• en
  • pt

Projeto Mentoring corresponde a uma parceria desenvolvida entre o Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Este tem como visão principal a integração profícua dos novos estudantes da FMUL no ambiente académico e social, através de um acompanhamento psicopedagógico, minorando possíveis dificuldades de adaptação decorrentes da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.

Este projeto é uma ferramenta que pretende aproximar os novos estudantes da FMUL – Mentorandos – de estudantes de outros anos curriculares da FMUL – Mentores sendo baseado numa estrutura de tutoria por pares. Este projeto foi ainda publicado na Acta Médica Portuguesa – Student.

Os Mentores conhecem a FMUL, o seu funcionamento e as suas exigências, e como tal podem partilhar as suas experiências com os mentorandos que chegam à Universidade invadidos por dúvidas e preocupações, perante um ambiente desconhecido.

Missão

O Projeto Mentoring tem como missão:

  1. Promover a integração, adaptação e o sucesso académico dos estudantes, na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior e ao longo do seu percurso na FMUL;
  2. Complementar os mecanismos de integração e de acompanhamento já existentes e promovendo uma cultura de bem-estar e de sucesso académico, pessoal e social;
  3. Apostar na formação e desenvolvimento de competências transversais através de palestras, workshops, e outras sessões;
  4. Potencializar o networking entre os participantes e promover o envolvimento dos novos estudante nas diversas oportunidades (académicas, culturais, desportivas, de mobilidade, entre muitas outras), proporcionadas pela vida universitária.

Objetivos

– Proporcionar um conhecimento sobre o funcionamento da FMUL nos seus valores e princípios, exigências de formação e dificuldades;
– Prestar apoio personalizado ao estudante que transita para o ensino superior, apoiando a sua integração e percurso académico;
– Contribuir para a inclusão socio-académica do estudante;
– Promover as relações interpessoais, num contexto informal de aprendizagem entre pares, contribuindo para um melhor desempenho e rentabilização do processo de ensino-aprendizagem do estudante;
– Promover o desenvolvimento de competências transversais, num espírito de partilha de competências e saberes, de solidariedade e de cooperação.

O Projeto

 

Na 4.ª edição do Projeto Mentoring (ano letivo 17/18), reconhecida a grande importância que a integração de novos estudantes representa para a Faculdade, foi estabelecida uma parceria entre a AEFML e a FMUL..

Esta parceria permitiu a atribuição de uma bolsa a um estudante e a existência de um novo espaço de atendimento presencial, que permite o esclarecimento de dúvidas e resolução de questões relacionadas diretamente com o Projeto.

Para um melhor emparelhamento mentor-mentorando foi adquirida uma aplicação, que o faz dando primazia aos interesses e gostos comuns.

Alguns Testemunhos



Atendimento Mentoring

Existe agora um local “Atendimento Mentoring” onde os estudantes se poderão dirigir para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, não só sobre o Projeto como sobre para qualquer assunto relacionado com a integração na FMUL.

Nota:
Em casos excecionais e devidamente justificados poderá ser acordado um horário de atendimento.


Questões Frequentes

Para saberes mais sobre o Projeto carrega aqui (FAQ)


Contactos e +Infos

@: mentoringfmul@medicina.ulisboa.pt
T: 217 999 423 (nos horários de atendimento)

 

Copyright 2019 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |