Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

larga
News nº
119
Janeiro 2022
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
simplesMENTE 11 - O curso não se faz sozinho

Esta ideia soou no início de mais um ano letivo num auditório cheio de novos estudantes de Medicina e de Ciências da Nutrição. Jovens que, na sua maioria, tinham acabado o secundário há pouco, com notas elevadas e um sonho que os trouxe até ao Edifício Egas Moniz, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FML), no Hospital de Santa Maria (HSM).

Quem a proferiu conhece bem a faculdade, o curso e a medicina. Médico Oncologista, Diretor do serviço no HSM e professor da casa, o Professor Luís Costa fez uma pausa depois de a dizer:

“O Curso de Medicina não se faz sozinho...”

(Nós, no Gabinete de apoio ao Estudante da FMUL acrescentamos: “Nem o de nutrição. Nem nenhum curso superior”.)

Pareceu-me que nesses segundos de silêncio olhou todos os alunos nos olhos, um a um, para que a mensagem lhes chegasse com o impacto que pretendia.

Esta mensagem, aviso, alerta, conselho, talvez não seja possível incorporar totalmente na primeira semana de aulas, na excitação dum objetivo alcançado, nas expectativas otimistas, nos receios e nas fragilidades que desejamos impercetíveis.

"Mas ninguém está sozinho professor! O auditório está cheio! Em breve os estudantes estarão enturmados. Mesmos os mais introvertidos vão encaixar. Parece quase inevitável!”. Ninguém o disse, mas acredito que possa ter sido pensado.

O experiente professor sabe disso e sabe que a realidade não será tão... cor de rosa. Por isso insiste e explica: “O curso traz inúmeros desafios. E alguns desafios ultrapassam-se com os outros. Com os companheiros de viagem”.

Esta experiência, este saber, contrata com a experiência de muitos estudantes que entraram na FMUL: foi o seu esforço e a sua dedicação muitas vezes solitária, de estudarem horas a fio, mais do que os seus amigos e colegas do décimo ao décimo segundo, às vezes depois de outro curso, tantas vezes sem a compreensão dos seus pares que os fez conseguir! “Conseguimos! Valeu a Pena!”. Será esta a estratégia novamente utilizada quando o curso apertar. Quando se aproximar as provas de anatomia, no primeiro ano. Quando se preparam para a Prova Nacional de Acesso (PNA), no último ou no estágio final de LCN.

Sabemos que grande parte dos alunos que procura o Espaço S, normalmente com quadros ansiosos e depressivos, está com a sua rede social diminuída, reduziu do secundário para cá, muitas atividades lúdicas, artísticas e desportivas. Reduziram os momentos e as atividades em que estavam descontraídos, alegres e divertidos. Os momentos com os seus pares centram-se no espaço faculdade: encontram-se para as aulas, para os trabalhos, para estudar. Conversam sobre a quantidade de trabalho e sobre o estudo em atraso. Comparam-se e competem.

Muitos estudantes em acompanhamento confessam que deixam de estar na faculdade e com os colegas por causa disso: sentem-se mais atrasados, mais aflitos e inferiores aos outros. Parece melhor estar só que “mal” acompanhado.

Ansiedade, isolamento, cansaço, dúvidas...

Alunos altamente competentes que começam a desacreditar em si próprios.

“O Curso de Medicina não se faz sozinho”, disse aquele sábio professor naquele primeiro ano...

Sabemos que as relações positivas, a qualidade e efetividade da nossa rede social, o ambiente familiar, portanto, as relações significativas têm um impacto significativo no bem-estar dos indivíduos e na sua saúde mental! Sabemos, por oposição às doenças mentais, que o bem-estar psicológico potencia o desempenho dos indivíduos, que facilita a aquisição de novas competências e a assimilação de informação e conhecimento.

Por isso Newton teorizou a gravidade quando descansava debaixo de uma árvore e Arquimedes resolveu o dilema do rei Hierão ao relaxar num banho de imersão! Bem, “reza a lenda...” mas ajuda nesta ideia:

Um estudante será melhor estudante, o curso, difícil e exigente, será-o um pouco menos, se existir um equilíbrio entre trabalho-lazer-descanso, entre momentos individuais e cooperação com o outro, entre foco e descontração.

A relação, o grupo, a partilha, o apoio, a confiança, a cooperação, a amizade, o companheirismo, a alegria, o estímulo, o respeito por si próprio e pelos outros são fundamentais para estes equilíbrios.

Nem me parece possível ser bom médico sem boa nota nestas matérias.

O Curso não se faz sozinho. Obrigado Professor Luís.


Dicas para bem estar psicológico

Relativamente à integração e socialização:

  • Estar na faculdade: utilizar os espaços da faculdade para estudar, fazer as refeições, tomar café. Evitar chegar à faculdade só para as aulas e sair assim que terminam.
  • Procurar as atividades promovidas pela Associação de Estudantes, pela Faculdade e pela Universidade: através dos interesses pessoais estabelecer relacionamentos com outras pessoas que partilham desses interesses. No Estádio universitário podemos encontrar diversas atividades desportivas.
  • Ser pró-ativo relativamente a programas fora da faculdade: desafiar colegas e aceitar convites para ir ao cinema e a outros espetáculos (dica económica: seguir sites que publicitam atividades gratuitas), jantar fora, sair à noite, fazer desporto, ir à praia ou até estudar fora da faculdade.
  • Utilizar as redes sociais relativas à faculdade e à vida académica e os grupos de estudantes em aplicações para desenvolver os seus contatos.

 

Dicas para bem estar psicológico

Relativamente ao bem-estar psicológico e ao autocuidado:

  • Compreender e respeitar o equilíbrio trabalho-lazer-descanso.
  • Definir períodos de sono noturno estáveis (7-9 horas de sono).
  • Definir, no início do ano, um plano de estudo (identificar as cadeiras que implicam um trabalho regular desde o inicio, diminuindo o stress nas épocas de exame).
  • Manter atividades que produzem bem-estar, prazer, satisfação (sociais, desportivas, artísticas, recreativas) mesmo durante as épocas de maior trabalho/estudo.
  • Cuidar da alimentação e da saúde física.
  • Utilizar estratégias de controlo do stress e da ansiedade: priorizar tarefas, focar em menos tarefas evitando a dispersão por muitas, prever e preparar momentos de maior exigência, utilizar técnicas de relaxamento.
  • Fazer pausas: sejam as “pequenas” pausas entre horas de estudo, sejam “grandes pausas” como tirar um fim de semana sem estudo e aproveitar a família e os amigos, ou tirar um dia de folga depois de fases mais intensas.
  • Estar atento aos sinais do nosso corpo: cansaço, insónia, irritabilidade, falta de memória e de concentração, etc.

 

Rui Martins

Psicólogo do Espaço S

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais