Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
110
Março 2021
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
simplesMENTE 3 - Procrastinação
Desenovelar o nó da Procrastinação
Ilustração que mostra uma pessoa com linhas sobre a cabeça, enquanto uma mão ajuda a desembaraçar esta linha

 

Imaginemos o seguinte cenário:

Foi-lhe atribuído um trabalho, que precisa concluir no prazo de 1 mês. Irá exigir da sua parte, uma série de leituras e mais uns tantos passos.

 De cada vez que tenta iniciar a tarefa, os pensamentos dispersam. A tarefa parece-lhe gigante, quase que uma montanha para escalar, e sente-se perdido/a, não sabe por onde começar.  Senta-se à frente do computador, e quase que automaticamente é levado a abrir o email, entrar no Facebook, responder a uma mensagem que entretanto recebeu, procurar informação para o projeto y que também tem entre mãos, levantar-se para ir buscar um café para revitalizar energias, e já agora procurar no armário o livro que talvez lhe possa ajudar na tarefa atual,… - Nisto, passam-se duas horas. Volta a sentar-se e olhando para a tarefa que tem em mãos, exclama “Ainda não fiz nada!”.

Já se sentiu no meio deste novelo, que a cada “depois”, “amanhã faço”, “daqui a pouco…”, “vou esperar que tenha motivação…”, “estou à espera de inspiração”, “trabalho melhor sobre pressão” se enovela e dá mais uns tantos nós? 

Icone de um novelo de lã

 

Não estranhe. Não está sozinho!

Todos nós (uns mais do que outros, é certo) já nos debatemos com a procrastinação (adiar obrigações relevantes, invertendo a ordem de prioridades das tarefas), encaixando diferentes justificações para explicar o fenómeno.

Quando adia/evita a tarefa até pode sentir algum alívio, mas este tende a ser provisório, acabando por surgir um sentimento de culpa “deveria estar a fazer isto…”, “Já devia ter concluído...”.

E assim, o novelo cresce… e a tarefa se agiganta.

A médio/longo prazo a procrastinação pode acarretar consequências no próprio desempenho, isto porque se adia a tarefa, terá de andar a correr contra o tempo, aumentando a probabilidade de surgirem imprevistos e serem cometidos erros. 

Para além destas consequências temos ainda os sentimentos de culpa que se vão acumulando, a ansiedade e a tristeza que se vão adensando, o desapontamento com o que fez em contraponto com aquilo que achava que era capaz e, consequentemente, com repercussões na forma como perceciona as suas competências para fazer face aos múltiplos desafios.

Para conseguir desenovelar a procrastinação é preciso encontrar a ponta do novelo, que é como quem diz, chegar à raiz do problema, o que implica autoconsciência. Ou seja, é fundamental, perceber as verdadeiras razões que o/a levam a procrastinar.

Eis algumas perguntas chave a fazer: “Qual a função da procrastinação na minha vida?”, “Que hábitos e pensamentos contribuem para estar a procrastinar?”  

As razões para a procrastinação são várias e mais complexas do que aquilo que possamos pensar, muito para além da preguiça ou do deter ou não competências de gestão de tempo.

Em muitos casos, a procrastinação assume-se como uma estratégia de autoproteção, como forma de evitar que as nossas competências sejam julgadas, sobretudo em tarefas que são relevantes para nós. Assim, caso o erro ocorra, a responsabilidade não será atribuída às nossas caraterísticas pessoais, mas sim ao obstáculo (por exemplo, não ter tido tempo suficiente para fazer melhor). O medo está por isso na base deste hábito, seja o medo de falhar, ou até mesmo de ser bem-sucedido, e do que tal implicará.

Depois de encontrar a ponta do novelo, importa desbravar o “nó” e continuar a caminhar rumo ao objetivo (digamos, o topo da montanha). Para ajudar em tal, deixamos aqui 10 estratégias:

Icones de uma montanha e de um novelo de lã

Ficou curioso?
Descubra um pouco mais sobre estas estratégias… Aqui

 

 


Explorar mais sobre o tema

  1. Burka, J, Yuen, L. (2008). Procrastination: Why You Do It, What to Do About It Now. Da Capo Press.  
     
  2. Ted Talk: The real reason you procrastinate

 

 

Carla Vale Lucas e Ana Rita Sobral
Equipa do Gabinete de Apoio ao Estudante

 

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais