A Área de Apoio ao Aluno (3A’s) surge no ano 2017 como uma iniciativa apoiada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) com a missão de apoiar transversalmente todas as áreas do desenvolvimento pessoal, social e profissional do aluno ao longo do seu percurso académico, favorecendo um espaço de integração e abertura à diversidade e ao crescimento pessoal.

Existem vários projetos a decorrer dentro da área tais como: Espaço S e o Mentoring.

Espaço S

Numa iniciativa conjunta da Direção da AEFML com a Direção da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e com o apoio do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Lisboa Norte-HSM, foi criado o Espaço S com o objetivo de prestar apoio psicológico ao Aluno FMUL e intervir na promoção da Saúde Mental na faculdade.

Depois de alguns anos a funcionar no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Lisboa Norte-HSM, com Profissionais (Psiquiatras, Psicólogos, etc.) do próprio serviço, em Setembro de 2017 o Espaço passa a contar com recursos humanos próprios, sob a coordenação do Prof. Daniel Sampaio, e um novo local de atendimento no Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública.

O apoio do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Lisboa Norte-HSM mantem-se, continuando a ser um serviço-referência em articulação com o Espaço S.

O que é o Espaço S?

Um Espaço, onde poderás trabalhar, lidar, reflectir sobre os assuntos que para ti são essenciais para o teu bem-estar. Onde poderás compreender-te e compreenderes os teus problemas. Um espaço onde poderás ser tu, sem barreiras, onde o que tu achas ser importante é o que realmente é importante.~

Quem faz o apoio do Espaço S?

O Espaço S conta com um Psicólogo Clínico exclusivo, sem ligação de docência à FMUL. Pretende-se desta forma que o espaço seja um local independente e com autonomia que permita salvaguardar a confidencialidade de todos os que pretenderem ser recebidos.

Onde será dado o apoio?

O Espaço S funciona no Instituto de Medicina Preventiva, ao lado do Edifício Egas Moniz, gabinete 71, com o seguinte horário:

3.ª | 4ª  –  9h30 às 12h30   //   5.ª  – 14h às 18h

Como podes marcar o teu lugar?

1ª Etapa: Avaliação Inicial

– Para marcares lugar nesta Avaliação, basta enviares um e-mail para espacos.fml@gmail.com (até 31 DEZ’17) / espacos@medicina.ulisboa.pt (a partir de 1 JAN’18)

com os seguintes dados:
Nome Completo, Data de Nascimento, Ano de Curso, Telefone de contacto

ATENÇÃO: A este e-mail (espacos.fml@gmail.com) apenas terá acesso o Psicólogo que efectua a avaliação inicial, sendo completamente sigiloso e interdito a qualquer outra pessoa externa ao Grupo de Trabalho do Espaço S.

2ª Etapa: Acompanhamento Psicológico e/ou Psiquiátrico

MENTORING

O Projeto Mentoring foi desenvolvido pelo Departamento de Pedagogia e Educação Médica, (DPEM) da Associação de Estudantes da FMUL (AEFML) e tem como visão principal uma integração eficaz dos novos alunos, no ambiente académico e social, através de um acompanhamento psicopedagógico, minorando as eventuais dificuldades de adaptação decorrentes da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.
Tudo isto, através da aproximação dos novos alunos – os “ Mentorandos” – aos alunos de outros anos curriculares – os “Mentores”, contribuindo também para o enriquecimento pessoal dos participantes, potenciando as dinâmicas de networking entre todos.

Nesta 4.ª edição do Projeto Mentoring, reconhecida a grande importância que a integração de novos alunos representa para a Faculdade, foi estabelecida uma parceria entre a AEFML e a FMUL.

Esta parceria permitiu a atribuição de uma bolsa a um aluno e a existência de um novo espaço de atendimento presencial, que permite o esclarecimento de dúvidas e resolução de questões relacionadas diretamente com o Projeto.

Para um melhor emparelhamento mentor-mentorando foi adquirida uma aplicação, que o faz dando primazia aos interesses e gostos comuns.

O Mentoring em n.ºs:

14/15   376 participantes (115 Mentores|261 Mentorandos)
15/16  |  596 participantes (284 Mentores|312 Mentorandos)
16/17  |  684 participantes (320 Mentores|328 Mentorandos)
17/18  |  636 participantes (316 Mentores|320 Mentorandos)

Atendimento Mentoring

Existe agora um local “Atendimento Mentoring” onde os alunos se poderão dirigir para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, não só sobre o Projeto como sobre para qualquer assunto relacionado com a integração na FMUL.

Nota:
Em casos excecionais e devidamente justificados poderá ser acordado um horário de atendimento.

Atividades do Mentoring 2017/2018

Contactos e +Infos

@: mentoringfmul@medicina.ulisboa.pt
T: 217 999 423 (nos horários de atendimento)