Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
83
Novembro 2018
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
O Projeto Mentoring e as suas novidades!


O Projeto Mentoring, presentemente na sua 5ª Edição, teve um crescimento exponencial: 734 participantes, dos quais 358 são mentores e 376 mentorandos.

Algumas das novidades deste ano passam pela:

  • Participação dos estudantes da Licenciatura em Ciências de Nutrição como mentorandos (novo curso na FMUL com início no presente ano letivo). Apesar da dificuldade dos Mentores do MIM em apoiar estes novos colegas no estudo, o seu principal intuito é auxiliar na integração académica e social e cativar estes novos mentorandos e promover a sua participação no Futuro como mentores de LCN;

  • Maior apelo e participação dos colegas que ingressam pelo concurso especial de Licenciados, aos quais são atribuídos um mentor que frequenta o 4º ou 5º ano ;

  • Participação como mentorandos, por parte dos colegas provenientes da Universidade da Madeira (UMa) que vêm para o 3º ano na FMUL, e que também tem mentores que frequentam o 4º ou 5º ano;

  • Criação de uma Página de Facebook pública – “Projeto Mentoring – FMUL” onde são feitas diversas publicações com informações relevantes sobre o Projeto, mantendo o grupo fechado com materiais mais específicos.


De ressalvar a continuidade de um local de Atendimento do Mentoring, que tem tido uma procura crescente, e onde é possível resolver presencialmente problemas ou dúvidas relacionados com o projeto, ou com a sua integração na FMUL ao longo de todo o ano-letivo. Este local encontra-se integrado no Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) e o horário de atendimento pode ser consultado em qualquer rede social ou website do Projeto.

Até ao momento foram realizadas várias atividades! Desde a Semana das Matrículas até ao Dia do Mentoring, atividades promotoras da integração dos estudantes recém-chegados à nossa Faculdade, foi o que não faltou!

Semana de Matrículas (11-14 de setembro)

Durante toda a Semana de Matrículas, a banca do Mentoring esteve presente no Edifício Egas Moniz, para divulgar e inscrever no projeto os novos alunos interessados no mesmo, através da APP Mentoring.

Após a inscrição realizaram-se visitas à Faculdade, dinamizadas pelos Mentores que se disponibilizaram tão prontamente para apresentar a Faculdade a todos os mentorandos!

Dia dos Mentores (12 de setembro)

O principal objetivo deste dia passa pela partilha de ideias e experiências e ainda, pela fomentação de espírito de equipa entre todos os mentores!

Assim, com o apoio do Estádio Universitário, contámos com um workshop de Liderança e Motivação facultado pelos alunos José Rodrigues e Teresa Valido, e ainda com outros jogos e atividades cujos temas passaram por: Comunicação; Reflexão sobre o Mentoring e Trabalho em Equipa.

Esta atividade contou com a participação de 68 mentores do 2º ao 4º ano! E como habitual, a atividade terminou com um lanche convívio cujos excedentes foram doados à Refood.

 

Palestra “Gabinete de Apoio ao Estudante” (17 de setembro)

O Projeto Mentoring, integrado no GAE, marcou presença na Semana de Introdução e apresentou uma breve palestra sobre o Projeto, os seus objetivos, as atividades que promove e materiais que desenvolve e partilha vários documentos importantes, como o Kit de Sobrevivência. Para além da semana de introdução também esteve presente na apresentação da Comissão de Integração de Alunos Licenciados (CIAL).

 

Dia do Mentoring – Caça ao Tesouro (18 de setembro)

Como dita a tradição, no Dia do Mentoring é realizada uma atividade que procura estabelecer o primeiro contato mentor-mentorando. Este ano realizou-se um Peddy Paper pela Cidade Universitária. Durante toda a atividade, cada equipa teve inúmeros desafios a superar no menor tempo possível. Todas as equipas estiveram à altura e a competição foi renhida!

De 320 participantes, divididos por 36 equipas, saiu vitoriosa a equipa 5.2!

Ainda neste dia, o peddy paper terminou com um concerto surpresa no bar dos alunos, em articulação com o Departamento Cultural e Recreativo da AEFML e ainda a promoção de sessões terapêuticas na área da Literatura, Desporto e Música, com a colaboração das estudantes Eduarda Costa, Raquel Pinto e o premiado autor Valério Romão.

O dia do Mentoring contou com o apoio da EXARP, tendo recebido o selo de boa prática de integração de novos estudantes.

Muitas mais atividades estão a ser preparadas e serão divulgadas muito em breve! Dentro destas podemos já destacar uma segunda edição do Workshop “Descomplicar a Pesquisa Bibliográfica”, este ano com novidades! E ainda, os Workshops de Soft Skills!

Mas muito mais está para vir, sempre a pensar em todos os estudantes! Para não deixar escapar nada, é só ficar atento!

 [su_slider source="media: 26971,26972,26973,26974,26975,26976,26977,26978,26979,26980,26981,26982,26983,26984,26985,26986" limit="25" link="image" target="blank" width="400" height="320" responsive="no" title="no" pages="no" autoplay="0" speed="5000"][su_slider source="media: 19344,19346,19396,19359,19351,19348,19356,19372,19343,19371,19373,19382,19385,19386,19388,19393,19377,19394,19401,19342,19318,19316,19315,19313,19310,19308,19306,19303,19299" limit="13" link="lightbox" width="920" height="580" responsive="no" title="no" mousewheel="no" autoplay="5300" speed="2100"][/su_slider]

A Parceria do Mentoring
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais