Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
126
Setembro 2022
(Visite a edição completa)
Espaço Aberto
Vamos falar em Grupo?

A experiência do grupo piloto de estudantes deslocados “MOVING IN”

Vamos falar de grupos. Vamos falar de um grupo muito específico que se criou pela primeira vez no ano letivo 21/22 ainda com a peso da pandemia no nosso dia a dia, o grupo Moving In de estudantes deslocados.

“Moving In” porque se refere a quem se move, a quem tem de sair da sua casa para vir fazer o curso na FMUL, porque se refere a quem chega.

Nos últimos anos, o Espaço S tem recebido um grande número de pedidos de ajuda destes estudantes, os “deslocados”, que acabam por ter de lidar com os desafios e as dificuldades inerentes ao ensino superior em simultâneo com um outro desafio normativo, mas repentino, que é a autonomização, emocional e funcional, das suas famílias de origem.

O processo de autonomia (que corre melhor quando se desenvolve em fases e com mudanças mais contínuas) sofre com a saída de casa assemelhando-se mais a uma rutura do que a um processo.

E é mau para quem vem de longe-mas-perto-o-suficiente-para-ir-ao-fim-de-semana mas muito pior para quem vem de um longe-que-nem-sei-se-este-ano-consigo-lá-ir.

Imaginem qual é a distância de um Natal sozinhos…

A reflexão relativamente ao trabalho realizado no Espaço S levou-nos a definir como prioridade o trabalho orientado para os estudantes deslocados, principalmente numa perspetiva preventiva. E por isso nasceu o Dia dos Deslocados, em 2019, durante a Semana de Introdução e que se tem vindo a repetir anualmente. Em 2021, nasceu então o Moving In.

Conhecidas as dificuldades destes estudantes, conhecidas as dificuldades de quem muda de cidade, hábitos, cultura, referências, de país, decidimos a abordagem grupal porque nos permitia chegar a um maior número de estudantes potenciando os recursos do Espaço S.

“Nós, estudantes deslocados, enfrentamos grandes desafios. Mudar da nossa cidade, país, continente de origem, causa grande abalo emocional, temos que nos adaptar a tudo novamente.”*

 

O grupo funciona como se fosse uma galeria de espelhos, em que cada um se reflete e é refletido pelos demais, resultando num processo de identificação permanente que potencia o crescimento pessoal (Zimerman, 2003). Em grupo, reflete-se sobre vários estados mentais com a riqueza da diversidade e da diferença, da identificação e a empatia, identificando os próprios estados mentais dos estados mentais dos outros (Bateman e Fonagy, 2004).

 

“Acho que este grupo pode ter um papel determinante na forma como encaramos os desafios que nos são propostos e facilitar a integração que, por vezes, pode ser bastante difícil. As nossas experiências podem trazer reflexões importantes, assim como ouvir os outros pode trazer-nos mais do que imaginamos”.*

 

Para além da experiência psicoterapêutica e psicoeducativa, pretendemos que o grupo fosse também uma “comunidade”, promovendo a relação destes estudantes “fora do grupo”, aproveitando a “identidade de deslocado” como força e não como fragilidade, potenciando vínculos mais fortes, combatendo as dificuldades de socialização e integração que se verificam tantas vezes.

 

“O que mais me deixava triste é o sentimento de solidão, de não conhecer ninguém, de ter sempre a mesma rotina porque não conhecia nenhum lugar, e também o facto de não ter muitas pessoas para conversar.”*

 

O primeiro grupo “Moving In” funcionou de novembro a maio, com sessões quinzenais. Adaptamo-nos aos diferentes horários de dois semestres, passamos pelas épocas de exame. Foi presencial e online. Foi menos do que queríamos que fosse. Foi muito mais do que estávamos à espera.

Este primeiro ano serviu de experiência, reflexão e lançamento de bases sólidas para novos grupos e para a continuidade deste primeiro. A avaliação que se fez, as palavras dos participantes, não deixam dúvidas que este grupo foi importante, que se facilitou a criação de laços entre os participantes e que o psicólogo pode ser “apenas” dinamizador e catalisador das dinâmicas que nascem em cada grupo.

 

“Acho que, acima de tudo, as pessoas foram o que fez maior diferença. Foi delas que o grupo viveu e todas as conversas que se prolongaram fora da hora do encontro do grupo, os cafés com pessoas que lá conheci, o simples facto de passar a ter pessoas nos corredores com quem podia falar para além da típica conversa de circunstância, tudo isso ajudou e marcou.”*

“Mais importante para mim, foi encontrar pessoas que sentiam o mesmo que eu, e por isso entendiam o que estava sentido.”*

 

Em 2022/2023 vamos reforçar este trabalho. Vamos iniciar dois grupos: um para continuar o apoio dos estudantes participantes no ano anterior, e outro para chegar aos novos estudantes, de 1º ano que acabam de chegar.

Vamos falar em grupo?

 

*Mensagens de participantes do Grupo “Moving In” (2021-2022), no âmbito da avaliação realizada.

 

Rui Martins

 (Psicólogo do Espaço S e facilitador do Grupo Moving In)

 

desenhos de bonecos sentados em cadeiras

QUERES FAZER PARTE DO GRUPO “MOVING IN”?

(NOVO GRUPO)

  • Início do grupo: 13 de outubro 
  • Sessões quinzenais | 5.ªs feiras | 18h15 - 20h 
  • Dinamização: Rui Martins (Psicólogo Espaço S)
  • 1.ª fase de inscrições: Até 11 de outubro 

NOTA: A tua inscrição no grupo implica comprometimento com o mesmo, mas não significa teres que frequentar todas as sessões. Caso precises de algum esclarecimento adicional, contacta-nos através do email espacos@medicina.ulisboa.pt . 

INSCREVE-TE AQUI (n.º limitado de vagas)

[+ informações]

 

 

 

 

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais