sustentabilidade dos recursos e do planeta.
Em relação à iluminação dos espaços há um conjunto de procedimentos que devem ser implementadas pelos trabalhadores e que passam por desligar as luzes nos períodos de paragem ou pós-laboral. Quando sai, lembre-se de desligar o interruptor.
Pela parte da Instituição será feita uma organização de rotinas diárias através dos vigilantes e das equipas de manutenção dos edifícios que asseguram que toda a iluminação desnecessária, é desligada.
Nas medidas de climatização destacamos quatro pontos a ter em consideração: regular as temperaturas dos sistemas de climatização para uma temperatura interior a 25 graus, durante o verão, e para 18 graus no inverno, com exceção das salas técnicas, laboratórios e DATA CENTER. Deve ainda manter as janelas fechadas sempre que os sistemas de climatização estiverem a funcionar, bem como desligar os aparelhos nos espaços que não estão a ser utilizados.
Contudo, é importante reforçar que se faça a ventilação dos espaços, quando as condições exteriores o permitem.
Quanto à gestão dos recursos hídricos a ação visa sensibilizar os colaboradores e ocupantes dos espaços para o uso eficiente da água e a correta utilização dos dispositivos.
A campanha de poupança de recursos estende-se aos equipamentos informáticos, audiovisuais e telecomunicações. Assim pede-se que todos os equipamentos fiquem desligados ou em modo stand by, quando não estão a ser utilizados.
As impressões devem ser reduzidas ao estritamente necessário, recorrendo aos meios de digitalização de processos e uso de meios de comunicação eletrónica.
A forma como utilizamos os recursos é importante para a manutenção de um planeta sustentável. Com pequenos passos, traçamos um caminho mais responsável, mais ecológico e com um futuro mais promissor para todas as espécies.