Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
89
Abril 2019
(Visite a edição completa)
Eventos
Juntos preparamos o teu futuro!


Decorreu entre os dias 3-6 de Abril mais uma edição da Futurália, na Fil, em Lisboa.

Em estrita colaboração com a Reitoria da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Medicina fez-se representar não só por vários elementos do staff como também pelos nossos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN) com o objetivo de dar a conhecer aos futuros alunos a sua experiência sobre a vida na FMUL.

Como vem sendo habitual nestas iniciativas, muitos são os alunos que, já na reta final do secundário, nos procuram para saber mais informações sobre a nossa Instituição. Desta vez, desafiámos os futuros estudantes de Medicina a colaborar connosco para a News, e convidámo-los a colocar uma questão, que considerassem fundamental, para a sua decisão de ingressar na FMUL.

size="20"



O David, aluno da Escola Secundária Romeu Correia no Feijó, pergunta: “A Neurociência é uma especialidade da Medicina ou é uma coisa à parte?”

R: “A Neurociência dedica-se a aprofundar o conhecimento sobre o Sistema Nervoso. Para tal os neurocientistas podem recorrer a várias abordagens, ou seja, analisar moléculas relevantes para o funcionamento do sistema nervoso, perceber o funcionamento de células nervosas e as relações entre elas, analisar redes neuronais e a sua relação com determinados comportamentos ou processos cognitivos, analisar a própria cognição. A Neurociência é pois uma área multidisciplinar, sendo que quando procura resposta para uma questão concreta necessita frequentemente mais de uma abordagem acima referida. A Medicina dá contributos importantes para a Neurociência, tal como dá a Biologia, a Matemática, a Bioquímica, a Física, de entre outras. Há uma área da Medicina, a Neurologia, que estuda as doenças do Sistema Nervoso. Para isso, recorre a conhecimentos de Neurociência e por sua vez, informa também a Neurociência pois ao perceber o que está alterado contribui para um melhor conhecimento de determinadas funções. O mesmo se aplica a outra área da Medicina, como por exemplo, a Psiquiatria.

Resumindo, algumas áreas da Medicina contribuem para a Neurociência, mas a Neurociência é mais abrangente, interrelacionando-se com muitas outras áreas do saber para lá da Medicina. Por esse facto, existem cursos que visam o estudo da Neurociência. A Faculdade de Medicina tem um curso de Mestrado em Neurociência, e dois programas de Doutoramento em Neurociência. Estes cursos estão abertos a alunos oriundos de uma grande diversidade de formações. O ciclo de estudos do Mestrado em Neurociências debruça-se, no 1º ano, sobre uma diversidade de aspetos que vão desde a molécula à cognição, da função à disfunção, com o objetivo de dar ao aluno um conjunto de conhecimentos abrangentes  que lhe permitirá no 2º ano do Mestrado focar a sua investigação em questões concretas que queira aprofundar.”

- Prof.ª Ana Sebastião, Professora Catedrática da FMUL em Farmacologia e Neurociências


size="30"

O Afonso e a Marta, ambos alunos do Colégio de São Tomás, em Lisboa, querem saber: “Porque é que devemos escolher a FMUL?”

R: A FMUL é uma Faculdade que se distingue pela sua história, qualidade de ensino e corpo docente. Estamos inseridos na maior Universidade de Portugal, a Universidade de Lisboa, e dada a nossa integração no Centro Académico de Medicina de Lisboa, em conjunto com o Hospital Santa Maria e o Instituto de Medicina Molecular, dispomos dos recursos e infraestruturas essenciais para garantir uma oferta formativa de excelência. Desde cedo, estimulamos o interesse dos nossos estudantes pela Investigação, através do Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC) e fomentamos a integração dos nossos estudantes através dos projeto Mentoring, que tem como principal missão a integração dos novos estudantes da FMUL no ambiente académico e social. Os alunos podem ainda ter acesso a um acompanhamento psicopedagógico, promovido pelo Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE).

- Dolores Machado, Área Académica






size="30"

Q: “O ambiente na FMUL é competitivo?” – Beatriz e Gonçalo, alunos da Escola Secundária de Santo André no Barreiro.

R: “Na minha opinião, não sinto de todo que seja competitivo! Até pelo contrário, sinto que todos estamos no mesmo barco e a remar no mesmo sentido, pelo que as falhas de uns são limadas pelas facilidades de outros e vice-versa. Para além disso, existem vários projetos que a FMUL e a AEFML (Associação de Estudantes) nos oferecem que permitem fomentar as relações entre vários colegas e criar grandes laços com quem passa pelo mesmo que nós. Temos por exemplo, o Projeto Mentoring, no qual os alunos dos primeiros anos são acompanhados por mentores, estudantes de anos mais avançados, que os ajudam em termos de integração, estudo, conhecer a cidade, etc., fomentando desde logo a formação de redes de amigos onde encontram um grande apoio. Mesmo com as adversidades do curso e do que o futuro nos aguarda, continuo a sentir que há um grande espírito de entreajuda e união na nossa Faculdade.”

- João Valente, Coordenador/Bolseiro do Projeto Mentoring


size="30"

Q: “Será o curso de Medicina tão exigente como afirmam?” – Henrique, aluno da Escola Secundária de São João do Estoril.

R: “Estaria a mentir se dissesse que não é um curso exigente. Exige, de facto, várias horas de estudo fora dos períodos letivos. Como em todas as áreas, há cadeiras que nos tiram mais tempo do que outras e para as quais temos de trabalhar um pouco mais. No entanto, com esforço e dedicação, aliados ao interesse pelo curso, tudo se torna possível. A chave é mesmo gostarem do que estão a fazer e saberem porque estão aqui. O resto acontece naturalmente!


- João Valente, Coordenador/Bolseiro do Projeto Mentoring


Isabel C. Varela

Equipa Editorial
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais