Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
73
Dezembro 2017
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
Projeto Mentoring


O Projeto Mentoring corresponde a uma parceria desenvolvida entre o Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Este tem como visão principal a integração profícua dos novos alunos da FMUL no ambiente académico e social.

Nesta 4.ª edição, como resultado da parceria entre a AEFML e a FMUL, contámos com várias novidades:

  • O emparelhamento Mentor-Mentorando foi feita através da App Mentoring, cujos critérios de emparelhamento se baseiam nos interesses de ambos bem como nas características que o Mentorando procura no seu Mentor.

  • A existência de um local de Atendimento do Mentoring, onde é possível resolver presencialmente problemas ou dúvidas dos alunos, relacionados com o projeto durante todo o ano-letivo.

  • Novas atividades, como por exemplo o Dia dos Mentores e o Workshop de Pesquisa Bibliográfica.


Curiosos acerca das atividades já realizadas pelo Mentoring nestas últimas semanas?

Desde a Semana das Matrículas até ao Dia do Mentoring, atividades divertidas promotoras da integração dos alunos recém-chegados à nossa Faculdade, foi o que não faltou! Percorre as imagens abaixo e comprova-o!

Semana de Matrículas (11-15 set)

Durante toda a Semana de Matrículas, a banca do Mentoring marcou a sua presença no Edifício Egas Moniz, divulgando e inscrevendo no projeto todos os novos alunos interessados em participar no mesmo, contando neste momento com 316 mentores e 320 mentorandos, o que perfaz um total de 636 inscritos nesta edição do projeto!
Também durante estes dias foram também realizadas visitas à Faculdade, dinamizadas pelos Mentores que se disponibilizaram tão prontamente para apresentar a Faculdade a todos os mentorandos!



Dia dos Mentores (15 set)

Este dia foi uma das novidades da 4.ª Edição do nosso projeto, cujo objetivo principal passou pela fomentação de espírito de equipa entre todos os mentores! Assim, com o apoio do Estádio Universitário, contámos com uma sessão de Team Building facultada pela Dra. Graça Piçarra, acompanhada por tantos outros jogos.



Palestra “Como estudar Medicina no 1º ano?” (18 set)

Este ano pela primeira vez, o Projeto Mentoring marcou presença na Semana de Introdução e apresentou uma breve palestra sobre “Como estudar Medicina no 1.º ano?”, com principal enfoque na divulgação do Kit de Sobrevivência, disponível online no site da AEFML e para a utilização de qualquer aluno.



Dia do Mentoring – Caça ao Tesouro (19 Set)

Como já é hábito, no Dia do Mentoring é realizada uma atividade que procura estabelecer o primeiro contato mentor-mentorando. Este ano, tomou um formato um pouco diferente, tendo sido realizada uma Caça ao Tesouro por Lisboa, mais concretamente pelas zonas da Baixa-Chiado e Príncipe Real. Durante toda a atividade, cada equipe teve inúmeros desafios divertidos a superar no menor tempo possível. Todas as equipas estiveram à altura e a competição foi renhida!

De 499 participantes, divididos por 24 equipas, saiu vitoriosa a equipa 12!



Workshops de Soft Skills (13 nov)

Estes workshops contaram com os formadores José Rodrigues, Rafael Inácio, Teresa Valido, Beatriz Oliveira, Francisco Baptista e Sofia Pereira, sendo subordinados aos temas Comunicação e Gestão de Tempo e Stress.

Mais uma vez, perante a enorme adesão por parte de Mentores e Mentorandos, perfizemos a totalidade das vagas disponíveis, contando com 80 participantes!



Workshop “Descomplicar a Pesquisa Bibliográfica” (22nov)

Este Workshop foi facilitado pela Dra. Susana Henriques do Núcleo de Biblioteca e Informação e demonstrou que não é uma nenhuma Odisseia a utilização dos recursos bibliográficos.



Mais atividades virão!

[su_slider source="media: 20037,20038,20039,20040,20041,20042,20043,20044,20045,20046" limit="27" link="lightbox" target="blank" width="800" height="640" title="no" arrows="no" pages="no" mousewheel="no" autoplay="5500" speed="1600"][su_slider source="media: 19344,19346,19396,19359,19351,19348,19356,19372,19343,19371,19373,19382,19385,19386,19388,19393,19377,19394,19401,19342,19318,19316,19315,19313,19310,19308,19306,19303,19299" limit="13" link="lightbox" width="920" height="580" responsive="no" title="no" mousewheel="no" autoplay="5300" speed="1600"][/su_slider]

A Parceria Mentoring

Mais informações em:

Site AEFML

Site FMUL

Facebook

Instagram
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais