Mais um semestre passou na FMUL, e com ele, o desenrolar de atividades preparadas pelo Projeto Mentoring!
Como já é hábito, no âmbito da melhor integração dos novos Estudantes chegados à Faculdade, mas também do seu desenvolvimento enquanto pessoa, o Projeto Mentoring, ao longo do semestre passado, promoveu diversas atividades não só de integração como também de capacitação e consciencialização dos novos alunos.
As primeiras atividades realizadas centraram-se não só no estabelecimento da relação mentor-mentorando como também na preparação dos Mentores para que estes estejam capacitados para desempenharem a sua função da melhor forma.
Durante a Semana de Matrículas, concomitantemente à inscrição dos recém-chegados ao Projeto Mentoring, foi realizado o Dia dos Mentores onde imperaram atividades de discussão em grupo, um workshop de Liderança e a participação num Escape Room, no Lx Factory, este último que marcou pela inovação face à atividade desenvolvida no ano letivo precedente. Ainda, a fim de fomentar os primeiros contactos entre mentores e mentorandos e entre mentorandos, realizou-se o Dia do Mentoring que consistiu num Peddy Paper pelos arredores da Cidade Universitária, com início no Estádio Universitário e ponto de encontro final no Jardim Mário Soares, no Campo Grande, onde foi promovido um momento de convívio informal.
O Mentoring promove a integração na Vida Académica, mas também a integração numa nova cidade para os alunos que têm de abandonar a sua casa de origem para estudarem na FMUL. Assim, pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Mentoring em conjunto com o Dr. Rui Martins, Psicólogo Clínico do Espaço S, realizou o Dia dos Deslocados, promovendo a partilha de experiências sobre métodos de coping relativos a uma nova realidade académica e habitacional. Ainda, visto que o início do ano letivo fica também marcado por um período de mudança para os estudantes de 3º ano provenientes da Universidade da Madeira, realizou-se a Receção aos alunos da Madeira. Contou-se com a presença da AEFML, da Comissão de Curso 17-23, e da Comissão de Finalistas 17-23, que puderam partilhar as atividades que realizam ao longo do ano, tendo a atividade culminado numa visita guiada pelos espaços de interesse da FMUL.
Como não só de medicina é feito um médico, foram organizados Workshops de Soft Skills com vista o desenvolvimento pessoal dos Estudantes, tendo os temas do 1º semestre sido «Estudar de Forma Inteligente», «Liderança», «Comunicação», «Marmitas Saudáveis: Thinking Outside of the (lunch) box». Mantendo o mesmo mindset e para que o desenvolvimento do estudante seja ainda mais completo, juntamente com a Drª Susana Henriques, Chefe de divisão da Biblioteca-CDI da FMUL, foi realizado o Workshop «Finding Evidence» em que foram partilhados métodos de pesquisa bibliográfica mais eficazes, de forma a que o estudo e os trabalhos realizados pelos alunos possa ser o mais rico possível, recorrendo a informação de qualidade.
Com o aproximar do final do semestre, veio também o aproximar da Época Natalícia, altura em que a partilha é vivida de uma maneira mais intensa por todos. Encorporando este Espírito, o Projeto Mentoring promoveu, em conjunto com o Centro de Doação de Sangue do Hospital Santa Maria, uma Dádiva de Sangue com os nossos mentores e mentorandos. Um gesto tão simples, mas tão nobre, que obteve elevada adesão pelos estudantes e que fez desta pequena iniciativa, uma iniciativa de sucesso.
Muitas outras atividades e surpresas estão a ser preparadas pelo Projeto Mentoring para o 2º semestre... o que estará para vir?
A Parceria do Projeto Mentoring