Mentoring 2.0

Mentoring 2.0, integrated in Student Support Office (GAE) of Lisbon School of Medicine (FMUL), aims to be a follow-up, interaction and discussion project between a Specific Training Intern or, alternatively, a 'Common Year' Intern, Specialist or Researcher, and a set of students (maximum 3) of the clinical years (4th to 6th years), through the promotion of various actions, as Job Talks, discussion groups that allow us to provide greater insight into certain essential specialties or topics for medical internship, as well as to clarify doubts on these themes.

Project objectives

a) Promote interaction between students from clinical years and Specific Training Interns or, alternatively, a 'Common Year' Intern, Specialist or Researcher;

b) Provide personalized support to students of clinical years, allowing clarification of doubts and greater academic success, with a perspective for the future;

c) Allow broad discussions between mentors and mentored;

d) Promote contact between Alumni, other health professionals or researchers, and FMUL, seeking to establish synergy for future collaborations;

e) Increase FMUL's involvement in accompanying students in more advanced curriculum' years and provide tools for preparing the subsequent stage of their formation;

f) Provide a space to share experiences, exchange ideas and develop new skills;

g) To develop transversal competences associated with professional paths through a complementary experience to academic formation.

You can find the Selection Criteria in the "Documents" area.

Questões Frequentes - Mentores

 

Esta é uma decisão que se deverá basear naquilo que a parelha mentor/mentorando decidir, consoante aquilo que melhor os apraz. Contudo esta é uma expectativa frequente na maioria dos mentorandos e dependerá da disponibilidade e proatividade de ambos.

 

 

Aquando da inscrição no projeto, cada mentorando tem um espaço disponível para completar com as suas expectativas, pelo que quando ocorre o primeiro encontro as mesmas devem ser discutidas. Deve ser concomitantemente perguntado, consoante a especialidade em questão, se há mais alguma coisa que os mentorandos gostariam de ver correspondido, para que assim seja mais fácil ajudá-los. Para além disso, ao longo do período de mentoria deve ser partilhado algum feedback de ambas as partes afim de que, se existir algum conflito, o mesmo seja resolvido e a experiência possa ser o mais proveitosa possível.

 

 

Caso o/a seu/sua mentorando/a não te responda, deverá contactar o projeto Mentoring através do email (mentoring2.0@medicina.ulisboa.pt ou mentoring@aefml.pt) onde expõe a situação. A Parceria do Projeto tentará posteriormente contactar o/a seu/sua mentorando/a, de forma a perceber o que se passa e ajudar na situação, incentivando e promovendo um encontro/comunicação entre ambos os envolvidos.

 

 

As visitas podem ser acordadas conforme mais conveniente para o Mentor e os seus Mentorandos, pelo que o Projeto dá total liberdade para estabelecer os objetivos, datas, entre outros relativamente à realização de visitas.

No que respeita o seguro, como estas visitas estão enquadradas num Projeto da Faculdade e numa perspetiva de ensino-aprendizagem, encontram-se cobertas pelo seguro escolar. Todavia, é necessário saber as datas em que os mentorandos realizam as referidas deslocações para notificar a seguradora. Mais se informa que o seguro não cobre visitas no contexto de Viatura de Emergência Médica - VMER.

 

Questões Frequentes – Mentorandos

 

O primeiro contacto deve ser realizado pelos mentorandos para agendar o primeiro encontro afim de ser assinado o acordo mentor-mentorando.

 

 

Cada mentor pode ter no máximo 3 mentorandos contudo cada mentorando apenas pode ter um mentor.

 

 

Ao realizar a inscrição é possível mencionar 3 especialidades consoante a ordem de preferência, sendo que aquando do match estas vão ser consideradas. Uma vez que estamos limitados ao pool de especialistas que se inscrevem no projeto, não é possível garantir a correspondência à especialidade pedida, contudo o Projecto envidará esforços nesse sentido.

 

 

Caso o/a teu/tua mentor/a não te responda, deves continuar a tentar contactá-lo durante um curto período de tempo (uma semana após o emparelhamento). Caso não obtenhas sucesso, deves contactar o Projeto Mentoring através do email (mentoring2.0@medicina.ulisboa.pt ou mentoring@aefml.pt) onde expões a situação ou pessoalmente, durante o período de atendimento do projeto nas instalações da Faculdade. A parceria tentará posteriormente contactar o/a teu/tua mentor/a, perceber o que se passa e ajudar na situação, incentivando e promovendo um encontro/comunicação entre ambos.

 

 

Caso sejas um/a aluno/a do 4ºano com mentor/a e queiras trocar de mentor/a no 5ºano, é possível. Para proceder a esta troca, basta te submeteres novamente a nova inscrição no projeto no início do ano letivo do 5.ºano, tal como fizeste no 4.ºano. Quanto mais avançado curricularmente estiveres, maior prioridade tens no sorteio da escolha da especialidade do teu mentor/a.

Caso queiras mudar a meio do ano, ficas sujeito ao leque de especialidades e mentores/as disponíveis. Para proceder a esta troca a meio do ano letivo, basta mandares um email para o projeto Mentoring (mentoring2.0@medicina.ulisboa.pt ou mentoring@aefml.pt) a expor a situação e o motivo da troca e nós entraremos em contacto contigo. A regra da prioridade também se aplica a trocas a meio do ano letivo.

 

 

Não, o Mentoring não promove estágios extracurriculares. Apenas visitas, reuniões e observações em contexto de trabalho.

 

Address

Instituto de Medicina Preventiva (next to Egas Moniz Building), Room 71

Phone Number
+351 21 798 5149
47 066 (Extension)

 

Opening Hours

Mon   9:00 AM - 10:00 AM
Tue   2:00 pm - 4:00 pm
Wed  11:00 am - 1:00 pm