Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

mão a desembaraçar uma linha
News nº
111
Abril 2021
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
simplesMENTE 4 - Ansiedade
A Ansiedade em Momentos de Avaliação

Ilustração que mostra uma pessoa com linhas sobre a cabeça, enquanto uma mão ajuda a desembaraçar esta linha

Se só agora nos acompanha na leitura desta rubrica, saiba que, tal como nos diz o velho ditado - “Não dê o peixe, mas dê a cana e ensine a pescar”, o nosso intuito com estes artigos passa por abordar conteúdos possivelmente úteis, mas que apenas farão sentido quando refletidos e experimentados no próprio quotidiano. Nesta edição, escolhemos abordar a ansiedade, tendo em conta o período de avaliações que se aproxima.


“Um gigante em pés de barro” foi a expressão que ouvi em tempos para descrever o impacto que a ansiedade tinha em situações nas quais a pessoa se sentia pressionada para se sair bem (seja num exame, apresentações orais, entrevista de emprego). Era como se a ansiedade, nestas situações de avaliação, devorasse todo o conhecimento e confiança, tornando frágil uma estrutura até ali aparentemente sólida.

Como representaria graficamente a sua ansiedade em situações de avaliação? Se tivesse de dar um nome à mesma, qual seria? Quanto pesa ela em si e no seu desempenho?

Certamente se fossemos a juntar todas as representações individuais da ansiedade, teríamos diferentes formas, dimensões, pesos e medidas.

A ansiedade surge quando algo é percecionado como uma ameaça, por exemplo, ao anteciparmos que um acontecimento stressante ou menos bom irá ocorrer.

Como tudo na vida, a ansiedade quer-se na quantidade certa. Um pouco de ansiedade é normal e até desejável, uma vez que nos mobiliza para a ação, nos mantém focados e diligentes, à procura de formas de solucionar a situação em mãos. No entanto, quando em demasia, pode interferir com a nossa concentração e desempenho.

O medo de falhar, o medo de não corresponder às expetativas –nossas e/ou dos outros, a tendência a ser perfecionista, o ter uma representação menos positiva das capacidades cognitivas, o ter tido experiências prévias negativas, são alguns dos motivos que contribuem para a ansiedade nestes momentos de avaliação.  

 

Para melhor gerir a ansiedade…
CONHECER - RELAXAR – PENSAR – CUIDAR – CONFIAR – PREPARAR
são elementos chave.

Infografia sobre Ansiedade

  1. CONHECER

Identificar os sinais e os motivos da ansiedade. Sem este conhecimento torna-se difícil ativar as estratégias que nos permitem geri-la. Por isso, pergunte-se:

  • Onde sinto a ansiedade no meu corpo? Que efeitos tem em mim? Fico mais tenso, com os batimentos cardíacos acelerados, com alterações gastrointestinais, com a sensação de cabeça vazia, com uma atenção mais dispersa (…)?
  • O que penso e sinto nestes momentos? Sinto-me triste, irritado e/ou nervoso? Antecipo o fracasso? As minhas preocupações tornam-se ruminantes?
  • O que costumo fazer? Será que evito a situação, adiando o estudo? Será que estudo em demasia, tendo dificuldades em desligar, roubando tempo ao sono ou a outras atividades igualmente importantes?

 

  1. RELAXAR

Ativar estratégias de relaxamento, assim que se apercebe dos sinais fisiológicos da ansiedade (ex.: estratégias de respiração profunda, relaxamento muscular, visualização…)

 

  1. PENSAR

Identificar, debater e substituir os pensamentos que estão a contribuir para produzir mais ansiedade em si (como por ex.: “corre-me tudo sempre mal”, “não vou conseguir”, “isto é uma injustiça”) e manter a situação em perspetiva, de modo a evitar cair num ciclo de pensamentos catastrofistas (“este é apenas um exame”, “não é um exame que me irá definir…”, “o erro faz parte da aprendizagem”, “estudei e vou dar o meu melhor”,…).

 

  1. CUIDAR

Práticas de autocuidado são importantes, tais como: manter-se fisicamente ativo, dormir o suficiente, comer de forma saudável, hidratar-se, moderar o consumo de álcool, café e tabaco, manter-se conectado a outras pessoas e criar momentos de lazer e relaxamento.

 

  1. CONFIAR

“Ninguém obtém bons resultados enquanto estiver a lutar contra as próprias dúvidas.” (Marujo, Neto & Perloiro, 2011). Em alturas de maior pressão, é muito fácil perdermos de vista a confiança nas nossas capacidades ou naquilo para o qual nos preparamos. Assim, pode ser útil lembrar-se de sucessos passados, voltando a encontrar um pouco do “gigante” que existe em si.

 

  1. PREPARAR

A ansiedade será sempre mais elevada quando sentimos que não controlamos ou desconhecemos as situações. Por isso, a preparação é fulcral, seja ao estudar de forma atempada, seja ao praticar para uma prova/apresentação/entrevista, de modo a se sentir mais confiante.  

 

Por tudo isto, aprender a gerir a ansiedade é essencial para potenciar o nosso desempenho.

Se quer descobrir mais sobre como gerir a ansiedade antes, durante e após um exame, consulte a CHECK-LIST que organizamos para si, permitindo identificar o que já costuma fazer e o que pode continuar a incluir nas suas práticas de gestão de ansiedade. 

Nota: Ainda que um certo nível de ansiedade seja normal e desejável, quando esta começa a causar sofrimento intenso e a interferir com o funcionamento, pode ser importante a procura de ajuda psicológica.

 


Para aprofundar mais sobre o assunto…

  1. Seco, G., Pereira, A., Filipe, L., Alves, S., & Duarte, A. (2012). Como ter sucesso no ensino superior – Guia prático do estudante. Lisboa: Pactor

  2. Documento “3 passos para lidar com a ansiedade” [fonte: Ordem dos Psicólogos Portugueses]

  3. Documento “Aprender a relaxar” (fonte: GAPsi-FCUL) [instruções para relaxamento muscular e respiração diafragmática)

  4. Treinando a respiração [aceda aqui a vídeo explicativo]

  5. Ted Talk “How to make stress your friend”

 

Carla Vale Lucas e Ana Rita Sobral
Gabinete de Apoio ao Estudante

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais