
Neste mês de fevereiro de 2020 voltaram os workshops Tools for Innovation in Health, organizados pelo Gabinete de Inovação e Empreendedorismo, na sua terceira edição.
No ano passado, foram realizadas 2 edições: uma mais orientada para estudantes e outra para os colaboradores FMUL. Nesta 3ª edição, tendo em conta o feedback dos workshops anteriores, percebemos que seria interessante juntar os vários públicos e que a interação entre estudantes, investigadores, docentes e outros colaboradores, das mais diversas áreas, seria mais produtiva. Os 6 workshops não se limitam a debater as componentes teóricas da inovação, nas suas mais diversas temáticas, mas dão aos formandos ferramentas para conseguirem delinear o seu projeto inovador com uma grande componente prática.
Em todos os workshops, os participantes pensam em projetos específicos na área da Saúde. Ao longo do processo, são utilizadas várias ferramentas que permitiram a conceção de um modelo de negócio, definido desde as ideias até à criação da proposta de valor. Por fim, seguiu-se a apresentação, em modelo pitch, de duas inovações: uma app para uma área sensível da nutrição e um dispositivo médico para situações especificas de contexto hospitalar.
Ferramentas do 2ª e 3º workshop (Proposta de Valor e Modelo de Negócio)
Momento do pitch (4º Workshop)
Depois dos 4 primeiros workshops, orientados para a parte mais prática da inovação, seguiram-se outros 2, de cariz mais operacional, focados na concretização do projeto: financiamento e propriedade intelectual. Estes dois workshops são uma grande mais valia, principalmente para os investigadores com várias afiliações, que querem concorrer a Calls e necessitam de proteger a propriedade intelectual dos seus projetos.
5ª Workshop de “Tenho um projeto, e agora? Financiamento.”
6ª Workshop de “Tenho um projeto, e agora? Propriedade Intelectual.”
À semelhança da edição anterior, também esta obteve um feedback muito positivo por parte dos participantes, que valorizam a componente prática, e os esclarecimentos adicionais sobre inovação e empreendedorismo, que muitas vezes não são consideradas nas suas formações base.
Obrigada a todos os participantes pelo entusiasmo e esperamos continuar a trazer estes conhecimentos a todos os que se interessem por inovação e empreendedorismo.
Sónia Teixeira
Equipa Editorial
