Uma Escola da ULisboa moderna e inovadora, inserida num centro académico clínico ao serviço da Educação, da Investigação e da excelência nos cuidados médicos.
Missão
O ensino, a formação e a investigação em medicina e outras ciências da saúde, promovendo a inovação e a excelência, com vista ao progresso da qualidade dos cuidados médicos e à melhoria da saúde da população, em estreita colaboração com os parceiros do CAML.
(Adaptado dos Estatutos da FMUL - Diário da República, 2.ª série – N.º 102, de 28 de maio de 2018)
Visão
Alcançar um lugar cimeiro como instituição nacional e internacional de referência pela qualidade dos profissionais que forma, pelo seu contributo para o desenvolvimento da educação e investigação em medicina e em outras ciências da saúde e para a promoção da competência clínica, apoiando a integração do CAML na rede europeia dos melhores centros académicos médicos.
Valores
- Excelência - Inovação e exigência em todos os aspetos do ensino, investigação e cuidados médicos.
- Respeito - Por todas os parceiros no processo de ensino e investigação.
- Integridade - Garantir um comportamento ético e um código de honra.
- Credibilidade - Responsabilização por todos os compromissos assumidos, garantido a sua concretização.
- Independência - Imparcialidade no processo de tomada de decisões, sem influencia de pressões externas, cumprindo os planos traçados.
- Diversidade e inclusão - Preservar a equidade nas oportunidades e no reconhecimento de todas as partes interessadas, independentemente de diferenças individuais e socioculturais.
- Cooperação - Relação de colaboração e comunicação colegial entre os parceiros envolvidos na ação da FMUL.
- Profissionalismo - Honestidade, integridade, compaixão, altruísmo, empatia, respeito, confiabilidade, responsabilidade, compromisso com a excelência.
- Transparência - Todos os procedimentos e opções serão claros e passíveis de confirmação.
Princípios
Os estudantes da FMUL são formados para virem a ser profissionais pluripotenciais, competentes, solidários, comprometidos com uma prática clínica de excelência, capazes de colaborar em projetos de investigação e iniciarem carreiras de investigação, assim como para exercer uma carreira profissional em empresas da área da saúde (e.g. indústria farmacêutica).
Os docentes da FMUL estão dedicados à excelência na educação e investigação nas suas áreas de especialização.
Todos os elementos do processo educativo (equipa docente, equipa não docente, discentes e doentes) ensinam e aprendem, sendo agentes facilitadores nos processos de ensino-aprendizagem e de investigação.
Ações de Orientação Estratégica
Educação (P1) | OE1: Desenvolver um programa de educação pré e pós-graduado reconhecido nacional e internacionalmente e aprofundar a ligação aos hospitais afiliados.
P1-1. Melhorar as políticas de recrutamento dos Docentes. |
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P1-2. Estimular a contribuição dos Alumni para o ensino. |
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P1-3. Aprofundar a ligação aos hospitais afiliados. |
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P1-4. Promover a formação contínua dos docentes. |
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P1-5. Investir na melhoria contínua do ensino do MIM. |
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P1-6. Criar uma unidade para o ensino de semiologia baseada em simulação e doentes estandardizados com ação vertical e transversal no MIM. |
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P1-7. Implementar a reforma dos três primeiros anos do MIM. |
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P1-8. Monitorizar a implementação da Reforma do Ensino Clínico do MIM. |
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P1-9. Diversificar a oferta de áreas de conhecimento no ensino do MIM. |
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P1-10. Melhorar a avaliação no MIM. |
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P1-11. Implementar uma estratégia de integração dos estudantes do MIM. |
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P1-12. Desenvolver a Licenciatura de Ciências da Nutrição (LCN) e o Centro de Nutrição Avançada (CNA). |
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P1-13. Promover uma melhor integração da Licenciatura de Engenharia Biomédica (Instituto Superior Técnico - IST/FMUL) na estrutura da FMUL. |
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P1-14. Melhorar o apoio aos estudantes em todas as suas dimensões. |
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P1-15. Ampliar e aperfeiçoar a oferta atualmente existente de formação pós-graduada. |
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P1-16. Criar um Conselho Consultivo da FMUL. |
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P1-17. Impulsionar o Programa Doutoral do CAML. |
Investigação (P2) | OE2: Dinamizar a rede de grupos de investigação, elevando a quantidade e qualidade da produção científica.
P2-1. Dinamizar e estruturar os grupos de investigação. |
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P2-2. Valorizar as Clínicas Universitárias como polo de desenvolvimento da Investigação Clínica. |
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P2-3. Desenvolver ações concertadas de acompanhamento externo da investigação na FMUL. |
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P2-4. Cooperar com o CAML no reforço da infraestrutura física e humana do Biobanco. |
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P2-5. Cooperar com o CAML no reforço da infraestrutura física e humana do Centro de Investigação Clínica (CIC). |
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P2-6. Criar um centro de dados e de apoio à metodologia científica. |
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P2-7. Apoiar o CAML no reforço da capacidade instalada e organizativa da Comissão de Ética. |
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P2-8. Incentivar o envolvimento de jovens na investigação. |
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P2-9. Agilizar a colaboração entre as instituições fundadoras do CAML e melhorar a comunicação e colaboração entre investigadores e entre grupos de investigação. |
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P2-10. Criar um Conselho Consultivo da FMUL. |
Sociedade (P3) | OE3: Promover a interação com a sociedade, intensificar as relações de cooperação e consolidar a dimensão internacional da FMUL.
P3-1. Contribuir para a melhoria dos cuidados médicos, aumentar a acessibilidade a estudos clínicos e promover a literacia em saúde. |
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P3-2. Cooperar na operacionalização do CAML. |
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P3-3. Consolidar a dimensão internacional da FMUL. |
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P3-4. Dinamizar o Conselho de Cidadãos. |
Pessoas (E1) | OE4: Modernizar a gestão e a organização dos processos e dos recursos humanos, garantindo o bem-estar e a diversidade do campus.
E1-1. Aumentar o bem-estar e diversidade do campus. |
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E1-2. Modernizar a gestão dos recursos humanos, remodelar e reforçar a componente técnico administrativa. |
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E1-3. Implementar um plano de igualdade de género. |
Instalações (E2) | OE5: Melhorar a gestão e utilização dos espaços e investir na sua modernização.
E2-1. Otimizar a utilização dos espaços da FMUL. |
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E2-2. Investir na qualificação e atualização tecnológica dos espaços da FMUL. |
Qualidade (E3) | OE6: Desenvolver o Sistema Integrado de Garantia da Qualidade de forma alinhada com o Sistema Integrado de Garantia da Qualidade da ULisboa.
E3-1. Assegurar o funcionamento e gestão do SIGQ-FMUL |
Comunicação (E4) | OE7: Dinamizar a comunicação da FMUL de forma integrada com o CAML.
E4-1. Promover uma comunicação transversal e articulada com o CAML. |
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E4-2. Desenvolver uma estratégia de comunicação interna e externa alinhada com a identidade e imagem institucional. |
Financiamento (E5) | OE8: Gerir de forma sustentável os recursos financeiros.
E5-1. Identificar vias complementares de financiamento de forma a aumentas as receitas. |
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E5-2. Incentivar a submissão de projetos estratégicos de inovação e modernização a programas de financiamento. |