Um novo Mundo num só lugar, bem-vindos/as!

Este ano celebramos a vossa chegada de uma forma diferente, devido à pandemia que restringiu forçosamente muitas das nossas atividades presenciais. No entanto, e porque a distância é apenas física e uma condição dos tempos excecionais que vivemos, tal não significa que não estejamos ao vosso lado neste início de jornada, empenhados em receber-vos de forma, igualmente, calorosa com o compromisso de vos orientar neste novo ciclo que agora começa. Tens à tua espera um novo Mundo num só lugar! Por isso, preparámos uma surpresa, onde te guiamos pelos bastidores da tua nova Faculdade.
Embarca nesta viagem e conhece este lugar que já é teu. O teu percurso começa aqui.

Os teus primeiros passos na FMUL
3

Faz a tua
MATRÍCULA

 
1

Sabe mais sobre
O TEU CURSO

2

Cria a tua
CONTA CAMPUS

Vais receber um SMS com as credenciais necessárias para criares a tua conta. Esta conta permite-te aceder ainda ao Portal do Estudante, para teres acesso e gerires informação essencial, desde horários a classificações, pagamentos e inscrições.

 
3

Faz a tua
MATRÍCULA

 
5

Escolhe o teu
MENTOR

Criámos o Projeto Mentoring para garantir a tua integração, onde vais encontrar um colega mais velho que te guiará nesta aventura. Fica a conhecer os projetos do Gabinete de Apoio ao Estudante. Inscreve-te!

4

Adquire o teu
CARTÃO DE ESTUDANTE

Emitido pela Caixa Geral de Depósitos, o cartão pode ou não ser bancário. É a tua identificação na Faculdade, permite-te aceder a vários espaços e ainda efetuar o pagamento de refeições dos SASULisboa.

 
 
6

Junta-te à
AEFML

Sabe tudo aqui sobre a tua Associação de Estudantes, como te podes tornar sócio e ter acesso a enormes vantagens junto dos nossos parceiros!

7

Sabe tudo sobre o
INÍCIO DAS AULAS

Consulta o Programa provisório das Jornadas de Introdução para iniciares oficialmente o teu percurso. Sabe tudo aqui sobre as aulas em tempo de Covid.

 
Tudo o que precisas de saber

Tudo o que precisas de conhecer

O CAML (Centro Académico de Medicina de Lisboa) é formado pela Faculdade de Medicina
da Universidade de Lisboa, Instituto de Medicina Molecular e Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que uniram esforços e recursos para qualificar o ensino e a prática clínica, promovendo também
a inovação nas áreas da investigação e Ciências da Saúde.

Mensagens de boas-vindas!

Homem de fato e gravata com os braços cruzados Fausto J. Pinto | Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Bem-vindos à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), instituição centenária do ensino médico em Portugal. A sua origem remonta à Real Escola de Cirurgia criada em 1825 no Hospital de S. José, posteriormente designada em 1836 por Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e, finalmente, em 1911 como Faculdade de Medicina de Lisboa, por decreto do Governo da República.

Localizada inicialmente no edifício do Campo de Sant’Ana, no qual existiam os Institutos das Ciências Básicas, incluía as Clínicas Universitárias no Hospital Escolar de Santa Marta e uma rede de Instituições hospitalares e de investigação que participavam no ensino médico.

Em 1956 a Faculdade de Medicina foi transferida para o edifício do Hospital de Santa Maria, o qual foi integrado na rede hospitalar do Ministério da Saúde.

As suas instalações foram ampliadas em 2004 com o Edifício Egas Moniz, que alberga vários institutos, incluindo o Instituto de Medicina Preventiva, o Instituto de Saúde Ambiental, Institutos de Ciências Básicas e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes. O Edifício Reynaldo dos Santos foi recentemente inaugurado, e reúne em si várias valências relacionadas com a investigação e ensino médico.

A FMUL estende-se contudo, para além do seu campus, tendo estabelecido vários protocolos de cooperação com vários Hospitais e Centros de Saúde para o ensino pré-graduado.

A Missão fundamental da Faculdade de Medicina é o ensino das ciências médicas (Curso de Mestrado Integrado de Medicina) e os seus objetivos: “Formar Médicos, com sólida formação científica, capazes de auto-aprendizagem e capacidade para lifelong learning, com competências em Comunicação com os doentes, inter-pares e com a Sociedade, habilitados a trabalhar em equipas profissionais multi-disciplinares, atentos aos desafios de Saúde contemporâneos e à Ética na Medicina e Ciências da Vida, aptos para integração útil e criativa nos Sistemas de Saúde em vigor na Sociedade e capazes de uma escolha informada da sua carreira profissional”.

No ano letivo 2018/2019 iniciou-se a nova Licenciatura em Ciências da Nutrição, com a colaboração da Faculdade de Farmácia e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, ampliando a oferta formativa da FMUL.

Em cooperação com o Instituto de Medicina Molecular e com o Hospital Universitário de Santa Maria, a Faculdade integra o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), o qual representa um conceito inovador da organização dos centros de ensino, investigação e prática médica diferenciada.

Os seus objetivos são o incremento da atividade científica e o desenvolvimento da investigação de translação entre as Ciências Biomédicas e a Medicina Clínica, a diferenciação tecnológica e inovação nos serviços clínicos e o desenvolvimento dos programas de Formação Pós-Graduada, de Mestrado e Doutoramento para médicos e outros profissionais de Saúde.

No âmbito do Centro Académico de Medicina foi criado o Programa de Doutoramento Comum em Ciências Médicas, Biomédicas e de Saúde, desenvolvidas outras iniciativas de Formação Pós-Graduada e Educação Médica Continuada assim como programas de Mestrado

profissionalizante e em áreas de interdisciplinaridade. Através das atividades realizadas pelos Laboratórios dos Institutos de Ciência Biomédica e pelas Clínicas Universitárias localizadas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), a Faculdade presta uma vasta gama de serviços à Comunidade.

A FMUL estabeleceu ainda uma bem sucedida parceria com o Instituto Superior Técnico para o Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica, bem como outras iniciativas no âmbito do ensino e da investigação.

Simultaneamente, decorre um ambicioso programa de renovação institucional, pedagógica e administrativa, foram reforçadas as ligações científicas com as instituições académicas e de investigação biomédica mais prestigiadas internacionalmente, estimulada uma política de acolhimento e apoio aos seus estudantes com programas diversificados e student-centered de ensino baseado na investigação e estímulo à investigação científica, de modo a proporcionar uma visão alargada e objetiva dos grandes desafios da Medicina e da Saúde no século XXI.

A Educação Médica numa instituição universitária moderna deve preparar o estudante para enfrentar com sucesso as oportunidades e os desafios do futuro, independentemente de qual for a sua opção de carreira. O melhor treino para uma carreira em Medicina, quer na vertente atividade clínica, quer na investigação, deve encorajar o estudante a desenvolver uma abordagem independente, crítica e inquiridora dos problemas.

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa é uma Escola Superior que mergulha as suas raízes científicas na ação dos pioneiros da Medicina Científica em Portugal, incluindo o nosso Prémio Nobel Egas Moniz (que celebra este ano o 70.º aniversário da atribuição do Prémio Nobel) e muitos outros que ao longo dos anos contribuíram para o desenvolvimento das ciências médicas em Portugal e no Mundo.

Honrando o passado construímos o futuro!

Homem careca com óculos e bata  Joaquim Ferreira | Presidente do Conselho Pedagógico

Prezados alunos

Caros jovens futuros colegas

É um enorme privilégio poder acolher-vos nesta vossa nova Casa.

Entram na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa numa fase marcante do mundo, que tem permitido revelar, ainda mais, a necessária humildade e generosidade da atividade médica. Ser médico é um ato de grande nobreza e dádiva. Mas também de grande exigência e risco. Infelizmente, o contexto da atual pandemia COVID-19 irá fazer-vos vivenciar, ainda mais cedo do que gostaríamos, as exigências da atividade médica, agora também estendidas ao contexto do ensino.

Como compreenderão, o abraço de boas vindas que gostaríamos de vos dar, não poderá ter a proximidade que merecem. Contamos, contudo, conseguir acolhermos de uma forma calorosa, fraterna e inclusiva apesar da prudência e afastamento físico inevitáveis.

Espero sinceramente que este período na Faculdade de Medicina seja uma época feliz e de abertura de novos caminhos e que todas as vossas melhores expectativas e sonhos sejam cumpridos.

