Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, cimenta posição na vanguarda do ensino médico. Simulador de Pacientes Virtuais abre as portas à modernização numa nova oferta formativa de excelência.
Inovar e concretizar a visão do ensino na Medicina com as melhores soluções digitais na área da Saúde, conduziu a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) a desenvolver um curso online avançado em Emergências Cardiovasculares em parceria com a Take The Wind (TTW), empresa Portuguesa criadora do simulador de pacientes virtuais - Body Interact. A 1ª edição, que arranca já no dia 9 de abril, conta ainda com a parceria do grupo farmacêutico Novartis.
Ao longo de 16 módulos, os participantes vão ter oportunidade de desenvolver competências, estimulando o pensamento crítico para intervir em situações de urgência na área de Cardiologia. Os casos clínicos foram elaborados por uma equipa de docentes da Faculdade de Medicina da Universidade que Lisboa, que exercem a sua atividade clínica no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, e permitem aos atuais e futuros cardiologistas desenvolver o engenho clínico e alcançar um desempenho de excelência.
Para além dos cenários clínicos, os módulos apresentam também um conjunto de vídeos explicativos, realizados pelos diferentes médicos cardiologistas envolvidos no desenvolvimento do curso online, que revisitam a situação clínica à qual o profissional foi virtualmente exposto e das decisões que foi chamado a executar.
Nas palavras de Fausto J. Pinto, Diretor do Departamento de Coração e Vasos do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e Diretor da FMUL, o curso de Emergências Cardiovasculares foi desenvolvido face à “importância de abordar corretamente as situações do foro cardiovascular” e, em particular, as situações mais urgentes, “que necessitam de um diagnóstico precoce e de uma terapêutica eficazmente administrada de forma tão rápida tão possível”.
Como principal causa de mortalidade e morbilidade no mundo e em Portugal, as doenças cardiovasculares representam uma constante preocupação no dia-a-dia dos profissionais de saúde em ambiente hospitalar, sendo-lhes exigido um investimento permanente na sua formação, com vista à melhoria constante dos seus conhecimentos e eficiência.
Numa era em que a educação e formação se reinventam à distância, o vasto conhecimento e experiência dos professores da FMUL, graças ao simulador digital - Body Interact - são agora também transpostos para o digital, com uma visão bem assente em dois pilares essenciais: a estimulação do pensamento crítico e a resolução de casos clínicos reais.
A Masterclass de Emergências Cardiovasculares promete já uma 2ª edição com data de início marcada para setembro, como forma de responder à forte procura do mercado atual.
Sobre o Body Interact
O Body Interact é um simulador de pacientes virtuais que através de casos clínicos construídos sob um algoritmo fisiológico permite aos atuais e futuros profissionais de saúde o treino do pensamento crítico e da tomada de decisão.
Com casos clínicos desenvolvidos para a área de enfermagem, medicina, socorristas e cuidadores informais, o Body Interact apresenta-se como uma solução de ensino à distância tanto para de modo coletivo como individual.
Sobre a Take The Wind
A Take The Wind S.A. é uma empresa portuguesa, sediada em Coimbra, líder mundial em tecnologia para a educação clínica, com a missão de capacitar os profissionais de saúde, atuais e futuros, a fim de reduzir o impacto dos erros clínicos, todos os dias, em todo o mundo.
A empresa opera em cerca de 47 países e tem como clientes Sociedades Científicas, Hospitais Universitários, Escolas de Medicina e de Enfermagem e Certificadores de Educação Médica continuada.
Nota a todos os candidatos interessados, em caso de necessidade de contacto, fale connosco: medicalcourses@medicina.ulisboa.pt
Fique atento e faça, também, parte do nosso Mundo!