Formação Profissional

A formação profissional que visa a valorização profissional, aperfeiçoamento de competências e novas aprendizagens tem sido uma aposta da Direção da Faculdade de Medicina.

A eficácia e eficiência dependem de recursos qualificados e treinados nas várias ferramentas necessárias a um serviço público de qualidade.

 

Neste espaço pretende-se divulgar oferta formativa com pertinência para a Missão e Visão da FMUL, capaz de dotar os colaboradores não docentes das competências iniciais e continuadas para um bom desempenho profissional.

Em 2019, a oferta formativa do INA estará organizada em seis áreas estratégicas de formação e vinte áreas temáticas agregadas num programa de formação transversal.
Para verificar as ações disponíveis para 2019  e inscrever-se, consulte o calendário da oferta formativa no sistema de Gestão da Formação (SIGEF) do INA em http://sigef.ina.pt

PROGRAMA DE FORMAÇÃO INA 2019

Os Serviços Centrais têm a seu cargo a promoção da formação profissional para a Universidade de Lisboa (ULisboa), permitindo aos seus colaboradores a atualização e aquisição de competências imprescindíveis ao desempenho das suas funções.

2019 – AÇÕES DE FORMAÇÃO DISPONÍVEIS

A formação profissional da ANFUP – Associação Nacional dos Funcionários das Universidades Portuguesas – está certificada pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho), nas áreas 090- Desenvolvimento Pessoal; 380- Direito; 482 – Informática na ótica do utilizador.

Consulte o site da Anfup para visualizar a oferta formativa

A formação profissional tem como objetivos (DL 50/98 de 11 de Março) contribuir para a eficácia e a qualidade dos serviços e melhorar o desempenho profissional dos funcionários, fomentando a sua criatividade, a inovação, o espírito de iniciativa, o espírito crítico e a qualidade.

A um nível mais específico, a formação profissional contínua visa promover a atualização e a valorização pessoal e profissional dos trabalhadores, em consonância com as políticas de desenvolvimento, inovação e mudança da Administração Pública, tendo como um dos seus princípios fundamentais o conceito de “Utilidade Funcional”, ou seja basear-se nas necessidades do serviço público e da sua gestão, na politica de qualidade do pessoal e de emprego público, nas necessidades de caráter organizativo e nas aspirações de desenvolvimento sócio-profissional dos respetivos funcionários e agentes.

No que se refere à Faculdade de Medicina, a formação do pessoal não docente tem sido um objetivo estratégico nos últimos anos. Consideramos que a formação, como complemento ao desenvolvimento no posto de trabalho e auto-aprendizagem, é uma ferramenta indispensável à melhoria e desenvolvimento contínuo.

Regulamento da Formação  | Pedido de Inscrição em Formação Profissional

Perguntas Frequentes

  • A frequência de uma ação de formação em horário laboral, carece de autorização do superior hierárquico, devendo os Serviços Centrais da FMUL serem de igual modo devidamente informados.
  • Para o efeito deverá ser preenchida, por cada ação de formação que o colaborador deseje frequentar, a Ficha de Inscrição em Formação Profissional, disponível no Portal da Faculdade de Medicina, na área de Recursos Humanos/formação. 
  • Deverá preencher a Ficha de Inscrição em Formação Profissional.
  • Anexe o Programa da Ação de Formação e junte um documento proveniente da entidade promotora da formação, onde conste o valor/custo da formação (programa com o preço, orçamento, etc). 
  • A ficha deverá ser assinada pelo Coordenador/Diretor de Unidade e enviada, juntamente com os restantes documentos para o núcleo de Recursos Humanos/Formação, no piso 3 dos Serviços Centrais da FMUL, ou por email para recursoshumanos@fm.ul.pt
  • Deverá aguardar que o Núcleo de Recursos Humanos/formação o notifique da decisão/validação por parte dos Serviços Centrais, nomeadamente em matéria de cabimento financeiros, necessário à frequência da ação de formação.
  • Após a validação positiva da parte da FMUL, o colaborador deverá inscrever-se na ação de formação pretendida, seguindo as regras da entidade promotora da ação.
  • Por último deverá enviar comprovativo da inscrição para os Recursos Humanos.
  • O colaborador deverá preencher a Ficha de Inscrição em Formação Profissional, onde lhe é solicitada uma pequena exposição sobre a relevância da formação para o seu desempenho ou desenvolvimento profissional. Deverá ainda anexar o Programa da Ação de Formação.
  • A ficha deverá ser assinada pelo Coordenador/Diretor de Unidade e enviada, juntamente com os restantes documentos a/c de Núcleo de Recursos Humanos/formação, no piso 3 dos Serviços Centrais da FMUL, ou por email para formacaofmul@fm.ul.pt
  • Após autorização do seu coordenador/Diretor o colaborador poderá inscrever-se na ação de formação pretendida, seguindo as regras da entidade promotora a ação. 
  • Sim. O colaborador fica obrigado a informar o Núcleo de Recursos Humanos/Formação sobre todas as alterações de que seja notificado, nomeadamente mudanças no calendário, adiamentos, cancelamentos ou desistência por parte do próprio.
  • Caso se verifiquem alguma das alterações mencionadas acima que não sejam devidamente informadas, poderia ser imputado ao colaborador os potenciais prejuízos decorrentes de valores não reembolsados (no caso de desistência não atempada). 
  • As ausências para frequência das sessões de formação que não estejam devidamente informadas por parte do colaborador junto dos serviços poderão não ser validadas pelo Núcleo de Recursos Humanos.
  • Sim. O questionário que o NRH envia no final das formações é um instrumento indispensável para a avaliação das ações frequentadas por colaboradores da FMUL.
  • Este questionário destina-se a aferir da pertinência e importância da ação realizada, com possíveis implicações para a continuidade de outras ações da mesma área ou afins.
  • Sim. Assim que possível, deverá entregar a cópia do certificado ou declaração de presença na formação, emitida pela entidade formadora.
  • Deverá aceder à aplicação myGiaf
  • Em justificação de Desvios, escolher a opção "Formação Profissional",
  • Depois deverá submeter o seu pedido, para que essa ausência seja devidamente validada pelo superior hierárquico e pelo NRH.
Address

Nucleo de Recursos Humanos/Formação

Phone Number
21 7985102