Creditação | Medicina | Nutrição

Os pedidos de creditação são apresentados por área disciplinar. Um estudante apenas pode ter creditação a uma unidade curricular caso obtenha equiparação de formação académica a todas as áreas disciplinares que integram a mesma.

Caso não exista equiparação de formação académica a todas as áreas disciplinares de uma unidade curricular, o estudante não obtém creditação à unidade curricular. Contudo, fica dispensado de frequentar e ser avaliado nas áreas disciplinares em que obteve equiparação de formação académica.  

Perguntas Mais Frequentes – Processo De Creditações

1 . Até quando posso realizar pedidos de creditação on-line?

De 27 de agosto (a partir das 9h) a 30 de setembro de 2024 (até às 14h).

 

2. Estando matriculado no 1.º ano posso fazer pedidos de creditação também para outros anos curriculares?

Os alunos do MIM podem, no mesmo ano letivo, realizar pedidos de creditação do 1.º ao 5.º ano.

Os alunos de LCN podem, no mesmo ano letivo, realizar pedidos de creditação do 1.º ao 4.º ano.

 

3. Quanto tempo, em média, demora o processo de creditação?

Conforme o disposto no Artigo 12.º do regulamento de creditações da FMUL, após o cumprimento de todos os requisitos por parte do aluno:

Preenchimento do FORMULÁRIO ON-LINE

Entrega da documentação afeta ao pedido de creditação é feita em envelope fechado, devidamente identificado com o nome do aluno e a indicação de que se trata de um pedido de creditação ao MIM ou a LCN, na caixa de correio disponível à entrada dos Serviços Técnico-administrativos – Piso 3 do Edifício Central

Envio de documentos em PDFs (de acordo com as regras definidas em regulamento) via e-mail

Pagamento do Emolumento afeto aos pedidos realizados

No prazo máximo de 10 dias úteis a Área Académica valida o pedido de creditação. O Despacho do pedido por parte do docente deverá ser proferido no prazo de 15 dias úteis após a validação do pedido por parte da Área Académica.

 

4. Como faço para entregar os documentos originais nos serviços académicos?

A entrega da documentação original é feita em envelope fechado devidamente identificado com o nome do aluno e a indicação de que se trata de um pedido de creditação ao MIM ou a LCN e se se trata de Núcleo Curricular Obrigatório (NCObrigatório) ou Optativo (NCOptativo). O aluno terá de colocar no envelope:

Certidão de aproveitamento nas unidades curriculares realizadas incluindo a respetiva classificação;

Programa e carga horária das unidades curriculares e, sempre que possível, indicação do(s) docente(s) responsável(eis);

Plano de estudos do ciclo de estudos onde foram realizadas as unidades curriculares.

Declaração de documentação entregue disponível na página da Faculdade devidamente preenchida pelo aluno

O envelope com a documentação deverá ser depositado numa caixa de correio que se encontrará à entrada dos Serviços Administrativos – piso 3

 

5. Devido ao número de Programas que tenho de enviar por e-mail, poderei ter dificuldades em enviar todos os programas num único e-mail, quais são as alterativas que tenho?

De acordo com o definido no regulamento de creditações, o programa de cada unidade curricular deverá corresponder a um PDF único cuja designação do ficheiro deverá ser o nome dessa unidade curricular, acrescido da indicação do Curso (MIM ou LCN) e se corresponde ao Núcleo Curricular Obrigatório (NCObrigatório) ou Optativo (NCOptativo).Tendo em consideração o peso da mensagem de e-mail, em função do número de programas que anexar, poderá recorrer ao WeTransfer (copiar o link gerado pelo WeTransfer e colar em mensagem a ser enviada pelo endereço de e-mail pessoal) ou ainda recorrer ao Google Drive.

 

6. Os documentos a entregar nos Serviços Académicos em envelope fechado deverão ser originais?

Os documentos a entregar nos serviços académicos em envelope fechado terão de ser originais autenticados pela Instituição que os emitiu. Juntamente com os documentos originais no envelope deverá constar Declaração disponível na página com o Título de “Declaração de Documentação entregue” que se encontra em formato PDF editável para que o aluno possa preencher os dados a computador.

 

7. Em que local serão deixados os envelopes com a documentação de suporte aos pedidos de creditação?

Após reunir toda a documentação de suporte ao pedido de creditação exigida em regulamento e do devido preenchimento da “Declaração de Documentação entregue” cuja minuta se encontra disponível na página da Faculdade, o aluno deverá colocar a documentação e a Declaração em envelope fechado devidamente identificado com o nome do aluno e a indicação de que se trata de um pedido de creditação ao MIM ou a LCN e depositar na caixa de correio que estará disponível à entrada do piso 3 – Serviços Técnico-administrativos da Faculdade onde está localizado o Núcleo Académico – Gestão do Acesso e Reconhecimento de Habilitações.

 

8. Os documentos originais serão restituídos aos alunos?

Após a finalização do processo, o aluno receberá uma mensagem de correio eletrónico para proceder ao levantamento dos documentos originais entregues. Normalmente esta mensagem é enviada em meados do mês de dezembro de cada ano.

 

9. É necessária a entrega de programas e cargas horárias para pedir creditação ao Núcleo Curricular Optativo?

Sim. Para os pedidos de creditação ao Núcleo Curricular Optativo que tenham por base unidades curriculares realizadas noutros cursos e noutras instituições de ensino superior é necessário entregar o programa e carga horária das unidades curriculares e, sempre que possível, indicação do(s) docente(s) responsável(eis).

 

10. No que consiste o FORMULÁRIO DE CONTEÚDOS a ser entregue juntamente com a restante documentação?

Este formulário destina-se apenas ao Núcleo Curricular Obrigatório. Este formulário tem uma legenda que explica o que tem de ser colocado em cada um dos campos e está disponível na página da FMUL em menu superior Estudantes / Página Creditações / CREDITAÇÕES MIM curriculum Obrigatório em formato editável para que o aluno possa preencher a informação a computador. Após o seu preenchimento, o aluno deverá passar o mesmo para formato PDF e enviar em conjunto com a restante documentação não sendo necessária a sua impressão. Este formulário tem como objetivo identificar a correspondência de conteúdos das Unidades curriculares que o aluno apresenta para pedir creditação com os conteúdos das áreas disciplinares a que solicita creditação/equiparação da formação académica.

 

11. No FORMULÁRIO DE CONTEÚDOS num dos campos é pedido que seja colocado o número da página do programa da disciplina, não tendo o programa paginação como faço para preencher este campo?

O aluno deverá tirar uma cópia do programa original, numerar a cópia e desta forma já poderá preencher o campo referido. Deverá ser a digitalização desta cópia que o aluno enviará juntamente com a restante documentação para a Área Académica.

 

12. Os pedidos de creditação feitos ao Núcleo Curricular Obrigatório e ao Núcleo Curricular Optativo são apresentados na mesma plataforma?

Não. Cada um tem uma plataforma de pedidos distinta. Para os pedidos de creditação ao Núcleo Curricular Obrigatório o aluno deverá aceder à plataforma de pedidos através do link disponibilizado na página em menu superior Estudantes / Página Creditações / Creditações MIM curriculum Obrigatório. Para pedidos de creditação ao Núcleo Curricular Optativo o aluno deverá aceder à plataforma de pedidos através do link disponibilizado na página em menu superior Estudantes / Página Creditações / Creditações MIM curriculum Optativo.

Relativamente aos pedidos de creditação da Licenciatura em Ciências da Nutrição, estes deverão ser feitos em impressos próprios disponibilizados na página da Faculdade em menu superior Estudantes / Página Creditações / CREDITAÇÕES NUTRIÇÃO curriculum Obrigatório – FORMULÁRIOS. Após o preenchimento do(s) impresso(s) correspondente(s), deverá o aluno proceder ao seu envio por e-mail conforme indicado na página e entregar o original juntamente com a restante documentação em envelope fechado, devidamente identificado com o nome do aluno e a indicação de que se trata de um pedido de creditação ao MIM ou a LCN, colocado na caixa de correio disponibilizadas no piso 3 – Serviços Técnico-administrativos.

 

13. Qual o valor do emolumento associado aos pedidos de creditação?

Núcleo Curricular Obrigatório do MIM: o valor do emolumento é de 20€ por área disciplinar até ao montante máximo cumulativo de 250€

Núcleo Curricular Obrigatório de LCN: o valor do emolumento é até 6 ECTS – 40€, por cada ECTS a mais será acrescido 5€ até ao montante máximo cumulativo de 250€

Núcleo Curricular Optativo do MIM:

Está sujeito a pagamento de emolumento todas as unidades curriculares apresentadas no pedido de creditação e todas as atividades / formações apresentadas.

O valor do emolumento é de 40€ para os pedidos de creditação até 6 créditos requeridos, mais 5€ por cada crédito requerido, para além dos 6

Quando se trate de atividades organizadas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina (AEFML), Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) e Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) o valor do emolumento é de 10€ até 6 créditos requeridos, mais 5€ por cada crédito requerido, para além dos 6.

Pedido de creditação que estejam incluídas atividades organizadas pelas entidades referidas no ponto 2 conciliadas com atividades organizadas por outras entidades referidas no ponto 1, até 6 créditos requeridos o valor do emolumento é de 40€, mais 5€ por cada crédito requerido, para além dos 6.

Relativamente à Licenciatura em Ciências da Nutrição: o valor do emolumento é de 40€ para os pedidos de creditação até 6 créditos requeridos, mais 5€ por cada crédito requerido, para além dos 6.

 

14. É possível serem cobrados Juros referentes ao emolumento associado aos pedidos de creditação?

Sim, após 8 dias corridos de ser gerada a referência multibanco em FENIX com o valor do emolumento associado ao pedido de creditação, começaram a ser cobrados juros que terão de ser liquidados aquando o pagamento do emolumento afeto ao pedido de creditação, pelo que o aluno deverá ficar atento antes de pagar e verificar a existência ou não de juros.

 

15. Se me enganar a preencher o meu pedido na plataforma de pedidos, poderei pedir para alterar/introduzir novos dados?

Não. De acordo com o previsto no artigo 9.º do Regulamento de Creditações da FMUL, uma vez apresentado o pedido de creditação, e após validação do mesmo por parte da Área Académica, este assume caráter definitivo, podendo, no entanto, o aluno anular o seu pedido enquanto este não for validado pela Área Académica e altera-lo.