Clínicas Universitárias
Direção

Introdução á disciplina de anestesiologia nos seus diferentes enquadramentos
Integração dos alunos na aplicação prática em areas especificas da anestesia, cuidados intensivos, dor aguda e crónica e emergência
Participação nos procedimentos gerais de abordagem dos doentes das areas de interesse da (...)

Abordagem diferenciada de toda a patologia cardiovascular, da fisiologia à fisiopatologia, do diagnóstico à terapêutica, ensino e investigação básica, clínica e translaccional
 
Principais Áreas de Atuação: • Insuficiência Cardíaca • Hipertensão Pulmonar • Imagiologia Cardiovascular • Cardiologia de (...)

A Clínica Universitária de Medicina I (CUMI) corresponde ao Serviço Hospitalar de Medicina I do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EP, sendo, pois uma estrutura complexa, primariamente sujeita ao planeamento programático do Serviço Nacional de Saúde. É nesse substrato assistencial que se alicerçam as (...)

CUMI

 A Clínica Universitária de Medicina 2 tem como objectivo fundamental o ensino da Área de Medicina Interna em articulação com as várias Especialidades Médicas no 5º Ano do ciclo clínico do MIM. Este ensino desenvolve-se em estreita ligação com a actividade assistencial do Serviço de Medicina 2 (...)

Procura de marcadores clinicamente úteis e alvos de medicamentos em doenças vulgares da pele, tais como a psoríase e micose superficial;
- Elucidação do papel de neutrófilos e queratinócitos a das inter-relações entre células Th9 e Th 17 na iniciação e manutenção do processo inflamatório associado à (...)

Aquisição de competências na área de Imagiologia Médica, no que se refere às Indicações dos principais métodos de imagem e semiologia imagiológica, em grandes áreas de estudo: Patologia torácica; Patologia Abdominal, Patologia Músuclo-esquelética, Génito-Urinária e Neurorradiologia. 
Em cada uma (...)

A principal missão da Clínica Universitária de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa é garantir o ensino da infecciologia, quer a nível pré-graduado quer pós-graduado. Desta forma, todos os seus docentes colaboram nestas duas vertentes do ensino:
- no Mestrado (...)

CUDI

A Clínica Universitária de Oncologia médica tem como principal missão constituir-se como um polo de excelência no exercício clínico da oncologia, na investigação clínica e de translação, e na capacidade de transmitir conhecimento e experiência médica a nível pré e pós- graduado. A nossa visão é a de (...)

O principal objetivo pedagógico da Clínica Universitária de Nefrologia é o do ensino das doença renais em particular as de maior prevalência como são a doença renal crónica, as lesões renais agudas, as glomerulopatias primárias e secundárias, as nefrites túbulo-intersticias, as doença renais (...)

A Clínica Universitária de Pediatria pretende ser uma Unidade de excelência atuando nas vertentes de ensino, assistenciais e de investigação seguintes:
Ensino pré graduado de 3 disciplinas do Curriculo obrigatório do Mestrado Integrado em Medicina e duas do Curriculo opcional.
Tutoria do Estágio (...)

Os principais objetivos pedagógicos são dar a conhecer de forma genérica a especialidade de Medicina Física e de Reabilitação (MFR). Conceitos gerais, modelo de abordagem, formação e organização em MFR. Avaliação do doente em MFR. Arsenal terapêutico (agentes físicos). Principais áreas de (...)

MFR

Assegurar o Ensino da Otorrinolaringologia na pré e na post graduação
Promover a Investigação sobre a patologia otorrinolaringológica visando o progresso e a melhoria da qualidade assistencial
Promover a Informação e Sensibilização do público em geral e de grupos específicos em relação às denças ORL (...)

• Promover a investigação e a divulgação de conhecimentos científicos na área da Psicologia Médica, Saúde Mental e Psiquiatria. Numa perspetiva de abertura multidisciplinar e em colaboração com investigadores, redes e associações científicas nacionais e internacionais com objetivos idênticos.
• (...)

1. Contribuir para o ensino das ciências médicas, a nível pré-graduado do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), através do ensino das patologias respiratórias;
2. Contribuir para a formação diferenciada na área respiratória, a nível pós-graduado, de médicos e de outros grupos profissionais (...)

O Serviço de Estomatologia tem como missão:

• Prestar assistência diferenciada na área da Patologia e Cirurgia Oral e Maxilo Facial aos doentes da região de influência do CHLN e ainda a todos aqueles que sejam referenciados de outras Unidades de Saúde da Zona Sul onde não existam Serviços de (...)

Estar familiarizado com os princípios orientadores da Prática de Medicina Geral e Familiar, bem como com o contexto organizativo da sua prática;

Compreender o papel generalista do médico de família enquanto prestador de cuidados de saúde personalizados, blobais e em continuidade;

Compreender a saúde (...)

O Serviço de Ortopedia é um serviço académico, integrado no Centro Académico de Medicina de Lisboa. Tem alunos do Mestrado Integrado em Medicina da F.M.U.L. e de outras escolas médicas nacionais e estrangeiras que frequentam as atividades do serviço criando uma cultura vivencial de ensino / (...)

Exposição dos Alunos a metodologia de raciocínio cirúrgico centrada nas patologias mais comuns existentes na consulta externa, na enfermaria e na urgência.
Exposição dos Alunos ao ambiente multidisciplinar da atuação cirúrgica, às questões Éticas e de relação com outros intervenientes no processo de (...)