Career Roadmap
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Nos passados dias 7 e 14 de maio de 2024, entre as 16h e as 18h, decorreu a Formação “Career Roadmap – potenciar a transição para o mercado de trabalho”, destinada a estudantes da FMUL. Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Projeto Mapping Your Way (Apoio ao desenvolvimento de carreira), do Núcleo de Apoio ao Estudante.

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As sessões foram facilitadas por Carla Vale Lucas, psicóloga especialista em Psicologia Vocacional e de Desenvolvimento de Carreira do NAE e Teresa Costa Santos, Estagiária de Psicologia da Educação e Aconselhamento do NAE. Nas sessões foram abordados os requisitos chave para o mercado de trabalho, novos conceitos de trabalho, competências de empregabilidade, competências dos profissionais de saúde e imagem profissional. 
O ensino da medicina, segundo o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (2021)  deve ser algo profissionalizante e permitir que o estudante construa relação com os conhecimentos, desenvolva competências, vivencie valores e atitudes fundamentais na sua futura profissão. Os estudos indicam que as intervenções de carreira com estudantes do ensino superior têm efeitos positivos ao nível da clareza dos objetivos profissionais, nos recursos ao nível da adaptabilidade de carreira, na autoeficácia e na tomada de decisão. O processo de transição do estudante para o mundo do trabalho requer, assim, meios para lidar com as mudanças e incertezas que decorrem nesta fase (Carvalho et al., 2023). 
É alicerçado nestes princípios que o Projeto “Mapping Your Way” tem procurado ajudar os estudantes a orientar o percurso académico e profissional desde cedo, com o propósito de pensarem/construírem a sua carreira, tomando decisões informadas, assentes no autoconhecimento, no desenvolvimento de competências essenciais para o mercado de trabalho, na procura de informação adequada e na exploração de possibilidades de carreira.
Durante estas 4 horas de formação, facilitadores e participantes co construíram a reflexão sobre o futuro. A cada participante foi dado um guia de bordo, com exercícios de reflexão pessoal sobre o seu próprio projeto de vida/carreira. As sessões foram complementadas com exercícios práticos o que promoveu as reflexões em grupo. No final das duas sessões, foram recolhidas as perceções dos participantes, recorrendo a palavras-chave identificadas pelos mesmos e colocadas na ‘impressão digital’ que nos acompanhou na reflexão (figura 1).

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Figura 1 – Palavras síntese dos estudantes sobre as 2 sessões

 

  • “1º passo”.  Uma primeira reflexão sobre o projeto de vida individual;
  • Introspetiva. Foi possível refletir individualmente;
  • Esclarecedora. Ofereceu novas informações sobre a transição para o mercado de trabalho;
  • Clareza e um guia. Foram fornecidas pistas que ajudam a explorar e a trabalhar os aspetos fundamentais para a transição para o mercado de trabalho; 
  • Orientação, Conhecimento, Encorajamento. Com base nas reflexões realizadas durante as sessões foi possível iniciar a reflexão sobre o caminho profissional e pessoal futuro;
  • Reflexão e Autoconhecimento. Promoveu a reflexão sobre as competências, os valores e a missão pessoal através dos exercícios propostos;
  • Foco. Tornou possível a reflexão com um propósito;
  • Planear. Constituiu uma oportunidade para refletir e construir um plano de ação.

Do “Career Roadmap” fica a mensagem que a carreira é uma construção contínua, e que importa não esquecer que na impressão digital de cada um de nós são possíveis diferentes caminhos, e que a jornada académica é chave para explorar e construir estes caminhos rumo ao futuro profissional. 

 

[1] Conselho de Escolas Médicas Portuguesas - CEMP (2021). Reflexão sobre o perfil do médico recém-formado em Portugal. Disponível em https://www.cemp.pt/wp-content/uploads/2021/12/Reflexao-sobre-o-perfil-do-medico-recem-formado-em-Portugal.pdf

 

Teresa Costa Santos
Núcleo de Apoio ao Estudante