Creditações MIM - Núcleo Curricular Obrigatório
Núcleo Curricular Obrigatório

ANO LETIVO 2023/2024

O Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa tem uma estrutura organizada em Módulos e Troncos Comuns que integram áreas disciplinares, cujo ensino decorre de uma forma integrada. Pelo exposto, os pedidos de creditação são apresentados por área disciplinar. Um estudante apenas pode ter creditação a uma unidade curricular caso obtenha equiparação de formação académica a todas as áreas disciplinares que integram a mesma. Caso não exista equiparação de formação académica a todas as áreas disciplinares de uma unidade curricular, o aluno não obtém creditação à unidade curricular. Contudo, fica dispensado de frequentar e ser avaliado nas áreas disciplinares em que obteve equiparação de formação académica.

No caso de ciclos de estudo conducentes ao grau de mestre, cujo plano de estudos contemple a existência de dissertação, projeto final ou estágio, como definido nos artigos 20.º, n.º 1, alínea b) do RJGDES, estas componentes não podem ser substituídas, sem qualquer procedimento adicional de avaliação, por outra formação.

De 11 de setembro (a partir das 9h) a 2 de outubro de 2023 (até às 14h) , de acordo com o disposto nos Prazos para a Realização de Matrículas / Inscrições e Outros Atos Académicos - Ano Letivo 2023/2024

1. Preenchimento do FORMULÁRIO ON-LINE (nota: para realizar o login, o aluno deverá apenas colocar o seu username sem “@campus.ul.pt" ou "@edu.ulisboa.pt”)

2. Entrega de documentação

2.1 Envio de documentação por e-mail:

• Envio por correio eletrónico, da digitalização (em formato PDF) dos documentos (n.º 1 e 2 do Artigo 8.º do regulamento) para pedagogica@medicina.ulisboa.pt:
    • Plano de estudos do ciclo de estudos onde foram realizadas as unidades curriculares.
  • A cada programa deverá corresponder um PDF único cuja designação do ficheiro deverá ser o nome da unidade curricular em questão;
  • Os conteúdos programáticos digitalizados deverão estar sublinhados nas linhas identificadas no formulário de conteúdos a que se refere o n.º 2 do artigo 8.º do regulamento
  • Preencher e entregar juntamente com a restante documentação o Formulário de Conteúdos, tendo em atenção as instruções disponíveis no próprio formulário
  • A mensagem de correio eletrónico deverá identificar o Curso a que está a apresentar o pedido de creditação (Mestrado Integrado em Medicina – MIM ou Licenciatura em Ciências da Nutrição – LCN)
  • A mensagem deverá ainda identificar se o pedido se refere ao Núcleo Curricular Obrigatório – NCO ou unidades curriculares optativas – UCO
  • Serão rejeitados os documentos/ficheiros que não apresentem o formato e as indicações referidas nos pontos anteriores.

2.2 Entrega de documentos originais:

• A entrega da documentação original afeta ao pedido de creditação é feita em envelope fechado, devidamente identificado com o nome do aluno e a indicação de que se trata de um pedido de creditação (ao MIM ou à LCN), na caixa de correio disponível à entrada dos Serviços Técnico-administrativos – Piso 3 do Edifício Central;
  • Os documentos originais a entregar são:
    • Certidão de aproveitamento nas unidades curriculares realizadas incluindo a respetiva classificação;
    • Programa e carga horária das unidades curriculares e, sempre que possível, indicação do(s) docente(s) responsável(eis);
  • Juntamente com a documentação original, no envelope, terá de constar a declaração de documentação entregue – pedidos de creditação, devidamente preenchida de acordo com as instruções constantes no documento
  • A entrega da documentação original terá de ser feita nos 5 dias úteis após a submissão do pedido de creditação

3. Pagamento do Emolumento

Consultar no Portal Académico a referência multibanco para proceder ao pagamento do emolumento afeto ao pedido de equiparação de formação académica, dispondo de um prazo máximo de 5 dias após a disponibilização da referência multibanco, para efetuar o referido pagamento.

• Para aceder à referência multibanco deverá seguir os seguintes passos:
    •  Aceder ao Portal Académico
    • Aceder ao separador Aluno/ Consultar/ Visualizar conta/ conta corrente ver referências para pagamento
  • Valor do emolumento: 20€ por área disciplinar até ao montante cumulativo máximo de 250€ (consultar alíneas 4.5 e 4.6 da Tabela de Emolumentos)

Piso 3 – Serviços Técnico-Administrativos da FMUL