Visita de delegação de auditores do Institut des Hautes Etudes de l'Education et de la Formation

A 19 de janeiro de 2024, a convite da Reitoria da Universidade de Lisboa (ULisboa), o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE-FMUL), representado por Carla Vale Lucas, psicóloga, integrou a mesa redonda destinada a discutir intervenções vocacionais de apoio à transição para o mercado de trabalho. O evento fez parte da receção da Delegação de auditores do Institut des Hautes Etudes de l'Education et de la Formation (IH2EF), e decorreu na Sala de Reitores da Reitoria da ULisboa.

Neste contexto, foi possível apresentar o Mapping Your Way – apoio ao desenvolvimento de carreira, um projeto que visa capacitar os estudantes na construção dos seus projetos de carreira e na tomada de decisão vocacional, disponibilizando de forma gratuita sessões de consultoria e orientação vocacional individual, workshops de ferramentas de empregabilidade, treino de competências transversais, trabalhando em articulação com o Projeto Mentoring 2.0 – Mentoria Profissional.

Refira-se que o IH2EF pertence ao Ministério da Educação e da Juventude e ao Ministério do Ensino Superior Francês. Anualmente, decorre uma formação internacional designada “Ciclo de Auditores”, que visa analisar em profundidade um domínio do sistema educativo. A edição de 2023/2024 decorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro e foi dedicada à “Orientação dos estudantes do ensino secundário à universidade”. As escolas da Universidade de Lisboa com apoios ao desenvolvimento de carreira tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos. Estiveram representadas a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), a Faculdade de Psicologia (FPUL) e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

A participação neste evento proporcionou uma valiosa troca de experiências e perceções entre os sistemas educacionais francês e português.

pessoa de a dar palestra

pessoas a assistir a palestra

pessoas sentadas em redor de uma mesa

Sobre o evento.