Os Workshops de Soft Skills são um conjunto de workshops organizados semestralmente pela Parceria do Projeto Mentoring, dirigidos aos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e que têm como principal objetivo complementar o currículo dos estudantes, fornecendo-lhes ferramentas e competências transversais ao seu percurso académico e fundamentais para que se tornem profissionais mais completos e indivíduos mais conscientes do mundo que os rodeia.
Estes workshops iniciaram-se no ano letivo 2016/2017, altura em que o Projeto Mentoring era apenas desenvolvido pela Associação de Estudantes da FMUL – AEFML. Posteriormente, com a integração do Projeto Mentoring na Área de Apoio ao Aluno (3A’s), atual Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), considerou-se importante a manutenção destas atividades formativas, estando atualmente na sua 5.ª edição e contando com vários workshops realizados até ao momento.
A Parceria do Projeto Mentoring procura, edição após edição, inovar na sua oferta de temas, promovendo uma partilha de saberes e conhecimentos tão transversal quanto possível que, de outra forma, seria mais difícil de obter.
Também o espetro de formadores foi alargado, contando como habitualmente com estudantes mais velhos para ministrar algumas formações, estabelecendo parcerias dentro da nossa escola, como por exemplo com a Biblioteca e o Laboratório de Nutrição, e recorrendo a formadores externos especialistas de áreas consideradas pertinentes no âmbito das Soft Skills.
Dada a atual situação pandémica, foi necessário converter estas atividades, anteriormente presenciais, para um formato à distância. Deste modo, formadores e participantes passaram a estar reunidos online via plataforma Zoom - o que, à priori, poderia parecer uma limitação à partilha espontânea de ideias e pensamentos. No entanto, dada a participação e intervenção ativa de todos os participantes, constatou-se que a habitual qualidade dos Workshops de Soft Skills de edições anteriores não foi, de modo algum, comprometida, algo que pudemos constatar a partir do feedback dos presentes, que realçaram o importante contributo dos Workshops para a sua formação.
Assim, os Workshops de Soft Skills deste primeiro semestre – “Técnicas de Relaxamento”, “Sobre Viver a Universidade”, “Finding Evidence” e “Confinamento sem Papas na Língua” – e deste segundo semestre – “Materiais de Estudo”, “Sustentabilidade”, “Gestão Emocional” e “Alimentação Vegetariana” – incidiram sobre temas tão variados como a importância da saúde mental do próprio, gestão de tempo e organização do estudo, pesquisa bibliográfica, aplicação dos princípios de mindful eating à alimentação em contexto de contenção social, tipos de aprendizagem e aquisição de novas ferramentas de estudo em Medicina, consumo mais sustentável, promoção do bem estar emocional e a relevância duma alimentação vegetariana saudável; todos eles considerados temas atuais e pertinentes para o desenvolvimento pessoal dos estudantes.
“Assisti ao workshop de Materiais de Estudo e considero que se tratou de uma sessão bastante esclarecedora, na qual adquiri várias competências que serão úteis para o futuro. Para tal contribuiu, a meu ver, a boa comunicação do formador assim como a sua recetividade a questões e o ambiente informal da sessão. Por tudo isto, inscrever-me-ei certamente numa das próximas edições” (Sofia Martins, 3.º Ano MIM).
Também os formadores veem nos Workshops de Soft Skills uma oportunidade de crescimento, descrevendo sempre a sua colaboração como altamente enriquecedora e proveitosa. A título de exemplo, a Parceria do Projeto Mentoring convidou a formadora Eunice Maia – responsável pela masterclass Sustentabilidade – a dar o seu testemunho:
“(…) Aceitei de imediato o convite e gostaria de louvar a iniciativa por parte do Projeto Mentoring de organizar diversos Workshops de Soft Skills, de diferentes áreas temáticas, incluindo a sustentabilidade (…). Educar para a saúde é também, sem dúvida, educar para garantir a saúde do nosso planeta, através da forma como consumimos e nos alimentamos (...) Depois de discutido o problema (o desperdício alimentar, o consumismo e a sobreprodução), passámos para o campo das soluções: pequenos gestos que fazem a diferença e que contribuem para a redução do desperdício a nível doméstico, na nossa cozinha.
Ao longo de toda a sessão os alunos foram partilhando dúvidas, dificuldades e boas práticas. (…)
Muito obrigada pelo convite! Vou acompanhar de perto todos os projetos e sublinho a minha disponibilidade para continuarmos a colaborar. Foi uma honra para mim poder participar no Projeto Mentoring."
Ana Catarina Raposo e João Leão Lopes (Projeto Mentoring)
Ana Rita Sobral (Gab. Apoio ao Estudante)