Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
111
Abril 2021
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
Mentoring: Um motor para o desenvolvimento de competências e conhecimento

 

Os Workshops de Soft Skills são um conjunto de workshops organizados semestralmente pela Parceria do Projeto Mentoring, dirigidos aos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e que têm como principal objetivo complementar o currículo dos estudantes, fornecendo-lhes ferramentas e competências transversais ao seu percurso académico e fundamentais para que se tornem profissionais mais completos e indivíduos mais conscientes do mundo que os rodeia.

Estes workshops iniciaram-se no ano letivo 2016/2017, altura em que o Projeto Mentoring era apenas desenvolvido pela Associação de Estudantes da FMUL – AEFML. Posteriormente, com a integração do Projeto Mentoring na Área de Apoio ao Aluno (3A’s), atual Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), considerou-se importante a manutenção destas atividades formativas, estando atualmente na sua 5.ª edição e contando com vários workshops realizados até ao momento.

A Parceria do Projeto Mentoring procura, edição após edição, inovar na sua oferta de temas, promovendo uma partilha de saberes e conhecimentos tão transversal quanto possível que, de outra forma, seria mais difícil de obter. 

Também o espetro de formadores foi alargado, contando como habitualmente com estudantes mais velhos para ministrar algumas formações, estabelecendo parcerias dentro da nossa escola, como por exemplo com a Biblioteca e o Laboratório de Nutrição, e recorrendo a formadores externos especialistas de áreas consideradas pertinentes no âmbito das Soft Skills.

Dada a atual situação pandémica, foi necessário converter estas atividades, anteriormente presenciais, para um formato à distância. Deste modo, formadores e participantes passaram a estar reunidos online via plataforma Zoom - o que, à priori, poderia parecer uma limitação à partilha espontânea de ideias e pensamentos. No entanto, dada a participação e intervenção ativa de todos os participantes, constatou-se que a habitual qualidade dos Workshops de Soft Skills de edições anteriores não foi, de modo algum, comprometida, algo que pudemos constatar a partir do feedback dos presentes, que realçaram o importante contributo dos Workshops para a sua formação.

Assim, os Workshops de Soft Skills deste primeiro semestre – “Técnicas de Relaxamento”, “Sobre Viver a Universidade”, “Finding Evidence” e “Confinamento sem Papas na Língua” – e deste segundo semestre – “Materiais de Estudo”, “Sustentabilidade”, “Gestão Emocional” e “Alimentação Vegetariana” – incidiram sobre temas tão variados como a importância da saúde mental do próprio, gestão de tempo e organização do estudo, pesquisa bibliográfica, aplicação dos princípios de mindful eating à alimentação em contexto de contenção social, tipos de aprendizagem e aquisição de novas ferramentas de estudo em Medicina, consumo mais sustentável, promoção do bem estar emocional e a relevância duma alimentação vegetariana saudável; todos eles considerados temas atuais e pertinentes para o desenvolvimento pessoal dos estudantes.

jovem mulher com um vestido ás flores
Sofia Martins

“Assisti ao workshop de Materiais de Estudo e considero que se tratou de uma sessão bastante esclarecedora, na qual adquiri várias competências que serão úteis para o futuro. Para tal contribuiu, a meu ver, a boa comunicação do formador assim como a sua recetividade a questões e o ambiente informal da sessão. Por tudo isto, inscrever-me-ei certamente numa das próximas edições” (Sofia Martins, 3.º Ano MIM).

Também os formadores veem nos Workshops de Soft Skills uma oportunidade de crescimento, descrevendo sempre a sua colaboração como altamente enriquecedora e proveitosa. A título de exemplo, a Parceria do Projeto Mentoring convidou a formadora Eunice Maia – responsável pela masterclass Sustentabilidade – a dar o seu testemunho:

 

jovem mulher sorri
Eunice Maia da Maria Granel

“(…) Aceitei de imediato o convite e gostaria de louvar a iniciativa por parte do Projeto Mentoring de organizar diversos Workshops de Soft Skills, de diferentes áreas temáticas, incluindo a sustentabilidade (…). Educar para a saúde é também, sem dúvida, educar para garantir a saúde do nosso planeta, através da forma como consumimos e nos alimentamos (...) Depois de discutido o problema (o desperdício alimentar, o consumismo e a sobreprodução), passámos para o campo das soluções: pequenos gestos que fazem a diferença e que contribuem para a redução do desperdício a nível doméstico, na nossa cozinha.

Ao longo de toda a sessão os alunos foram partilhando dúvidas, dificuldades e boas práticas. (…)

Muito obrigada pelo convite! Vou acompanhar de perto todos os projetos e sublinho a minha disponibilidade para continuarmos a colaborar. Foi uma honra para mim poder participar no Projeto Mentoring."

 

Ana Catarina Raposo e João Leão Lopes (Projeto Mentoring)

Ana Rita Sobral (Gab. Apoio ao Estudante)

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais