Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
112
Maio 2021
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
simplesMENTE 5 - TAKE A BREAK
Autorize-se a fazer uma pausa

Ilustração que mostra uma pessoa com linhas sobre a cabeça, enquanto uma mão ajuda a desembaraçar esta linha

Se lhe fosse dado o direito a ter um superpoder qual escolheria?

Lançámos esta questão numa das nossas atividades de grupo, e a resposta mais ouvida foi “gostaria de ter a capacidade de parar/abrandar o tempo”.  

Revê-se também nesta escolha?

Certamente muitos de nós gostaríamos de ter este superpoder, que é como quem diz, ter um botão que permitisse pôr o tempo em pausa, para conseguir responder eficazmente às múltiplas incumbências do dia a dia, sejam elas relacionadas com o trabalho, o estudo e/ou outras.

Na falta deste superpoder, e como humanos que somos, importa continuar a desenvolver/afinar os nossos recursos de gestão de tempo e sobretudo de gestão de energia, autorizando-nos a carregar no botão “pausa” de um comando que só nós temos. No entanto, é aí que podem começar a surgir entraves - dúvidas relativamente à legitimidade deste “take a break”. 

Costuma sentir-se culpado quando faz alguma pausa, pela quantidade de trabalho que está ainda por fazer? Pensa que está a desperdiçar tempo?

As pausas regulares, sejam de relaxamento (como por ex.: fazer alongamentos…), sociais (ex.: falar com colegas), cognitivas (ler as notícias / ver um vídeo…) ou nutricionais (comer ou beber algo), constituem uma necessidade e uma urgência.

O não fazer pausas, sobretudo quando em tarefas cognitivamente mais exigentes, pode afetar a produtividade e bem-estar. Que o diga o nosso cérebro2. Sem espaço para recarregar, podemos tornar-nos menos eficientes, menos comprometidos com a tarefa e cometer mais erros. Por isso, é necessário autorizar-se a dar um passo atrás/abrandar para conseguir avançar, sem se sentir culpado.

Ainda não está convencido das vantagens em se autorizar a fazer uma pausa?

Vejamos um outro exemplo. Certamente já teve de lidar com alguma situação problema, que parecia não ter solução à vista, e que só após se distanciar da mesma e descansar (“dormir sobre o assunto”), foi capaz de voltar à tarefa com novo ânimo e com uma nova perspetiva. 

Diversos estudos1,2,3 mostram que os tempos de pausa são essenciais para melhorar a atenção, concentração, motivação, memória, criatividade e aprendizagem. Permitem aumentar os níveis de energia ao longo dia e manter a performance. Ajudam, ainda, a reduzir a fadiga de decisão, que pode levar a decisões simplistas e precipitadas, bem como à procrastinação. Contribuem ainda para prevenir/reduzir o stress e promover o bem-estar físico e emocional.

“TAKE A BREAK” deve, por isso, ser uma decisão consciente entre as sessões de trabalho/estudo. 

 

A missão será:

Exemplos de momentos de pausa

Para alcançar esta missão, de uma forma otimizada:  

  • Agende as pausas (pode até definir um alarme, assinalando o início e o fim da pausa), mas acima de tudo aprenda a ouvir o seu corpo e as suas necessidades.
  • Faça uma pausa de 5 a 15 minutos, a cada 1 hora de estudo/trabalho, e uma pausa maior de 30 minutos a cada 2-4 horas (ou siga a técnica do Pomodoro), bem como faça pausas nas situações em que deixou de conseguir estar focado ou quando muda de uma matéria para outra e precisa de reenergizar.
  • O tipo de pausas a fazer deverá depender do tipo de trabalho que tem em mãos. Não deve fazer uma pausa quando está num estado de flow, ou seja, quando está engajado/concentrado no que está a fazer.
  • Existem pausas mais ou menos efetivas, pelo que importa ter consciência do que resulta consigo ou do que, por outro lado, vem alimentar padrões de procrastinação. Por exemplo, pode não ser boa estratégia ver tv, jogar um videojogo (…), numa pausa de 10 minutos.
  • Antes de ir para a pausa, tome algumas notas de onde ficou na tarefa. Quando regressar, não pense no quanto ainda falta para fazer, já que tal poderá levar a justificações para adiar a tarefa. Passe à ação e lembre-se: será sempre um passo de cada vez, até alcançar o objetivo, estando neste momento mais preparado e com mais vigor.
  • Monitorize os ganhos que as pausas acarretam no seu humor e desempenho.  

 

Exemplos de momentos de pausa a experimentar

Se nenhuma destas pausas for possível, em função da situação na qual se encontra:

  • Mude de tarefa, dentro daquilo que está a fazer (ex.: se está a preparar uma comunicação sobre um tema, e se sente cansado, interrompa a preparação teórica em curso e faça algo diferente dentro do mesmo projeto, como por exemplo procurar imagens complementares ao trabalho).
  • Desvie os olhos do ecrã (de preferência a cada 20 minutos).
  • Consulte um colega / esclareça alguma questão
  • …

 

Tem outras sugestões de pausas?! Partilhe-as connosco!

Lembre-se “TAKE A BREAK” para dar um descanso ao cérebro, recuperar energias e continuar a trabalhar de forma bem-sucedida para os seus objetivos.

 


* Para inspirar na escolha das atividades, partilhamos alguns links.

  • Atividades de relaxamento / exercício físico
    • Ioga na cadeira  
    • Squat chair challenge
    • Eu treino em casa
    • Respiração diafragmática
  • Vídeos de curta duração
    • Omeleto - YouTube
    • Ted talks

Referências

1Hughes, G. & Kirkman, A. (2021). The importance of taking breaks - The wellbeing thesis: University of Derby [link]

2Selig, M. (2017). How do work breaks help your brain. Psychology Today. [link]

3Weir, K. (2019). Give me a break. Monitor on Psychology, 50, 1. [link]

4Milner, C. & Cote, K. (2009). Benefits of napping in healthy adults: impact of nap length, time of day, age, and experience with napping. Journal of Sleep Research, 18, 272-281 [link]

Randolph, S. (2016). The importance of Employee Breaks. Workplace Health Saf, 64, 7. [link]

 

Carla Vale Lucas e Ana Rita Sobral
Gabinete de Apoio ao Estudante

 

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais