Mentoring

O Projeto Mentoring é uma parceria desenvolvida entre o Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), estando atualmente integrado no Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE).

Este projeto tem como visão principal a integração profícua dos novos estudantes da FMUL no ambiente académico e social, através de um acompanhamento psicopedagógico, minorando possíveis dificuldades de adaptação decorrentes da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior. O Projeto Mentoring foi ainda publicado na Acta Médica Portuguesa – Student.

Este projeto é uma ferramenta que pretende aproximar os novos estudantes da FMUL – Mentorandos – de estudantes de outros anos curriculares da FMUL – Mentores – sendo baseado numa estrutura de tutoria por pares.

Os alunos mais velhos, os Mentores, que conhecem a FMUL, o seu funcionamento e as suas exigências, podem partilhar as suas experiências com os Mentorandos que chegam à Universidade invadidos por dúvidas e preocupações, perante um ambiente desconhecido.

 

Missão

O Projeto Mentoring tem como missão:

  • Promover a integração, adaptação e o sucesso académico dos estudantes na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior e ao longo do seu percurso na FMUL.
  • Complementar os mecanismos de integração e de acompanhamento já existentes e promover uma cultura de bem-estar e de sucesso académico, pessoal e social.
  • Apostar na formação e desenvolvimento de competências transversais, através de palestras, workshops, e outras sessões.
  • Potencializar o networking entre os participantes e promover o envolvimento dos novos estudantes nas diversas oportunidades (académicas, culturais, desportivas, de mobilidade, entre muitas outras) proporcionadas pela vida universitária.

 

Objetivos

O Projeto Mentoring tem como principais objetivos:

  • Proporcionar um conhecimento sobre o funcionamento da FMUL,  seus valores e princípios, exigências de formação e dificuldades.
  • Prestar apoio personalizado ao estudante que transita para o ensino superior, apoiando a sua integração e percurso académico.
  • Contribuir para a inclusão socio-académica do estudante.
  • Promover as relações interpessoais, num contexto informal de aprendizagem entre pares, contribuindo para um melhor desempenho e rentabilização do processo de ensino-aprendizagem do estudante.
  • Promover o desenvolvimento de competências transversais, num espírito de partilha de competências e saberes, de solidariedade e de cooperação.

Mentoring em Números

gráfico com mãos representativo dos números (evolução) do mentoring
*Para Zoom clique na imagem

 

 

Atividades Mentoring

O Projeto Mentoring desenvolve, ao longo de todo o ano letivo, atividades diversas, nomeadamente:

  1. sessões de esclarecimento do projeto, de frequência obrigatória para mentores inscritos pela primeira vez, nas quais são explanados os principais objetivos do projeto, os direitos e deveres dos Mentores e Mentorandos e as várias atividades desenvolvidas no âmbito do mesmo.
  2. workshops, dirigidos a todos os alunos da FMUL e ministrados a um público não superior a 30 pessoas, que visam munir todos os seus participantes de um conjunto de competências transversais ao seu percurso académico, essenciais ao seu exercício profissional futuro.
  3. atividades lúdicas, normalmente ao ar livre, dirigidas a todos os participantes inscritos no projeto, que visam fomentar uma boa relação entre Mentores e Mentorandos e estimular a comunicação entre ambos.
  4. atividades de voluntariado, dirigidas a parelhas mentor-mentorando, que visam sensibilizar para a necessidade de fazer a diferença em várias vertentes da atualidade, bem como dinamizar encontros regulares entre ambos.
  5. palestras e outras sessões.

 

O Projeto

 

Alguns Testemunhos

 

Big Mentor Theory – Testemunhos de Mentores

 

Atendimento Mentoring

No gabinete de “Atendimento Mentoring”, localizado na sala 71 do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, os estudantes poderão esclarecer quaisquer dúvidas, não só relacionadas com o Projeto, como também sobre qualquer assunto relacionado com a integração na FMUL.

Nota: Dada a situação pandémica atual, e até indicação contrária, o atendimento presencial decorrerá apenas durante um período de 1 a 2 horas semanais. Contudo, se for mais conveniente , poderá ser feito atendimento via Zoom, mediante marcação prévia.

 

Questões Frequentes

Para saberes mais sobre o Projeto carrega aqui (FAQ)

Address

Instituto de Medicina Preventiva (ao lado do Edifício Egas Moniz), Sala 71

Phone Number
+351 217 999 423
47 066 (Extensão Interna)

 

  
 

Horário de Atendimento

Presencial - 3.ª das 14h às 16h

Online – Por agendamento