Embaixador FMUL

O Embaixador FMUL, visa ser um projeto de interação e discussão entre estudantes da FMUL e alunos do Ensino Básico e Secundário.

Em março de 2019, o Projeto Mentoring associou-se ao Projeto Boomerang da AEFML, criando o Embaixador Mentoring e no qual dezenas de estudantes da FMUL regressaram às suas escolas básicas e secundárias, com o objetivo de aproveitar as formações dadas pelos nossos estudantes em diferentes áreas de saúde e dar assim resposta às dúvidas colocadas pelos alunos que se encontram prestes a ingressar no ensino superior. 

Desde 2022/2023 que este está totalmente integrado no Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE).

O Embaixador Mentoring, agora Embaixador FMUL, apresenta-se como uma ponte entre o mundo universitário e as vivências do ensino obrigatório, sendo que o Embaixador FMUL fará uma sessão própria direcionada para os alunos, na qual a proximidade etária facilita em muito a comunicação, estabelecendo um contacto direto e informal, onde irá transmitir várias informações, de acordo com a sua experiência enquanto estudante universitário e, essencialmente, enquanto estudante FMUL.

O projeto Embaixador FMUL, aliando-se à FMUL volta à escola!, pretende juntar estudantes e colaboradores não-docentes da nossa comunidade numa atividade onde ambos interagem de modo a dinamizar a comunicação com alunos do ensino básico e secundário, divulgando a nossa comunidade académica. 

A FMUL volta à escola! vai presencialmente nas escolas da Área Metropolitana de Lisboa (AML). 

 

Objetivos do Projeto

  • Promover a interação entre estudantes do 1.º ao 6.º ano da FMUL e alunos que se encontrem a frequentar o Ensino Secundário num curso de Ciências e Tecnologias, bem como alunos do Ensino Básico, nomeadamente a frequentar o 9.º ano de escolaridade que tenham curiosidade pela área da Saúde;
  • Promover um contacto direto e informal, permitindo um maior esclarecimento de dúvidas e melhor transmissão de informação sobre os percursos e desafios académicos, com uma perspetiva de futuro para os participantes;
  • Permitir discussões entre os alunos e os Embaixadores FMUL sobre vários aspetos da vida académica e sobretudo enquanto estudante FMUL;
  • Promover o envolvimento da FMUL nas escolas Básicas e Secundárias através de diversos métodos de divulgação dos ciclos de estudos que a mesma tem para oferecer, bem como os vários projetos que nela decorrem.

 

avião de papel a voar

 

A FMUL volta à Escola! é uma iniciativa que junta os estudantes e os colaboradores da FMUL, através do Embaixador FMUL, na qual é possível visitar escolas básicas e secundárias. 

Esta iniciativa em conjunto com o Embaixador FMUL, pretende promover um contacto direto e informal entre os alunos do ensino básico e secundário e a comunidade FMUL onde damos a conhecer a nossa perspetiva enquanto membros desta comunidade.

Pretende-se incentivar o envolvimento da FMUL nas escolas Básicas e Secundárias através da divulgação dos seus ciclos de estudos, bem como os múltiplos projetos que nela decorrem.

 

 

Mapa Embaixador FMUL

Mapa Embaixador FMUL
Carregue na imagem para fazer zoom

 

Testemunhos 

​​​​​​

 

Carregue nas setas para ver os diferentes testemunhos

Embaixador FMUL logo
Embaixador FMUL 2022/2023
Testemunho embaixador FMUL Beatriz Coelho
Testemunho embaixador FMUL Beatriz Pereira
Testemunho embaixador FMUL Bruno Vieira
Testemunho embaixador FMUL Daniela Marques
Testemunho embaixador FMUL diana Melo de Oliveira
Embaixador FMUL Duarte Loureiro
Testemunho embaixador FMUL Érica Martins
Testemunho embaixador FMUL Francisco Cardetas
Testemunho embaixador FMUL Margarida Oliveira
Testemunho embaixador FMUL Maria Constança
Testemunho embaixador FMUL Rodrigo Bernardo
Testemunho embaixador FMUL Daniela Santos
Testemunho embaixador FMUL M. Margarida Bailão
Testemunho embaixador FMUL M. Inês Mourão
Testemunho embaixador FMUL Iara Martins
Embaixador FMUL 2021/2022
Testemunho embaixador FMUL Teresa Abrantes
Testemunho embaixador FMUL Joana Teles
FMUL volta à Escola!
Testemunho FMUL volta à Escola! Joana Almeida
Testemunho FMUL volta à Escola! Margarida Roberto
Testemunho FMUL volta à Escola! Raquel Mendes
FMUL volta à Escola! Maria João Machado
FMUL volta à Escola! Vivelinda Guerreiro

Perguntas Frequentes

Estudantes inscritos na FMUL do Mestrado Integrado em Medicina ou da Licenciatura em Ciências da Nutrição, de qualquer ano.

Alunos que se encontrem a frequentar o Ensino Secundário num curso de Ciências e Tecnologias, bem como alunos do Ensino Básico, nomeadamente a frequentar o 9.º ano de escolaridade, que tenham interesse pela área da saúde.

Enquanto Embaixador FMUL deverás:

  • Ter um papel ativo na divulgação de informação e ser capaz de esclarecer questões relativas ao curso que frequenta, à vida académica na FMUL e na Universidade de Lisboa e aos projetos de acolhimento que a Faculdade tem para oferecer;
  • Ser capaz de esclarecer questões;
  • Preparar uma apresentação na qual abordes os pontos supracitados, bem como outros que consideres relevantes;
  • Ser capaz de adequar a sua apresentação à faixa etária e ao grau de escolaridade do público-alvo.

Poderá realizar a tua sessão em qualquer escola básica e/ou secundária do país, preferencialmente para alunos com interesse pela área da saúde.
 

Poderás realizar a tua sessão presencialmente na escola básica e/ou secundária ou online, recorrendo à tua plataforma de preferência.
 

A FMUL volta à Escola! é uma iniciativa que junta os estudantes e os colaboradores da FMUL, através do Embaixador FMUL, na qual é possível visitar escolas básicas e secundárias. 

 

O Horário de Atendimento é o aplicado do Projeto Mentoring - Ver AQUI