Costumas pensar no teu futuro profissional e no que é necessário para seres bem-sucedido? Ou, por outro lado, costumas adiar a reflexão sobre estas questões, por achares que as mesmas não valem o teu tempo e energia, considerando a incerteza da envolvente?
Sentes-te tendencialmente confiante com o que o futuro te reserva ou, por outro lado, sentes-te perdido e/ou ansioso sobre os passos a dar?
Confiante ou menos confiante, dava-te jeito ter um mapa ou uma bússola para orientares o teu caminho e escolhas profissionais?
Vivemos num mundo incerto, volátil e em constante mudança e transformação. Como tal, é normal surgirem dúvidas e até alguma ansiedade neste pensar o futuro. Porém, importa que estas não levem a um adiamento sistemático desta reflexão, porque o futuro e a carreira nunca serão oferecidos, mas sim construídos em função das escolhas, atitudes e comportamentos adotados.
Poderíamos pensar no mercado de trabalho atual como se de um jogo de xadrez se tratasse. Ainda que, tal como eu, possam não ser hábeis neste jogo, certamente poderão encontrar um paralelismo. Ambos implicam uma leitura contínua da envolvente com uma visão estratégica - olhar, analisar e agir (não apenas reagir); implicam adaptabilidade e tolerância à incerteza, mas também confiança para jogar e capacidade de aprendizagem contínua, sobretudo face ao erro.
Depreende-se, assim, que o autoconhecimento, a autoconfiança, a flexibilidade, a aprendizagem ao longo da vida, a capacidade de adaptação às sucessivas mudanças e transições, o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas de forma criativa, são componentes chave para uma transição bem-sucedida para o mundo do trabalho.
Um dos erros mais comuns cometidos por quem está à procura de se integrar no mercado de trabalho, passa precisamente por um desconhecimento acerca de si próprio, por uma falta de posicionamento estratégico face ao mercado e por não ter conseguido instigar confiança no empregador.
Vamos a um pequeno teste sobre como anda o conhecimento que tens acerca de ti.
- Como achas que és visto enquanto estudante / profissional?
- Deixas uma marca positiva nas pessoas?
- Tendes a demonstrar excesso de confiança?
- De que forma queres ser visto?
- O que faz de ti um futuro profissional diferente dos demais?
- Qual é a tua proposta de valor?
- …
A resposta a estas e outras perguntas assumem-se como um contributo importante ao nível do autoconhecimento e autoconfiança, elementos-chave na gestão pessoal da carreira e no bem-estar psicológico.
Só sabendo o que te move, o que constituem os teus pontos fortes / fraquezas, qual o teu propósito, que valores te guiam, mais facilmente conseguirás te posicionar face ao mercado e definir um projeto de vida alinhado com aquilo que realmente importa para ti, e isso sim irá constituir um elemento diferenciador no mercado de trabalho.
Adicionalmente, se confias que tens x ou y competência, tenderás a agir numa postura não tão reativa, mas mais proativa, definindo um plano de ação, dando passos em direção a um objetivo estabelecido, confiando que tens os recursos para ultrapassar e superar os obstáculos que se possam interpor.
Como potenciar uma transição bem-sucedida para o mercado de trabalho?
Enquanto Gabinete de Apoio ao Estudante, não conseguimos fornecer-te a bússola ou o mapa, mas certamente podemos ajudar-te a desenvolver algumas ferramentas de orientação nesta construção do teu projeto de carreira, mapeando-o de forma única e singular. Foi com esta finalidade que desenvolvemos o Projeto “Mapping your way” que visa:
- Criar espaços para promover o teu autoconhecimento e a construção do teu projeto de vida, assente no desenvolvimento contínuo de competências;
- Refletir e explorar possibilidades em termos de carreira / trabalho;
- Promover o desenvolvimento ferramentas de empregabilidade e de procura ativa de trabalho;
- Auxiliar na construção da tua marca pessoal e proposta de valor para o mercado de trabalho.
Não percas a primeira iniciativa do projeto, que decorre já no dia 9 de dezembro, entre as 14h15 e as 18h30, na Aula Magna “Pensar o futuro e a carreira”.
Este evento é para ti se:
- estás no 1.º ano e de debates com questões vocacionais;
- se estás no 2.º ano e continuas com dúvidas, e/ou queres saber como potenciar mais o teu percurso académico;
- se estás em vias de transitar para o mercado de trabalho;
- ou se, independentemente do ano académico que frequentas, atreves-te a pensar sobre o futuro e a carreira, tentando desenvolver uma visão estratégica face ao mesmo.
Junta-te a nós… e descobre quais são as competências valorizadas pelo mercado de trabalho e como podes fazer o teu marketing profissional. Conhece ainda os caminhos singulares de profissionais que se diferenciaram na sua carreira.
Inscreve-te UP Events! (inscrições limitadas)
Consulta o programa e conhece os nossos convidados aqui.
Gabinete de Apoio ao Estudante
Carla Vale Lucas