Sejam muito bem-vindos,

Joaquim Ferreira

 

Homem careca com óculos Luís Pereira | Diretor Executivo

Bem-Vindos!

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em que acabam de ingressar, é uma Escola de referência nacional e internacional, situada num hospital universitário, integrando com o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e o Instituto de Medicina Molecular o Centro Académico de Medicina de Lisboa, num contexto multidisciplinar de ensino e investigação e prática clínica.

No elenco de docentes ilustres da nossa Escola que construíram aquilo que somos hoje destacamos o Prof. Doutor Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina.

Os serviços da Faculdade de Medicina têm como missão assegurar o funcionamento da Escola, proporcionando aos estudantes um leque diversificado de estruturas de apoio ao ensino.

Protagonizamos uma política de relacionamento direto com os estudantes, pelo que os nossos serviços – Académicos, Polos, Gabinete de Apoio ao Estudante, Espaço S, Informática, Biblioteca, Tesouraria, GAPIC, Laboratórios, Institutos, Clínicas, etc. – estão ao vosso dispor, com atendimento presencial, em vários locais e setores da Faculdade. Neste guia podem obter informações sobre o tipo de serviço prestado, horário de funcionamento e contatos.

Privilegiamos as ferramentas eletrónicas disponíveis a partir do portal institucional www.medicina.ulisboa.pt que possibilitam que os serviços da Faculdade estejam disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, como o Portal do Estudante, o e-learning, a Biblioteca on-line e a B-On, etc. Facultamos também sistemas de streaming, broadcastt, apoio audiovisual, Videoconferência, acesso Wireless e VPN, entre outros, possibilitando assim melhores condições de estudo.

Desejo-vos as maiores felicidades nesta nova etapa da vossa vida que agora se inicia, tendo sempre presente o nosso lema “Uma Escola que honra o passado e constrói o futuro”!

Rapaz moreno a sorrir José Rodrigues | Presidente da Direção da AEFML

Bem-vindo!

Provavelmente, ao chegares a este texto, já leste inúmeras vezes esta expressão. Apesar de repetitivo, é mesmo isso que todos desejamos: que sejas bem-vindo à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa!

Entrar na FMUL é por si só um enorme feito, que exigiu de ti imensa dedicação, entrega e paixão. Por isso, e primeiro que tudo o resto, Parabéns!

Nestes primeiros passos, acredito que estejas entusiasmado, mas também expectante e possivelmente um pouco nervoso. Passei por aí há pouco tempo e senti exatamente o mesmo! Entrar na Faculdade é uma mudança enorme, em que muito se altera em pouco tempo. Para além disso, este ano temos ainda um desafio acrescido nas nossas vidas – as limitações impostas pela COVID-19. 

Mas a COVID-19 demonstrou também, de forma ainda mais evidente, a importância e o papel dos profissionais de Saúde para cada pessoa em particular e para a sociedade no geral. O caminho que escolheste é árduo e exigente, mas muito nobre e recompensador. Começas agora uma nova etapa que poderá tornar-te médico, nutricionista, investigador, professor ou até algo completamente diferente. O futuro é imenso e as oportunidades muitas. Não obstante, terão sempre algo em comum: a FMUL como um feliz, as pessoas para a vida que conhecerão e as memórias intemporais que criarão. Neste momento, num limbo entre a vida digital e a presencial mascarada, podes estranhar e até achar exageradas estas palavras. Compreendo perfeitamente. Mas, caso te lembres, lê novamente este parágrafo daqui a um ou mais anos. Perceberás o que quero dizer! 

E, neste percurso que agora começas a construir, terás sempre ao teu lado a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML)! 

Com 106 anos e uma história longa e preenchida, a AEFML é a estrutura representativa de todos os estudantes da FMUL e está presente em todos os momentos da tua vida académica, para te defender e promover a qualidade do nosso ensino! Na verdade, a AEFML existe por e para os estudantes da FMUL, pelo que a tua participação e envolvimento são fundamentais para que a tua Associação de Estudantes continue a crescer e a ser melhor a cada dia que passa. Contamos contigo para isso! 

Com a tua Associação de Estudantes, poderás ir mais longe, desafiar-te e participar em inúmeras atividades. Terás possibilidade de te enriquecer cientificamente, de representar desportivamente a AEFML e a FMUL, de ser culturalmente ativo ou explorar o mundo. Terás ainda oportunidade de ser um agente ativo de mudança na comunidade em que nos inserimos e de ajudar os outros e contribuir para um mundo melhor e mais sustentável!

Ficaste com vontade de saber mais, não foi? Explora o nosso site em www.aefml.pt e contacta-nos! Estamos à tua espera e com vontade de te conhecer e de te ajudar!

Rapariga morena a sorrir com os braços cruzados Mar Mateus da Costa | Presidente da ANEM

Caro colega,

Antes de mais, muitos parabéns! Após uma boa dose de esforço e dedicação, este é o dia que marca o início de uma etapa importante na tua vida: a de estudante de medicina. Seja o sonho de muitos anos, seja uma decisão recente, é o momento para celebrarmos esta conquista.

No início poderá parecer intimidante. O curso de Medicina é um curso completo, que une a ciência às humanidades, o pensamento crítico à capacidade de comunicação empática. Uma nova linguagem e centenas de palavras novas para aprender, raciocínios complexos e ininteligíveis para muitos. Serão, certamente, longas horas dedicadas à medicina. Será exigente, mas asseguro que será também gratificante.

Não penses que será só à roda de livros, sebentas, marcadores e estetoscópios. Os próximos anos serão uma viagem em que aprenderás muito mais do que a arte médica. Agora, cabe-te a ti escolher o teu percurso. Envolve-te: seja desporto, voluntariado, associativismo, cultura ou qualquer outra atividade, não deixes de fazer aquilo que gostas e que te faz feliz. Neste tempo em que serás estudante de medicina, serás principalmente um jovem com sonhos, com objetivos e com um enorme potencial.

Com isto, terás a oportunidade de viver inúmeras experiências que contribuirão para que te tornes não só melhor médico, mas também melhor pessoa.

É com esta visão que a Associação Nacional de Estudantes de Medicina te recebe como um dos seus. Temos como missão defender os teus interesses e dar-te as melhores oportunidades para te desenvolveres.

Hoje inicia-se um novo capítulo na tua vida. Caro colega, sê bem-vindo.

Rapariga loira a sorrir Sofia Escária | Presidente da Direção-Geral da Federação Académica de Lisboa

Caro(a) colega,

Sê bem-vindo(a) ao Ensino Superior!

2020 tem sido um ano atípico, com muitos desafios e uma necessidade urgente de sairmos da nossa zona de conforto para nos adaptarmos ao contexto no qual estamos inserimos. No meio de uma rotina reinventada, recebes esta boa notícia: tornaste-te parte de uma das melhores escolas do país, uma referência na área da medicina, tanto a nível nacional como internacional.

Sabemos que as incertezas são muitas e as dificuldades podem parecer infinitas, mas nada temas. Tens a Associação de Estudantes ao teu dispor e, através dela, a Federação Académica de Lisboa, para te acompanharem nesta que vai ser, sem qualquer dúvida, uma das melhores etapas da tua vida. Ser estudante da nossa Academia significa conciliar uma formação académica de excelência, rigor e qualidade com a prerrogativa de intervir e participar ativamente na sociedade.

A AEFML é parte integrante da tua experiência académica e vai permitir-te complementar a aquisição de conhecimentos com um leque variado de competências e ferramentas que te tornarão um profissional mais capacitado, mas, acima de tudo, um cidadão mais consciente e informado. Aproveitar ao máximo estes anos significa envolveres-te nas iniciativas promovidas pela tua Associação, na comunidade académica da Faculdade de Medicina de Lisboa, na Universidade de Lisboa e no Ensino Superior como um todo.

A Federação Académica de Lisboa (FAL) conta atualmente com 23 Associações Académicas e de Estudantes da Área Metropolitana de Lisboa, de entre as quais a AEFML. Orgulhamo-nos de representar mais de 60 000 estudantes de seis Instituições distintas, defendendo os seus direitos e interesses junto do Governo, dos grupos parlamentares, da Reitoria e demais entidades com as quais trabalhamos diariamente, no sentido de assegurar que todos usufruem de melhores condições e de um sistema de ensino inclusivo, diversificado e justo, à medida das necessidades e expectativas.